É melhor apagar o seu número de telefone do Twitter antes que seja vendido para publicidade
A compra do Twitter por Elon Musk têm-se mostrado uma verdadeira fonte de problemas e de confusão. As situações complicadas e pouco lógicas acumulam-se é mostram uma gestão demasiado centrada no novo CEO. Estas situações têm levado inclusive a perda de anunciantes. Com esta baixa de receita, Elon Musk parece ter encontrado a solução.
Segundo informações, o Twitter estará a equacionar a venda de informação sensível dos utilizadores, começando pelos números de telefone.
Elon Musk tem a solução para o Twitter
As últimas horas têm sido muito complicadas para o Twitter, fruto de mais algumas movimentações do seu CEO. Elon Musk levou a que muitas contas de jornalistas que seguem os conhecidos Twitter Files e o bloqueio do Mastodon fossem bloqueadas. Tudo apenas porque criticaram ou comentaram este caso.
Todos estes casos, a que se somam outros anteriores igualmente complicados, têm levado a que muitas das fontes de rendimento tenham abandonado o Twitter. Esse movimento tem estado a pesar nas contas da rede social, que assim precisa de encontrar novas fontes de financiamento.
Do que é avançado, há uma alternativa que deverá em breve ser colocada em prática. Falamos da venda de informação dos utilizadores, em especial os números de telefone e, provavelmente num futuro próximo, a própria localização dos utilizadores.
Rede social venderá telefone dos utilizadores
Não se sabe de que forma esta mudança na política de utilização será feita, mas muito provavelmente será algo imposto aos utilizadores. A informação apresentada dá conta de que estes cados podem até ser vendidas para publicidade mesmo sem a autorização dos seus donos.
Remover o número de telefone é simples e pode ser feito diretamente na configuração do Twitter. Importa lembrar que se a autenticação de 2 fatores estiver com SMS, esta deverá ser trocada para uma app antes de fazer a alteração.
Quanto aos dados de localização, estes podem ser removidos de publicações anteriores nesta opção nas configurações da rede social de Elon Musk. Há ainda que remover a autorização dada para recolher esses dados nos smartphones, o que impede essa recolha no futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Twitter conspirou com o FBI (STASI do ocidente) e democratas para censurar informação e espalhar propaganda. Naaa o que importa é o Musk!
É mesmo interessante isso, como se já não tivesse acontecido, agora com o Musk é que tem problema
Não estás satisfeito com ocidente, desaparece para a Rússia
Tenho passaporte da coreia do norte queres ir até lá, o grunho paga bem a propagandistas
O melhor mesmo é apagar as redes sociais todas se estao preocupados com a privacidade.
Já se está a ver a postura dos fanboys contorcionistas do Musk:
– partilhar a localização do jacto privado dele? Errado! E a privacidade?!
– vender números de telefone dos utilizadores? Não tem problema!
Os números de telefone são públicos, os dados associados que permitem saber quem é a pessoa que o tem atribuído é que não deveria ser público.
Huh!? Se os números são públicos onde é que eu encontro a informação do teu número de telemóvel?
Exacto. E se são públicos então porque vai o Twitter vendê-los? Aos interessados bastaria fazer download desse suposto repositório “público”.
Faz falta o antigo dono guru do Bitcon na pilotagem do Twitter.
Se for como no Facebook, pelo menos antigamente, apagar o número não significa que o Twitter deixe de ter o número, pode simplesmente ocultar essa informação do interface exibido ao utilizador e manter essa informação na base de dados associada à conta do utilizador… e se apagar a conta existe a mesma possibilidade. Há uns anos um web site dedicado a pessoas que procuravam parceiros para fins românticos/ sexuais/ amizade/ etc. (cada um teria o seu objectivo) só permitia apagar os dados pagando e mesmo assim, após ter sido atacado, veio a público que não apagavam os dados nem mesmo de quem tinha pago para isso.
Todas elas têm por lá nos TOS, naqueles locais que já ninguém lê, a indicação e que ficam com a tua informação durante uma data de anos mais, mesmo que apagues a conta.
Fiquei sabendo desse fato agora. Porque eles nao oferecem servicos pagos? Eu nao autorizaria a venda dos meus dados em hipotese nenhuma. Acho uma falta de desrepeito com as pessoas (pois a maioria nao lee o contrato). Ou seja, em menhum momento o Facebook, Whatsapp, Twiiter, Instagram, ofereceu servicos pagos a mim para que em troca eles nao usariam e nem venderiam meus dados. Ou seja é muito ilegal o que eles fazem. E quase que um crime, um roubo desautorizado pela maioria.