Nova frente nesta guerra? X reagiu e fechou a conta de publicidade da Comissão Europeia
As relações entre a Comissão Europeia e a rede social de Elon Musk não estão nada pacificas. A multa aplicada no final da passada veio abrir uma nova frente numa guerra que já dura há algum tempo. Agora, o X reagiu e fechou a conta de publicidade da Comissão Europeia. Temos uma nova frente nesta guerra?
Nova frente nesta guerra com o X de Elon Musk?
Somente um dia após ter recebido uma multa de aproximadamente 120 milhões de euros, o X encerrou a conta de anúncios da Comissão Europeia. Este parece ser um passo arriscado e uma resposta direta à ação tomada no final da semana passada. Isto também aconteceu depois de Elon Musk ter reagido de forma direta e pouco norla a esta punição.
Nikita Bier, responsável de produto do X, explicou as razões que levaram à tomada desta medida radical e que limita a ação da União Europeia. Acusou a Comissão Europeia de utilizar uma vulnerabilidade para aumentar artificialmente o alcance da publicação que anunciava a multa.
The irony of your announcement:
You logged into your dormant ad account to take advantage of an exploit in our Ad Composer — to post a link that deceives users into thinking it’s a video and to artificially increase its reach.
As you may be aware, X believes everyone should… https://t.co/ziuhUOimOT
— Nikita Bier (@nikitabier) December 6, 2025
Na publicação, Bier afirmou que a comissão “acedeu à conta de anúncios inativa da Comissão Europeia para explorar uma vulnerabilidade no nosso Ad Composer”. Após esse acesso, a conta publicou “um link que engana os utilizadores, fazendo-os pensar que se trata de um vídeo e aumentando artificialmente o seu alcance”.
Conta de publicidade da Comissão Europeia fechada
Bier explicou noutra publicação que a vulnerabilidade “nunca tinha sido explorada desta forma” e “já foi corrigida”. Ainda assim, o X revogou a capacidade da Comissão Europeia de comprar e rastrear anúncios na sua plataforma.
It has never been abused like this. It is now patched.
— Nikita Bier (@nikitabier) December 6, 2025
Embora o X tenha decidido remover a conta de anúncios da Comissão Europeia, ainda precisa de apresentar medidas específicas e um plano de ação para abordar as preocupações relacionadas com a multa de 140 milhões de dólares. O porta-voz da Comissão Europeia para a Soberania Tecnológica, Defesa, Espaço e Investigação, Thomas Regnier, afirmou que esta é a primeira multa aplicada ao abrigo da Lei dos Serviços Digitais.
O órgão legislativo europeu alegou que o X tem um sistema enganador no que diz respeito às contas verificadas, não tem transparência em relação ao seu repositório de anúncios e não fornece dados eficazes para os investigadores. Em resposta, o proprietário do X, Elon Musk, comentou a publicação da Comissão Europeia, apelidando-a de “treta“.




















Se todas as big tech que tem sido xuladas pelos burocratas de Bruxelas se juntarem e dizer basta pode ser que esses políticos abrandem na mama, ou senão das 2 uma elas deixam todas de operar na UE e o pessoal tem que usar VPN para as usar e a UE não tem nada a ver com isso, ou Trump mete tarifas para a UE como forma de pressão já que estas multas no final é tudo política.
Mais um anjinho que não sabe no mundo em que vive!!!!!
A UE está a proteger os nossos interesses e devia ír muito mais longe! Porque carga de água é que as maiores empresas do planeta não pagam impostos sobre as vendas nos países? Quantos euros paga de imposto a Google pela publicidade feita em Portugal? E a Microsoft? E a Apple? A resposta é nada! Porque a venda é feita da Irlanda, a qual fez um acordo com estas empresas para a Irlanda receber menos de 5% pelas vendas que estas empresas fizerem na Europa!
Se você tiver uma empresa em Portugal e quiser vender as mesmas licenças, está tramado porque vai pagar muito mais e não consegue competir!!!!
Por fim, os EUA eram até agora apenas o nosso principal concorrente e adversário da UE em termos económicos. Com o anormal do Trump, passamos a ser o principal inimigo dos EUA, a UE é o alvo a abater e ainda termos anjinhos que acham muito bem é não perceber que os americanos não querem o nosso bem comum. Somos muito grandes e fazemos frente aos States.
Não percebem isso?
Quando os EUA aplicaram multas milionárias à VW, Deutsch Bank, etc….. que quase faliram o maior Banco Alemão, acham que aconteceu por acaso? E quando a UE aplicou a mesma terapia de choque contra a Microsoft, Apple, etc, que foi por acaso?
Não conseguem ver o padrão e porque tudo isto acontece?
Ainda não perceberam que os EUA acabaram de abandonar a Europa (militarmente) à sua sorte? Ainda não perceberam que a Europa está cercada? (EUA, rússia e China)
Agora o mau da fita é a UE…….
Meu caro, cada país tem de olhar pelos seus interesses porque não são os vizinhos que vão cuidar dos nossos interesses, bem pelo contrário, mas a UE permite juntar muitos países pequenos e colocar a UE como a 2ª maior potência económica mundial!!!!!
Acham que os países sozinhos faziam melhor? Vejam o UK a caminho do descalabro e eventualmente da desunião e tirem conclusões!!!!!
Quem tem os olhos tapados continue a achar que o Elon Musk é vosso amigo e os EUA são nossos amigos!!!!!
