Facebook anuncia uma série de demissões no topo da sua hierarquia
Apesar de não estarem relacionadas, as demissões de dois executivos de topo foi anunciada pelo próprio Facebook. Inesperadamente, hoje (15), Mark Zuckerberg anunciou no seu blog oficial a rescisão de Cris Cox, o 3.º na hierarquia, bem como Chris Daniels, o responsável atual pela plataforma de comunicação WhatsApp.
Zuckerberg mostra-se profundamente triste com a saída do número três da sua empresa, bem como pela saída do líder do WhatsApp. Tudo isto, um dia após a falha que fez tremer as bases do seu império tecnológico.
Em tom marcadamente informal, Zuckerberg dirige-se aos utilizadores dos seus serviços e plataformas. Assim, incluímos aqui a rede social Instagram, Facebook, o respetivo Messenger, bem como o WhatsApp, Workplace e a Oculus. Em suma, um comunicado que se dirige a toda a comunidade que se socorre das suas empresas.
Ontem tremeram as bases, hoje desmorona-se a cúpula do Facebook
Primeiramente com uma dedicatória à privacidade dos utilizadores, Zuckerberg alinha estas demissões com as mudanças estruturais a ser preparadas no seio da sua empresa. "Embarcando nesta nova visão, temos diante de nós o início de um novo capítulo", pode ler-se na sua nota.
Em primeiro lugar, Chris Cox (abaixo), o número três na hierarquia estrutural do grupo Facebook. Até à data, o diretor e administrador de produto da rede social, sendo também um colega de trabalho de Mark Zuckerberg, já de longa data com 10 anos na empresa. Sobre esta "baixa", o CEO expressou palavras de sincera gratidão.
"Já desde 2016 que Chris tem discutido comigo a hipótese de se dedicar a outros projetos. Ele é uma das pessoas mais talentosas que eu conheço e tem o potencial para fazer tudo aquilo que bem desejar". Em seguida, o CEO do Facebook aponta que já desde 2016 que o executivo procurava novos desafios.
O responsável pelo WhatsApp seguiu-lhe o exemplo
Igualmente importante na atual organização do grupo empresarial de Zuckerberg era Chris Daniels. Até ao momento responsável pela maior plataforma de comunicações instantâneas, o WhatsApp. Contudo, o CEO avança que ambas as saídas foram pacíficas e acordadas por ambas as partes, ainda que sejam de peso.
Assim sendo, o substituo de Daniels já foi encontrado. A partir de aqui será Will Cathcart, até então responsável pela aplicação do Facebook para dispositivos móveis. Em seguida, a nova responsável pela app da rede social para os nossos smartphones e tablet também já foi encontrada. Chama-se Fidji Simo e liderará a aplicação daqui em diante. Anteriormente, liderava o departamento de vídeo e publicidade da rede social.
Assim sendo, vemos um profundo abalo, ainda que aparentemente consensual, no seio desta empresa. Por fim, cumpre ainda explicitar que a terceira posição na hierarquia do grupo Facebook, lugar que até agora pertencia a Chris Cox, permanecerá vazio por tempo indefinido. As razões para tal não foram avançadas.
Por conseguinte, os gestores das aplicações, Fidgi Simo (Facebook), Stan Chudnovsky (Messenger), Will Cathcart (WhatsApp) e Adam Mosseri (Instagram), passarão a responder diretamente a Zuckerberg. Cumpre ainda salientar que nesta nota, o CEO não fez nova menção à falha registada recentemente.
Em suma, a rede social perde hoje o seu número três, Chris Cox, bem como Chris Daniels, até então responsável pelo WhatsApp. De acordo com Mark Zuckerberg, CEO, o motivo das demissões prende-se com a nova estratégia de proteção da privacidade. Algo que o executivo quer implementar no seu grupo empresarial.
A fusão entre o Facebook Messenger, WhatsApp e Instagram já foi confirmada pelo CEO:
Este artigo tem mais de um ano
O principio do fim………..
«Apesar de não estarem relacionadas».
No mesmo dia em que o “The New York Times” noticia que a Facebook está sob investigação criminal (https://www.nytimes.com/2019/03/13/technology/facebook-data-deals-investigation.html) fica esta rede social, muito estranha e ineditamente, inacessível.
Logo de seguida, duas baixas no topo da direcção… É tudo coincidência, certamente. (Como, quando sabem os líderes criminosos que já pouco falta para a polícia vir a caminho, por coincidência, a casa-alvo fica em alvoroço, não deixa entrar mais visitas e alguns dos membros da família decidem abandonar a mesma.)
Mas, já agora…
Porque não noticia o Pplware que o Facebook está sob investigação criminal, por usar indevidamente os dados dos seus utilizadores?
Não é do interesse das centenas de milhares de utilizadores portugueses desta rede social saberem disso?
(A restante imprensa a fazê-lo: https://www.businessinsider.com/facebook-criminal-investigation-data-sharing-2019-3 + https://www.forbes.com/sites/zakdoffman/2019/03/14/facebooks-super-outage-comes-as-news-breaks-of-a-u-s-criminal-investigation-into-them/)
e pronto para quem não usa qualquer uma dessas plataformas a vida continua como à 5 minutos
E para quem usa, a vida continua como há 5 minutos.
(saber escrever antes de vir comentar também é bom)
Muito bem! “Há” ✍️
Facebook é coisa para idosos e com pouca informação.
Facebook nao obriga ninguem a usar, quem não gosta não usa mas infelizmente a internet vem dar opinião aos chamados haters que sao frustrados da vida e vibram com o declinio dos outros. Eu uso e continuarei a usar pois os grupos sao fantasticos para negocios e eventos com pessoal
O facebook pode até não obrigar, mas 90% das empresas e serviços obrigam a ter conta nessa rede social só para poderemos comunicar com eles. Enfim parece que o mundo gira em torno deste rede social
Ate podia ir a empresa toda para a rua, enquanto o cyborg a que chamam de Mark estiver lá a empresa vai continuar a ser mal vista.
O que mais me preocupa não é o Facebook ser bom ou ranhoso mas sim o Google Plus estar prestes a encerrar…
O que mais me preocupa não é o Facebook ser bom ou ranhoso mas sim o Google Plus estar prestes a encerrar… Tudo porque a malta não quiz mudar e continuaram a usar o Facebook como se fosse a única rede social, mesmo sabendo diariamente dos problemas que tem tido.
O facebook ficou sem acesso porque a policia desligou tudo, depois dizem que estava em manutençao, a mim nao fez diferença nao uso nenhuma aplicaçao de redes sociais além do twitter.
Comunicar é uma necessidade básica do Ser Humano. E mark zuckerberg tem pervertido essa necessidade, espiando e controlando tudo e todos. Atenção!