IA do Facebook rotula erradamente homens negros como “primatas”
Ultimamente, o Facebook não tem tido uma boa imagem. Mesmo depois de investigado, continuam a haver casos ligados ao racismo na empresa. Desta vez, com a Inteligência Artificial (IA).
A IA do Facebook rotulou erradamente um vídeo de homens negros como 'primatas' e a empresa chamou-lhe "um erro inaceitável".
Alguns utilizadores do Facebook, que assistiram recentemente a um vídeo com homens negros, viram uma mensagem automática que perguntava se gostariam de "continuar a ver vídeos sobre primatas".
O vídeo, lançado a 27 de Junho de 2020, foi realizado pelo The Daily Mail e apresentava clips de homens negros em confusões com homens brancos e agentes da polícia. Não tinha qualquer ligação com macacos ou primatas. Dado isto, a empresa investigou e desativou a funcionalidade de IA que levou ao aparecimento desta mensagem.
Facebook pede desculpa pelo erro da IA
O Facebook pediu desculpa afirmando que foi "um erro inaceitável" e acrescentando que está a analisar a funcionalidade de recomendação para "evitar que erros destes voltem a acontecer".
Darci Groves, uma antiga gestora de conteúdos no Facebook, disse que uma amiga lhe tinha enviado recentemente uma captura de ecrã do alerta. Em seguida, ela colocou-a num fórum de feedback de produtos para os atuais e antigos funcionários do Facebook.
Em resposta, um gerente de produto para o Facebook Watch, o serviço de vídeo da empresa, chamou-lhe "inaceitável" e disse que a empresa estava "a investigar a causa raiz".
Como dissemos, embora tenhamos feito melhorias na nossa IA, sabemos que não é perfeita, e que temos mais progressos a fazer. Pedimos desculpa a todos aqueles que possam ter visto estas recomendações ofensivas.
Disse Dani Lever, uma porta-voz do Facebook, numa declaração.
O Google, a Amazon e outras empresas tecnológicas têm estado sob investigação há anos por preconceitos dentro dos seus sistemas de IA, particularmente em torno de questões de raça.
Num exemplo em 2015, o Google Fotos rotulou erradamente as fotografias dos negros como "gorilas", pelo que referiu que "lamentava verdadeiramente" e que iria trabalhar para resolver o problema imediatamente.
Questões raciais geram lutas internas na empresa
Em 2016, Mark Zuckerberg, o chefe executivo, pediu aos empregados que parassem de riscar a frase "Black Lives Matter" e a substituíssem por "All Lives Matter" num espaço comum no Menlo Park, Califórnia, sede da empresa.
Groves, que deixou o Facebook durante o verão após quatro anos, disse numa entrevista que uma série de passos em falso na empresa sugeria que lidar com problemas raciais não era uma prioridade para os seus líderes. "O Facebook não pode continuar a cometer estes erros e depois dizer 'lamento'", disse ela.
Este artigo tem mais de um ano
A IA do facebook analisa o que toda a gente pensa mas sem filtros, infelizmente vivemos numa fase sensivel onde reina o politicamente correcto
Onde Reina a estupidez
Por aí.
Tb te poderia catalogar como latino, aquele ser aberrante que o Trump é amigos KKK também odeiam.
Como vez, fazes parte do grupo dos odiados. Também vais para a praia para ficares escuro?
Latino? Depende até porque os norte-americanos têm duas formas de o dizer! Uma coisa são os latino-americanos com diversas misturas étnicas, sobretudo ameríndia, outra bem diferente é ser-se branco e latino europeu que nada tem a ver com os primeiros, são gente com menor mistura étnica partilhando a cultura e as misturas que grande parte dos europeus têm. porque isto de misturas todos as temos. Já estive nesses países e nunca, mesmo nunca me confundiram com alguém de outra raça, de outra nacionalidade sim como italiano do norte ou austríaco, o meu pai, então, era considerado alemão por ser louro de olhos verdes. Isso é trauma ou lamechice de português que vem sempre com essa conversa à mistura. Já cansa. Nos EUA, não nos farão confusão com os latino-americanos, que são bastante diferentes, até fisicamente, da maioria de nós (convém, apesar do que disse, não esquecer que somos um povo que nunca teve qualquer problema em misturar-se com outros: literalmente “inventamos os mulatos”. Não andamos a espalharmo-nos há mais de 500 anos pelo mundo apenas com a espada… Portanto, esse é outro trauma, só diz respeito a certos anglo-saxónicos – os que têm dúvidas sobre a honra da mãezinha”!
