Sabia que a sua conta do Gmail tem endereços ilimitados?
Possivelmente não sabe que com a sua conta do Gmail pode ter a quantidade de endereços de correio eletrónico que quiser. Esta informação pode ser-lhe precisa se quiser "enganar" certos serviços que depois poderiam enviar spam para a sua conta "oficial". Com este método, o chamado "plus address" poderá usar o seu Gmail de forma diferenciada, sem que ninguém saiba.
A dica de hoje acrescenta mais uma enorme funcionalidade às muitas que o Gmail já proporciona. Depois é usar a imaginação para tirar ainda mais rentabilidade desta funcionalidade.
Um Gmail, um endereço. Isso parece o mais lógico. Afinal, tem um número de telefone e um endereço de casa. O mesmo deve ser válido para os seus endereços de correio eletrónico, incluindo o Gmail. No entanto, por acaso, a sua conta Gmail tem um número ilimitado de endereços que pode utilizar sempre que quiser, por forma a "enganar" alguns serviços e até spammers.
Na verdade, existem aqui alguns métodos. O primeiro é o que lhe permite transformar o seu único endereço gmail em endereços infinitos, através de uma tática chamada "mais endereçamento" (um nome adequado). Para tirar partido do endereçamento "Mais", basta escrever um mais (+) após a parte local (o nome antes do @), e depois digitar o que quiser.
Por exemplo, se o meu endereço Gmail fosse vitor@gmail.com, eu poderia escrever vitor+pplware@gmail.com, ou vitor+empresashoje@gmail.com. O serviço com que está a utilizar este e-mail pensará que é um endereço totalmente novo, mas todo e qualquer mensagem de email enviado para estes endereços acabarão na única caixa de entrada, o vitor@gmail.com.
Sim, isto funciona para qualquer endereço de Gmail, mesmo que o domínio não seja gmail.com.
Mas como nos pode ser útil esta funcionalidade do Gmail?
Bom, podemos ter várias serventias interessantes. Por um lado, é um grande truque para descobrir de onde vêm os seus e-mails de spam. Pode adquirir o hábito de aplicar um endereço mais apropriado a qualquer serviço em que se esteja a inscrever.
Vamos então supor que usava vitor+facebook@gmail.com ao subscrever uma conta no Facebook, ou vitor+spotify@gmail.com ao criar uma conta Spotify, por exemplo. Se eu verificasse uma mensagem de spam na minha caixa de entrada, e visse que ela vinha de "vitor+facebook@gmail.com", saberia que o Facebook estava a divulgar o meu endereço a terceiros que me estavam a enviar spam, desde que eu não partilhasse o endereço do vitor+facebook@gmail.com com outro serviço.
Sim, este truque poderá ser uma fábrica de endereços temporários, um método perfeito quando queremos ter acesso a algo gratuito para apenas testarmos se vale a pena.
Isto levaria a que não tivéssemos de estar a abrir contas novas do Gmail sempre que precisássemos de "mais uma conta de correio eletrónico", por exemplo. Basta adicionar um novo endereço mais à sua conta corrente e começar outra tentativa.
Usando o vitor+obrigadopeloservico@gmail.com e vitor+foiumprazer@gmail.com podemos ter uma conta temporária e até sermos simpáticos. Obviamente este método serve para quando somente nos pedem um endereço eletrónico para confirmarmos a nossa identidade.
Isto é tão interessante que até podemos criar endereços de email para controlar dispositivos na nossa casa. Um exemplo que gosto particularmente é adicionar um destes endereços com as mecânicas IFTTT. Assim, se porventura tiver o endereço vitor+luzescasa@gmail.com como um alias "Enviar e-mail como" nas configurações do Gmail, podemos configurar um gatilho IFTTT que é ativado sempre que um e-mail aparece desse endereço.
Esteja onde estiver, se enviar um email para este endereço vitor+luzescasa@gmail.com as luzes serão acesas. Simples e funcional, verdade?
Além do sinal de mais (+) use o ponto (.)
