Facebook no apoio a Trump? Está a gerar-se uma onda de descontentamento no Twitter
As fake news e incentivos à violência são algo comum no universo das redes sociais e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, sempre foi uma figura associada a este tipo de publicações. Mas no combate a estas publicações, temos visto as redes sociais bastante ativas e o Twitter tem dado o exemplo, ocultando nos últimos dias vários tweets de Trump.
Entre ameaças públicas e novos tweets bloqueados, há outra gigante das redes sociais que parece ter uma postura diferente. O Facebook não oculta as publicações de Trump e circulam informações internas que afirmam mesmo que não se devem bloquear políticos durante a campanha.
Twitter vs. Trump
A história começa quando o Twitter assinalou, pela primeira vez, dois tweets de Donald Trump, colocando um link de "verificação de factos" (fact check).
A ligação surgiu logo após a publicação do presidente dos EUA, onde afirmou que o voto por correspondência na América para as presidenciais de novembro pode ter consequências fraudulentas. Dadas as declarações, o Twitter considerou-as infundadas e potencialmente enganosas.
É importante referir que esta foi a primeira vez em toda a história do Twitter que este procedimento foi aplicado a um chefe de Estado norte-americano.
Como consequência, Donald Trump reagiu (também no Twitter), acusando o serviço de estar a interferir nas eleições presidenciais de novembro, de censura e ainda de estar a interferir na liberdade de expressão. Mais, Donald Trump ameaçou fechar as redes sociais e, sem grandes explicações, assinou, no dia 28 de maio, uma ordem executiva sobre as redes sociais.
No dia seguinte, surge mais um Tweet polémico do presidente:
....These THUGS are dishonoring the memory of George Floyd, and I won’t let that happen. Just spoke to Governor Tim Walz and told him that the Military is with him all the way. Any difficulty and we will assume control but, when the looting starts, the shooting starts. Thank you!
Segundo a rede social "este Tweet violou as Regras do Twitter sobre enaltecimento à violência. No entanto, o Twitter determinou que pode ser do interesse público que esse Tweet continue acessível." Perante isto, o Tweet pode ser lido, caso seja clicado em "Ver".
Declarações de Zuckerberg geram onda de descontentamento (dentro do Facebook)
As publicações deixadas no Twitter por Donald Trump, são também partilhadas na rede social de Zuckerberg que nada tem feito no sentido de as marcar como "fact check" ou como incitação à violência. Até aqui, nada que seja potencialmente grave. São inúmeras as publicações do género que são publicadas diariamente e nada é feito...
No entanto, foram as declarações de Zuckerberg que levantaram uma onda de descontentamento. O fundador do Facebook veio a público contestar as ações do Twitter. Numa entrevista à Fox News, começou por declarar que o Facebook tem uma política diferente da do Twitter nestas questões.
Afirmou ainda que:
Acredito fortemente que o Facebook não deve ser o árbitro da verdade de tudo o que as pessoas dizem online. As empresas privadas provavelmente não deveriam estar, especialmente essas empresas de plataforma, não deveriam estar em posição de fazer isso.
Reações dos funcionários do Facebook no Twitter
Depois destas declarações, muitas foram as reações que apareceram no Twitter, onde se incluem vários funcionários do Facebook que contestaram Zuckerberg, algo que até então nunca tinha acontecido com esta expressão.
Trabalho no Facebook e não tenho orgulho de como estamos a ser representados. A maioria dos colegas de trabalho com quem falei sente-se da mesma maneira. Queremos que a nossa voz seja ouvida.
Este foi assim um dos mais recentes tweets publicados na rede social e que expressa o sentimento de vários funcionários da empresa.
I work at Facebook and I am not proud of how we’re showing up. The majority of coworkers I’ve spoken to feel the same way. We are making our voice heard.
— Jason Toff (@jasontoff) June 1, 2020
Outros foram mais diretos, como Stirman ou de Sara Zhang:
Internally we are voicing our concerns, so far to no avail. I personally will continue to bring it up until something has is changed. https://t.co/JE8SYttOM1
— Sara Zhang (@superrrsara) May 29, 2020
I don't know what to do, but I know doing nothing is not acceptable. I'm a FB employee that completely disagrees with Mark's decision to do nothing about Trump's recent posts, which clearly incite violence. I'm not alone inside of FB. There isn't a neutral position on racism.
— Stirman (@stirman) May 30, 2020
Além de tudo isto, dentro da empresa Facebook, num fórum interno, as mesmas opiniões estão a ser expressas. No entanto, há quem defenda que o Facebook ou outras redes sociais, não devem examinar aquilo que os políticos dizem em contexto de debate político.
