PplWare Mobile

Questão semanal: Qual a melhor marca de câmaras DSLR?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Helder Correia says:

    Para mim a melhor câmera do mundo continua a ser a do meu iPhone…. Até hoje não vi nenhuma igual.

  2. RuiP says:

    Eu acho que para o comum português, estudos de “qual é a melhor X?” são irrelevantes e subjectivos. É muito mais interessante um “qual é a melhor qualidade/preço Y no mercado?”.

    • Jorge H says:

      Uma análise relação qualidade preço de determinados modelos/séries ou analise detalhada de determinados modelos. Este tipo de sondagem é realmente irrelevante e com pouca utilidade, a meu ver.

    • Marisa Pinto says:

      Olá. Claro que são subjectivos, tudo que que seja de opinião e não factual é subjectivo. Ser ou não irrelavente é igualmente subjectivo, assim como a sugestão que indicas como sendo mais interessantes (adjectivo também subjectivo) 🙂

      Cumps,

      • Não Interessa says:

        A meu ver trata-se apenas de uma questão a ver com o título, não deveria ser “qual a MELHOR”, mas sim “qual a PREFERIDA”. Dizer que é a melhor com base em opiniões não é correto, mas consigui perceber o ponto de vista do artigo, daí apenas ter falado na questão do título (naming is everything).

        Fica a recomendação.

        Cumprimentos.

        • Marisa Pinto says:

          A minha perspectiva consegue entender que melhor esteja ali pois é um votação, e preferida não é sinónimon de melhor eheh 🙂

          Obrigada pela recomendação.

          Cumprimentos,

          • Não Interessa says:

            Certo, mas lá por uma pessoa ou várias gostarem de um produto/marca, não quer dizer que seja o melhor. Ex: apple coff coff :P. Só para os fanboys, eu não estou a dizer que os produtos da apple não prestam, simplesmente estou a dizer que há demasiados fanboys que se recusam a testar outras alternativas e que fazem com que questionários deste género não sejam de “o melhor produto/marca” mas sim “o preferido”.

            Cumprimentos.

            PS: Só para dizer que eu até acho este tipo de questionários interessante e que vejo com bons olhos a sua continuidade, mas mudem lá o título sff para reflectir melhor a realidade do estudo.

    • Sergio J says:

      Vocês e relação qualidade/preço. Falar em relação qualidade/preço só faz sentido para produtos simulares.

      Queres comprar um carro todo XPTO. Andas a analisar um A6, um série 5 e um Classe E. Vês todos comparativos. Analisas todas as perspectivas. De repente vem um gajo e diz tenho um bolinhas aqui que te vendo pot 100€. Qual tem a melhor relação? Muito provavelmente é o Bolinhas, mas não era o segmento que tu querias comprar.

      Vejo muitas vezes aqui povo a dizer o telemovel com melhor relação qualidade/preço é o moto G. Para essas pessoas já não faz sentido falar nos telemoveis de gamas superiores porque esse é o melhor telemovel para comprar. Quem diz o Moto G, diz outro qualquer.

      O rácio qualidade/preço é um rácio, como o proprio nome diz. Quantificamos (mesmo que por vezes subjectivamente a qualidade e dividimos pelo preço. Uma coisa dada tem uma relação qualidade/preço de infinito, mesmo que seja a maior bosta do mundo. Qualidade/ZERO dá um r+acio de infinito. Bem é melhor colocar um bocadinho de qualidade , pois senão dava um indeterminação.

      Resumindo, a qualidade/preço faz sentido dentro dos mesmos segmentos, pois senão é um rácio inutil.

      Genero perguntar quantos cores tem o processador ou a velocidade de relógio sem saber qual a arquitectura subjacente.

      Relativamente às maquinas fotograficas é importante saber qual a finalidade, Fotografias casuais? Se calhar é como alguem acima diz, a maquina fotografica do iphone dele é mais que satisfatória? Fotos com alguma qualidade a coisa muda de figura. É tão subjectivo perguntar qual a melhor.

      A minha melhor camara foi uma Canon, mas gosto de fotografia. Não me importo de a carregar às costas. Mas quantas e quantas não foram tiradas com o iphone.

      Perguntar qual a melhor camara de telemovel é uma pergunta objectiva (normalmente aprox. 30mm f2/2). Mas quantos de nõs pode opinar se só tem experiencia em um ou dois equipamentos? Aprendi com o tempo que na opinião dos outros o que é importante são as criticas negativas, pois essas normalmente são objectivas. As opiniões positivas são apenas a opinião subjectiva de uma determinada pessoa. Prefiro ler 2 ou 3 reviews de alguem que mexe com muitos equipamentos.