O Gmail permite até que se use o ponto. Então, posso criar um email tipo vitor.pplware@gmail.com, ou algo ainda mais subtil, tipo vi.tor@gmail.com. Bom, a imaginação é o céu.
Contudo, se, por alguma razão, o serviço para o qual se está a inscrever não aceitar o seu endereço positivo, há outro truque do Gmail para tentar. Desta vez, tudo o que precisa de fazer é mudar a parte "gmail" do seu endereço para "googlemail" (por exemplo, vitor@googlemail.com, em vez de vitor@gmail.com).
Tal como o endereçamento plus (+), a utilização do googlemail em vez do gmail faz com que o serviço pense que está a utilizar um endereço totalmente novo, mas todos os e-mails recebidos do googlemail acabarão na caixa de entrada normal do gmail.
Se a ideia for proteger o nosso verdadeiro endereço, escondendo-o, então podemos alargar o leque de ofertas. Isto porque para além destes truques do Gmail, também podemos proteger-nos contra spam e scammers usando os serviços "Hide My Email" do DuckDuckGo ou da Apple para criar contas "máscaras" ao inscrever-se em novos serviços em que não confia necessariamente.
Tal como o endereçamento, estas contas "máscaras" encaminharão todas as mensagens recebidas para o seu endereço Gmail principal, mas o benefício aqui é que nunca exponha o seu endereço Gmail real no processo. Utilizar vitor+ola@gmail.com funciona muito bem, mas ainda assim revela a minha parte local ao serviço em que me estou a inscrever. As contas máscaras oferecem ainda mais privacidade.
Apple tem uma funcionalidade nativa via iCloud+
A Apple recentemente disponibilizou um serviço que esconde totalmente o nosso endereço. Ao assinar o iCloud+, o utilizador pode usar o recurso “Ocultar o meu Email” para manter o seu endereço de email pessoal privado.
Com Ocultar o meu e-mail, pode gerar endereços de email únicos e aleatórios que reencaminham para a sua conta de e-mail pessoal, para não ter de partilhar o seu endereço de email real ao preencher formulários na web ou registar-se em newsletters.
Além destes, há outros igualmente interessantes, como poderá encontrar no Firefox, no Edge e também não faltam extensões que poderão dar uma mão para esconder o seu verdadeiro endereço de email.
Se eventualmente usa algum, deixe nos comentários qual o seu de eleição para ocultar o verdadeiro endereço de correio eletrónico.
Este artigo tem mais de um ano
Boa dica e excelente artigo,Vítor Martins.Nem fazia ideia disto. 🙂
Há anos que uso esta dica (para o IFTTT), mas estranhamento… nunca a escrevi de forma isolada, mas abordei o assunto aqui: https://bit.ly/3OIPI5z 😉
sim, sabia e inclusivamente já usei para inscrever participantes num evento 🙂
Eu por acaso uso é o site “mail.com” porque me deixa ter até 10 sub-emails por assim dizer
Ok, boa dica.
Tenho no site um email principal e mais 2 para jogos… 😉
Ótimo artigo posso usar esses endereços pra poder fazer ” novas ” adesões em serviços de streaming por ex?
Vamos lá então começar por experimentar aqui no pplware.
Resulta 😉
nao funciona em todos os site, especialmente aqueles que dão borlas durante x meses, mas na restante maioria funciona bem.
é uma grande dica, até para quem trabalha em IT e tem que criar users. O email microsoft (business, pelo menos) também funciona de maneira semelhante
Pois, poderá haver alguns que não deixem este tipo de funcionalidade. Mas com o ponto tem de deixar (digo eu), visto que pode ser um email completamente “válido”. Sim, há outras empresas também a permitir este tipo de desdobramento.
Com o ponto não funcionou.
Com o ” + ” já funcionou, mas com o ” . ” não.
Eduardo, já vi matérias aqui no pplware em que a explicação referente a “.” ficou melhor. Pode-se colocar um “.” em qq lugar entre as letras do username. Desta forma, caso se tenha um vitor@gmail.com
v.itor@gmail.com
vi.t.or@gmail.com
v.i.t.o.r@gmail. com
etc
chegarão à mesma caixa de entrada. Contudo, vitor.pplware@gmail.com é outro e-mail mesmo.
