Apple e Google pressionadas para banir TikTok das suas lojas de apps
O TikTok é um dos maiores sucessos das aplicações móveis de sempre. Há vários anos que mantém a posição de app mais instaladas tanto no Android quanto no iOS, mas o facto de ser uma app vinda da China tem levantado muitas questões ao nível da segurança.
Agora, através de uma carta, a Apple e a Google receberam um pedido para banir o TikTok das suas lojas de apps.
O TikTok, desde que começou a ganhar popularidade, que tem feito soar vários alarmes. Primeiro, muito conteúdo partilhado já levou a vários acidentes com jovens que tentam seguir as tendências e os desafios virais. Além de várias consequências psicológicas nefastas, alguns desafios acabaram mesmo em morte dos utilizadores.
Mas há também algo para o qual as autoridades norte-americanas têm vindo a chamar à atenção: a segurança nacional.
Numa carta dirigida aos CEO das empresas Google e Apple, Sundar Pichai e Tim Cook, Michael Bennet, Senador do Colorado, pede a estas empresas que retirem o TikTok das suas lojas de aplicações.
Segundo foi partilhado, na carta, o senador diz que "o TikTok, na sua forma atual, é uma ameaça inaceitável à segurança nacional dos Estados Unidos". Nesta carta foram repetidos muitos dos mesmo argumentos que outros legisladores já levantaram, no sentido de proibir a utilização da app.
Por exemplo, é levantada a ideia da possibilidade de que a empresa-mãe da TikTok, ByteDance, possa ser obrigada a "usar a sua influência para promover os interesses do governo chinês", através da app. "Como a maioria das plataformas de redes sociais, o TikTok recolhe inúmeros dados dos seus utilizadores, incluindo os rostos e a voz". Além disso, refere ainda que "ao contrário da maioria das plataformas de redes sociais, o TikTok representa uma preocupação única porque a lei chinesa obriga a ByteDance a apoiar, auxiliar e cooperar com o trabalho de inteligência do estado".
O TikTok, no entatanto, continua a negar que tais cenários possam ocorrer e tenta minimizar a sua ligação com a China. Um porta-voz da empresa, veio dizer já em resposta que, "infelizmente, a carta do senador Bennet baseia-se quase exclusivamente em relatórios falaciosos sobre o TikTok.
Refere ainda que são ignorados os investimentos consideráveis feitos através do Projeto Texas – um plano negociado com os principais especialistas em segurança nacional dos EUA – para fornecer garantias adicionais à comunidade sobre a segurança dos seus dados e a integridade da plataforma TikTok.
Tanto a Apple quanto a Google ainda não se pronunciaram sobre este pedido.
Este artigo tem mais de um ano
Lá vai o people comprar Huawei novamente eheh
O quê? uma empresa chinesa ser obrigada a enviar informações só governo chines? Nah! Não pode!!
Lá vem outra vez a mentira da segurança nacional. A Europa já se esqueceu que foram eles que ameaçaram a nossa segurança quando a NSA espiava todos os governantes Europeus. Há sempre uns que são os bons espiões…
No entanto se a NSA me apanhar a mandar o Biden chuchar na a quinta ta do cavalo de certo que vou continuar a respirar.
Já na China tenho as minhas dúvidas..
Não se trata de raças ou quem é os superiores aqui, é só o facto que não apoio ditaduras e governos comunistas, por mim era corte total de tudo que fosse Chines.
Podes cortar e já, podes é ficar sem 60% do que tens! A divisão no mundo entre bons e maus…A chinofobia é tramada!
Bro eu nao tenho problemas com os chineses, mas sim com o seu governo, que sao coisas diferentes…
Não se perde nada.
Nunca instalei nunca instalarei!
+1
+2
+ 3
+ 3
Este aplicativo é antiético, não tem nem a opção de denunciar e é pior que Facebook e devia ser banido globalmente.
Não percebo qual é o problema com o tik tok quando a tencent tem os tentáculos em tudo o que é média e entretenimento actualmente através de compras de acções.