Desengane-se, vá lá e passa por “papi -chulo” na mesma (dependendo da zona onde esteja)
Para lá de ser mentiroso.. o grupo KKK foi criado pelo partido democrata
Ena, alguem com discurso de odio por aqui … curioso …
O KKK são amigos do Biden. O KKK foi criado por democratas insatisfeitos com o fim da escravatura. Os confederados eram os democratas, os unionistas os republicanos.
Não vejo problema algum em chamar-nos primatas, porque é de facto o pertencemos ao filo dos vertebrados e dentro destes aos mamíferos e em seguida aos primatas! Qual é o erro? Um biólogo que explique melhor, pois seria útil.
E não é o que são? Muitos parecem primatas. É muitos brancos parecem primatas brancos também..Qualo problema. A IA esta a aprender ainda.
Mas então não deveria apontar todos como primatas? Algo esteve mal, dado que a empresa veio a terreiro dizer que foi um erro inaceitável. Logo, o significado não era esse que apontas. 😉
A par do Chimpanzé o Homem, tendo os olhos dirigidos para a frente e o polegar oponível a todos os outros dedos, pertence à classe dos primatas. Não há erro absolutamente nenhum.
Claro!
Se fosse um caucasiano, estava correto e o algoritmo ou a IA, ou o programador, teriam recebido um prémio de excelência, por estar a cumprir a sua função sem lapso, como não foi, já vai cair o Carmo e a Trindade, enfim…
A pouco e pouco, e com a miscenização, todos seremos!
A par do Chimpanzé o Homem, tendo os olhos dirigidos para a frente e o polegar oponível a todos os outros dedos, pertence à classe dos primatas. Não há erro absolutamente nenhum.
Todo o homem pertence à classe dos primatas, com ou sem miscigenação.
Erro?
Começo seriamente a pensar que a IA do FB não passa de uma dúzia de americanos a tomarem decisões com base nas suas próprias “inteligências” 🙂
Trabalho com marcas de moda que têm nomes de animais e a porcaria do IA do FB passa a vida a bloquear publicações alegando que estou a vender animais vivos exóticos …. haja paciência !!
Quando estudei esta matéria, aprendi as classes dos animais e em relação à classe dos primatas aprendi que os elementos desta classe tinham como característica “terem os olhos dirigidos para a frente e o polegar oponível a todos os outros dedos”, dando-se como exemplos o Homem e o Chimpanzé. Não se falava em raça etnia ou qualquer outra característica. Sempre considerei esta definição válida e vivi pelo menos até à data de hoje convencido de que sou um primata, portanto se alguém me definisse como tal nem sequer estranharia, quanto mais considerar isso como ofensa, sendo caucasiano.
por favor, não te faças de sonso. sabes muito bem que ser chamado primata é sempre num sentido pejorativo
Tens razão, vamos eliminar essa palavra do dicionário.
😀
Muito bom , devia haver aqui um botão de like
Porquê? A palavra é corretamente usada em vários contextos. Chico-esperto.
loollll,.. “erradamente”?!!!
Os tipos da esquerda sao maiores racistas do mundo…. suckbook e da esquerda.
oi? onde é que isto está relacionado com ser de esquerda ou de direita?
não ser racista deveria ser a norma qualquer que seja a orientação política
Tem sempre algum com o ego ferido que tem que se sentir vitimado e cria ligações que nada têm a ver. Gente que só gosta de criar conflito. enfim…
E são estas as ferramentas que andam a controlar que informação é verdade ou mentira na internet. Muito bem continuemos a acreditar em tudo o que nos colocam na frente que estamos a seguir um lindo caminho.
O gene dominante é o branco e dentro de uns milhares de anos com a miscenização seremos todos brancos de olhos castanhos etc, etc e etc. Genética.
Eu também conheço os Primatas de Sangue Azul.
E na justiça Portuguesa o que não falta é primatas, é com cada macaco…
É claro que os homens negros são primatas tal como os homens “brancos”, “amarelos” ou doutra coloração.
“A ordem dos primatas é um grupo de mamíferos que compreende os popularmente chamados de macacos, símios, lêmures e os seres humanos.”
Onde está o erro?
Adiante, note-se que os algoritmos analisam padrões semelhantes, e é evidente que os negros são semelhantes aos gorilas, portanto isso seria um erro compreensível e que nada tem a ver com racismo. É uma questão de afinar o algoritmo para resolver isso.
1) o erro é que, se fossem apenas pessoas brancas no video, não surgiria a sugestão de continuar a ver primatas; e seguindo a sugestão, vai ver videos de primatas não humanos. Simples.
2) concordo que é essencialmente uma questão de afinar o algoritmo e usarem amostras com variedade em número elevado, treinar e testar até o erro desaparecer.
“primatas não humanos”, assim sim, era o que deveria ser dito.