Dica: Não faz ideia dos dados que a Meta tem sobre si, mesmo que não tenha conta
É bem sabido por todos que a Meta e os seus serviços, como o Facebook, recolhem dados dos utilizadores. Se a maioria pensa que apenas os utilizadores com conta criada têm a sua informação recolhida, então estão enganados.
As redes sociais da Meta têm muito mais dados e até quem não tem conta está registado e com dados recolhidos. A provar isso está uma ferramenta da Meta, quer permitir que qualquer um possa validar se os seus dados estão registados e guardados.
Sempre que um utilizador do Facebook, Instagram ou outro serviço da Meta sincroniza a sua agenda, muitos dados são passados sem que os seus donos originais autorizem. Isso leva a que a Meta recolha e guarde mais informação do que devia, mesmo de utilizadores sem conta.
Para provar isso tudo, e até eliminar (parcialmente) os dados de quem não tem conta, a Meta tem uma ferramenta dedicada. Esta permite pesquisa nos dados e descobrir se há ou não registo. Apos isso, estes podem ser eliminados.
Bastará aceder ao endereço www.facebook.com/contacts/removal, onde vai ser mostrado o tipo de dados que podem ser pesquisados. Falamos de números de telefone móvel, de telefone fixo ou de endereços de email. Só precisam de escolher o pretendido.
Após isso será necessário preencher o valor a pesquisar, seja telefone ou email, e escolher em que áreas de dados esta procura será realizada. A Meta oferece aos utilizadores a procura no Facebook e Messenger e/ou no Instagram.
Para continuar será enviado um código para validar o pedido, que pode ser recebido por email ou por SMS. O utilizador só precisa de o colocar no ecrã seguinte e assim avançar. O fim do processo é a indicação de que o contacto foi removido das bases de dados da Meta.
Importa notar que estes não são eliminados na totalidade, uma vez que a dona do Facebook e do Instagram vai guardar informação para que o email ou o telefone não volte a ser carregado para as suas redes. Esta é também a forma mais simples de confirmar a quem não tem uma conta se os seus dados estão registados e/ou se vão poder ser no futuro.
Este artigo tem mais de um ano
Isto não será mais uma forma deles recolherem mais dados?
Pensei o mesmo…
Não tenho a mínima dúvida. De recolher e ou atualizar.
ISTO!
Tenho conta há uma porrada de anos.Se não me engano desde o mês de Outubro de 2009.Há mais de 13 anos.Era lá agora que me ia importar com os dados que a Meta tem sobre mim.Só me faltava essa.Era um completo desperdício de tempo. 🙂
Teoricamente a proposta parece ser não associar o número/ e-mail a qualquer conta existente na rede, e colocá-lo numa lista de bloqueados no sentido de não puderem ser futuramente associados de novo, porque caso contrário na próxima sincronização de contactos o número/ e-mail reaparecia imediatamente associado de novo a determinadas contas derrotando o objectivo de privacidade que é não conseguir associar um contacto directa ou indirectamente a alguém específico.
A Meta tem um histórico de não cumprir promessas, por isso não me admiraria que continuem a associar toda a informação, mas que apenas a ocultem do público em geral, mas mantendo-a disponível internamente para todos os fins possíveis e imagináveis, e se forem apanhados pedem desculpa e continuam com a prática como se não fosse nada, após pagar uma multa qualquer ridícula tendo em conta os milhares de milhões que fazem ano após ano com todos esses dados.
E mais ISTO! 😉
E depois vem o tuga durante os censos dizer “eu não respondo a nada, não têm que saber nada sobre mim”.