Uma dúvida: tenho o endereço nome.apelido@gmai.com desde que o gmail ainda era por convite.
Contudo, tenho recebido alguns emails destinados ao endereço nomeapelido@gmail.com.
Poderá o indivíduo desse email (segundo percebi, alguém no Chile) estar a receber emails destinados ao meu endereço?
Tenho a mesmíssima situação e dúvida. A minha conta também data do início do gmail, quando era por convite. No meu caso, só tenho a certeza que de é alguém de são Paulo, Brasil.
Curioso! Tenho a mesma experiência. Recebo “n” mails para um tipo que vive(?) na Colômbia!!!
Tenho a mesma situação com alguém do Brasil. Parece-me simplesmente alguém que não escreveu o endereço completo. Ex: nomeapelido1999@gmail.com
Isso foi alguém que colocou o email errado.
Todos os emails para nomeapelido@gmail.com vão parar à tua conta
Viva.
Tenho um email do género manuel.ans@gmail.com
Se eu enviar um email para manuelans@gmail.com (sem o ponto) recebo o mail igual… Logo, não há a verificação do ponto (.).
E o contrário funciona também. Ou seja, eu tenho um email manuelfm@gmail.com. Se eu decidir por um ponto (.), por exemplo, enviar um mail para manuel.fm@gmail.com recebo o mail na mesma no manuelfm@gmail.com…
Pois eu recebo forte e feio extratos de transferências destinados a um indivíduo no Chile, com o endereço ab@gmail.com. O meu é a.b desde que o Gmail foi criado.
Isso significa que, segundo a lógica aqui apresentada, esse indivíduo recebe TODOS os meus emails, já que o Gmail ignora o ponto?????
Isto desculpem lá mas não é uma característica, mas sim uma ENORME falha de segurança…
A dica é boa, no entanto se recebemos o novo e-mail na conta principal não estamos a evitar receber spam, certo?
Depende. Podes criar um filtro para que tudo o que venha via esse endereço, é lixo, independentemente de quem envie. Mas há outras boas práticas que podem ser usadas.
Também o poderia fazer de outra forma, mas é melhor assim, esta dica é óptima. Obrigado!
Tenho uma conta gmail que usa o ponto no nome mas se não o colocar recebo o mail na mesma.
agora estou preocupado.
É algo que não é novo. Não se preocupe – é mesmo assim no gmail.
então e com a microsoft? hotmail e outlook?
Tenho usado o ocultar o meu email da Apple.
Há sites que ao fazerem a validação do endereço de e-mail quando o escrevemos não aceitam o caractere +
Não me parece um truque mas sim um falha no Gmail.
O meu endereço é nome.apelido@gmail mas recebo e-mails destinados a uma pessoa no Brasil com o mesmo endereço mas sem o “.”
Mais. Essa pessoa tem conta Netflix com esse endereço. Já fiz recuperar a password, entrei na conta sem problema, com cartão de crédito registado e tudo.
Também recebo newsletters registadas por essa pessoa. Não faz sentido.
Falha? Não acredito, até porque isto existe há muitos anos. E não é só no Gmail. Por vezes, pode dar muito jeito. Sobre os emails de terceiros, isso sim pode ser uma falha ou, como já me aconteceu, uma instituição colocar o meu email na ficha de cliente e eu recebia os documentos que deveriam ir para a pessoa legítima. Mas mesmo eu a enviar emails à instituição, ainda demorou meio ano até que corrigissem. É como dizes, não faz sentido, mas acontece.
Eu acho uma falha pelos vários erros já aqui descritos de pessoas que utilizam o “.” no email, mas acho também inútil, porque se criar um alias é com a intensão de não divulgar o nosso email principal, seja por spam ou outro motivo qualquer, utilizar um alias que de caras te dá o teu email original não tem qualquer nexo.
Qualquer programador junior faz um algoritmo para ver se o email é um alias do gmail ou não.