Os Estados Unidos estão a viver uma verdadeira guerra contra o racismo e a rede social parece que não se importa de continuar a dar voz aos políticos que apoiam a violência e não demonstram compaixão pela luta. No entanto, a par disto, são criadas campanhas no sentido de ajudar nesta guerra como uma doação de 10 milhões de dólares a grupos que trabalham com a justiça racial... Algo não bate certo.
Este artigo tem mais de um ano
As pessoas ainda usam o Facebook? Deveriam apagar todas contas deles porque essa plataforma apoia o Trump e ao mesmo tempo, também, censura os posts dos utilizadores dessa rede social, mesmo com ou sem razão. (isso mesmo vale para as outras redes sociais)
Está na hora de acabar com as redes sociais.
As pessoas, ao que parece, usam e muito o Facebook, não param de crescer. Agora, isto está realmente estranho e parece que vai entrar numa escalada de violência também ao nível das redes sociais. E ainda nem entramos no tempo das grandes dificuldades… que ainda está para chegar. Isto vai ser muito complexo… vai vai!
Concordo, parece que a bolha que está quase rebentar e vamos esperar para ver o que se vai passar com essas grandes e graves situações…
Donos de lojas a serem espancados quando tentam defender o seu ganha pão, transeuntes a levarem porrada só porque estavam na rua, pilhagens, incêndios, vandalismo e quando o presidente da república avisa que se o caos continuar mete o exército ao serviço da ordem pública e este é acusado de incitar à violência??? O homem pode ser idiota em muitos assuntos, mas um dos deveres dele será, certamente, ajudar a repor a segurança das pessoas…
Concordo em relação aos tumultos e destruição mas há formas de repor a ordem sem ser a disparar contra as pessoas.
Chamar pessoas a muitos dos que lá andam é um exercício de fantasia.
A maioria dos animais não se comporta de forma tão selvagem e violenta como essas tais “pessoas” que falas.
Estas a falar de repor a segurança dos policias e pessoas “brancas”, certo.
Estou a falar de todas as pessoas, pq eu sou humanista. Se tu achas que por causa dum mentecapto se justifica toda esta violência, então não és melhor que esse polícia.
fazer comentários racistas não ajudou em nada. Convém também perceber que estas comunidades foram as mais afetadas pela covid e no meio daquilo existe os que se aproveitam , tal como aconteceu no passado.
Abc
O problema não é só um mentecapto. O Problema é que os EUA são um estado policial racista desde a sua fundação e que o breve hiato desde alguma acalmia social racial é apenas um pouco mais de rastilho até à próxima explosão.
Não sabia que estados policiais racistas genocidas, deixavam um negro ser presidente dos Estados Unidos da América duas vezes seguidas, e se pudesse (Lei), ele teria ganho uma terceira vez…
Que curioso não?
Não se trata de uma ação isolada de um mentecapto, como tu disses. Trata-se de uma ação sistemática de opressão popular com fortíssimo componente racista. Um ato isolado não iria provocar uma reação dessa monta, trata-se de uma ação sistemática de um sistema opressivo de exploração. E não se limita à questão racial. O que explode nos EUA e certamente irá se propagar pelo mundo todo é a luta de classes, da qual o componente racista é uma das expressões mais cruéis e mais arraigadas.
Trump é supremacista branco, racista e fascista, isso é inegável. Sua ascenção vem como resultado de um esbirro autoritário de um sistema que está prestes a estourar, como uma panela de pressão onde suas válvulas de escape, insuficientes, foram tapadas em uma tentativa de contenção altamente contraproducente.
Vcs já viram o Ruy Acquaviva falar assim dos genocidas chineses? Já viram ele falar assim dos genocídios em HongKong? O PCC matou só com o COVID-19 mais que todas as guerras mundias (reflexos futuros do desemprego e fome propagados pelo PCC), e vcs viram o Ruy Acquaviva falar alguma coisa? Viram ele chamar chamar de genocidas os lutadores de classes?
Ruy Acquaviva, seu comunista genocida!
Aqui no Brasil tínhamos um programa de humor muito famoso chamado Hermes&Renato, que tinha um personagem muito engraçado chamado de Joselito Sem Noção.
Esse Joselito aí é tão sem noção quanto o do Hermes&Renato, só que por não ser personagem de esquete humorístico torna-se patético em vez de engraçado.
Sou comunista sim Joselito, mas a China não é. Mantém o nome mas há muito que a China tornou-se um país capitalista.
