Facebook manipulará sempre os sentimentos dos utilizadores
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Não é de agora que se sabe que o Facebook manipula os seus utilizadores, pode parecer trivial, mas é um comportamento que hoje mexe com a sociedade e que tem implicações nos hábitos quotidiano. É sabido que em 2012, no período de uma semana, o Facebook utilizou cerca de 690.000 utilizadores para lhes "manipular" as emoções. Quando essa notícia veio a público, o mundo reagiu com algumas cautelas... afinal esta rede social é capaz de influenciar alguém a matar ou a ter comportamentos que escapam à conduta inteligível de uma sociedade equilibrada.
Ainda há muito ruído em volta desse teste e foram muitas as questões colocadas, uma delas é como terá o Facebook dirigido esse estudo.
Basicamente foram seleccionados cerca de 690.000 utilizadores, como referimos anteriormente, sendo posteriormente divididos em dois grupos. Ao primeiro grupo, foi apresentado um maior número de mensagens positivas através do feed de notícias, enquanto ao outro grupo foi apresentado um maior número de notícias negativas, tentando deste modo avaliar a resposta emocional de cada utilizador.
No início deste ano, o estudo foi publicado e com ele emergiram diversas críticas à rede social, acusando a empresa de manipular as emoções dos utilizadores sem o seu consentimento. Este estudo chamou também a atenção de vários reguladores na Europa, questionando mesmo se a empresa não teria quebrado as leis de protecção de dados.
"Although this subject matter was important to research, we were unprepared for the reaction the paper received when it was published and have taken to heart the comments and criticism. It is clear now that there are things we should have done differently." disse Mike Schroepfer, Director Tecnologia do Facebook
No entanto, mesmo no centro de tanta polémica o Director de Tecnologia do Facebook, afirma ainda que este tipo de experiências ajuda na construção de um Facebook melhor.
"Like most companies today, our products are built based on extensive research, experimentation and testing," he wrote. "It's important to engage with the academic community and publish in peer-reviewed journals, to share technology inventions and because online services such as Facebook can help us understand more about how the world works."
Embora com poucos detalhes, Schroepfer afirma ainda que o Facebook está a proceder a várias alterações nesse seu processo de pesquisa. Segundo ele, essas alterações incluem a formação a novos engenheiros para a expansão destas pesquisas, bem como novas directrizes e um novo processo de revisão no que diz respeito a pesquisas potencialmente sensíveis.
"We want to do this research in a way that honors the trust you put in us by using Facebook every day,"
Este tipo de experiências são actualmente comuns na Internet, onde as empresas, de forma a poderem melhorar os seus serviços, tendem a realizar testes aos seus utilizadores. O tipo de experiências mais comum actualmente é chamado “A/B”, onde uma determinada empresa oferece uma experiência Web diferente para um conjunto de utilizadores. Resumindo, se estiver a fazer parte de uma destas experiências, poderá estar no mesmo Site que o seu vizinho mas os resultados apresentado no seu ecrã serem diferentes dos dele.
No entanto, estes testes são por natureza manipuladores, uma vez que, estando a participar numa destas experiências, mesmo sem ter esse conhecimento, poderá clicar em algo que de outra forma teria ignorado, comprar algo que nunca teria pensado comprar ou até mesmo ter sensações que provavelmente nunca teria sentido.
Mas o facto de o Facebook ter feito com que alguns utilizadores se sentissem infelizes sem o seu consentimento, levanta várias questões éticas. Porque deveremos nós utilizar um serviço que poderá estar sempre a tentar manipular-nos?
Em jeito de conclusão, Schroepfer afirmou que o Facebook quis realizar este estudo de forma a responder a alguns estudos realizados anteriormente, estudos que afirmavam que as pessoas se sentiam pior depois verem mensagens positivas por parte dos seus amigos.
A própria pesquisa do Facebook concluiu que os utilizadores que viram mensagens positivas eram propensos a responder positivamente a si mesmos.