Pode ser algo propositado, como dizem. Mas não é seguro. Recebemos documentos destinados a outra pessoa com endereço semelhante. Para mim, o mais gritante foi eu ter acesso a uma conta Netflix que não era minha, com cartão de crédito brasileiro registado. Não faz sentido e não devia acontecer.
Vitor, parece-me não uma falha, mas uma ENORME falha…
Eu tenho endereço aaa.bbb@gmail desde que o Gmail foi criado, ainda por convite. Recebo emails destinados a um tipo com endereço aaabbb@gmail, que segundo percebi, é do Chile. Até notificações de transferências de bancos recebo.
Considerando que o Gmail ignora os pontos, isso significa que o indivíduo pode estar a receber TODOS os meus emails??? Isto é muito mau…
E como foi possivel criar um endereço exatamente igual ao meu exceto no ponto?
A Google tem muito cuidado com a segurança, mas há tantas variáveis que algumas podem, em certos cenários, comprometer a segurança.
Não é falha nenhuma. Isso é assim desde que o Gmail surgiu
https://support.google.com/mail/answer/7436150?hl=en
Quando eles dizem “No one else gets your emails”, não é bem assim. Eu não sei se alguém recebe e-mails destinados a mim. Mas eu recebo e-mails destinados a outras pessoas.
Boa dica
na minha opiniao e mais que falha.
no meu caso recebo as contas das telecomunicaçoes de um sr em santiago de compostela, e no caso da minha esposa contas de uma brasileira . . . consequentemente sei la onde vao parar as minhas!!!
e uma falha gravissima pois alem dos dados pessoais tem dados de pagamentos.
como eu por acaso ainda nao me dedico a certas actividades mas e uma grade fonte de problemas que so por acaso ainda nao foi utilizada.
Atenção que se usarem vitor.pplware@gmail.com e vi.tor@gmail.com é diferente de usar o +. No primeiro caso são contas diferentes, se usarem o + os emails vão ter a mesma conta. No caso de receberem emails de outros são serviços que não validam os emails que os clientes lhes dão…
Boa dica!
Penso que haja aqui confusão com a historia do “.” no email.
O gmail ignora os pontos e encaminha sempre para a conta toda junta.
Ou seja, se a minha conta for abcd@gmail, eu recebo emails de a.bcd /a.b.c.d / a.bc.d / etc
Não é de todo pensado para ter mais emails tal como o “+”
Acaba por ser mais para facilitar, como por exemplo é mais facil dizer/escrever/ler antonio.alberto.martins@gmail do que antonioalbertomartins@gmail
Contudo pode ser usado, mas ao contrario do +, o numero de padroes que podemos usar o “.” é limitado.
Já agora existem websites que nao aceitam o + e o . em contas GMail.
Quem anda a receber emails dirigidos para outros é porque esses outros incorretamente escreveram tal email.
Ora isto é facil testar, se eu tenho a conta abcd@gmail e consigo receber emails encaminhados para a variantes que escrevi acima, não me é possivel criar a conta gmail a.b.c.d, isto porque efectivamente o google vai dizer que ja existe (via abcd@gmail)
O google não deixa criar uma versão com ponto(s) se já existe uma versão sem nenhum ponto. O problema é que eu tenho uma versão com ponto – apelido.nome@gmail – desde os primórdios do GMail (ainda por convite) e alguém, no Brasil, criou há cerca de 2 anos, uma conta com o endereço apelidonome@gmail, e o google deixou. E eu, apelido.nome@gmail.com recebo e-mails endereçados a apelidonome@gmail.com. E ainda não consegui saber se a inversa acontece.
Efetivamente não posso refutar isso, apenas posso dizer que igualmente tenho uma conta com nome.apelido e tal nao acontece nem consigo criar com pontos hoje 😛
Possivelmente tive sorte e nunca o fizeram.
Já tentaste recentemente criar variantes?
Se em vez de “@gmail.com” escrevermos “@googlemail.com” também recebemos os e-mails.
Conheçia e uso em tudo. É tão engraçado quando começo a receber spam endereçado para xxx+yyy@ e ver logo de onde foram buscar o meu endereço.
Pena que alguns serviços não permitem isso, como é o caso da epic games por exemplo.