Andará a app Facebook Messenger a espiar-nos?
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Muitas são as criticas lançadas ao Facebook nestes últimos tempos, tendo estas dois focos principais, a manipulação e a violação da privacidade dos utilizadores. Já não é novo que o Facebook vê os seus utilizadores como se de produtos se tratassem, apenas uma fonte de rendimentos.
Além de todas estas criticas feitas à empresa, uma das últimas e que mais se fez notar, apareceu com o lançamento da aplicação Facebook Messenger, muito pela obrigatoriedade de instalação das duas aplicações para poder mandar mensagens, fotos ou vídeos.
Mas o que pretende o Facebook recolher da vida dos utilizadores?
Em meados de Setembro um indivíduo, identificado como G Kay através da App Store, afirmou:
“What Facebook can do through this app scares the crap out of me...They can access my microphone, camera and contacts.”
A pergunta que se coloca neste momento é: será mesmo isto possível? Estará mesmo o Facebook a recolher dados nos nossos contactos, recolher informações através do nosso microfone e da nossa câmara? Segundo uma fonte do Facebook, as permissões para utilização do microfone e da câmara da aplicação Facebook Messenger foram definidas pelo Android, não pelo Facebook, afirmando ainda que muitas outras aplicações têm as mesmas permissões.
Embora esta aplicação seja a mesma, tanto para Android como para iOS, no iOS estas permissões não estão definidas como na aplicação para Android, fazendo com que estes perigos de privacidade não estejam tão evidentes, no entanto, com estas notícias, os utilizadores do iOS mostram-se preocupados com o facto da sua privacidade não estar assegurada.
O Facebook, num e-mail enviado à ComputerWorld, afirmou que a linguagem das permissões foi recentemente actualizada em algumas aplicações presentes na PlayStore. Esta actualização aconteceu em Maio deste ano, tendo como objectivo tornar as permissões mais fáceis de entender para os utilizadores. Mas, se analisar de forma cuidadosa as novas permissões, a linguagem utilizada pela Google para a aplicação Facebook Messenger é consideravelmente mais vaga do que a anterior.
A 6 de Agosto devido a todo este alarido, relativo à utilização das funções do seu telemóvel por parte da aplicação Messenger, o Facebook lançou um comunicado, onde afirma:
"Keep in in mind that Android controls the way the permissions are named, and the way they're named doesn't necessarily reflect the way the Messenger app and other apps use them"
Vamos então ver quais as funcionalidades do seu telemóvel que a aplicação Facebook Messenger tem permissões para utilizar, segundo o próprio Facebook.
- Tirar Fotos e Vídeos: Esta autorização permite que o utilizador tire fotos e vídeos dentro da aplicação possibilitando o fácil envio para os seus amigos;
- Gravação de Áudio: Esta autorização permite que o utilizador envie mensagens de voz e que faça chamadas de voz gratuitas com os seus amigos;
- Ligar Directamente para Números Telefone: Esta autorização permite ao utilizador fazer uma chamada telefónica para qualquer contacto do Messenger, bastando carregar no telefone da pessoa;
- Receber Mensagens de Texto: Se adicionar um número de telemóvel à sua conta de Facebook, isto permite-lhe confirmar o seu número de telefone, encontrando o código de confirmação que lhe enviamos por mensagem de texto;
- Ler Seus Contactos: Esta autorização permite que adicione contactos do seu telemóvel como contactos do Messenger.
Estas preocupações em torno do Facebook Messenger levaram alguns analistas a questionar como é que esta e outras aplicações, como o Skype ou o Snapchat, utilizam o telemóvel do utilizador, sejam as funcionalidades das mensagens, dos contactos ou mesmo da câmara fotográfica sem o conhecimento do utilizador.
Jack Gold, analista da J. Gold Associates, acerca das questões de privacidade deste tipo de aplicações, afirmou:
"I'm in a group that likes to protect my privacy, so I am very wary of clicking yes on permissions when I don't understand why they need permission. With the camera, there may be a legitimate reason for the app to use the camera to scan a bar code or to scan a Passport as United Airlines does for international check-ins, but I'm still leery about doing so."
Para finalizar, deverá ter sempre muito cuidado quando instala uma nova aplicação, devendo ler sempre a parte relativa à privacidade de cada aplicação. No entanto, isto é também um aviso para as empresas de desenvolvimento de software para dispositivos móveis, pois devem arranjar maneiras de explicar de forma clara aos utilizadores as permissões para milhares de aplicações.
Segundo Gold:
"The app has to build a trusted partner relationship with the user. If you inherently trust the app maker, in this case Facebook, and are interested in using the app, then you'll likely click yes. But should you trust the app? If you don't click yes to permissions, then the app won't load. That's the dilemma users face, and it's all or nothing. Having granular permissions against what an app is actually doing is the next step in OS development."
Estará o Facebook a utilizar as permissões mesmo só para os pontos que referimos neste artigo? Ou com estas permissões estará a invadir o direito à privacidade que cada um de nós tem?