  3. Luis says:

    È melhor a canon porquê e em quê ? Provavelmente porque votaram mais possuidores de canon do que nikon .Ambas as marcas têm excelentes camaras ,é quase impossível dizer qual é a melhor .Isto é estar a discutir qual o sexo dos anjos.

    • Antonio says:

      Concordo Plenamente!

    • Hugo says:

      Vendo bem as coisas esse foi o objectivo da pergunta 🙂

    • Hugo says:

      Quem está no mundo da fotografia está habituado a ver esta perguntada desde sempre 🙂

    • Pedro Silva says:

      Ainda há bem pouco tempo, estive indeciso entre uma Canon 70D e uma Nikon D7200, cada uma com as suas funcionalidades e características, sistemas diferentes. Optei pela Nikon, porquê? Não sei, gostei do modelo (talvez), do toque quando lhe peguei. Pormenores que para alguns não dizem nada e que para outros podem fazer a diferença. E isto porque apesar de não ser a minha primeira máquina fotográfica, foi a minha primeira DLSR e por essa razão, fiz a mesma questão a quem já andava no ramo. E a resposta foi sempre a mesma eu tenho Canon porque sim, mas se tivesse Nikon também ia bem servido e vice-versa. Por isso, acho irrelevante, qual a melhor ou a pior. Uma coisa é certa tanto a Canon, Nikon, Leica, Olimpus e mais algumas, já cá andam faz muito tempo, por isso sabem o que fazem e quando o fazem, fazem bem para alguns e para outros não.

    • vagueante says:

      Vais-me desculpar, mas o sexo dos anjos, já se sabe que é feminino

      Basta ver o desfile da Victoria Secret, para se confirmar 🙂

  4. paulo teles says:

    tenho uma canon 100d e já tive uma sony a100, até agora a sony bate a canon aos pontos apenas troquei pois a sony de tantos anos de vida entregou a alma ao criador, confesso que a facilidade de encontrar material em segunda mão para a canon tem muitas vantagens.

  5. fotografo amador says:

    A melhor marca de câmaras DSLR é a Nikon, e o melhor modelo é o D3300, pois é simples, funcional e faz tudo o que é necessário. Quem manda é a objectiva.

    • tilt says:

      Dizer que a melhor e’ a Nikon estou completamente de acordo , agora afirmar que o melhor modelo e’ o D3300 só, diz isso quem não conhece os outras acima ou porque defende o que tem.

  6. Miguel Ascensão says:

    Há pouco mais de um ano andava eu a ler muito sobre Canon e Nikon, que são inevitavelmente as duas melhores marcas de dSLR, porque estava na iminência de comprar uma nova. Tinha experiência de 1 ano com uma Canon mais antiga, que adquiri em segunda mão. Defini um orçamento, mas acabou por esticar porque queria comprar uma boa máquina, que me durasse uns valentes anos e para isso teria que ser um grande investimento. Cada marca tem as suas vantagens… há quem prefira Nikon porque tem maior retro-compatibilidade de objectivas ou porque trata melhor o ruído em valores ISO elevados (e eu até estava inclinado para esta marca devido a estes e outros aspectos) e há quem prefira Canon por outros motivos mais e menos técnicos. Eu preferi a Canon porque, tendo em conta o investimento que iria fazer (material fotográfico é todo muito caro), considero a Assistência Técnica oficial muito melhor que a (in)existente para a marca concorrente. Tive uma boa experiência com a Assistência Técnica da Canon quando precisei dela para a máquina anterior. Após ler que alguns utilizadores da Nikon tiveram que enviar o equipamento para Espanha para obterem serviço de assistência certificado, tomei a minha decisão. Não sei se actualmente já existe assistência técnica oficial da Nikon em Portugal, mas estou muito contente com a minha 70D.

  7. Alberto Oliveira says:

    Meus caros, este tipo de sondagens vão sempre obter como resultado a pior marca entre duas (Canon e Nikon) a sair vencedora. Isto porque o maior número de utilizadores acaba sempre por comprar a mais barata dentro destas marcas, no fundo é como no mundo Apple vs Android. Android existem milhões e vão ganhar por terem mais utilizadores que se recusam a admitir que outro produto é melhor que o deles.
    Neste caso e sem margem de dúvida que a melhor DSLR é a Nikon e quem já teve várias máquinas sabe que não existe comparação entre Canon e Nikon isto porque não são só especificações mas também a robustez, qualidade de lentes, rapidez de focagem e desempenho em ambientes de pouca luz, não é á toa que a maior parte dos produtos ópticos (incluindo instrumentação) de medicina são Nikon e Zeiss. A própria NASA utiliza Nikon desde o tempo de filme até agora. Tenho muita pena pelos Canonistas mas já tive os dois mundos e não há comparação possível.

