Quantcast
PplWare Mobile

Andará a app Facebook Messenger a espiar-nos?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Marco says:

    Serio? essa conversa outra vez?

    No meu oneplus one meto esta app em modo segurança, em que tem de me perguntar andes de usar cada uma das permissões solicitadas e ate hj só me mediu quando era exactamente suposto usar as mesmas.
    Sinceramente para que tanta paranóia?

    Esta ai um exemplo:
    https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t34.0-12/10719155_939775299382306_524835552_n.jpg?oh=b2e22fc14b3f31a8bc70d480914927d6&oe=5434B809&__gda__=1412793620_75876b484ad0b4d391b375bed5aa2ca1

  2. Peter Pan says:

    Se o próprio Android foi feito para espiar todos os nossos passos…qual é o espanto com o facebook messenger…?!

    Experimentem usar o Google Now e vão ver o que é ser espiado. Limitei-me a ativa-lo e a aceitar algumas sugestões que me deu…

    Em poucos dias conseguiu determinar onde vivo, onde trabalho e…espantem-se… consegue saber onde eu deixo o carro estacionado todos os dias com uma precisão de metros…

    Por muito que nos custe somos espiados a todo o momento…A solução: deixar de usar smartphones, tablets, pc etc…e mesmo assim…

    Todos estes serviços “grátis” que utilizamos não nos cobram dinheiro…cobram-nos a nossa privacidade…como que objectivos concretos ainda está por determinar…mas temo que não sejam os melhores…e não sou daqueles que “embarca” em teorias da conspiração…

    • Marco says:

      Se te perturba, tens a opção de desactivar.

    • SSaraiva says:

      isso do estacionamento é uma funcionalidade tal como muitas outras. como já foi dito podes desactivar. queixam-se de funcionalidades bem conhecidas, querem o que?
      voltem ao nokia 3310 ou a duas embalagens de iogurte e um fiozinho.

    • Filipe says:

      O objetivo? Saber mais sobre os teus hábitos para cada vez te poder ajudar mais. O Google Now avisa-me antes de sair de casa que é melhor tomar outro caminho porque a estrada X tem o trânsito parado devido a um acidente… Acho fantástico as coisas que é capaz de fazer por nós, de nos poupar tempo. É gratuito e ainda nos dá aquilo que menos temos. Não o desligo a não ser por questões de poupança de bateria. Mas quem for desconfiado pode sempre desligar, desligar o acesso à localização e até mesmo desligar os dados móveis. A vantagem é que nos dão essa escolha

      • Gugz says:

        Ajudar? LOL

        É sim para recolher o máximo de informação possível sobre todas as pessoas que usam os seus serviços para depois ganharem dinheiro com publicidade. Quanto mais souberem de uma pessoa “melhor” podem “entregar” publicidade a essa pessoa (publicidade mais direccionada) e mais podem cobrar a quem está interessado em publicitar.

        És apenas um meio dessas empresas ganharem dinheiro, nada mais. Fica atento à nova plataforma de publicidade do Facebook, vais ver até onde pode chegar o nível de intrusão na vida privada. Tudo por dinheiro.

        O Google e o Facebook não são mais do que empresas de publicidade. Todas as coisas que essas empresas te possam “oferecer” para usares é com o intuito último de fazerem dinheiro com as tuas informações.

        Ainda pior é que sempre que o governo dos EUA bate à porta de uma dessas empresas a pedir que partilhem informações, essas empresas simplesmente têm de o fazer, não têm escolha e não importa o que digam aos utilizadores. Simplesmente têm de mostrar tudo a que o governo quiser ter acesso.

        • Sergio J says:

          e? Provavelmente não ligarás à publicidade, mas preferias receber publicidade util ou publicidade à toa? Estás chocado porque usaram os teus habitos para fazerem melhor marketing? E o que recebeste em troca? Se não queres usar é simples utilizas serviços pagos. Eu por exemplo detesto publicidade nas apps. Se houver a versão paga sem publicidade compro logo. Abdiquei do serviço de publicidade, mas teve um custo. É justo.

        • Marco says:

          Isso e tudo muito bonito, mas sinceramente hj em dia quem comprar smartphones tem e usa redes sociais na esmagadora maioria dos casos, e só la encontram tudo sobre ti se for preciso, se queres privacidade ou sabes muito bem o que estas a fazer ou simplesmente não andas com um smartphone.

          Essas manias da conspiração, devem pensar que são o 1o ministro ou o presidente de uma multinacional.

    • Marco N. says:

      O Google Now é um assistente pessoal, logo é lógico que tenha acesso a essas informações.
      Quem não se sentir à vontade tem a opção de não o activar.

    • BigBrother says:

      Não é conspiração, é realidade, empresas como o Facebook e Google vivem da publicidade e provavelmente tratamento de dados e realização de estudos que nós nem sabemos…

      Hoje em dia a moda é ter smartphones e usar redes sociais para tudo e mais alguma coisa. Para essas empresas é uma questao de recolher e tratar dados.

      A minha questão é, sendo empresas americanas, qual a quantidade de dados que as agencias governamentais estao a aceder/tratar?

