Base de dados insegura revelou dados de milhões de influenciadores do Instagram
O Facebook e os seus serviços têm estado sob escrutínio constante e a serem avaliado para falhas. Estas não param de surgir, muito por culpa da rede social. Depois de várias quebras de segurança, uma nova surgiu, agora no Instagram.
São milhões de registos de influenciadores que foram encontrados numa base de dados alojada num servidor na Internet e que expõem estes utilizadores especiais do Instagram.
Ao todo são dados mais de 49 milhões de registos de influenciadores, celebridades e marcas que foram encontrados numa base de dados armazenada num servidor Cloud da Amazon. Este ficheiro não tinha qualquer proteção e assim permitiu o acesso a estes dados de forma direta.
Dados dos influenciadores do Instagram
Nele estão contidas informações sobre biografia, fotos de perfil, número de seguidores, localização, bem como informações privadas como dados de contacto. Podemos achar ali igualmente o e-mail e número de telefone destes utilizadores. Quem fez esta descoberta foi o investigador de segurança Anurag Sen, que rapidamente reportou ao site TechCrunch.
Do que é possível saber, esta base de dados pertence à empresa Chtrbox, com sede na Índia. Esta empresa dedica-se a pagar a estes influenciadores para promover marcas e outro conteúdo patrocinado nas suas contas.
Quando confrontados com estes dados, vários influenciadores revelaram que os dados apresentados estavam corretos. No entanto, revelaram também que não trabalhavam com a Chtrbox. A empresa foi também contactada, nas recusou-se a responder a qualquer questão. Também pouco tempo depois a base de dados foi removida.
Como foi possível obter estes dados do Facebook?
Pensa-se que os dados foram obtidos com pesquisas diretas no Instagram, recorrendo à sua API. Esta tinha sido já alvo de utilização abusiva e pensava-se que o Facebook tinha limitado a sua utilização. Aparentemente o problema mantêm-se e está a ser explorado.
Quando confrontado com o problema, a maior rede social da Internet apressou-se a responder que está a avaliar a situação e a tentar perceber de que forma os dados foram obtidos. Assim, estará exposta mais uma fragilidade das redes que o Facebook controla.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: TechCrunch
Neste artigo: Chtrbox, dados, Facebook, influenciadores, instagram
Boa informação para o fisco validar se foram declaradas as receitas dos posts pagos.
O que são os influenciadores? Desconheço.
Pessoas alegadamente superiores a ti e a mim, mas que no fundo só tiveram sorte de estar no sitio certo a hora certa. Insto na internet é claro.
Quando coloquei a pergunta, foi de forma irónica. Simplesmente porque não os reconheço como tal. Tive influenciadores na minha vida? Claro que tive! Os meus pais, os meus professores, pessoas que passaram ou que estão na minha vida. Mas não reconheço a um desconhecido, nomeadamente na internet, mais ainda em “redes sociais” (que não tenho nem uso, ainda que venha por aí muita gente alegar o PPLWARE como tal), a qualidade de influenciador. Quanto muito, posso reconhecer a capacidade de esclarecer um ponto ou outro em determinado assunto, mas depois faço o meu juízo. Agora, ao atribuir o título de “influenciador”, encerra em si mesmo a capacidade de “eu disse – faz ou compra”.
*Influenciadores digitais* são para mim a prova da podridão de valores da sociedade actual.
Bem dito, ou escrito!
Caro Doutorado, os seus amados influenciadores são apenas uma parte da grande máquinas de marketing, dizem o que são pagos para dizer, mostram o que são pagos para mostrar, como o Sr Doutorado é apenas mais uma ovelha no rebanho “podre” desta sociedade fica ofendido com as minhas palavras.
Quando você tiver capacidade de pensar por si vai ver que o seu comentário (inveja) não faz qualquer sentido.
Tenha um bom dia e espero sinceramente que consiga abrir a sua mente para o mundo.
Alex M.
Eu acrescentaria ao seu último texto “e inverter a mentalidade de “carneiro” “.
+1
Se fossem arranjar um trabalho mas é haha
Continua a destilar inveja que continuas a ser um inutil da sociedade. Se influencer da dinheiro e muito tenta inserir te nesse mercado e ganhar o teu em vez de seres um parasita que critica atras de um teclado. Cumps
@Alex M. – Também tu és um influenciador, pois influenciaste-me a escrever esta resposta.
Inseres-te também nessa prova de podridão que aportas? Ou é caso aparte?
Já dizia o velhote (influenciador) “não cuspas para o ar…”
Milhões de influenciadores? Há assim tantos? Com todo o respeito parece-me que nesta noticia algo não bate certo, no titulo fala em milhões de influenciadores, dá enfase à noticia, é chamativo. Já no texto fala em milhões de registos de influenciadores, totalmente diferente. A minha questão é: há mesmo milhões de influenciadores? Ou são algumas centenas ou milhares e os seus registos são milhões?