Há muito para se analisar em relação à China, uma civilização de 5 mil anos e um bilhão e meio de habitantes, mas discutir qualquer coisa, principalmente um assunto tão complexo, com um fascistinha sem noção que só sabe repetir essas asneiras que você vomitou aqui, é pura perda de tempo.
Então, dane-se.
Trump começou bem:
“Vi o vídeo da detenção e morte de George Floyd, é uma coisa inadmissível, espero que o FBI investigue” (mais palavra menos palavra foi isto que disse inicialmente).
Depois deu uma volta de 180º e passou para o tweet “Quando o saque começa, os disparos começam”, com insultos às autoridades locais e ameaças de mobilizar a Guarda Nacional. Foi neste que o Tweeter pôs o aviso: “Glorifica a violência, violando as regras da rede social “contra o enaltecimento da violência” , mas, por ser de interesse púbico continua acessível” – e quem quisesse podia ler o tweet que não estava visível.
6ª Fª à noite houve manifestação frente à Casa Branca. Relato de Trump no Tweeter durante a noite :
“Ótimo trabalho ontem à noite na Casa Branca pelos @Serviços secretos dos EUA. (….) Eu estava lá dentro, assisti todos os movimentos e não podia ter-me sentido mais seguro. Eles deixaram os “manifestantes” gritarem e reclamarem quanto quisessem, mas sempre que alguém … ficava muito brincalhão ou fora da linha, rapidamente os atacavam com força – não sabiam o que os atingia (…) Grande multidão, profissionalmente organizada, mas ninguém chegou perto de quebrar a cerca. [frente aos portões] Se tivessem, eram recebidos com os cães mais cruéis e as armas mais ameaçadoras que eu já vi. Era quando as pessoas teriam ficado gravemente feridas, pelo menos. (…)”
Trump o que faz é lançar lenha para a fogueira para mobilizar o seu eleitorado. Não tem o mínimo problema em continuar a dividir, profundamente, os EUA.
Aparece sempre gente a dizer: “Chamem o exército, porrada neles!”
Provavelmente a via apaziguadora é a indicada: https://veja.abril.com.br/mundo/policia-de-miami-se-ajoelha-e-reza-em-protesto-contra-morte-de-floyd/
O sr deve pensar que todos são ignorantes ou que todos veem a CNN aka fake news comunist network como sr!
Se existe alguém que divide o povo americano, são os sociopatas dos democratas e sua máquina de propaganda comunista (CNN, MSNBC, NBC, WAPO, NYT, Google, Twitter, Faceboo, etc.)
O que se passou com Floyd foi desprezivel e o tipo ja foi preso e condenado.
Solid Fact:
Since 2015 there was 2385 white people killed by police, 1252 black & 877 hispanic. Of those the unarmed 318 white, 107 black e 56 hispanic. NUMBERS DON`T LIE.
Agora a maquina de fake news comunista do partido democrata (KKK) sobre este numeros nada refere!
E porque é que você omitiu o resto da frase?
“As a share of the population, however, things are very different. Black Americans account for less than 13% of the U.S. population but the rate at which they are shot and killed by police is more than twice as high as the rate for white Americans.”
Desculpa eu omiti o quê precisamente?
“Blacks committed 52 percent of homicides between 1980 and 2008, despite composing just 13 percent of the population. Across the same timeframe, whites committed 45 percent of homicides while composing 77% of the population, according to the Bureau of Justice Statistics.”
“16 dead, at least 30 injured in second straight weekend of violence in Chicago” Crime black on Black.
A máquina comunista democratica de propaganda de fake news não funciona la muito bem com nr e estatisticas!?
Aqui vai com gráficos:
“Since January 01, 2015, 4,728 people have died in police shootings and around half, 2,385, were white. 1,252 were black, 877 were Hispanic and 214 were from other racial groups. As a share of the population, however, things are very different. Black Americans account for less than 13% of the U.S. population but the rate at which they are shot and killed by police is more than twice as high as the rate for white Americans.”
https://www.forbes.com/sites/niallmccarthy/2020/05/28/police-shootings-black-americans-disproportionately-affected-infographic/#2ab46f1359f7
Dark Sky, É um ponto importante, ver os valores per capita mas é também preciso ter espirito critico para avaliar que Talvez essa percentagem seja alta porque existe também, per capita, uma percentagem de negros a cometer crimes. Estudos já foram realizados nesse sentido – que uma grande percentagem de jovens jogros que abandonam a escola, juntam-se a gangs, etc.. é elevada.
