PplWare Mobile

Fake news – Brasil quer entregar à justiça quem cria notícias falsas


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. hommer says:

    acho muito bem que acabem com as fakenews, matem os gajos todos em asta publica…

  2. mleao says:

    Isso é muito perigoso, quem vai ajuizar o que é uma notícia falsa, com que critérios, e quais os meios que vão ser alvo de controlo?
    Estamos a assistir ao inicio do fim da liberdade de expressão, é desculpa para politizar e condicionar os mídia ainda mais do que estão e sem dúvida como objectivo principal controlar as redes sociais, até os comediantes vão ter medo de fazer piadas. Volta PIDE estás perdoada.

    • Toni da Adega says:

      Imagina que eras professor e alguem comecava a publicar noticias e mandar emails aos pais a dizer que eras pedofilo e violador de criancas.
      Podias perder o trabalho, mas pelo menos havia liberdade de expressão e por isso acabava tudo bem.

      • Sujeito says:

        O problema nessa situação não é a liberdade de expressão, é ser culpado até prova em contrário.

        Esse tipo de situações estão contempladas como acto difamatório, envolver liberdade de expressão nisso é complicar a questão.

        • toni da adega says:

          Mas é assim que funcionam as fakes news, basta estar num blogue, umas partilhas no fb e a coisa pode pegar.
          Mesmo Sendo mentira a pessoa ou situação ganha fama e o mal já está feito.

    • Rolha says:

      Caro mleao,

      Mesmo no jornalismo convencional e “regulado” existe muitas noticias duvidosas, muitos jornais ou revistas com claras tendências políticas, mas que ao menos estão assinalados ou são conhecidos, por isso os leitores já sabem ou deveriam saber a ideologia ou conteúdo.

      Agora imagine como é na “Net” onde a regulação, seja ela institucional ou de pares quase não existe, e onde nascem todos os dias sites de noticias que não trazem credibilidade nenhuma, mas que face à alta iliteracia Digital que existe, passam a ser fontes credíveis e fidedignas, onde para ou bem ou para o mal (e maior parte das vezes para o mal) a credibilidade é medida pela quantidade de vezes que a coisa é reencaminhada ou partilhada nas redes sociais. É aqui que estas fake news tanto podem-se tornar brincadeiras de mau gosto (como aquelas partilhas fantásticas de cientistas portuguesas que coitadinhas não tem reconhecimento mas que de cientistas portuguesas não tem nada) ou por outro lado quando usadas na economia ou política verdadeiras armas letais de manipulação de massas.

      • Sujeito says:

        São bons pontos. Mas deixe-me acrescentar, essa problemática que refere, de reencaminhamento de notícias que, por consequência mede a credibilidade de uma notícia, é também demasiado vulgar nos media convencionais.

        A iliteracia, digital ou não, de um indivíduo não deve, a meu ver, ser o denominador usado para filtragem de fontes. As pessoas é que devem tomar em suas mãos a responsabilidade de se certificar do que estão a absorver.

        Não é raro, de todo, notícias dadas em canais convencionais considerados seguros terem conclusões de estudos completamente contrários ao que os próprios estudos indicam.

        A diligência devida é tão importante como sempre foi.

        • Rolha says:

          Cara Sujeito,

          Concordo com o que diz, mas quando eu falo em iliteracia digital, estou mesmo a referir-me ao que diz, à falta de capacidade da maioria das pessoas de tentar fazer uma filtragem mais precisa de todas as notícias que aparece no seu feed das redes sociais, nomeadamente alguns passos que deviam sempre ser feitos:

          – verificar a origem da noticia e perceber se é credível ou não, tendenciosa ou não, oficial ou não, etc etc.

          – pesquisar se a mesma noticia foi divulgada só nesse site ou noutros e se foi divulgada noutros verificar esses sites conforme o passo anterior.

          – verificar quaisquer fontes ou especialistas mencionados no artigo/ noticia para saber se existem/ se são mesmo especialistas, se são tendenciosos, se são estudos oficiais entre a comunidade cientifica, quais os patrocinadores desses dados etc.

