Facebook: O que acontece à conta quando alguém morre?
Uma das consequências de praticamente todas as pessoas terem uma conta no Facebook é que, quando alguém falece, a conta acaba por ficar inutilizada e, frequentemente, tem um impacto negativo nas emoções e sentimentos de quem perdeu esse ente querido.
Mas o Facebook tem previstas soluções para as contas de alguém que morreu. Saiba o que acontece.
Se já perdeu um ente querido que tinha um perfil no Facebook, então certamente já se perguntou o que acontecerá à conta dessa pessoa no futuro.
Para isso, o Facebook tem previstas algumas soluções.
Memorial
Quando alguém falece, a conta do Facebook pode ser transformada numa conta Memorial, que são locais, em homenagem à pessoa falecida, onde a família e amigos podem partilhar memórias acerca da referida pessoa.
Características das contas Memorial:
- A expressão Memorial será apresentada junto ao nome da pessoa no respetivo perfil
- Dependendo das definições de privacidade da conta, os amigos podem partilhar memórias na cronologia transformada em memorial
- O conteúdo partilhado pela pessoa, como fotos e publicações, permanece no Facebook e é visível para o público com o qual foi partilhado
- Os perfis transformados em memorial não são apresentados em espaços públicos, como nas sugestões de Pessoas que talvez conheças, lembretes de aniversário ou anúncios
- Ninguém pode iniciar sessão numa conta memorial
- As contas memorial que não têm um contacto legado não podem ser alteradas
- As Páginas com apenas um administrador cuja conta foi transformada em memorial vão ser eliminadas do Facebook se recebermos um pedido válido
Assim, depois de alguém falecer, a conta dessa pessoa será transformada em memorial, mediante pedido de um familiar ou amigo. Há, contudo, que se ter certeza de que é mesmo isto que se pretende. Caso não seja familiar ou um amigo chegado da pessoa que faleceu, o Facebook recomenda que contacte a família da pessoa antes de pedir a transformação em memorial.
Ao se tornar memorial, as contas ficam seguras uma vez que impedem que alguém inicie sessão na mesma, podendo apenas ser gerida por um contacto legado, que é alguém escolhido, previamente, pela pessoa agora falecida para gerir a conta do Facebook caso lhe aconteça algo grave como morrer ou ficar incapacitado.
Para adicionar um contacto legado basta ir, na sua conta, a Definições > Geral > Gerir Conta.
Um contacto legado pode:
- Marcar uma publicação no perfil da pessoa
- Responder a novos pedidos de amizade
- Atualizar a foto de perfil e a foto de capa
Caso queira alterar/eliminar um contacto legado, basta fazer o mesmo procedimento, escolher a pessoa em questão e clicar em Eliminar e, depois, pode adicionar um novo.
Assim que a sua conta seja transformada em memorial, o seu contacto legado será notificado. Para selecionar um contacto legado deve ter, pelo menos, 18 anos.
Se o proprietário da conta não tiver selecionado um contacto legado, ninguém ficará ativamente responsável pela conta após ser pedida a transformação em memorial.
Se pretende que a sua conta seja transformada em memorial, aceda a este formulário.
Saiba mais sobre as contas Memorial
Eliminação da conta
Outra solução é o pedido ao Facebook para eliminar a sua conta em caso de falecimento.
Para isso vá a Definições > Geral > Gerir Conta e depois, procure a informação referente à eliminação da sua conta.
Depois basta clicar em Pedir eliminação de conta e seguir todas as instruções.
E se eu quiser conteúdos da conta do Facebook de quem faleceu?
Esta já é uma situação mais delicada e, segundo o que o Facebook prevê, quando uma conta é transformada em memorial, o conteúdo que a pessoa partilhou continua visível para o público com o qual foi partilhado.
Porém, caso se pretendam informações ou conteúdos adicionais, terá de fornecer uma prova em como é um representante autorizado, como por exemplo um familiar, e uma ordem judicial.
Porém, o Facebook alerta que, o envio de um pedido ou o preenchimento da documentação necessária, não garante que a rede social possa fornecer o conteúdo da conta da pessoa falecida.
Para pedir conteúdos adicionais da conta de alguém que morreu, aceda a este formulário.
Este artigo tem mais de um ano
Acho mal, a conta deveria ser desactivada por inutilização depois de um determinado tempo como em outros sítios… como sei quem escolher? sei lá quem vai morrer primeiro!
é só mais uma forma do facebook tirar partido dos utilizadores, agora com os falecimentos.
não é novidade nenhuma que o Facebook gera lucros só por estares com a pagina facebook.com aberta, quanto mais tempo lá passares, mais lucro ganham com, além do tempo, a publicidade e recomendações… e todos sabemos que uma coisa puxa outra…
no caso os falecimentos vao criar tipo uma maneira de “adoração” ou “memoria presa na historia” de uma pessoa no facebook, simplesmente aumentando o tempo que lá estás no face, mais uma vez, mostrando publicidades, recomendações, usufruindo dos seus trackings e bla bla bla, e não tarda nada tá o face a avisar que fulano X, pai de fulano Y, morreu e lá vais tu passar mais um tempinho no face para dar os pêsemes à pessoa… dando lucro à empresa obviamente…
a ideia é boa, mas a razão é obscura.
+1
Imagina que alguém diz que alguém mal intencionado informa o fb que morreste e na verdade estás bem vivo.. que acontece?! Apagam-te a conta do nada?
Se tivesse lido bem a notícia até ao fim ia perceber que isso não é possível. Leiam as coisas antes de comentarem.
Não tenho esse problema. Basta não ter FB e problema resolvido de raiz!
Posso estar enganado, mas acho que qualquer pessoa pode pedir ao face para eliminar a conta da pessoa falecida…
E se a pessoa não tiver realmente falecido, mas alguém apenas disser que sim e apresentar eventualmente uma falsa prova? Como recupera a pessoa o acesso à sua conta? Porque não coloca o Facebook um tempo limite após o qual a conta pode ser eliminada se ninguém entrar nela?
“fotocópia do documento de identificação” rofl.
Fiz um grupo, mais tarde nomeie um Membro como Administrador, aconteceu que este Membro saio do Grupo e neste momento não é possível encerrar o Grupo nem eleger novo Administrador! Há resolução?
Olá, vê se esclarece a tua dúvida:
https://www.facebook.com/help/community/question/?id=1627158474264119
É tudo uma treta. Aqui a tempos nem com uma certidão de óbito consegui bloquear pelo menos os comentários. Nem pedia para mas sim bloquear novos comentários. Passados uns meses estava alguma a desejar os parabéns á pessoa em causa. Enfim…
Assunto interessante. Por acaso conheço 2 pessoas que já faleceram e pelo menos uma delas ainda tem o perfil no Facebook. Só não faço ideia se essa pessoa falecida tinha disponibilizado alguém para comunicar ao Facebook o falecimento. Mas é curioso segundo o vosso artigo o FB colocar a página da pessoa falecida como “Em memória de…” mas a página permitir pedir amizade ao falecido/a? Que grande salganhada que para aí vai.
Tenho um filho falecido. Gostaria muito de fazê-lo. Mais irei pensar um bocadinho mais. Obrigado
Lendo este comentário, não posso ficar indiferente, porque sei que não deve ser fácil.
Muita força! Nunca perca a alegria de viver.