Pela primeira vez, energia eólica e solar ultrapassam os combustíveis fósseis na UE
Pela primeira vez num período de um semestre, a energia eólica e solar produziram mais eletricidade do que os combustíveis fósseis na União Europeia (UE) em 2024.
Uma nova análise do grupo Ember revela que a energia eólica e solar atingiram um máximo histórico de 30% da eletricidade da UE no primeiro semestre de 2024. Em comparação, os combustíveis fósseis registaram 27%, numa queda de 17%. Esta é a primeira vez que estes resultados ocorrem num período de seis meses.
Com o aumento da energia eólica e solar, o papel da energia proveniente de combustíveis fósseis está a diminuir. Estamos a assistir a uma mudança histórica no setor da energia, e está a acontecer rapidamente.
Explicou Chris Rosslowe, analista do Ember.
Energias renováveis crescem a cada ano
Conforme citado pelo Electrek, a queda dos combustíveis fósseis ocorreu, apesar do aumento em 0,7% em comparação com 2023 da procura de eletricidade. Isto dever-se-á à recuperação da pandemia e à crise dos preços do gás. O carvão registou uma queda acentuada de 24%, e o gás caiu 14%.
O crescimento das energias renováveis, em particular da eólica e solar, foi a principal razão para estes números, uma vez que o seu crescimento ultrapassou a recuperação da procura para substituir a energia proveniente de combustíveis fósseis.
Segunda a análise do grupo Ember, o clima ameno e o bom desempenho das centrais hidroelétricas contribuíram, também, para a grande queda da produção fóssil. Contudo, o crescimento da energia eólica e solar foi o maior fator individual.
Estes resultados na UE refletem uma mudança a longo prazo, na sequência de adições de capacidade recorde tanto para a energia eólica como para a energia solar em 2023.
De facto, a invasão da Ucrânia pela Rússia forçou a UE e os Estados-Membros a acelerarem a introdução de políticas para reduzir a dependência das importações de gás, bem como impulsionar a energia eólica e solar.
A reeleição de Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia faz prever que a UE vai continuar a centrar-se neste objetivo.
Atualmente, 13 Estados-membros produzem mais eletricidade a partir de energia eólica e solar do que a partir de combustíveis fósseis, tendo a Alemanha, a Bélgica, a Hungria e os Países Baixos atingido este marco pela primeira vez.
ao preço a que estão os painéis solares, nem se esperava outra coisa
em contrapartida, paisagens destruidas para paineis solares…
isso nao é verdade, nao ficam destruidas. e mais vale paineis solares que torres de prospecao de petroleo
Em Portugal o que não faltam são torres de prospeção de petróleo…………
nao tens, mas nao faltam no mundo. mais vale paineis solares e torres eolicas que torres de prospecao, estejam onde estiverem
Não as vejo como destruídas apenas diferentes e muito melhor do que cortar toneladas de árvores para queimar
verdade…andamos num pais sem regras restritivas para os incendiários…este ano, na minha cidade natal, já foram apanhados 2 reincidentes e do mesmo incendiário…nada fazem…
se fores pela A1 a ali na zona entre Santarém e Aveiras de Cima há um terreno enorme com paineis solares…
Na zona de Calhandriz (perto de Alverca do Ribatejo), no meio da montanha tens mais uns quantos terrenos…e não para de propagar…
Não tenho dados mas penso que a maioria dos paineis solares estarão instalados em zonas urbanas.
Concordo que não é bonito mas a verdade é que não se pode mandar nos terrenos de particulares.
Se eu tenho um terreno que não dou o devido uso, mais vale limpar (prevenindo assim combustível para incêndios) e meter painéis a render alguns euros todos os meses.
Mas, também acho que temos de melhorar as condições de venda e compra de energia para pequenos produtores, eu posso bem meter uns 40 painéis no telhado da minha moradia e nem preciso de 10 para o meu uso diário.
SE toda a gente fizesse o mesmo não era precisa tanta área de “paisagem”.
Lá por seres dono de um determinado terreno isso não te dá carta verde para construíres o que lá quiseres.
A questão é, a instalação de painéis solares é uma construção?
Aiiiiiiiiiiii é que tu te enganas!
