Já está em vigor o limite de encaminhamento de mensagens a 5 utilizadores no WhatsApp
Utiliza o WhatsApp? Então a partir de agora terá um novo limite para o encaminhamento de mensagens a 5 utilizadores. De que forma é que isto afetará o seu uso e quais são os principais propósitos desta medida anunciada previamente?
Em seguida explicar-lhe-emos todos os detalhes!
Tal como prometido, o WhatsApp começou hoje a bloquear no mundo inteiro o encaminhamento de mensagens a um máximo de 5 pessoas. É o fim das partilhas em massa nesta aplicação e plataforma de mensagens reconhecida e aceite mundialmente.
Entre hoje em vigor o limite de encaminhamento de mensagens no WhatsApp
A medida, que já havia sido anunciada, começou por ser aplicada em países designados de mais problemáticos como a Índia e o Brasil. Contudo, este limite é agora aplicado também na Europa e deverá chegar ainda hoje ao seu WhatsApp através de uma atualização da aplicação.
Recordamos que, na Índia, a propagação de falsos rumores motivou uma pequena multidão a querer linchar um homem de 32 anos. Em causa estavam alegações de violação e, por pouco, as consequências não foram fatais. O caso terminou com a detenção de mais de 20 pessoas, utilizadores do WhatsApp e respetivos grupos.
Entretanto, a plataforma de comunicações justifica esta ação como necessária e urgente no combate às notícias falsas ou fake news. A propósito, recordamos as alegações de que este serviço estava a ser utilizado indevidamente para influenciar as eleições no Brasil. Acusação nunca comprovada.
A medida visa mitigar a disseminação de fake news pelos utilizadores
As redes sociais têm estado no centro de várias controvérsias. O resultado? A sua credibilidade continua ser colocada em risco perante a incapacidade de verificar e limitar a propagação de notícias falsas. Fenómeno que passaria a ser o alvo de todas as atenções desde as últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Até agora, uma mensagem pode ser partilhada em grupos com até 256 pessoas. Chegando, portanto, a um máximo 5120 contactos. Com o novo limite, o alcance das mensagens chegará a um máximo de 1280 pessoas caso os 256 integrantes de um grupo façam uso dos 5 envios.
Assim, com a próxima atualização do WhatsApp, para dispositivos móveis e versão Web, o limite será imposto a partir de hoje. Já de acordo com a imprensa internacional, a medida já chegou à Europa. Entretanto, a plataforma continua a desenvolver novas ferramentas que garantam a privacidade dos seus utilizadores.
Entre estas, salienta-se a utilização do leitor de impressões digitais. Algo já presente na versão do WhatsApp para iOS mas, agora também para os utilizadores Android.
Este artigo tem mais de um ano
Pelo menos na app web esse limite já existe a cerca de 1 semana/10 dias…uma simples mensagem de “Bom dia” só podia ser compartilhada com 5 pessoas! Penso que não fosse um “exclusivo” meu…
Os meios de comunicação social, são pelo menos em parte controlados… Com esta medida conseguem atrasar a divulgação livre e reduzir em mais uma coisa os direitos dos cidadãos.
E quanto a grande mídia, vão fazer o quê?
Pr quê ficar indignado com isso se ninguém se mexe?
Enquanto o WhatsApp diminui o alcance, o Telegram duplica a lotação de seus grupos. Deveriam repensar e começar a usar diariamente o Telegram, o nível de aplicativo é outro, e pra melhor!
+1
Há mais de 1 semana que está em vigor no iOS e a novidade realmente interessante é a possibilidade de bloqueio da aplicação.