"We thought it was important to look into this, to see if this assertion was valid and to see if there was anything we should change about Facebook,"
A questão que se coloca neste momento é, que moral terá o Facebook para decidir se os seus utilizadores devem ficar felizes ou infelizes? Será que os utilizadores querem continuar a ser manipulados desta forma?
O que mais vemos nos perfis das pessoas são reacções em cadeia, influências por decisão de terceiros, são mensagens que incluem ou excluem as pessoas de um grupo mais ou menos conceituado, do tipo "se não estás comigo estás contra mim" e daí derivam vários outros problemas, como o bulling.
Actualmente, é uma rede social que o pode deixar feliz ou triste... sem que tenha controlo qualquer nisso, só porque alguém lá longe "clicou no botão". Já pensou nisso?
Este artigo tem mais de um ano
LOL, ficar feliz ou triste por causa do facebook? Deram aos utilizadores 1000 cookielikes numa publicação idiota para eles ficarem felizes?
Colocaram todos os amigos offline no chat 10seg depois de fazer login no face? xD
Nao tenho facebook.
Comentário útil.
+1
Tambem não tenho!
Tens razão.
Nem mais, não tenho nem preciso…
Quem deu esse “poder” ás redes sociais foram os próprios utilizadores,ao colocarem on-line para que toda a gente saiba, a sua vida a nível particular e profissional.Eu não sou melhor do que ninguém,mas penso que tudo na vida tem um limite.Não critico nem condeno quem gosta de toda essa exposição…mas depois não se podem queixar de violação de privacidade,quem expõe de tal forma a sua vida.Eu posso ser feliz ou infeliz em determinados momentos…mas NUNCA admitiria que os meus “humores” pudessem ser influenciados por uma rede social.Na-oa tenho perfil em qualquer rede e quando quero quero conversar com os amigos…tenho o telefone,tenho o Skype e o bar da esquina para ir beber um copo.
Nem mais, +1 e o melhor mesmo é ao fim do dia ir beber umas mini com os amigos.
sou utilizador do facebook desde 2004. 10 anos de experiencia
deixar-se manipular por um website não é muito diferente de se deixar manipular por uma pessoa ou sociedade. somos livres. um espirito equilibrado jamais se deixa importunar por estas tentativas de manipulação por parte do facebook ou quem quer que seja.
tenho dito.
Plenamente de acordo. Só quem é pobre de espírito é que se deixa manipular (ooops falei demais)… 😈
Os portugueses adoram ser manipulados (cookie tracking, impostos sem logica nenhuma, é tudo à vontade do freguês)
Não querendo colocar a sua afirmação em causa, o facebook só é de registo livre desde a segunda metade de 2006, em 2005 ainda se chamava “thefacebook” e em 2004 era apenas aberto a um conjunto de universidades nos EUA e Canadá.
Se por acaso teve mesmo a oportunidade de utilizar esta rede social desde 2004 ignore o que escrevi acima.
Quanto ao tópico em si, eu deixei de utilizar o Hi5 porque se tornou num local deplorável e aderi ao facebook (para aí em 2008/09). Rapidamente deu para perceber que este iria pelo mesmo caminho, pensei que ia ser só por culpa dos utilizadores, mas no caso do facebook existem muito mais coisas negativas por trás, publicidades, manipulação de páginas, fraudes com gostos comprados, etc (é muito dinheiro envolvido).
Entretanto tudo isto fez-me já deixar o facebook há coisa de um ano e tenho estado alegremente no G+ a rezar para que mais ninguém siga o meu caminho e venha poluir esta rede que por enquanto continua limpa e com aspeto profissional e sério.
“tenho estado alegremente no G+ a rezar para que mais ninguém siga o meu caminho e venha poluir esta rede que por enquanto continua limpa e com aspeto profissional e sério”. Realmente não foi o Google(a quem pertence o G+) o inspirador e desenvolvedor da “espionagem” eletronica a nível individual para vender os dados de utilizador que é a base dos seus negócios! Valha-me Santo Ildefonso…padroeiro da ignorância!!
