Chefe do Instagram e Meta têm urgência no sucesso dos Reels
Os Reels chegaram ao Instagram como uma adaptação dos vídeos curtos que o TikTok mostrou serem um sucesso. Agora, com os objetivos da Meta direcionados para o metaverso, o chefe da rede social, Adam Mosseri, revela que esta enfrenta uma “certa urgência” em que os utilizadores adiram aos Reels.
Afinal, este formato poderá singrar a ponto de "pagar as contas" da Meta.
O Instagram está numa batalha com as restantes redes sociais pela relevância entre os utilizadores atuais e os da próxima geração. Tendo o formato do TikTok provado ser um sucesso, a rede social da Meta está a focar-se na funcionalidade que adaptou, os Reels, por forma a incentivar os utilizadores a passarem mais tempo na aplicação.
Para James Lee, diretor-geral da Mizuho Securities, os esforços do Instagram surgem no sentido de manter os utilizadores interessados e, consequentemente, convencer as empresas de publicidade a investir na plataforma, mesmo com os orçamentos a diminuir.
Atualmente, o Instagram é um importante motor de receita para a sua empresa-mãe, a Meta, com dois mil milhões de utilizadores mensais ativos, em todo o mundo. No entanto, apesar do sucesso das suas redes sociais, as ações da Meta caíram mais de 70% durante este ano, uma vez que os investidores estão reticentes relativamente às suas apostas, de acordo com a Forbes: primeiro, o investimento a longo prazo no metaverso, que exige o desenvolvimento de hardware e software para uma futura realidade virtual; segundo, a iniciativa a curto prazo de melhorar o algoritmo de recomendação das suas redes sociais, de modo a destacar conteúdos de desconhecidos, especialmente aqueles partilhados em Reels.
Ora, estando a Meta a investir numa estratégia focada no metaverso, o sucesso da empresa poderá depender largamente das suas redes sociais, como o Instagram.
Instagram poderá ter de pagar contas da Meta
De acordo com James Lee, o Instagram é um ativo “estrategicamente mais importante para a Meta” do que as restantes redes sociais da família. Portanto, conseguir mais receitas através dos Reels é importante para a plataforma.
No entanto, segundo o chefe do Instagram, Adam Mosseri, consegui-lo depende dos anunciantes, que se devem sentir confortáveis com o formato, de modo a incentivar os criadores de conteúdo a produzir dessa forma. Aliás, quanto mais tempo demorar até consolidar os Reels, menos disponíveis estarão os investidores.
Ora, tendo em conta este cenário, o Instagram enfrenta “uma certa urgência”, ainda que Mosseri esteja a equilibra-la “com a garantia” de que não são cometidos erros, “empurrando com demasiada força ou demasiado depressa”.
Conforme se lê na Forbes, o Instagram está a afastar-se do seu formato inicial, unicamente dedicado a fotografias e vídeos de amigos, conhecidos e contas que os utilizadores seguem. Agora, rege-se por um algoritmo que, à partida, interpreta e espelha os interesses da pessoa.
Para Adam Mosseri, o facto de os Reels serem populares é muito promissor. Aliás, o tempo que os utilizadores gastam a ver e partilhar vídeos é “um marco histórico”, havendo conteúdos a ser partilhados milhões de vezes nas mensagens diretas.
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Estranho que a Meta não esteja já a oferecer a opção aos utilizadores de se verem livres da publicidade por sei lá $10 mensais ou assim, por cada plataforma claro (Facebook, Instagram, WhatsApp, e tudo o mais que tiverem). Embora realisticamente pedirem mais de $10 por ano talvez seja considerado demais pela maioria dos clientes.
Aparentemente pelo menos no Instagram estão a meter publicidade com grande fartura, agora entende-se que estão desesperados, por terem feito a aposta no metaverso (realidade virtual), que se estiverem certos vão ficar bilionários, mas se tiverem errados terão enterrado potencialmente milhares de milhões de dólares em desenvolvimento.
Eu só queria uma rede para partilha de fotos, como era o IG lá bem no início :/
Tens o VERO, experimenta
Nunca irá ter o sucesso que teve uma rede que foi feita inteiramente para partilha de “reels”. Todos sabemos que falo do tik tok