Facebook diz que o Instagram não é tóxico para adolescentes
Recentemente, o The Wall Street Journal espoletou uma discussão acerca do impacto do Instagram nos mais jovens. Embora tenha apresentado relatórios concretos e sustentado a alegação, o Facebook diz, agora, que a rede social não é “tóxica para adolescentes”.
O relatório do The Wall Street Journal resultou numa audiência do Senado.
No dia 14 de setembro, o The Wall Street Journal publicou um relatório na The Facebook Files – uma série de histórias baseadas na enorme quantidade de documentos internos a que o jornal teve acesso. De acordo com esse relatório, especificamente, os dados do Facebook sugerem que o Instagram tem um efeito altamente prejudicial sobre as adolescentes.
Nesse sentido, o jornal ressalvou que o Facebook tem conhecimento dos danos que causa, mas “fez esforços mínimos para abordar estas questões e minimiza-las”. Conforme relatou o The Wall Street Journal, tendo como base os dados do próprio Facebook, o Instagram agravou os problemas de imagem corporal para uma em cada três adolescentes.
Numa nova publicação, Pratiti Raychoudhury, chefe de pesquisa do Facebook, afirmou que o The Wall Street Journal não executou a pesquisa interna de forma exata e alegou que toda a confusão se deve à interpretação deficiente dos dados por parte do jornal.
Ignorando muitas das questões levantadas no relatório do The Wall Street Journal – como os adolescentes que alegaram sentir-se viciados no Instagram -, Raychoudhury concentrou as suas justificações num estudo realizado pelo jornal que contou com apenas 40 participantes. Para a chefe do Facebook, esta é uma amostra demasiado redutora para uma plataforma com mais de mil milhões de utilizadores.
Sobre a alegação levantada que refere que o Instagram piorou as imagens corporais de uma em cada três adolescentes, Pratiti Raychoudhury observa que o problema relacionado com a imagem era apenas um dos 12 problemas possíveis associados ao Instagram.
A imagem do corpo foi a única área em que as raparigas adolescentes que relataram ter lutado com o problema disseram que o Instagram o tornou pior, em comparação com as outras 11 áreas.
Escreveu Raychoudhury.
Embora o Facebook esteja empenhado em negar que o impacto do Instagram nos mais jovens é negativo e prejudicial, neste contexto em específico, o levantamento desta questão pelo The Wall Street Journal fez com que o desenvolvimento de uma versão da rede social para crianças fosse interrompido, conforme anunciou Adam Mosseri, diretor da plataforma.
Este artigo tem mais de um ano
Validado!
Como se o Instagram não fosse propriedade do Facebook…
Claro que não, mas alguma vez na vida iriam admitir algo como isto? Seria um tiro no próprio pé.
É óbvio que é tóxico não só o Instagram como todas as redes sociais vieram mudar a forma como falamos, abordamos e socializamos.
A primeira coisa que fazemos (geralmente e principalmente) os jovens, quando vão jantar fora seja com os pais ou não.
É sacar o telemóvel, e tirar uma storie e por onde estão. E depois já se sabe cada amigo fala meio minuto e todos eles com telemóvel na mão a falar e a conversar, claramente a prestar atenção a conversa (oh wait) ao telemóvel.
No mínimo ridiculo vêem-se jovens em grupo, com os telemóveis na mão todos eles… O juízo ao que isto chegou.
E não posso criticar porque já o fiz, no qual me incluo, no entanto não se pode deixar de dizer as verdades e principalmente realidade atual.
As pessoas vivem para as redes sociais, se não postares nada, não és social.. se não postas nada da tua vida, é que não fazes nada.
É a mentalidade das pessoas jovens hoje em dia. Hoje o ter “status” não é só ter iPhone, é ser influencer e ter uma grande barbaridade de seguidores (mesmo que não os conheças).
Postar stories daquilo que não são, e não acaba por aí.. Dava para fazer uma lista inteira.
E ainda dizem que não é tóxico? Só um parvalhão é que não vê. É tóxico, assim como o CEO do WhatsApp é outro tóxico a dizer que o WhatsApp tem privacidade mas depois vem outra notícia a dizer que podem ler a mensagem etc etc…
Cê lá vie.
Marlboro diz que o tabaco não faz mal à saúde.
exatamente o que pensei
A minha filha de 10 anos tem conta e n vejo nenhum mal, recebe imensos comentarios e likes de amigos.
Não sei se estás a ser irónico, ou não.
Acho que deves começar a prepará-la para a toxicidade que esta, em qualquer altura, há-de aparecer.
Ela é muito nova para compreender isso.
Maspalomas, sugiro um doc interessante para ver. Chama-se “The Social Dilema” e conta com a participação dos fundadores desta nova indústria. Acho que seria interessante tendo uma filha menor ,e exposta dessa forma , que estivesse devidamente informado. Cumprimentos.
É um troll…espero eu.
XDDDD
as redes socias sao toxicas…
Se é tóxico é preciso administrar um antitóxico.
Tanta dificuldade e é tão simples.
Parece que não é tão simples porque quando se mete o antitóxico as pessoas falam em restrição à sua liberdade.
Curioso, a indústria tabaqueira tmb andou anos e anos a negar os malefícios do tabaco e com a imprensa comprada por eles… Apenas e só o ciclo repete-se e assim será sempre, cabe aos cultos estarem sempre do lado certo e aos incultos serem felizes por estarem no lado errado
As tipas só não aparecem lá nuas,no Instagram,por mero acaso.Já vi lá de tudo.E vou lá muito poucas vezes.