Segurança e privacidade do WhatsApp irão aumentar com bloqueio por dados biométricos
O WhatsApp tem já em testes um novo recurso apelidado de Chat Lock que irá garantir que conversas fiquem escondidas por bloqueio com recurso a dados biométricos, como impressões digitais ou reconhecimento facial.
Foi há cerca de um mês que surgiu a primeira referência ao Chat Lock. Trata-se de um recurso de proteção das mensagens no chat do WhatsApp que permitirá aceder a algumas conversas apenas depois de desbloqueá-las com impressão digital.
Esta funcionalidade surgiu associada ao Android e agora está já disponível para utilizadores beta do iOS na versão 23.9.0.71. Os testes para já estão limitados a um pequeno número de testers, mas em breve será alargado a mais, segundo indicação do site WABetaInfo.
Pelas imagens partilhadas, o Chat Lock no iOS vai permitir usar o TouchID ou o FaceID (conforme a disponibilidade) para desbloquear o sistema de segurança de visualização de conversas.
Para bloquear uma conversa será necessário aceder às definições de um grupo ou ver detalhes de um contacto, onde irá surgir então a opção Chat Lock. Depois disso, as conversas passam a surgir numa lista especial onde só é possível aceder com a introdução dos dados biométricos.
No caso do Android, a opção apenas está disponível para impressão digital, visto que são poucos os dispositivos que cumprem com os requisitos de reconhecimento facial avançado em termos de segurança, como a Apple consegue garantir.
A beta para Android também já está disponível para testes desde o dia 25 de abril, com a versão 2.23.8.2.
Este artigo tem mais de um ano
Desde quando a privacidade aumenta com os dados biométricos? Vocês logicamente estão a dar os vossos dados biométricos a uma rede social.
É surreal ler isto hoje em dia. E quem sabe não é guardado ou digitalizado nos servidores deles..
Privacidade nunca.
O Telegram já tem isso ao tempo, isso sim, é uma aplicação em condições
pois claro que é, por isso é que no Brasil, a app foi banida…
Foi banida porque ao contrario do Whatsapp não dão os dados facilmente… 🙂 isso diz o quão bom é o Telegram.