      Smartphones => Dumbusers

    • Nelson says:

      Muitas dessas funcionalidades estão presentes no iOS, sabe onde eu moro, onde eu trabalho, onde é o meu ginásio, onde costumo ir à noite.

      Mas não é preciso enviar isso à Apple ou a mais alguém, fica lá no telemóvel até eu dizer o contrário.

      Quanto ao teu caso… é só para veres o que a Google anda a recolher de ti! E não foi por ativares o Google Now, isso é prática por defeito da Google…

  3. Peter Pan says:

    Não me perturba especialmente…sei que é o preço a pagar por usar serviços grátis…faço é o que posso da minha parte para evitar. Quando de facto me incomodar sei que a única solução é deixar de usar, ponto final.

    Essa opção de desactivar…enfim…não nos enganemos…se eles quiserem espiar espiam na mesma…Serviços como o Google Now apenas foram criados para eles “partilharem” parte da imensa informação que recolhem :)… É quase um favor que nos fazem…LOL

  4. Filipe says:

    Qual é tanta importância com a app Facebook messenger? O próprio Facebook foi criado para nos espiar, guardar todas as informações possíveis sobre alguém e nunca as apagar… :s

  5. Tavares says:

    Não vale a pena andarem com essa “treta” das permissões a quando da instalação das apps…eles “espiam” o que lhes apeteça tenham ou não permissão.Se não o fizerem de uma maneira fazem de outra…ninguém trabalha de graça. A única forma de manter alguma(pouca!) privacidade é utilizar um simples telemóvel.Assim só as operadoras sabem quando,onde e para quem fizemos/recebemos chamadas…

  6. Silva says:

    Meus caros,

    Se não querem usar a app do messenger é muito fácil, basta apagarem os dados da app do facebook sempre que vos obriga a instalar o messenger. Simples!

  7. Alex says:

    Não há apps alternativas? É que essa ressuscita sempre no gestor de tarefas.

  8. AlexX says:

    Quem usa um smartphone é logo à partida espiado, seja pela Apple, seja pela Google, pela Microsoft e muitas outras. Até naquele smartphone que não lembro qual mas era “supostamente” impossível de ser espiado foram encontradas vulnerabilidades.
    Quanto à App do Facebook, não deve pedir menos permissões que o Skype… e muitas outras. Nada que não possa ser controlado por quem usa o CyanogenMod ou a MUIU no caso do Android.

  9. Qualquer says:

    Digamos que a própria app do facebook tem essas mesmas permissões para espiar na mesma…

  10. Goncalo says:

    Acho que podiam expiar à mesma com ou sem notificações.no meu iphone deparei-me com a autorização do envio das minhas fotos para a cloud, desliguei e passado uns tempos lá estava ligado não sei porque razão, felizmente nada tenho de especial por lá mas é um absuso deste pedido incansável por dados. E para mim é tudo uma ilusão , manipulação psicológica em que muitos com uma educação mais frágil não apanham o significado.

  11. Teixeira says:

    Podem-me corrigir se estiver errado, mas na minha opinião nada que uma pessoa comum faça num smartphone (ou já agora num PC) é (ou devia ser) sequer remotamente privado. Estão preocupados com o quê afinal? Qual é o aspeto da vossa vida que mais gostam de manter em privado e para o qual precisam de usar o vosso smartphone? Eu pessoalmente não faço nada que precise ser privado (seguro sim, como pagamentos online p.e., mas não preciso que sejam privados, não compro nada ilegal).

    Eu imagino que existam certas coisas na vossa vida que vocês não queiram que determinada pessoa saiba, mas neste caso são um conjunto de gigantes tecnológicos a venderem informações entre si de modo a melhorarem a vossa experiência online (aka espetar-vos com publicidade mais específica). Não fiz as contas, mas de certeza que a probabilidade de a Google ir contar à vossa mulher que andaram a pesquisar por “Irina Shayk nua” é muito baixa…

    Por outro lado, a falta de privacidade permite, por exemplo, que se “bote a luva” a pedófilos e afins mais rápido. Digo pedófilos porque é uma coisa que me perturba, mas pode ser para o combate ao terrorismo, tráfico, etc. Para o comum dos mortais, que não deve nada a ninguém, a falta de privacidade é só vantagens, parece o cartão continente (que também controla as nossas compras todas já agora que estamos nisto)…

  12. JFMoreira says:

    Quando um serviço é grátis, o produto somos nós. 🙂

  13. Ru1Sous4 says:

    A capacidade que o Cyanogenmod tem apresentar uma notificação/pop-up quando o micro, camera, etc é preciso ser usado pela app x é algo que gostava de ver no iOS.

  14. An says:

    acordem mas é para a vida, como acham qua a google faz dinheiro? de certeza que não andam a roubar…como acham que tem tanto dinheiro para investimentos? a nossa informação pessoal que esta nos nossos smartphones/tablets vale ouro para eles…
    atrevo-me a dizer que tenho saudades dos tempos antigos, espero nao estar cá quando já houver maquinas a falar com humanos e carros a andarem sozinhos na estrada…!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.