Este artigo tem mais de um ano
Serio? essa conversa outra vez?
No meu oneplus one meto esta app em modo segurança, em que tem de me perguntar andes de usar cada uma das permissões solicitadas e ate hj só me mediu quando era exactamente suposto usar as mesmas.
Sinceramente para que tanta paranóia?
Esta ai um exemplo:
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/10719155_939775299382306_524835552_n.jpg?oh=b2e22fc14b3f31a8bc70d480914927d6&oe=5434B809&__gda__=1412793620_75876b484ad0b4d391b375bed5aa2ca1
Cyanogenmod FTW 😀
Tenho One plus, mas ainda ando nos primeiros passos cyanogen , poderias dar uma dicas de como ativar isso?
Opções -> Privacidade -> Proteção da Privacidade
os exploits ainda nao foram corrigidos xD
Se o próprio Android foi feito para espiar todos os nossos passos…qual é o espanto com o facebook messenger…?!
Experimentem usar o Google Now e vão ver o que é ser espiado. Limitei-me a ativa-lo e a aceitar algumas sugestões que me deu…
Em poucos dias conseguiu determinar onde vivo, onde trabalho e…espantem-se… consegue saber onde eu deixo o carro estacionado todos os dias com uma precisão de metros…
Por muito que nos custe somos espiados a todo o momento…A solução: deixar de usar smartphones, tablets, pc etc…e mesmo assim…
Todos estes serviços “grátis” que utilizamos não nos cobram dinheiro…cobram-nos a nossa privacidade…como que objectivos concretos ainda está por determinar…mas temo que não sejam os melhores…e não sou daqueles que “embarca” em teorias da conspiração…
Se te perturba, tens a opção de desactivar.
isso do estacionamento é uma funcionalidade tal como muitas outras. como já foi dito podes desactivar. queixam-se de funcionalidades bem conhecidas, querem o que?
voltem ao nokia 3310 ou a duas embalagens de iogurte e um fiozinho.
O objetivo? Saber mais sobre os teus hábitos para cada vez te poder ajudar mais. O Google Now avisa-me antes de sair de casa que é melhor tomar outro caminho porque a estrada X tem o trânsito parado devido a um acidente… Acho fantástico as coisas que é capaz de fazer por nós, de nos poupar tempo. É gratuito e ainda nos dá aquilo que menos temos. Não o desligo a não ser por questões de poupança de bateria. Mas quem for desconfiado pode sempre desligar, desligar o acesso à localização e até mesmo desligar os dados móveis. A vantagem é que nos dão essa escolha
Ajudar? LOL
É sim para recolher o máximo de informação possível sobre todas as pessoas que usam os seus serviços para depois ganharem dinheiro com publicidade. Quanto mais souberem de uma pessoa “melhor” podem “entregar” publicidade a essa pessoa (publicidade mais direccionada) e mais podem cobrar a quem está interessado em publicitar.
És apenas um meio dessas empresas ganharem dinheiro, nada mais. Fica atento à nova plataforma de publicidade do Facebook, vais ver até onde pode chegar o nível de intrusão na vida privada. Tudo por dinheiro.
O Google e o Facebook não são mais do que empresas de publicidade. Todas as coisas que essas empresas te possam “oferecer” para usares é com o intuito último de fazerem dinheiro com as tuas informações.
Ainda pior é que sempre que o governo dos EUA bate à porta de uma dessas empresas a pedir que partilhem informações, essas empresas simplesmente têm de o fazer, não têm escolha e não importa o que digam aos utilizadores. Simplesmente têm de mostrar tudo a que o governo quiser ter acesso.
e? Provavelmente não ligarás à publicidade, mas preferias receber publicidade util ou publicidade à toa? Estás chocado porque usaram os teus habitos para fazerem melhor marketing? E o que recebeste em troca? Se não queres usar é simples utilizas serviços pagos. Eu por exemplo detesto publicidade nas apps. Se houver a versão paga sem publicidade compro logo. Abdiquei do serviço de publicidade, mas teve um custo. É justo.
Isso e tudo muito bonito, mas sinceramente hj em dia quem comprar smartphones tem e usa redes sociais na esmagadora maioria dos casos, e só la encontram tudo sobre ti se for preciso, se queres privacidade ou sabes muito bem o que estas a fazer ou simplesmente não andas com um smartphone.
Essas manias da conspiração, devem pensar que são o 1o ministro ou o presidente de uma multinacional.
O Google Now é um assistente pessoal, logo é lógico que tenha acesso a essas informações.
Quem não se sentir à vontade tem a opção de não o activar.
Não é conspiração, é realidade, empresas como o Facebook e Google vivem da publicidade e provavelmente tratamento de dados e realização de estudos que nós nem sabemos…
Hoje em dia a moda é ter smartphones e usar redes sociais para tudo e mais alguma coisa. Para essas empresas é uma questao de recolher e tratar dados.
A minha questão é, sendo empresas americanas, qual a quantidade de dados que as agencias governamentais estao a aceder/tratar?