É preciso ponderar que o problema pode passar também por ser socio-cultural. Os EUA tiveram um presidente negro por 8 anos e o problema continuou e não mudou muito. Se queremos resolver o problema é preciso olhar para a sociedade como um todo e deixar de usar “bodes expiatórios” porque, por exemplo, gajos como o Trump são como uma febre de 40 graus, a febre pode matar mas não deixa de ser um sintoma. Não tratas a doença, a febre reaparece.
Então quer dizer, Dark Sky, que vc apoia esse jornalista genocida, Niall McCarthy, que diz que a vida dos negros vale mais que a dos brancos, pq a quantidade relativa de negros mortos supera em porcentagem a dos brancos, obrigado, agora sei que trato com animais irracionais nesses comentários, onde brancos/hispanos/outros podem morrer, em quantidades muito maiores, e não é estatística relativista, mas casos reais, mas vc continua a defender o genocídios de humanos! Dark Sky, seu comunista genocida.
“population but the rate at which they are shot and killed by police is more than twice as high as the rate for white Americans.” loolllll
A serio! Os tipos da forbes que escreveu este comentario deve ser um comunista de certeza confundiu a palavra police com planned parenthood!
No decorrer da minha vida tive 3 ou 4 encontros com a policia e todos foram relacionados com operacoes transito!
As probabilidades de ser morto por um policicia devem ser por volta de 0.0000000001%
“Fake news comunist network” HAHAHAHAHA!!!!
Impressionante como esses fascistas são ridículos!
Impressionante como comunistas são genocidas!
Hilariant e ver individuos rirem-se da sua própria ignorância!
CNN “comunist network news”
Comunistas ( cnn, nbc, wapo, nyt, google, twitter, facebook, etc… ) e quem os cita!
reality check bro! wake up!
GENOCIDA!!!!!
COMUNISTA!!!!!
HAHAHAHA
Esses fascistas só sabem balbuciar essas asneiras…
São de fato desprezíveis, mas é interessante desprezar o exasperamento alucinado que estão apresentando nos últimos tempos. É desespero.
“Já foi preso e condenado”? Ahahahah… isso é que era, uma condenação expresso. Nem nos EUA, meu caro, nem nos EUA.
não condenado, mas foi preso e acusado de assassinato de terceiro grau.
“democratas e sua máquina de propaganda comunista”
Com que então os democratas têm uma máquina de propaganda… comunista?
Não sei se ria ou chore com tamanha alarvidade ignorante.
Vou optar por me rir. Afinal de contas sempre adorei os teóricos das conspirações, tornam tudo muito mais divertido.
O Hitler iria gostar do Facebook para os seus discursos inflamados a apelar ao genocídio de todos menos os alemães (e bálticos).
O Twitter não daria block no Hittler, até aplaudiria o discurso dele de desarmamento dos judeus, só bloquearia o antagonista dele o Trump.
Quanto ao Facebook, pelo q parece, os Judeus poderiam denunciar nele os ataques nazistas sofridos, igual aos chineses sofridos de hj!
Desarmamento dos judeus?!
Estou a lembrar-me do Trump a gozar com o Macron por causa dos coletes amarelos. Que provinciano!
Karma is a bitch!
É uma situação dificil porque por um lado temos toda a emoção de quem está irritado com a violência e por outro a razão. Emoção e razão nunca foram boas companheiras.
O Facebook tem razão, a meu ver, pelo facto de que empresas privadas – plataformas sociais e com todos os beneficios que isso trás devido a essa condição – não podem ser árbitros, ou juizes, da verdade quando a verdade, em casos como este, não é tão clara. No fundo, o que acontece é uma espécie de “censura subtil” do que não é politicamente correcto dizer. Até pelo facto de que existem sempre interesses politico-sociais por trás de quaquer decisão. Para se saber o que realmente é verdade é preciso nós memos andar a pesquisar. Já não é possivel acreditar no que é noticiado.
Claro que Trump tem um discurso inflamado mas agora, como andam muitos a fazer, deitar sobre ele as culpa deste acontecimento, ou de isto acontecer nos EUA, é aquilo a que se chama de demagogia. Acho que todos já se esqueceram que em 2015 aconteceu um caso muito parecido (Baltimore), desde o acto até À consequencia, e o presidente da altura era o Obama.A diferença é que, publicamente, o discurso do Obama sempre foi mais ponderado e unificador mas, no backstage, ele também foi dos que enviou tropas para tentar amenizar a situação. A diferença está no discurso.