          Curiosamente mesma net que facilita a divulgação e “virilização” das Fake News também serve perfeitamente para facilmente verificar a sua falta de credibilidade, fontes duvidosas, origens e ou interesses que as defendem, o problema é que pouca gente se esforça ou se quer tem a consciência para fazer esses passos extra para estar melhor informado/a

    • Rui Machado says:

      Não se trata de censura, trata-se de punir quem mente propositadamente para alcançar objectivos que o favoreçam.

      • Sujeito says:

        Defendes que o façam também aos media convencionais? Porque esses têm um rácio terrível de notícias enganadoras, de forma propositada ou apenas por ignorância e incompetência.

  3. Fabio says:

    Sou brasileiro e vejo as Fake News chegando dos dois lados. É importantíssimo saber que ambos tiram proveito da “ferramenta”

  4. Ruy Acquaviva says:

    DENÚNCIA
    Vejam o vídeo da matéria abaixo onde o candidato fascista fala de própria voz que vai exilar ou prender a oposição. Os irmãos portugueses imaginam um candidato de Portugal ou qualquer outro país democrático (minimamente democrático que seja), eleger um candidato que afirma que vai prender e exilar a oposição?
    Se isso não é a negação completa da democracia o que é? Se isso não é uma ditadura, o que é?
    Coloco isto aqui como uma denúncia internacional por questões humanitárias, trata-se da afirmação de que haverá uma caça às bruxas de modelo medieval no caso da eleição desse tirano.
    Duvidam? Então vejam o vídeo.

    https://www.brasil247.com/pt/247/poder/372794/Bolsonaro-se-assume-candidato-a-ditador-e-oferece-aos-opositores-a-cadeia-ou-o-ex%C3%ADlio.htm

    • Andre Luiz says:

      Para de palhaçada , seu candidato esta querendo censurar tudo e ainda tem a pachorra de inventar historia , O Brasil não e comunista , O PT e o maior produtor de fake news , roubou o Pais por 14 anos ,cria atentado e fica de mimimi .. Toma vergonha

      • Ruy Acquaviva says:

        Palhaçada!!!

        Eu coloquei um VÍDEO onde ELE MESMO está falando!!!

        É “mimimi” reclamar de um candidato a presidente que fala que vai prender e exilar os opositores!!!

        Vejam caros irmãos portugueses como o fascismo atua.Esse cidadão está negando um fato que qualquer um pode assistir no vídeo. Ele nega a realidade.

        O Brasil não é comunista, nunca foi e o PT jamais propôs comunismo no País. Governou por 12 anos sem perseguir nenhum opositor e respeitando todas as leis, bem como o pensamento contrário. Já os partidários da candidatura fascista não respeitam as leis nem admitem nenhuma oposição. Usam de violência, verbal e física, para impedir qualquer contestação.

        Um sujeito negar aquilo que está GRAVADO e que qualquer um pode ver que é verdade, dizendo que é mentira minha, é um caso grave de loucura. Uma loucura que está ameaçando matar milhares de pessoas e que eu não tenho duvida que cumprirá assim que tomar o poder.

        O nome disso é FASCISMO.

        • Carlos says:

          Bolsonaro em 5 minutos. Assustador!
          https://youtu.be/ghCP4r-hzYI

        • João says:

          tudo isso é montagem é igual os ovnis que dizem ser extraterrestre
          ficam fazendo montagem do bolsonaro pra ir contra ele
          cai fora petista, sua mordomia acabou
          agora a ditadura será instaurada e vc vai apanhar na rua com barra de ferro

          • Ruy Acquaviva says:

            Como qualquer pessoa de bom senso pode observar, trata-se de uma caos de histeria coletiva. O vídeo mostra o próprio candidato falando que vai prender e exilar os opositores em um celular. O vídeo foi feito e publicado pelos seus próprios partidários.
            Há também os vídeos, feitos por vários órgãos de imprensa, de um comício na Avenida Paulista em São Paulo, onde a fala do candidato foi reproduzida levando seus partidários ao júbilo em um êxtase de ódio com imprecações e ameaças de violência e morte contra os opositores.
            Os bolsonaristas agem com um grau de fanatismo cego e violência verbal (quando não violência física mesmo, o que tem se tornado cada vez mais frequente) inauditos, encontrando paralelo somente nas ações violentas dos Camici Neri de Mussolini ou as SA nazistas.

      • Rodrigo Da Silva says:

        O PT nao roubou nada a ninguem..foram as pessoas como o Lula, Dilma que roubou o pais.

