Governo português não proíbe a utilização do TikTok em smartphones oficiais
O TikTok tem estado na mira de muitos governos nas últimas semanas. Para além da discussão que tem acontecido nos EUA, há outros países que simplesmente proibiram a sua utilização em smartphones oficiais. E em como será a situação Portugal? A resposta oficial já existe!
O TikTok será proibido em Portugal?
Desde cedo que a dúvida sobre o que o TikTok e a ByteDance fazem com os dados que recolhe dos utilizadores. Muitos afirmam que estes são processados e enviados para a China para serem usados de muitos formas, sendo quase considerado espionagem.
Para impedir que este cenário aconteça, pelo menos ao nível dos elementos dos governos e dos funcionários dos estados, as proibições começaram a acontecer. Vários países ou entidades, como a Comissão Europeia, os EUA, o Canadá, Reino Unido, a Nova Zelândia ou a Bélgica, assumiram esta posição e o TikTok não pode ser usado.
Governo deu uma resposta para o futuro?
No caso de Portugal, e pelo menos até agora, não existia uma posição oficial sobre o tema. A resposta surgiu, tendo sido obtida pela revista Sábado, que questionou o governo, tendo sido revelado que este não equaciona ainda impor restrições à utilização da aplicação nos dispositivos oficiais.
A resposta do gabinete do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa é clara. Defende um "uso seguro das ferramentas digitais em contexto profissional e em funções públicas".
Cuidados com esta app nos smartphones oficiais
Não revelaram se existiram conversas sobre a proibição do TikTok, mas indicaram que devem existir ações de sensibilização. Estas vão permitir "os utilizadores para os riscos que decorrem do uso de aplicações que proporcionam uma experiência de utilização cada vez mais dependente do acesso, não só a dados, mas também a funcionalidades dos próprios dispositivos, em muitos casos sem que o próprio utilizador disso se dê conta".
Sendo Carlos Moedas é um utilizador intensivo do TikTok, também foi questionado se a Câmara Municipal de Lisboa estava a ponderar deixar de utilizar a aplicação de forma institucional. Também foi perguntado se a instituição estava atenta às novas suspeitas de espionagem em torno da aplicação. Esta entidade acabou por não responder a estas questões.
Este é ainda um tema que está a ser muito discutido, em vários países, e que certamente irá ter uma potencial conclusão. Se nos EUA este tema subiu ao senado, na Europa deverá ser a Comissão Europeia a tomar uma posição ou pelo menos uma recomendação a ser usada nos países. Resta sabe como irá depois Portugal e o seu governo agir.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Sábado
Neste artigo: governo, Portugal, smartphones, TikTok
Continuamos na mesma. O que são equipamentos oficiais?
Os que usam os membros do Governo? Os presidentes de Câmara? Os que usam alguns funcionários públicos a quem distribuem telemóveis de serviço para estarem sempre contactáveis (e destinados a substituir os pessoais)?
Câmara não é governo
Que uma Câmara não é Governo do Estado creio que todos sabem (não sabem é se é Estado ou não é Estado). E se o post é sobre o governo, o que está lá a fazer: ” … também foi questionado se a Câmara Municipal de Lisboa estava a ponderar deixar de utilizar a aplicação de forma institucional” ?
Iam agora proibir o uso estavam logo lixados com o amigo Marcelo, que é o utilizador principal do governo…
O governo esteve bem.
Como sempre o exemplo vem de cima, assim os membros do governo já têm com que se entreter assim que o CHEGA estiver a falar, nem precisam de colocar os dedos nos ouvidos. É a pouca vergonha a acontecer. A quem nós estamos entregues. Já só falta permitirem o uso de telemóvel a estes senhores quando conduzem e como são chefes de estado acharem que estão acima da lei e não se passar nada.
“…só falta permitirem o uso de telemóvel a estes senhores quando conduzem”
Eduardo Cabrita entrou no chat.
O Cabrita ia a pendura grunho… desculpa *Fusion, confundi com o comentário que vinha a seguir
Só os imperialistas têm medo do maior partido do mundo.
Ainda estou para ver, alguém que prove que estes rumores de espionagem e recolha de dados… sabem quem recolheu dados e os vendeu, Facebook-Cambridge Analytica, não se devia antes banir o Facebook???
Concordo que foi algo que sujou muito a imagem do Facebook, e tens razão no teu ponto. No entanto são coisas distintas e problemas diferentes.
No caso do Tik Tok, é uma empresa chinesa que está sob o controlo do governo Chines (pelo menos a ByteDance).
Ora tu sabes o controlo populacional que a China faz aos seus cidadãos, todo o controlo excessivo, comunismo, repercussões pelo que dizes ou fazes etc ..
Agora imagina eles conseguirem fazer isso a nível mundial através de uma rede social, cereja no topo do bolo para eles.
—
Podes agora dizer ah mas os EUA fazem o mesmo, NSA e afins que controlam tambem bla bla bla
É mau? Bastante, mas infelizmente é o que é, mas uma coisa tenho a certeza, a ser controlado prefiro que seja pelo ocidente / EUA do que por asiáticos
@Fusion, nem mais, todos criticam, mas gostam de largar perolas na internet, hora países como a China, Rússia, Coreia do Norte, Irão, por outras palavras os países que apoiam a Rússia são todos super recomendados, e respeitadores do pensamento crítico e da liberdade de expressão, afinal acham mesmo que estávamos melhor sobre influência da Rússia e da China?
As provas andam aí ,não é por nada que é proibido nas agências europeias….
Nao sei o que veem nesta rede social, já instalei e desisntalei duas vezes e descobri que esta aplicação nao me diz rigorosamente nada. Felizmente.
https://twitter.com/scrowder/status/1638948735119167490
Claro que não, precisamos do dinheiro da China.
Como é que o Celinho ia brincar? Ainda não lhe deu para fazer lives das trips que faz já não é mau 😀
Realmente temos um bom exemplo vindo do estado, a não ser que usem o tik tok para trabalhar… (^_-)
Atenção que as redes sociais não servem só para brincar, o presidente Marcelo está constantemente a utilizar e que eu saiba não é para enviar fotos de senhoras com calor “nuas” .
Os nossos jovens não sabem o que é um Tv e as mensagens também devem de chegar a esta faixa etária, eu que sou “alérgico” a redes sociais sei ver o que por vezes até fazem um bom serviço púbico.
Claro, que sim o melhor meio de publicidade e marketing até são as redes sociais para empresas e entidades… Agora Tik Tok? Sim é meio de trabalho para influencers que ganham a vida disso, fora essas pessoas específicas… O Celinho têm um bom tachinho, passeia, come e bebe, tira umas selfies, dá umas beijocas, vai há bola, dança o weke weke em S. Tomé e Príncipe, bom ordenado, boa reforma, diz as bandeiras que lhe apetece, preocupações com o país é o Costa… Realmente vendo bem a coisa… Até pode ser um meio de trabalho para o Celinho daí se calhar deixarem a malta do estado instalar para puderem ver os posts do Celinho! 😀
Em Portugal corre-se sempre atrás do prejuizo. Depois não se queixem.
Está visto, também, que os telefones são usados para tudo, menos para trabalhar.
Claro que não vão tirar o Tik Tok,aos funcionários do estado. Depois produziam o que?