O problema de racismo sempre existiu e muitos o têm (mesmo que não o admitam) mas isto não torna esse racismo como algo institucionalizado – como querem agora argumentar. Os EUA tiveram um monte de governos democratas, têm lideres negros, espanicos, tiveram um presidente negro durante 8 anos, têm chefes da policia e mayors negros, e não muda nada. O problema é das pessoas e, até arrisco dizer que é um problema social – e não apenas dos EUA. Cá em Portugal também acontece disto.
Só para mostrar como os próprios media nos mostram apenas o que eles decidem, para passar uma narrativa especifica, na quinta-feira, um policia foi apanhado em video a estrangular um jovem adulto (felizmente não deu azar como no caso do Floyd). Essa noticia não é fake e nem sequer foi tocada pelos media. Porquê? Leiam a noticia para saber porquê. Este policia ficou apenas de “licença”.
https://nypost.com/2020/05/28/mississippi-cop-on-leave-after-video-shows-his-hands-around-mans-neck/
Zuck… deve ser um supremacista branco no apoio a um psicopata. Redes sociais são simplesmente lixo informático que têm função seguir os teus passos e vendê-los. agora fico surpreendido aqui no forum com tantos trumpistas…
E vc deve ser um comunista ditador, o PCC deve ser o melhor partido do mundo, ninguém pode falar nada por lá sem ser filtrado por seres animalescos iguais a vc, e julgado tmb por anencéfalos genocidas.
Não costumo tratar mal as pessoas mas aquilo que te referes a mim devolvo-to…
Não acho que são tantos Greego, a estratégia da trollagem é a mesma pessoa fazer várias postagens com pseudonimos diferentes, muitas vezes com um pseudônimo apoiando o outro como se fossem pessoas diferentes concordando entre sí. Já ví muitas vezes essa forma desonesta de agir, sempre executada por trolls de extrema direita,
Tanta tontice vai nessa cabeça, não me julgues pelo que se passa no Brasil, sou Português…
O que se passa no Brasil? A trollagem ocorre em todos os fóruns de debate na Web. Participo de debates com pessoas do mundo (não só de Portugal) e sobre vários assuntos (não só política) e o comportamento da trollagem é sempre o mesmo. O que houve de trolls de extrema direita querendo atribuir ao Trunp méritos pelo sucesso do lançamento da Space X com a Dragon Crew é uma coisa impressionante. Não estou falando apenas do cenário brasileiro, é um fenômeno geral do qual Portugal não é de forma alguma isenta. E eu conheço bem a cena brasileira, tenho vários amigos e parentes residentes em Portugal.
Julgá-lo???!!! Que ridículo! Não julguei, não quero julgar e não quero saber de quem julgue. Simplesmente não me importo com você, meu comentário foi sobre o assunto. Citei seu nome por cortesia, não sabia que você era mal educado.
Quem está julgando é você falando de “tontice” da minha cabeça. Pode falar o que quiser, eu simplesmente não me importo com a sua opinião. Sua atitude agressiva apenas atesta contra você e desqualifica seu comentário.
São brasileiros bolsonaristas. Vagueiam pelo mundo virtual por se terem perdido no real. Seguem cega e acriticamente os dislates do seu boss, patético adepto dos dislates do big boss mais a norte.
Já vi que tens um pensamento político onde eu me situo, mas deves pensar pela tua própria cabeça, como tal vais atrás ruy acquaviva pequenino que só tem minhocas naquela cabeça… Sou Portugês.
Minhocas na cabeça tem um sujeito desqualificado que agride os outros sem motivo. És português? Tenho pena de Portugal por esse lamentável fato. O País não merece ser a Terra natal de uma criatura tão desprezível. Mas enfim, ninguém merece.
Blá blá, conhece Portugal por falar em fóruns…e os de cá lhe dizem qualquer coisa ,blá blá…
Vai cuidar daquele da gripezinha e do mano mais a norte.
Quando você falar asneira é o interlocutor colocar uma resposta que te deixe sem argumento escreva “blá blá blá” para tentar depreciar a argumentação dele sem precisar falar nada coerente e depois tire o corpo fora do debate correndo…
Isso é uma típica técnica de trollagem.
Comunistas que se dizem “lutar pela liberdade” apoiando o Twitter e bloqueando as pessoas contrárias aos seus posicionamentos. Cadê a liberdade de expressão que eles dizem defender?
Desde de quando o comunismo permite (ou permitiu) a liberdade de expressão?
Não foi neste planeta que isso aconteceu.
As redes sociais estão a tentar fazer o trabalho da polícia e da escola…
Uma rede social perfeita não deveria sequer ter uma equipa de censura… a partir de “x” número de utilizadores a reportar um texto, este deveria ser automaticamente escondido com uma mensagem de aviso, mas não apagado.