  8. António B. says:

    é daquelas sondagens que vale o que vale, primeiro porque existem “Canonistas” (onde estou incluído) e “Nikonistas” e nesta “guerra” dificilmente se dá o braço a torcer. Depois porque, como alguém já disse, depende muito da lente que se utiliza. Ainda existe o aspecto técnico das máquinas em que umas marcas são melhores para um tipo de trabalho e outras para outro. Por fim o conhecimento técnico de quem utiliza, em que é de cortar a alma a quantidade de gente que já vi equipado com “maquinões” mas o selector na posição verde de automático! depois admiram-se que a máquina não faz fotos como a dos amigos

    • Vítor M. says:

      Embora tenho duas Canon apenas escolhi por influência, mas gosto igualmente da Nikon e até da Sony. Não há uma preferência. A última o factor em causa foi o preço, mais do resto a questão da qualidade nos pontos que pretendia estava presente em ambas as marcas. Muitas pessoas e são muitas mais as que estão indecisas do que aquelas que têm uma ideia definida, vão perceber com o argumentário aqui deixado por muitos que já se decidiram há anos, o porque da escolha de uma e não de outra, depois vão ponderar os argumentos de uns e de outros e onde se enquadra os seus próprios argumentos. Por isso estas sondagens são importantes. Trazem opinião, experiência de utilizadores e factos.

      Eu, que gosto mas ainda sou aprendiz de feiticeiro, gosto de ler o que os “doutorados” em fotografia têm a dizer sobre cada uma das especialidades de cada máquina, isso ajuda a criar argumentário. 🙂

      • António B. says:

        Sim Vítor, a partilha de informação é um factor que pode ajudar a decidir, mas fotografia não é uma arte transversal, tens “n” nuances que te podem ajudar na escolha do equipamento. Como te disse sou “Canonista”, mas não nego as qualidades das outras marcas, posso-te dizer que para desporto por exemplo, utilizo uma Sony com estabilizador no corpo e não na lente. o importante é saber o que queres da fotografia, e de acordo com o que se pretende, validar os prós e contras dos equipamentos e escolher em consonância. não estou a dizer que a sondagem é inválida, estou a dizer apenas que no mundo que é a fotografia, a sondagem é muito vaga 😉

        • Vítor M. says:

          Espero alguns bons comentários com argumentos para valer a pena. Há muita gente que defende a sua escolha porque tem argumentos muito válidos.

          • MLopes says:

            o problema é que esperas esse comentários acerca de uma marca e isso não tem sentido nem te vai levar a lado algum.
            se esperasse isso em relação a modelos específicos para utilizações específicas talvez estivesses um pouco mais próximo de obter alguns argumentos aproveitáveis.
            ainda por cima a vastíssima maioria das pessoas nunca teve, não tem e não vai ter acesso a vários modelos da mesma marca simultâneamente e muito menos de marcas diferentes.

  9. Miguel Nóbrega says:

    Tenho uma Canon e já experimentei brevemente uma Nikon.
    Em termos de usabilidade dos menus, bateria e objectivas prefiro a Canon
    Em termos de imagem já não consigo dar preferência a nenhuma das duas, a Canon é mais realista nas imagens e texturas a Nikon dá sempre um toquezinho de cor, isto pela minha experiência… gostava de ter uma Nikon por mais tempo para decidir melhor.
    Um conselho que dou sempre é, quem pensa utilizar mais funcionalidades de vídeo, juntamente com fotografia opte por Canon, quem dispensa vídeo ou dê mais importância a fotografia, talvez Nikon, mas a última já começa a melhorar neste aspecto também.
    Mas isto claro ignorando as outras marcas (erradamente) apenas porque não tenho experiência com elas.
    Outas coisas que desgosto são ecrãs touchscreen, GPS, WI-Fi e quando dão muita importância a modos automáticos..

    • MLopes says:

      poderá haver casos particulares em que tal não seja verdade, mas quanto ao vidro, em termos muito generalistas, o da Nikon é bastante melhor. sempre foi ao longo dos anos e continua a ser.
      tem ainda a vantagem de comprares hoje uma boa objetiva e poderes usá-la daqui a 20 anos. tal como usar hoje objetivas de há 30 anos. é uma garantia de que rentabilizamos o investimento em boas objetivas. mas isto sou eu a falar que acho que só vale a pena comprar vidro de primeira qualidade. quando não tenho dinheiro espero até ter mas só compro uma vez.

  10. Boss says:

    As guerras do costume 🙂
    Nunca há na verdade uma melhor… em cada segmento, em cada período a coisa vai mudando… Leica e Hasselblad também estão num campeonato ligeiramente diferente.