O terreno é tão teu como é o teu carro… Vai lá mudar o escape e meter luzes a ver se quando te espetarem com uma B, vão ligar se o carro é teu ou não.
E o mesmo com os terrenos, msm que não seja construção, basta os gajos do meio ambiente implicarem e lá se foi os paineis…
E acho bem que hajam regras. No caso dos carros, para segurança e proteção de todos. No caso dos terrenos também há regras. Numa sociedade moderna tem de haver regras para o bem comum e de cada um. De nós, e dos outros à nossa volta.
Mas podes mudar isso tudo… mas tens é que averbar no livrete e o material tem que ser homologado. Da mesma forma que para uma estação fotovoltaica tem que ser instalado por técnicos credenciados e equipamento autorizado pela DGEG.
Existem regras ambientais e outras que podem (e devem) impedir que sejam abatidas determinadas árvores ou efetuadas determinadas construções e instalações. Não conheço muitas “quintas” solares, mas as que conheço, foram todas instaladas em terrenos onde só havia pasto. Além das que são instaladas no topo dos edifícios. Aqui na empresa já temos 3 grandes instalações nas coberturas. Não cortámos árvores nem ocupámos mais terreno.
E mesmo que, no limite, seja necessário cortar árvores (cada situação é única e não vou dizer que sim nem que não) há sempre a hipótese de plantar novas árvores em locais menos úteis para a produção de energia. Mas no final de contas, é sempre melhor que queimar carvão ou petróleo.
Temos de ter noção que a população mundial já ultrapassou os 8 mil milhões de pessoas. Precisamos de mais… mais tudo. Mas energia, mais comida, mais água para consumo, mais recursos. Podemos sempre fazer melhor em termos ambientais, mas com o constante aumento da população, é o que é. Não me parece prático “reduzir a população”.
“…mas as que conheço, foram todas instaladas em terrenos onde só havia pasto”
Huñññ?!! Não Conheces?
Podes começar por aqui:
https://www.rtp.pt/play/p12768/e759837/linha-da-frente
Outros exemplos:
1-O nosso pequeno Monsanto aqui em Loures:
“Um ecológico crime ambiental em Loures” (não diria melhor)
https://pracadobocage.wordpress.com/2013/06/05/um-ecologico-crime-ambiental-em-loures/
2-Barrocal:
https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT108463
https://expresso.pt/economia/2021-09-19-Energia.-Entra-em-exploracao-a-maior-central-solar-do-pais-que-fica-em-Alcoutim-5cb52694
3-Azambuja
https://www.wilder.pt/historias/quercus-e-geota-condenam-abate-de-centenas-de-sobreiros-para-construcao-de-parques-solares/
4-Gavião
https://www.publico.pt/2022/02/15/local/noticia/governo-aprova-centrais-solares-montados-autoriza-corte-sobreiros-1995631
5-Famalicão
https://www.jn.pt/local/noticias/braga/vila-nova-de-famalicao/sobreiros-e-azinheiras-cortados-para-instalar-paineis-solares-em-famalicao-15343947.html
Etc
Caso mais recente é Central Solar Fernando Pessoa para dizimar toda a natureza envolvente de Santiago do Cacém, destinada a ser a maior da UE e implica o abate de um milhão e quinhentas mil árvores entre outros assassinatos à natureza e à possibilidade de respirarmos ar fresco e puro.
Ainda bem que foi impugnada pelo Ministério Público devido a irregularidades no licenciamento ambiental concedido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Esta APA é uma prostituta de ambiente só tem no nome. Interesses económicos acima de tudo. Não sei por quanto tempo vai durar a impugnação. Com o que vamos vendo, o Ministério Público raramente prevalece. Os interesses obscuros acabam sempre por dar a volta ao assunto em nome da facturação dos amigos. É que o solar está a render 365€ o MGh a ter que ser pago pelo zé povo!
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbFf8rhrb3zRASQW5w?e=JJuKwx
Ponham-se a pau que esta malta leva tudo à frente. Qq dia é o próprio Monsanto, o pulmão de Lisboa, a ser abatido!!!
Ainda diz você que quer combustíveis feitos de electricidade, boa sorte com isso.
