Tem um smartphone antigo? Saiba se vai ficar sem WhatsApp já no final do mês
Com o evoluir das tecnologias existem algumas que cão ficando obsoletas, face às exigências dos softwares, não só a nível da própria evolução do sistema, mas também muito por questões relacionadas com a segurança. É com alguma frequência que o WhatsApp vai indicando modelos de smartphones que vão deixando de estar aptos para correr o seu serviço de mensagens e em outubro haverá mais uma série de modelos excluídos.
Portanto, se tem um smartphone antigo, veja se o seu está na lista agora divulgada.
WhatsApp deixará de ser compatível com alguns smartphones Android
O WhatsApp, apesar dos muitos problemas que enfrentou recentemente, continua a ser um dos serviços de mensagens instantâneas mais popular entre os utilizadores de smartphones. Existem requisitos mínimos para se poder instalar a aplicação tanto no Android como no iOS e agora estes requisitos foram atualizados.
Segundo se pode ler na página de FAQ do serviço, o WhatsApp disponibiliza suporte e recomenda a utilização dos seguintes dispositivos:
- Android com o sistema operativo OS 4.1 ou posterior
- iPhone com o sistema operativo iOS 10 ou posterior
- Telemóveis selecionados com o sistema operativo KaiOS 2.5.1 ou posterior, incluindo JioPhone e JioPhone 2
Adicionalmente é indicado que o WhatsApp deixará de ser compatível com telefones Android com o sistema operativo 4.0.4, ou versões anteriores, a partir de 1 de novembro de 2021. É, portanto, recomendado que os utilizadores mudem para um dispositivo compatível, ou que guardem o seu histórico de conversas antes desta data.
Alguns dos modelos de smartphones com Android 4.0.4 ou inferior
- Samsung: Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy SII, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2
- LG: LG Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus F5, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact , Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD e 4X HD, e Optimus F3Q
- Huawei: Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2
- ZTE: Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo
- Sony: Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S
- Outros: Alcatel One Touch Evo 7, Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.
Tem algum destes modelos ou outro com Android 4.0.4 (ou anterior)?
Este artigo tem mais de um ano
A serio ? Agora tambem ja o whatsapp quer mandar no hardware dos telemoveis ?
É do direito dos programadores selecionar em que versões de sistema operativo o seu software vai trabalhar. Por razões de segurança, estética, funcionalidade e compatibilidade. Para não falar que se alguém ainda está a usar android 4.1 ou posterior, não vai ser só o WhatsApp que vai deixar de trabalhar, já que a quota de mercado é tão baixa que não vale a pena manter uma app para essas versões, para não falar no risco de segurança de utilizar software obsoleto.
Então, para uma versão android que foi lançada há 10 anos atrás, foi bom o whatsapp ter funcionado neste sistema durante este tempo.
Ora nem mais. Até 7 anos acho que é o requisito de suporte. Mais que isso ja é bonus. Ainda por mais quando o pessoal (nem toda a gente claro) troca de telemovel de 2 em 2 anos. Muitas vezes por que querem e outras porque “caiu e morreu”. Ou seja o numero de harware com este software por ai é uma dimensao menor as novas compras. E empresa anda atras dos numeros.
E fazem eles muito bem, eles tanto andam que dai a uns tempos temos de comprar smartphones todos os dias. Eles não descansam enquanto não encurtar mais o prazo das coisas. Antes era bons anos, agora acham que 10 anos é muito, depois 5 também é pouco e depois 1 ano ainda é pouco. Depois vem falar da segurança, como se isso fosse pretexto/desculpa para tudo. Eu percebo que tem de ganhar dinheiro e impulsar o mercado, mas com esta correria toda muitos vão é andar com os que tem até não puder mais. Porque no caso do Windows 10 também diziam que era seguro e tal, e em toda a minha historia do Windows dos quais passei nunca vi tantas falhas e correções como o Windows 10 e falamos no mais SO recente. Visto que temos aí o 11, falam em melhorias e segurança. Para mim isso é tudo fadas contadas, é passar uma falsa sensação de segurança quando não a temos por mais que seja a sua evolução. Mas claro é preciso combate-la. Mas claro que muitos também não tem formação para lidar com tecnologias, visto que elas cada vez mais estão acopladas a vida das pessoas. Mas o futuro dirá.
Ufa… não tenho WhatsApp.
Não usa whatsApp, usa Telegram ou Signal!
Não é o fim do Mundo…
Aliás, se calhar até é o inicio de um novo Mundo!
O pior do whatsapp é ter uma base de utilizadores tão grande que é praticamente impossível convencer tanta gente a mudar, mesmo que o Signal ser aquilo que o WhatsApp era suposto ser, pena foi o Brian Acton na altura não ter o dinheiro para manter o whatapp no caminho que ele sonhara.
Que boa notícia!
….a sério?? mas alguém que lê um canal de tecnologia como este ,tem um telemóvel com 7 anos?!! (a não ser de pisa papeis ou algum calço do pé mesa!!)
Eu
Lumia 930✌
Eu
Comprei um 6310 em 2017 e andei ano e meio com ele; como telefone único!
Neste momento utilizo um Xiaomi Redmi Note 4 que foi da minha esposa durante 2 anos e após lhe colocar a rom LineageOS com android 11 já nem me dei ao trabalho de restaurar a Whatsapp.
Instalei o Conversations em todos os tlm cá de casa e pago 6€ por ano/tlm para usar o servidor XMPP do programa. Sem stresses
Por mim até podia ser nos smartphones novos que não me ia influenciar em nada!! Não uso!!
Não tenho whatsapp , por isso..