  11. João MS says:

    Não percebo o que fazem a HASSELBLAD e ROLLEIFLEX neste estudo. É como fazer um estudo sobre melhores PC’s desktops e meter lá a cisco.

  12. RR says:

    De facto a pergunta colocada é verdadeiramente irrelevante.
    Independentemente das opiniões a pergunta é muito pouco pertinente, qualquer uma das marcas tem os seus pontos fortes e fracos. A melhor marca para uma DSLR, começa logo à partida por depender de três premissas:
    1 º Qual o formato de fotografia prentedido?
    2º Qual o budget?
    3º Qual a utilização que irá ter a máquina?

    A melhor marca a fazer APS-C não é necessariamente a melhor em FullFrame ou em Medium Format, ou outro qualquer formato.
    As respostas dos utilizadores depois acabam muitas vezes por depender da sua experiencia, considerando que as duas marcas mais vendidas são Nikon e Canon, uma delas seria logo à partida a vencedora, contudo isso não significa que façam as melhores DSLRs.

    Estas sondagens acabam por um falso proposito, porque a comparação não é feita em base de conhecimento mas sim de opinião (que deriva obrigatoriamente da experiencia do utilizador), quer isto dizer que habitualmente uma pessoa não tem uma maquina de cada uma das marcas apresentadas para poder formular uma opinião sobre a questão lançada e por fim acabam por não informar devidamente quem poderia porventura precisar de algum esclarecimento.

    • Vítor M. says:

      É totalmente relevante. Com esses requisitos todos (e com esses argumentos, óptimos só me dá razão), chega-se à melhor DSLR com base em factos. A questão aqui é simples. Nenhuma comparação do mundo poderá satisfazer todas as pessoas, até porque todas têm necessidades diferentes e até porque todas as máquinas têm especificações diferentes. Umas mais dedicadas a uma area e outras mais a outras área diferente e ambas são DSLR. Assim, faz todo o sentido as pessoas terem o ponto de partida a questão apresentada, e basear-se nos seis requisitos para escolherem a melhor. Faz todo o sentido, alias, é sempre com base nas suas necessidades, disponibilidades e conhecimentos que escolhem e nunca numa análise onde apenas estão apresentados os requisitos (alguns) que quem fez o comparativo entendeu como sendo os mais importantes.

      A sondagem tem o propósito correto, pois permite às pessoas partilharem a sua opinião e especificar perante as suas necessidades qual, para si, a melhor, abrindo um leque de requisitos e enquadrando a escolha nesses requisitos, podendo ajudar outros com requisitos similares. Basta pensarmos que uma medida não serve para todos.

      • RR says:

        A sondagem poderia dizer “Qual a marca de DSLRs mais popular” e isso seria aceitável … Contudo o inquérito é especulativo e com informação cuja relevância é questionável e duvidável.
        Eu não posso votar que a marca X é melhor só porque tenho uma maquina da marca X, sem nunca ter experimentado as restantes! Para uma pessoa poder votar num resultado tem que conhecer os restantes. Quantas das pessoas que votaram já experimentaram mais de 5 das 9 marcas apresentadas?

        Se eu for comprar uma DSLR amanhã, com que base posso dizer que as melhores maquinas são da Canon, considerando que a base de votação não tem qualquer critério!?!?

        Lamento, mas isto é denominado sensacionalismo.

        • Vítor M. says:

          Caro, é a tua opinião, pelo que vejo, o impacto é o que era esperado, pessoas a participar,Messias a opinar, pessoas a questionar, pessoas a partilhar conhecimento, diversidade de marcas, argumentário útil. O que achas é contigo. Respeito, mas não concordo. Vi que funcionou e é isso que me interessa.

          Argumentos, factos, conhecimentos, pessoas interessadas em ajudar…

          Agradeço, contudo, a tua opinião.

  13. CapitaoLuso says:

    Para mim o mais importante é o FOTÓGRAFO através dos seus skills e da sua criatividade.
    A máquina é secundária!

  14. Joel Henriques says:

    pergunta errada o mais importante será mesmo o fotografo
    não é por se ter nas mão uma EOS 5DMKIII que se tira grandes fotos

    • Marisa Pinto says:

      Isso é outra questão 🙂

      Cumps,

    • Epah...Cenas!! says:

      sonho todas as noites com essa maquina!!

      • Rui says:

        Queres comprar? Queria deitar a mão à nova Canon 5D 🙂
        5D Mark III com utilização razoável (salvo erro 15.000 fotos), 22,3 Megapíxeis (1ª geração da Mark III) e ainda ofereço 2 cartões que usa, Compactflash Lexar de 32Gb (160Mb/s) e SD Extremo Pro da Sandisk de 32Gb (95Mb/s). Utiliza os 2 cartões ao mesmo tempo.