        So porque ha um padre pedofilo nao vai dizer que o cristianismo esta podre pois nao??

    • Daniel says:

      Ruy, esse Bozo é doente. E o pior é que defendem ele com unhas e dentes, parece que a razão perdeu espaço.
      Eu tenho medo do futuro que o Brasil está…
      Veja este vídeo: youtube.com/watch?v=bBg6vkwcOxM

    • Rodrigo Da Silva says:

      O trump disse a mesma coisa durante as eleicoes..que iria prender a Hillary! Ele disse isso em directo na televisao e nada lhe aconteceu

  5. IDC says:

    A corrigir no post:
    – 3º §, 2ª linha – Partido dos Trabalhadores (o Partido Trabalhista é outro)
    – 3º §, 3ª linha – “Estas eleições poderão marcar o fim de 16 anos do PT no poder”. São 14, de 2002 a 2016. O impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado em 31 de agosto de 2016.

    Depois do impeachment as coisas não melhoraram e vão piorar muito se, ao que as sondagens indicam, Bolsonaro ganhar. Quando é que volta a haver eleições democráticas no Brasil, mesmo com fake news, não se sabe.

  6. João says:

    Vamos meter os jornalistas e bloggistas todos na prisão?

  7. Paulo Ferreira says:

    Conotar Jair Bolsonaro a extrema direita é típico de quem está fora e não conhece a realidade daquele imenso país; no máximo é conservador de direita mas longe da pauta extremista, representa um sinal de esperança para milhões de brasileiros.

    • Ruy Acquaviva says:

      O filho de Bolsonaro disse que pode fechar o STF (Corte Suprema) com “um cabo e dois sargentos” e prender os juízes da corte:
      https://youtu.be/mf_n0qv2BU

      Bolsonaro diz que vai perseguir, prender e exilar a oposição:
      http://brasil247.com/pt/247/poder/372794/Bolsonaro-se-assume-candidato-a-ditador-e-oferece-aos-opositores-a-cadeia-ou-o-exílio.htm

      As frases mais emblemáticas de Bolsonaro:
      Apóia a tortura
      O erro é torturar e não matar
      Ele sonega todos os impostos
      Precisa matar uns 30 mil (incluindo civis inocentes)
      Não estupra uma mulher porque ela não merece
      Se o filho fosse gay preferia que ele morresse
      Daria um golpe e fecharia o parlamento no primeiro dia como presidente
      E muito mais…
      Por favor, não acreditem em mim VEJAM O VÍDEO porque trata-se dele mesmo dizendo essas coisas:
      https://yuoutu.be/n5Kfeiu4QAM

      Se isso não é ser de extrema direita digam-me por favor o que é.
      O que ele precisa fazer então para ser considerado de extrema direita?

    • Andre Luis says:

      Paulo esta super correto , A pior coisa que existe e ver um partido que roubou Bilhões , uma organização criminosa , que tem em sua plataforma a permanência no poder , seus participantes são orquestrados por um presidiário ( Lula) que dentro da cadeia ia dando as ordem ,só que o candidato Jair Bolsonaro nem pode sair as ruas com receio de um novo atentado ,o PT esta ta tao desesperado que iria fazer fake news ate contra Deus . Os partidos de Esquerdas que apoiam o PT querem regular ate o whattszap ,para não serem divulgadas as True News ….

      • Ruy Acquaviva says:

        Curiosa essa moralidade hipócrita da extrema direita brasileira.
        Lula é um preso político, foi condenado sem prova NENHUMA sem que a condenação explicite o que ele fez (a acusação é de um “ato indeterminado”, ou seja, não diz o que ele teria feito) e dizendo que ele recebeu em troca (disso que é “indeterminado”) um apartamento que não é dele (é de uma empresa e foi usado para pagar dívidas dessa empresa) que ele nunca usou e muito menos morou. Ou seja NENHUMA prova.
        Mas esses caras dizem que não precisa de prova, a cusação se basta em sí. Condenou, é culpado. Para quê prova?
        Quando surje uma denúncia sobre o seu candidato no entanto a coisa muda completamente. Exigem provas e quando são apresentadas provas materiais, como os recibos apresentados para emissão de disparos de Whattsapp, eles negam e negam e negam…
        Ou seja, para quem eles odeiam não precisa prova, para eles não adianta prova nenhuma.
        Aqui no Brasil nós chamamos isso de cara de pau, mas podem usar o nome erudito: hipocrisia.

