As pessoas estão a ler mais as notícias no TikTok e cada vez menos no Facebook
As pessoas usam as redes sociais para diversos fins, como o contacto com os seus familiares, colegas e amigos, a partilha e pesquisa de conteúdos e também o acesso às notícias diárias, entre outros.
Mas há um fenómeno que está a acontecer nas plataformas sociais que, possivelmente, já muitos previam. De acordo com os resultados de um recente estudo, as pessoas estão a ler cada vez mais notícias na rede social TikTok, enquanto essa prática está a diminuir gradualmente no Facebook.
O jornal ainda continua a ser uma opção para estarmos atualizados sobre o que se passa no mundo, mas não é novidade para ninguém que as redes sociais têm cativado uma significativa parte desses leitores para as plataformas digitais. Por ser uma forma mais rápida e atualizada, e também mais fácil de partilhar, as pessoas acabam por preferir em grande parte dos casos estes serviços ao papel e à televisão.
Como sabemos, existem várias redes sociais, mas umas são mais populares do que outras. O Facebook continua a ser uma das mais populares, no entanto, parece que tem perdido esse estatuto quando se trata de ler notícias.
Há cada vez mais pessoas a lerem notícias no TikTok
Uma nova pesquisa elaborada pelo Pew Research Center entrevistou vários adultos norte-americanos de diversas faixas etárias sobre quais as plataformas sociais onde acedem às notícias. De acordo com os resultados, o TikTok e o Instagram são as únicas redes sociais que aumentaram essa preferência desde 2020, enquanto que outros, como o Twitter, Facebook, Reddit, YouTube, Snapchat, LinkedIn diminuíram.
Pela imagem acima, verifica-se que o acesso a notícias a partir do TikTok aumentou de 22% em 2020 para 33% em 2022, embora a qualidade das notícias seja questionável. Já o Facebook desceu de 54% para 44% nos mesmos anos. O Instagram, por exemplo, também aumentou de 28% para 29%, embora em 2021 tenha descido para os 27%.
Outros dados mostram que as pessoas entre os 18 e os 29 anos são as que mais confiam no TikTok para se manterem informados, uma realidade que aumentou de 9% em 2020 para 26% em 2022. Portanto, verifica-se que esta é cada vez mais a plataforma de pesquisa usada sobretudo pela geração de jovens adultos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Mashable
Neste artigo: Estudo, Facebook, notícias, rede social, TikTok
Verdade, eu leio as minhas “notícias” no TikTok da @saraloirinha22. Ai que belo par de notícias.
+1
Cada um vê no tiktok, aquilo que mais procura/consome no tiktok.. that simple 🙂
Falso. 90% do conteúdo é miúdas a dançar.
Coitadas.
Facebook altamente comprometida com a censura ! facebook ? está morto, as acções vão cair cada vez mais até valer ZERO e o corrupto do mark tb não vai escapar da prisa.
Ele sabe bem nos esquemas em que se meteu e já não dve dormir descansado.
O TikTok ainda é pior do que o Facebook no que toca a fake news. Pior ainda, tem um conteúdo altamente fútil e até perigoso. Ainda por mais os enfluencers são enfluencers nos piores temas….
fACEBOOK? Ainda há pessoal que usa o Facebook? Estou impressionado.
Sim amigo existe milhões que usam facebook, instagram, twitter para muita coisa ao contrário do que pensa… Já o tiktok aquilo não é nada do outro mundo que valha a pena andar a ver vídeos de palhaçada…
Tem gente que ainda usa Twitter. Não é mais impressionante isso?
Ninguém lê noticias no TikTok.
99.9% do conteúdo é mulheres quase nuas a dançar.
Isso é que era bom. Lá pelo meio aparece uns idiotas com opiniões idiotas
Não é só no TikTok…
“Ler” e TikTok na mesma frase não faz sentido algum.