        • SóDePassagem says:

          Não sei caro Rui… a minha 7D está nova daí custar-me um bocado avançar com a compra (arrependo-me imenso de não ter deitado logo a mão à 5D), no entanto o upgrade para full frame seria extremamente interessante. Por isso!!! É caso para dizer que tudo depende do valor! 😉

          • Rui says:

            Eu por acaso também hesitei ao comprar a 5D (estava à espera que saísse a 7D MarkII), mas é outro campeonato. A enorme vantagem é que uma Full Frame pode utilizar as objectivas das cropadas (excepto as objectivas que só funcionam nas cropadas), mas o contrário já não é possível, as objectivas Full Frame não funcionam nas cropadas.
            Mas a 7D tem a grande vantagem do zoom.
            Se estiver interessado, ofereço-lhe o pack corpo + cartões (SD + Compactflash) + Objectiva 24-105mm 4L IS USM (com estabilizador de imagem + servo-motor ultra-rápido e silencioso) + Filtro, por 2,5K.
            Não tem riscos nem poeira no sensor 🙂

          • MLopes says:

            as objetivas Fx não funcionam em Dx?! só se é memso uma idiossincrasia da Canon que me escapou… (só uso Nikon e Olympus)

          • SóDePassagem says:

            A minha 7D é uma MarkII hehehe. Caro Rui para já não posso aceitar a oferta, porque lá esta… não me compensa visto que tenho a 7D à pouco tempo… de qualquer forma, gostaria de ficar com o seu contacto caso eu mude de ideias em breve… É um bom preço sem dúvida, mas tenho que analisar melhor e preciso de tempo.
            Se puder, mande-me o seu contacto da forma que for melhor para si! Obrigado.

          • Rui says:

            MLopes, estou a falar da Canon, não da Nikon que mal conheço (só experimentei alguns dias).
            As objectivas canon de uma cropada (EF-S), são feitas apenas para as cropadas (se usares numa Full Frame, vai parecer que estás a espreitar pelo buraco da fechadura). Já as objectivas EF (Full Frame), podem ser usadas numa Full Frame ou cropada.
            Podes investigar e até experimentares tu próprio 🙂

  15. Paulo Ribeiro says:

    A melhor marca de cameras DSLR será provavelmente aquela que tiver a melhor performance técnica, a que as suas características me permitam fazer com ela o que pretendo, a que tenha uma boa assistência pós-venda, e que não seja muito cara, o que complica um pouco a equação tendo em conta os requisitos que mencionei, e especialmente tendo em conta a qualidade das lentes. Para uns será a marca x e para outros a marca y. Para mim, a melhor é a que tenho (pelo menos por agora. 😉

  16. MLopes says:

    desculpem-me mas a pergunta é desprovida de qualquer sentido porque se sabe que a resposta é impossível. quem respondeu, respondeu qual é a sua marca preferida e não qual a melhor porque isso não conseguiria responder nunca.
    não há uma marca melhor do que outra. há marcas, ou melhor modelos que para uma pessoa específica, num determinado momento e considerando determinadas limitações poder ser a melhor.

  17. tilt says:

    As minhas preferências e por ordem, Hasselblad, Leica e Nikon. quando ainda eram só SLR gostava também da Zenza Bronica infelizmente não conseguiu acompanhar a evolução e morreu , deixo aqui um reparo a lembrar a marca.

  18. José Mourão says:

    Eu tenho uma Nikon D7100. Nunca comparei com nenhuma Cannon… Mas parece-me ser superior em muitos sentidos, desde modos a profundidade de cor.
    Já que os smartphones vieram à baila, falo no meu Nokia 808 Pureview. Até hoje o melhor Camera Phone de sempre! Venha quem vier. Só não supera, de facto, a minha Nikon… 😉

    • SóDePassagem says:

      Sim, a nível de profundidade de cor a Nikon produz imagens com cores mais vibrantes. Mas para quem tira as fotos em RAW (pessoal que trabalha a sério na fotografia) isso é irrelevante… aliás, é mesmo uma questão de gosto… há pessoal que não gosta de cores tão carregadas.
      Eu tenho 2 câmaras (uma Nikon e uma Canon) e sinceramente não consigo criar preferência…
      A Canon tem uma clara vantagem a nível de disponibilidade de material e na assistência.

