PplWare Mobile

Questão semanal: Fazer Root ao Android: Sim ou Não?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. censo says:

    Não. O android já tem tralha suficiente!

    • joao says:

      Por isso mesmo se faz root. Para a tirar 😉

    • KaYs3r says:

      Este é o exemplo de quem não sabe o que diz.
      Ao fazer root pode-se tirar a “tralha” de que falas, ou pôr mais.
      Para mim é uma das vantagens do Android, é conseguir personalizá-lo, mas é só para quem sabe…

      • joao says:

        Caro KaYs3r
        Sei muito bem o que digo. E até te digo mais se não fosse o facto poder ter feito root e cwm nunca poderia ter mudado a Rom ao meu LG L7 single core e ter colocado lá uma Rom personalizada, atualizada com kitkat a fazer-me mais de 8000 pontos em Antutu, mas mais importante que isso dar ao meu aparelho multi tarefas a serio, performance e até mais bateria que é para isso que comprámos os smartphones. Para os ter sobrecarregados de tralha de forma a ter uma utilização vergonhosa nem os vale a pena comprar.
        Fica bem 😉

    • Mota says:

      E Censo, há?

      Que barbaridade..

      • FFr says:

        Eu considero o root indispensável. Através dele aumento desempenho, durabilidade da bateria e consigo o personalizar as minhas necessidades. Claro que só quem já tem bom conhecimento/pratica acerca do assunto que consegue alguma coisa porque caso contrario nem vale a pena. Mas julgo que daqui a algum tempo o root não será mais necessário porque os sistemas iram vir com mais opções de personalização, segurança e não virá aquelas apps impossíveis de desinstalar sem root.

    • Invision says:

      Tu és o perfeito exemplo de quem não percebe mesmo nadinha do assunto lol

    • censo says:

      Querem vocês me convencer de que o Android com root não tem tralha??? Com root tiram a tralha de origem e põe lá a vossa. Ou sejam personalizam a tralha. Depois exibem-se por aí num adolescente confronto ” a minha tralha é maior/melhor que a tua”. Mas tralha é tralha!

  2. dajosova says:

    Acho que há questões a mais porque praticamente tudo se baseia numa questão de necessidade ou eventualmente curiosidade. Pessoalmente não recomendo o root a quem não está minimamente familiarizado ou disponível para seguir passo-a-passo o root. Nalguns casos é canja fazer root. Chapa 5 até.
    Eu sempre alterei todos os meus equipamentos à exceção dos OnePlus One que irei fazer em breve só para me dar ainda mais versatilidade.

  3. M3mn0t says:

    Penso que a resposta mais correta é a opção 2. Se souber o que fazer com ele (54 votos)

    Assim justifica fazer root!

    • piri_vm says:

      Completamente, o que importa fazer root se depois não usa ou não sabe usar? O root para mim é necessário, mal compro o equipamento faço root logo de seguida.

      • Mota says:

        +1
        Same here

      • Paulo says:

        tal e qual, eu só espero os primeiros 15 dias e leva logo com root, de momento tenho um S3 com lollipop 5.1.1 e está a dar 28000 pontos no Aututu coisa que se estivesse a rom de origem ainda estaria com o 4.3 e com um pouco de jeito não passaria dos 15000 pontos, para não falar de todo o bloatware que vem nas roms originais.

    • Ocricocrides says:

      Concordo completamente contigo! Conheço pessoas que se aventuraram na fantasia do root e não lhes saiu nada bem, o telemóvel já nem iniciava. Perguntava se sabiam o que queriam fazer com o root e nem sabiam para que era.
      Quando faço root, uso principalmente para tirar tralha que vem desnecessária ou para instalar alguma app que necessite do root.

    • Pedro Rodrigues says:

      Dada por mim 😉

  4. xtremis says:

    Hoje dia basicamente só faço root para colocar os ad-blockers. não gosto de anuncios 🙂

    • carlos says:

      também tenho root mais por causa do ad-blocker.

    • Mota says:

      Greenify?

      Xposed?

      Titanium?

      Eu pessoalmente uso pra tudo o que puder! 😀

    • Invision says:

      Cuidado com os adblockers…ja vi malta com um hosts file(tem tipo uma base de dados para bloquear anuncios) daqueles enormes e ao mesmo tempo tinha um problema de lag grave no telefone(nexus 5 neste caso) e descobriu que era esse ficheiro que estava a causar isso. É preciso ter cuidado com o que se faz porque muitas vezes não se sabe as consequências que pode trazer. Já não foi o primeiro a ter o problema por causa do hosts file.