O que eu digo sobre o G+ mantem-se: é uma rede social com aspeto profissional e com poucos posts tipo “partilhe esta foto para ajudar esta criança com uma doença terminal”. É claro que a Google faz uso comercial dos meus dados, isso é bastante óbvio, tanto que até está claramente escrito nos termos e condições. Até nos termos e condições da Samsung, por exemplo, existem cláusulas que prevêem o uso da minha informação pessoal para fins não muito claros (o que lá está escrito é que é para “melhorar a experiência do utilizador”) e a base dos negócios deles nem é a publicidade. Isto é portanto prática comum não só nas empresas de software “gratuito” como também das empresas cujo foco principal é o hardware.
Assim eu até diria que ignorantes são aqueles que se queixam da Google, Facebook e afins aqui no pplware quando tudo o que “os maus da fita” fazem para gerar lucro foi permitido por nós quando clicámos em “Aceito”. Sugiro ao Sr. Tavares que aprenda a ler para poder mudar de santo padroeiro.
“Resumindo, se estiver a fazer parte de uma destas experiências, poderá estar no mesmo Site que o seu vizinho mas os resultados apresentado no seu ecrã serem diferentes dos dele.”
Ora aí está uma boa forma de censura por parte dos governos sem que haja a chatice de serem comparados à China ou ao Irão.
Parece-me realmente que existiu aqui um sério caso de falta de ética. Qualquer estudo que envolva um cidadão, o mesmo deve ser aceite ou recusado pelo mesmo. Não me parece que seja correcto envolver utilizadores da rede social em estudos sem o seu consentimento. Nunca perdi tempo a ler as “condições gerais” de utilização da rede social que são aceites quando se cria uma conta, mas quase de certeza que não consta em parte nenhuma a autorização para o envolvimento dos utilizadores em estudos sem o seu conhecimento e consentimento. Mas assim vai o mundo. O ser humano terá sempre a capacidade de nos surpreender por bons e maus motivos de acordo com as suas motivações.
Totalmente de acordo!
O facebook a min nunca me influenciou em nada.
Ups esqueci-me, começei a consumir droga pura…:)
Vocês parece que nunca viram programas na national geographic sobre equipas científicas a estudarem comportamentos das pessoas através de câmaras ocultas, e só no final exporem que tudo foi um teste/estudo. Aí não vejo ninguém a fazer tempestades, mas como é moda criticar o facebook, então tá tudo bem. Double standards.
Uma coisa é estudar um grupo restrito a outra é faze-lo globalmente para efeitos de negocio
Efeitos de negócios, o que tem a ver estudar a disposição das pessoas dividindo o grupo por tipos de exposição a conteúdos positivos e negativos…
O facebook não precisa de isto para fazer negócios, ou esqueces-te que o facebook mostra anúncios baseados nas tuas preferências, actividade, localização.. eles não precisam destes estudos para criar negócios.
Tinha conta no Facebook desde 2008 e a dois meses atras decidi cancela-la. Foi a melhor decisao que ja fiz. Sinto-me muito melhor comigo mesmo, aquilo mexia mesmo comigo e roubava-me tempo (nao conseguia tar mais de 10 minutos sem ver a minha conta. Este tipo de redes sociais sao muito manipulativas e criadoras de um mundo de fantasia que nada tem a ver com a realidade. Aconselho a todos a cancelarem qualquer rede social que tenham (Facebook, Twitter, Instagram e afins) e dediquem-se a viver a vossa vida. Saiam de casa, ide viajar e estejam com a vossa familia e amigos verdadeiros. Abracos a todos
Ou então usar com moderação e responsabilidade. A mesma coisa com bebidas alcoólicas. Uns não conseguem largar mesmo, então cortam mesmo a fundo quando fica grave.
boas,
já usei e vi que não me identificava a certa altura e raramente lá vou…. só mm para ver cenas de certos amigos.
abç
Pessoa de fraco espirito ou ingenuas claro que as conseguem manipular. principalmente os jovens!