  19. Francisco Gomes says:

    Depende de QUEM utiliza a máquina e PARA que finalidade a tem. Se for pela óptica profissional, as marcas de referência são as Canon e Nikon; se for pela óptica amadora mesmo avançada, continuam a ser estas marcas embora com modelos mais económicos. Não esquecer que, acoplados aos corpos, existe uma bateria enorme de objectivas (macros, normais, teles, duplicadores, etc.). Uma Nikon D7200 Kit + 18-140mm VR (24,2MP) pode custar € 1.375,00; uma Nikon D4S – (16,2MP) (só corpo) € 5.995,00; uma Canon EOS 1DX – (18,1MP) (só corpo) € 5.698,00; uma Canon EOS 5Ds (50,6MP) – (só corpo) € 3.495,00… Uma tele para Nikon da Sigma 200-500mm F2.8/400-1000mm F5.6 APO EX DG – EOS, pode custar € 17.900,00; uma tele para Canon EF 800mm f/5.6L IS USM € 13.328,00 e por aí fora. As marcas, como as câmaras são focadas em fins específicos e existem profissionais que têm as duas marcas porque obtêm resultados diferentes de cada uma delas…

  20. Francisco Gomes says:

    Não sei se vou repetir o meu post mas depois de publicar, ele não apareceu. Cá vai um paste:
    Depende de QUEM utiliza a máquina e PARA que finalidade a tem. Se for pela óptica profissional, as marcas de referência são as Canon e Nikon; se for pela óptica amadora mesmo avançada, continuam a ser estas marcas embora com modelos mais económicos. Não esquecer que, acoplados aos corpos, existe uma bateria enorme de objectivas (macros, normais, teles, duplicadores, etc.). Uma Nikon D7200 Kit + 18-140mm VR (24,2MP) pode custar € 1.375,00; uma Nikon D4S – (16,2MP) (só corpo) € 5.995,00; uma Canon EOS 1DX – (18,1MP) (só corpo) € 5.698,00; uma Canon EOS 5Ds (50,6MP) – (só corpo) € 3.495,00… Uma tele para Nikon da Sigma 200-500mm F2.8/400-1000mm F5.6 APO EX DG – EOS, pode custar € 17.900,00; uma tele para Canon EF 800mm f/5.6L IS USM € 13.328,00 e por aí fora. As marcas, como as câmaras são focadas em fins específicos e existem profissionais que têm as duas marcas porque obtêm resultados diferentes de cada uma delas…

  21. LG says:

    Gostei muito da Canon mas ao longo do tempo apercebi me que a Nikon oferece maior qualidade/preço. Mas na minha sincera opinião, a Pentax ganha a ambos.

    • Carlos Roldão says:

      Gostei de ler a tua opinião até à parte da Pentax, depois disso ignorei :p
      Agora a sério, Canon e Nikon são equivalentes em quase tudo, há modelos melhores e piores, mas os topos das duas marcas têm ambos grande qualidade. Uma coisa que já reparei e que acho curioso é que os fotógrafos de estúdio e fotoreportagem usam quase todos Canon, e fotógrafos “no terreno”, de Wildlife e afins, usam quase todos Nikon.

  22. darth says:

    panazonic, com linha GH nem um voto?!

    a GH4 mete no bolso qualquer outra DLSR em video

  23. Alfredo says:

    Meter Hasselblad e Leica nesta comparação é um crime.
    É como estar a comparar a Ferrari com a Ford ambas são marcas de automóveis mas só isso.

  24. Analberto Rocofino says:

    A melhor camara DSLR para mim é aquela que me oferecerem, venham a mim as marcas queu lhe vendo o peixe enquanto impulsiono a economia dos idiotas!

  25. Miguel says:

    Estou satisfeito com a minha nikon 5100d e gosto bastante da marca.
    Mas a Leica e a Hasselblad estão noutro campeonato.
    Só estas duas batem todas as outras aos pontos.

  26. Joao Magalhaes says:

    Mas existe melhor câmara? Não me parece, duvido que a melhor câmara da Canon seja melhor que a melhor câmara da Nikon e vice-versa, se falarem que por 500€ a melhor câmara é a máquina x ainda acredito, agora se compararmos a melhor câmara principalmente da Nikon e Canon acredito que não haja diferença.

  27. Francisco Almeida says:

    Boa iniciativa. Adoro fotografia e ando mesmo a pensar perder a cabeça com uma DSLR decente.

    O que me sugerem?