Outro anjinho que acha que “A UE está a proteger os nossos interesses “…. Não corras não…
“Mais um anjinho que não sabe no mundo em que vive!!!!!
A UE está a proteger os nossos interesses e devia ír muito mais longe!”
Hehe o que me ri agora…
Tens razão, quem defende os nossos interesses são os americanos, russos e chineses e mais Elon Musk, esse benfeitor da humanidade!
+1
Não há nada mais parolo hoje em dia do que ver estes techbros bimbos a defenderem os interesses das tecnologicas americanas xD.
Eu também fico estarrecido como gente supostamente tão instruída não tenha qualquer vislumbre do mundo que os rodeia e ache o Musk o melhor do mundo!!!!!
O senhor que fez a saudação nazi convictamente!!!!!!
lollll “esta a proteger os nosso interesses”, obrigado deu uma boa gargalhada, o sr e ca um comediante e um comunista puro!
Só o governo português continua achar que os EUA são aliados. Quando abrirem os olhos vão deparar-se com Portugal como colónia dos EUA.
Tanto pateta!!!
Admira-me o sector tecnológico ter tantos anjinhos que deveriam estar muito mais informados!!!!!
Eu fico admirado por tanta gente ignorante que desconhece o que era o país antes de 1986 e o que somos hoje!
Em 1986 Portugal só tinha 1 auto-estrada! Uma só! Se comprassem latas de conserva, teriam de comprar também uma chave para abrir! Se quisessem estudar no Ensino Superior, tinham de ter pais no mínimo remediados e…… as licenciaturas eram de 5 anos!
Se quisessem estudar lá fora, não tinham o Erasmus +, tinham de recorrer a pais ricos para pagarem a factura!!!!
Eu a pensar que a nova geração seria mais instruída e pelos vistos temos gente sem qualquer visão do mundo e que pior, acha que o Elon Musk, o Trump e outras grandes empresas que praticamente não pagam nenhuns impostos é que estão certos!!!!!
Esta gente não percebe que uma Universidade, um Hospital, uma Escola, uma Estrada, para ser construída, precisa que o Estado cobre impostos para as construír? E já agora também precisa dos impostos para pagar os salários dos funcionários públicos (não sou funcionário público).
Querem portanto um sistema à americano, em que se precisarem de ser operados, ou têem centenas de milhares de euros no bolso ou morrem!!!! Se querem estudar numa Universidade, ou endividam-se por décadas ou têem pais ricos…….
É essa sociedade que querem? Emigrem para os states!!!!!!
Eu teria vergonha de demonstrar tanta falta de visão do mundo que rodeia nos dias de hoje!!!!!!
Cada pasta, o que me rio consigo.
E a Comissão Europeia precisa de conta do X para?
Use outra plataforma, se precisar assim tanto.
Já publica no LinkedIn, Há Trashbook e as chinesas.
Desde quando o X (marca já antes existente) é credível ainda para mais agora?
Não se trata da conta normal, institucional, da Comissão Europeia. É uma conta “ad”, de anúncios. Não é dito quantas contas “ad” no X a Comissão Europeia tem, mas podem ser várias.
A União Europeia que faça como fez o Brasil , o X fica barrado na UÉ e vão ver como o processo fica resolvido como ficou no Brasil o Musk acha que põem e dispõem
Mas desde quando é que o Brasil é exemplo para o quer que seja?
Gostas tanto do Brasil? É assim tão bom? Volta para lá, ou fica aí!!! (Mas aposto que é um volta para lá! Cospem na mão que lhes dá de comer)
Xitter banido na Europa e Musk para Marte. Ja vai tarde.
Pelo comentário acho que vais a seguir…. E sim, já vais tarde, sim…
Proximo capitulo:
UE proíbe o X de operar no seu espaço 🙂
Não é caso para tanto. Apenas aumentou o número dos que viram o anúncio da multa dos 120 milhões e porquê. O X ter fechado uma conta “ad” não tem efeito pratico – a Comissão Europeia ou tem mais, ou pode abrir mais contas “ad”.
O anúncio só tem uma falha – devia terminar a dizer: As outras plataformas que estão sujeitas ao DSA (como o Facebook e o TikTok) cumprem (e quando não cumprem são investigadas e multadas). O X recusa-se a cumprir e por isso é multado.
Enquanto nos pensamos que eles estao em guerrinhas, no final andam e em negociacoes. Mundo de mentiras este. E de negocios tambem.
Pelo menos dois motivos da UE parecem-me exigências razoáveis:
– Mostrem quem são os anunciantes que estão na plataforma de uma forma centralizada e informação relevante como alvo dos diversos anúncios;
– Identifiquem claramente quais contas são verificadas como genuínas de pessoas socialmente relevantes, e distingam as mesmas de contas onde a pessoa meramente paga um determinado valor para ter funcionalidades distintas da conta gratuita;
O facilitar a vida aos investigadores é que é algo que não entendo bem o que querem dizer com isso, querem aceder aos dados de qualquer pessoa na plataforma, de forma directa ou facilitada, sem por exemplo um processo judicial que envolva juízes, e simplesmente bastar um qualquer polícia aceder à informação? Ou um qualquer jornalista/ advogado ter acesso a dados de contas de utilizadores? Isto pode levar a abusos inaceitáveis, porque no final do dia são pessoas que podem utilizar as informações para prejudicar injustamente terceiros.