  5. reczero says:

    Eu no meu galaxy s4mini tenho root, mas só fiz root quase passado 1 ano e meio de ter o equipamento por causa da garantia ou na eventualidade de o vender a alguem.Neste momento tenho a ROM s5 mini lollipop, esta boa personalizavel Q.B. , mas tem alguns bugs irritantes em algumas funções. Já com o CM12 da cyanogen , no carro o Bluetooth também tinha alguns bugs. Resumindo a ROM de origem é boa, o root necessário para tirar o bloatware. 🙂

  6. Dan says:

    Alguém tem um tutorial de como fazer root num Sony Xperia S?Como vocês já estão habituados a fazê-lo.
    Já procurei, mas tenho receio q sejam fakes e me frite o bicho! xD

  7. Duarte Sousa says:

    Root pois claro. No MEU equipamento o administrador SOU EU. Root é apenas isso, ter privilégios de administrador. Agora, é como tudo, há que saber minimamente aquilo que se faz.

  8. Joaquim Pedro says:

    Quando as marcas deixam de actualizar o SO, é perfeitamente normal que o utilizador faça root à máquina. Se eu estivesse à espera das actualizações da Samshunga, o meu velhinho S2 nunca passaria do Gingerbread. Agora e desde há muito tempo (Jelly Bean e posteriores) e graças à Cyanogenmod, já tem a versão 12.1 – Lollipop 5.1.1

    • Alex. M. says:

      Concordo contigo só assim faz sentido fazer root ao aparelho.
      Conheço indivíduos que mal compram um telemóvel fazem root e desbloqueam o sim só para se gabarem que teem o aparelho desbloqueado e rooteado mas no fundo fica tudo na mesma não usam as possibilidades

    • ricardo caetano says:

      ajuda-me la a por o 12.1 no meu galaxy sff! vale a pena ?

  9. Fernando says:

    Eu, tal como muitos, não só fiz root ao meu OT 6030X como lhe coloquei uma nova rom. Agora só tenho as aplicações que realmente necessito. Sem tralha que além de consumir recursos, por vezes vem chatear com mais esta ou aquela configuração espetacular que não serve pra nada.

  10. Mike says:

    Faço sempre ROOT principalmente porque:

    Preciso de instalar o AdAway senão nem optava por Android com a carrada de anúncios que aturava.
    Preciso de instalar o CWM Recovery ou TWRP para flashar cenas 🙂
    Titanium Backup
    BusyBox
    Kernel Adiutor
    Etc
    Etc

    Mas eu sou da minoria pois até tenho o meu próprio Kernel no meu Smartphone :/

  11. Flavio Silva says:

    Mas ao fazer root nao se perde a garantia? ou existe maneira de unroot?

    • Paulo says:

      a formas de dar a volta e recolocar a rom de origem, eu já tive uma avaria no microfone num htc One S, mandei para a garantia e eles não reclamaram, e não só repararam como trocaram quase tudo no telefone desde o ecrã até a bateria e uma vez que também trocaram a Mathernorth fiquei sem o root, só tive de o voltar a fazer, mas, se tiveres azar a fazer o root (o que pode acontecer) podes-lo deitar fora.

  12. int3 says:

    Aquele momento em que vês que a maior parte do pessoal não sabe que “fazer root” é explorar uma vulnerabilidade no sistema para conseguir elevar privilégios.

  13. 123gdvbnn says:

    fiz root ao meu lg g3 para instalar o cyanogenmod 12.1 e mais uns extras 😀

  14. Jorge Cardoso says:

    O root e para kem sabe o que fazer com ele
    Eu nao sei nao meto

  15. PVieira says:

    Eu pessoalmente até nem acho muito dificil fazer root no Android, há por ai montes de info para o fazer, mas o que me desagrada mais em o fazer é o facto de usar APPs bancárias, fico sempre de pé atrás se não será abrir mais um problema de segurança.
    Digo mais um porque na generalidade todos os SOs tem mostrado ter falhas, mesmo sem “root” sinto sempre que a segurança é utopia.
    Há alguém mais esclarecido que me diga que “root” é desaconselhado para quem usa APPs bancárias, quais as v/ experiências?

  16. Alexandre says:

    Fiz root ao meu Galaxy SIII (3 dias depois de o comprar) e fiquei a ganhar muito e em muitos aspectos… Além de estar sempre atualizado, sinto que é a única maneira de pôr o telemóvel a dar o máximo…

  17. Nelson says:

    Tenho uma tablet Asus TF101 e coloquei a ROM Kitkat e a tablet funciona melhor do que com a ROM original que vinha da Asus, por isso sim é sempre bom fazer root.

  18. meh says:

    Se houver motivos que justifiquem sim caso contrário não! No meu caso não estava interessado em fazer root inicialmente mas teve de ser, fui praticamente “obrigado” a faze-lo no S4 Mini visto que a bateria descarregava quase toda em 12 horas e em stand by… oficialmente não havia solução, portanto para meter um patch lá teve de ser, depois ficou impecável.

  19. Berrio says:

    No meu ZOPO ZP999 foi ao fim de 4 meses, impecável, agora no fim do mês leva com uma rom nova da MARZAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.