    • Rui says:

      Para começares, aposta numa cropada, porque as Full Frame (sensor muitas vezes maior que o sensor dos telemóveis) custam pelo menos 1500 a 2000€ na gama de entrada e só a máquina.
      O teu grande investimento vai ser em objectivas e para isso uma cropada de 400€ serve perfeitamente. Vais fotografar natureza ou pessoas, desporto?
      Para quem começa, o ideal é comprar um Kit económico de máquina + objectiva, mesmo que a objectiva só faça 28 a 55mm. Depois vais comprando mais objectivas para fotografares os teus motivos de interesse. Aí é que podes gastar imenso dinheiro, porque quanto mais luminosa for a objectiva, mais cara é (a luminosidade é maior quanto mais baixo for o f: da objectiva). Por exemplo uma objectiva de 50mm com f1,8 custa uns 100€ para a Canon, mas se for uma 50mm com f1,2 já te custa + de 1.300€!!!!!
      Não é uma regra 100% fiável, porque depende da distorção e qualidade do vidro, mas quanto mais baixo for o f de uma objectiva, mais cara e luminosa ela é!
      Normalmente uma objectiva atravessa a vida de várias máquinas fotográficas, dificilmente acontece o oposto…….
      Podia dar-te muitas mais dicas (mas cada um tem os seus gostos), mas aconselho-te a que no caso de objectivas de mais de 100mm, compra com estabilizador de imagem, faz toda a diferença! A não ser que fotografes sempre de tripé montado!

      • Rui says:

        Ah e outra coisa, não caias no erro que eu caí no início de comprares uma objectiva com um leque tão alargado de zoom que quase nem precises de trocar de objectiva. É quase certo que a distorção da imagem é enorme, já para não falar na baixíssima luminosidade, normalmente f:4 a 6,3!!!!!! Uma objectiva versátil e excelente, abrange entre os 24 e os 100 a 120mm com f:4 ou mais baixo. Se queres mais zoom, compras depois uma 100-300 ou 100-400mm ou ainda 200-400mm (estou a falar de cropadas)……
        Se comprares logo uma objectiva 28-300mm, vais perceber da pior maneira, que ela não é boa em nenhuma gama.
        Para aprenderes a sério a fotografar….. compra uma 35mm e f:1,8 cropada (ou 50mm Full Frame), SEM QUALQUER ZOOM! O zoom são as tuas pernas 🙂
        Vais ver que passas a treinar muito melhor o teu olho, perspectiva, etc…

  28. Luis Marçal says:

    Não vi ninguém falar na Samsung mas se alguém quiser oferecer uma Samsung NX1…deve ser melhorzinha que muita Canon e Nikon que prai anda…digo eu!

  29. rodrigo says:

    Ora a Nikon tem as melhores cameras/sensors e a Canon tem as melhores lentes.
    Agora o que é mais importante – ter uma boa maquina/corpo ou ter uma boa lente?
    A resposta que tenho lido em inumeros sites é que a LENTE é sem duvida a que faz a maior diferenca.

  30. Fjsousa says:

    Vocês não sabem o que são maquinas DLSR eu tenho uma Canon agora dizer que é a melhor, é boa mas não tão boa com a HASSELBLAD.
    Não devem de conhecer HASSELBLAD para apenas ter 4 votos.

    • Rui says:

      A Hasselblad é apenas para as elites ligadas ao mundo da fotografia, porque as Canon e Nikon, apesar de não terem a qualidade de construção da Hasselblad, são de longe muito mais versáteis e com um custo/qualidade excelente.

  31. joao says:

    para mim a é nikon e canon, depois vai um pouco ao gosto de cada um e tambem aquela quem lhor acentar nas nossas maos…

  32. Luis says:

    Canon como a Nikon, são marcas de grande qualidade e com muita diversidade .
    No meu ponto de vista haverá alguns pontos de vantagem na Nikon, mas em relação “Qualidade/Preço” sem duvida irá para a Canon.

  33. Raul says:

    Eu uso Nikon, mas está visto que a maioria das pessoas que votou nunca usou uma Hasselblad. Já para não falar na Phase One…

  34. Raul says:

    Já agora.. Quando me perguntam que material uso para tirar as minhas fotos, eu respondo sempre “Os meus olhos.”…

  35. Limonada says:

    Não há uma máquina melhor que todas as outras. É tudo balelas. E só vai nesta conversa quem quer.
    Existe sempre uma tendência para dizer que a melhor é aquela que temos, e provavelmente a compramos no supermercado. Porque não sabem, ou não conheceram outras e não tem experiencia. Por isso as opiniões são todas tendenciosas.

    O que é ser a melhor e quem quê? tretas.

  36. Wilson Santos says:

    Não conheço nenhuma DSLR construída pela Rolleiflex….
    E Panasonic sinceramente também nunca ouvi falar de DSLR mas se estiver errado elucidem-me.