Smartphones => Dumbusers
Muitas dessas funcionalidades estão presentes no iOS, sabe onde eu moro, onde eu trabalho, onde é o meu ginásio, onde costumo ir à noite.
Mas não é preciso enviar isso à Apple ou a mais alguém, fica lá no telemóvel até eu dizer o contrário.
Quanto ao teu caso… é só para veres o que a Google anda a recolher de ti! E não foi por ativares o Google Now, isso é prática por defeito da Google…
Tens tanta certeza que o iOS deixa as informações no telemovel tal como eu tenho a certeza que a google tambem as deixa no telemovel…
Não me perturba especialmente…sei que é o preço a pagar por usar serviços grátis…faço é o que posso da minha parte para evitar. Quando de facto me incomodar sei que a única solução é deixar de usar, ponto final.
Essa opção de desactivar…enfim…não nos enganemos…se eles quiserem espiar espiam na mesma…Serviços como o Google Now apenas foram criados para eles “partilharem” parte da imensa informação que recolhem :)… É quase um favor que nos fazem…LOL
Qual é tanta importância com a app Facebook messenger? O próprio Facebook foi criado para nos espiar, guardar todas as informações possíveis sobre alguém e nunca as apagar… :s
Não! Essa foi a forma de fazerem o serviço rentabilizar. Se não fosse assim ou acabaria em algum momento, ou seria pago.
Não vale a pena andarem com essa “treta” das permissões a quando da instalação das apps…eles “espiam” o que lhes apeteça tenham ou não permissão.Se não o fizerem de uma maneira fazem de outra…ninguém trabalha de graça. A única forma de manter alguma(pouca!) privacidade é utilizar um simples telemóvel.Assim só as operadoras sabem quando,onde e para quem fizemos/recebemos chamadas…
+1
Meus caros,
Se não querem usar a app do messenger é muito fácil, basta apagarem os dados da app do facebook sempre que vos obriga a instalar o messenger. Simples!
Não há apps alternativas? É que essa ressuscita sempre no gestor de tarefas.
Quem usa um smartphone é logo à partida espiado, seja pela Apple, seja pela Google, pela Microsoft e muitas outras. Até naquele smartphone que não lembro qual mas era “supostamente” impossível de ser espiado foram encontradas vulnerabilidades.
Quanto à App do Facebook, não deve pedir menos permissões que o Skype… e muitas outras. Nada que não possa ser controlado por quem usa o CyanogenMod ou a MUIU no caso do Android.
*MIUI 😀
Digamos que a própria app do facebook tem essas mesmas permissões para espiar na mesma…
Acho que podiam expiar à mesma com ou sem notificações.no meu iphone deparei-me com a autorização do envio das minhas fotos para a cloud, desliguei e passado uns tempos lá estava ligado não sei porque razão, felizmente nada tenho de especial por lá mas é um absuso deste pedido incansável por dados. E para mim é tudo uma ilusão , manipulação psicológica em que muitos com uma educação mais frágil não apanham o significado.
Podem-me corrigir se estiver errado, mas na minha opinião nada que uma pessoa comum faça num smartphone (ou já agora num PC) é (ou devia ser) sequer remotamente privado. Estão preocupados com o quê afinal? Qual é o aspeto da vossa vida que mais gostam de manter em privado e para o qual precisam de usar o vosso smartphone? Eu pessoalmente não faço nada que precise ser privado (seguro sim, como pagamentos online p.e., mas não preciso que sejam privados, não compro nada ilegal).
Eu imagino que existam certas coisas na vossa vida que vocês não queiram que determinada pessoa saiba, mas neste caso são um conjunto de gigantes tecnológicos a venderem informações entre si de modo a melhorarem a vossa experiência online (aka espetar-vos com publicidade mais específica). Não fiz as contas, mas de certeza que a probabilidade de a Google ir contar à vossa mulher que andaram a pesquisar por “Irina Shayk nua” é muito baixa…
Por outro lado, a falta de privacidade permite, por exemplo, que se “bote a luva” a pedófilos e afins mais rápido. Digo pedófilos porque é uma coisa que me perturba, mas pode ser para o combate ao terrorismo, tráfico, etc. Para o comum dos mortais, que não deve nada a ninguém, a falta de privacidade é só vantagens, parece o cartão continente (que também controla as nossas compras todas já agora que estamos nisto)…
Quando um serviço é grátis, o produto somos nós. 🙂
Nice! Muito bem observado.
Hehe… bem visto 😀
A capacidade que o Cyanogenmod tem apresentar uma notificação/pop-up quando o micro, camera, etc é preciso ser usado pela app x é algo que gostava de ver no iOS.
acordem mas é para a vida, como acham qua a google faz dinheiro? de certeza que não andam a roubar…como acham que tem tanto dinheiro para investimentos? a nossa informação pessoal que esta nos nossos smartphones/tablets vale ouro para eles…
atrevo-me a dizer que tenho saudades dos tempos antigos, espero nao estar cá quando já houver maquinas a falar com humanos e carros a andarem sozinhos na estrada…!