  8. d says:

    Bolsonaro disse que vai matar os gays

  9. Xerif4 says:

    Mimimi até em sites de Portugal. Aceita que dói menos. O medo da maioria é de acabar com as regalias, bolsas, mamatas e etc de um governo desgovernado, mas se tiver ruim ou ficar ruim demais, aproveita e compra a passagem de ida para Venezuela, já que petista ama o Nicolas Maduro e acha o atual governo por lá um exemplo de democracia e cidadania.

    • Lucas says:

      Se for eu vou pra Noruega, países de esquerda que deram certo!
      Ser de esquerda é diferente de ser ou apoiar o comunismo
      😉

    • Rodrigo Da Silva says:

      Quando vao as pessoas perceber que em politica o partido politico nao vale nada..o mais importante ‘e eleger a pessoa certa. E bolsonaro nao ‘e digno de se chamar de pessoa correcta

      ‘E como dizer que so porque ha padres pedofilos o catolicismo nao vale nada e temos todos mudar de religiao.

  10. Ruy Acquaviva says:

    Uma longa lista de intelectuais, artistas e políticos portugueses de diferentes ideologias assinaram um manifesto que pede a derrota eleitoral do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições presidenciais do Bra… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/10/17/intelectuais-portugueses-assinam-manifesto-contra-bolsonaro.htm?fbclid=IwAR0Z7-Md2KqMfTBat3U77sBfJS4px0LghyMrx0WtbLkNT3dxWsG9QovRJqI&cmpid=copiaecola

  11. Ruy Acquaviva says:

    Uma longa lista de intelectuais, artistas e políticos portugueses de diferentes ideologias assinaram um manifesto que pede a derrota eleitoral do candidato do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno das eleições presidenciais do Bra… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2018/10/17/intelectuais-portugueses-assinam-manifesto-contra-bolsonaro.htm?fbclid=IwAR0Z7-Md2KqMfTBat3U77sBfJS4px0LghyMrx0WtbLkNT3dxWsG9QovRJqI&cmpid=copiaecola

  12. Nelson Costa says:

    finalmente o Brasil a fazer algo decente!

  13. mleao says:

    Povo Vs Media Vs classe Política.

    “Fake News” luta pelo poder de formar opinião e controlo de massas. “LOBBI”

    Os media através dos tradicionais canais de comunicação sempre usaram a facilidade de entrar em casa de todos nós e tiveram o poder quase exclusivo para formar a opinião pública e criar linhas de pensamento.

    Os políticos tradicionais através de esquemas de condicionamento (lobbi, compadrio, subsídios, atribuição de verbas, etc.) tinham forma de controlar e condicionar esse poder da media por forma a tirar partido dessa facilidade e assim beneficiar em proveito próprio.

    Atualmente o poder de chegar a casa de todos nós e gerar opinião que era anteriormente detido apenas pelos tradicionais meios de comunicação generalizou-se e caiu nas mão do povo, através das redes sociais facilmente podemos trocar informação sem o uso de filtros e outros meios de controlo de opinião, qualquer um pode publicar uma opinião e consequentemente essa opinião ser seguida ou não, bem como também alguns políticos começaram a furar o esquema e a dirigir-se diretamente ao povo através das redes sociais, passando por cima do tradicional sistema de clivagem e controlo anteriormente nas mão dos meios de comunicação. Veja-se o caso do Trump, os meios de comunicação detestam o Trump, o Trump usa as redes sociais em detrimento dos tradicionais meios de comunicação e isso os deixa furiosos porque perderam o “lobbi da verdade” e controlo que tinham na ligação entre poder político e o povo.

    Assim os meios de comunicação juntamente com os seus irmãos da classe política, estão a fazer tudo para resgatar esse controlo e consequente poder, o poder de determinar unilateralmente a “verdade” e o pensamento das massas, para isso semeiam o pânico das “fake news” e exigem o controlo das redes sociais.

    Atualmente já existe alguma censura nas redes sociais, no futuro prevê-se o total controlo de publicações, seja uma simples foto, comentário ou a sua opinião.

  14. gui says:

    Cuidado: FACE NEWS pode ser FEKE NEWS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.