  37. Sergio says:

    Bom dia! Enquanto fotografo profissional ja usei canon…durante cerca de 8 anos…e mudei para a sony que ainda uso e depois mais recentemente para a nikon (falamos de fullframe em todas) para vos dizer o que sinto e penso! A sony para mim é a nº1, capacidade de trabalho, lentes estabilizadas em corpo, velocidade etc etc. Só para se ter noção uma maquina sony alpha77 (nao fullframe) faz 12 fps, na canon/nikon a fazer os mesmos 12fps era preciso gastar quase 9 x mais…(quando saiu a sony, ha cerca de 6 anos). Relativamente a canon e nikon é uma questão de gosto, entre as duas eu prefiro a nikon…mas essas sao opiniões apenas pessoais…vou apenas enumerar 1 ponto do porquê! porque tem duas rodas de seleção que sao mais praticas para o uso manual da maquina ao inves da canon que apenas tem 1!

  38. Sergio says:

    so mais um extra…a sony comprou a minolta o que faz com que as lentes desta marca funcionem as 1000 perfeições em corpos sony…e ha por ai lentes minolta ao preço da uva…por essa net…e boas…

    • Rui says:

      Nesse aspecto a Canon e a Nikon estão num outro patamar. Quase todas as marcas especializadas em objectivas, fazem-nas propositadamente para a Canon e Nikon, dou-te o exemplo da Sigma, Tamron, Samyang, Tokina, …..
      Todas estas marcas com objectivas muito razoáveis, até qualidade soberba. Nesse aspecto não há marcas tão universais como a Canon e a Nikon (arrisco a dizer ainda mais a Canon). Por esse motivo, quase todos os profissionais têem câmeras Canon e Nikon, porque são muito boas e material de “guerra”, que aguenta pó e chuva (vê as filmagens da natureza pela BBC ou Discovery e repara nas marcas da câmeras 🙂 e o outro motivo para serem muito disseminadas, é que tu encontras literalmente milhares de objectivas para essas marcas e de todos os preços possíveis e imaginários!

  39. Peter Couple says:

    Eu não noto diferenças entre a NIKON e a CANON.
    Sou utilizador Sony Alpha.
    Segundo o DxOMark a melhor maquina é SONY, mas as melhores maquinas são NIKON, sem grandes duvidas.

  40. Ricardo Grosso says:

    Só um pormenor, a RolleiFlex era o nome de uma maquina da marca Rollei, tal como a a Rolleicord. A Rollei já faliu a alguns anos e não fabricava SLRs muito menos DSLR. Fabricou maquinas TLR, chegou a prever fazer também maquinas digitais (médio formato) mas nunca arrancou. A Hasselblad, não fabrica maquinas digitais sequer, faz um “rebrandig” da sony, e para as maquinas médio formato usa os sensores Leaf.
    Como perguntou o Wilson, pode ser incluido na gama das DSLR a panasonic, embora concorde que existe outra gama mais especifica não deixa de ser uma maquina equivalente a muitas nikon e canon.

  41. Pedro says:

    Por acaso tenho duas Nikon que estou a vender para comprar a Nikon D5300.
    Para mim, quer na qualidade de construção quer na imagem, a NIKON é das melhores do mercado.
    Já tive Canon, gostei, mas na minha opinião não chega aos calcanhares das NIKON.
    A segunda melhor, que peca pelo o preço, é a Leica, quer a nível de construção e imagem limpa, bem definida.
    A canon para mim, ganha em todas as marcas a nível de peso, é mais leve, o que torna menos cansativo transporta-la.
    Mas não troco por nada, a NIKON.

  42. Pedro says:

    Apesar de ter tido quase sempre as NIKON, para mim, são as melhores.
    A canon, ganha no peso, ou seja mais leve, mas não é mais rebusta
    As nikon, são rebustas, excelente construção e qualidade de imagem, estou actualmente a juntar dinheiro para comprar a D5300.
    A segunda melhor, é a LEICA, pela qualidade de imagem, limpa e cores muito naturais.
    As sony, ja tive duas, e não gostei, nenhuma delas, quer no peso, quer na imagem, quer até na rapidez de disparo.
    Preço, não discuto, pois são muitas variantes, e acho que devemos olhar para o material em si.
    Mas gosto da NIKON e acho que é claramente das melhores do mercado.

  43. jose says:

    Fotografia=foto=luz.Sem luz não há fotografia.Melhor fotografia só com entrada de luz=mais vidro mais lente.Elementar meu caro Rui Damasio,não!!!…

  44. Rui says:

    Deixo uma dica, fazerem uma meia dúzia de artigos para os mais ou menos amadores, onde me enquadro, passarem a conhecer algumas técnicas, por exemplo:
    – Fotografar contra a luz;
    – Fotografar desporto;
    – Fotografar em sombras ou escuro;
    – Foto noturna;
    – Foto de nus;
    – Retrato.

    E outros exemplos. Tenho imensos livros de fotografia para explicar cada uma destas técnicas, mas e como eu deve haver muita gente com outras ocupações, que não estão para ler 500 páginas para dominarem minimamente cada uma das técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.