E o JL energia verdinha. Já falhou com os senhores da ren por terem ligado as centrais a gás ? É que a energia assim não é verde.
E já agora… Biomassa importada do Brasil para as nossas centrais de biomassa… Ecológico não é?
Qual foi as centrais a gás que ligaram ?
Biomassa do Brasil ? Para os combustíveis ?
off topic: a petição de Stop Killing Games já está aberta na UE
https://www.stopkillinggames.com/
https://citizens-initiative.europa.eu/initiatives/details/2024/000007_pt
Preferia uma petição que impedisse o anticheat a nivel do kernel do sistema operativo, mais uma aberração que tem de parar.
Tendo em conta que é um jogo que precisa de uma enorme infraestrutura para ser jogado online, das duas uma. Ou é rentável para os donos ou fecha portas. A Ubisoft não é uma caridade para manter jogos e perder dinheiro. Além disso, há sempre a opção de alguém fazer uma proposta e comprar os direitos para manter o jogo ativo. Já aconteceu com outros jogos no passado.
Agora obrigar a Ubisoft (e não sou nenhum fã da Ubisoft e até evito os jogos deles) seria a mesma coisa que obrigar a Nokia a reparar um 3310 do ano 200 ou a Renault a reparar um R5 dos anos 70.
Ganhem juízo!!!
Não é isso que está em causa! O problema é eles fecharem o jogo a poder ter servidores alternativos que possam manter o jogo a funcionar. Claro que não são obrigados a manter a infraestrutura mas também não devem impedir de usar alternativas e ninguém mais consegue jogar. Por isso ganhem mas é juizo antes de comentar barbaridades.
Juízo tenho, não quero nada com a Ubisoft por causa das “táticas” manhosas deles. Não comprar é a melhor forma de luta. Se todos deixassem que pela porcaria que eles fazer, aprendiam logo. Há sempre outros jogos. Passei anos a ser servidor de jogos online (só entre amigos). É uma questão de escolher os jogos.
Por outro lado, cada vez mais um jogo deixa de ser uma “coisa” e passa a ser um serviço. E um serviço deixará de estar disponível assim que o fornecedor achar que já não lhe interessa. Todos sabem que um dia o Preço Certo irá acabar quando deixar de gerar receita suficiente. Será que também vamos ter petições para não deixar acabar o Preço Certo? Ou irá algum “benemérito” contratar o Fernando Mendes para fazer uma versão alternativa do programa?
É a vida. As coisas acabam.
Continuas a não perceber a questão….bem adiante…
Não perguntaram ao @Yamahia se esses números estavam certos. Vão ser todos refutados.
Todos sabemos que só para produzir hidrogénio é que já é possível este cenário porque a rede nem sequer aceita tanta energia produzida por fotovoltaicos, só aceita se for para a produção hidrogénio…
ai está tudo bem.
Deve estar a instalar geradores a gasoleo pela casa para combater este flagelo
Ele funciona mais à base de carvão…
Ui, então ainda está a escavar a mina.
@JL Já refutou!
Hhahaha
Eu bem disse que ele ainda estava a escavar a mina, e na Alemanha.
Pois é ver abaixo a monitorização em tempo real. Vá lá não custa nada!
Do quê? Do consumo de 5.2 litros aos 100 do Audi ?
Pois, Portugal 88, Alemanha 386.
Eu estou a abrir uma mina de cobalto e metais raros verdes… Para ser amigo do ambiente.com dumpers que funcionam a energia solar e que também são verdes.
E já agora….prescindir de andar de avião, coisa que os eletrofans não fazem. Andam todos contentes a dizer que são amigos do ambiente, mas depois não prescindem de ferias nas maldivas ou algo onde se vai de avião.
Para quê? Para refinar combustíveis ?
Mas vai continuar com essa saudações idiotas de petrolhead armado em petrolambientslista ?
https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converter/
Está a ver, assim não fazia essas figuras idiotas.
Ainda assim, e sendo Portugal pioneiro na produção de energia estamos a pagar a eletricidade a um preço exorbitante.
Tb tens que ver que importas muita energia daquela que consomes.
20% ( declarada ) e uma percentagem indeterminada da central a carvão de ElJafar ( não declarada e que não paga taxa de carbono)
“Atualmente, 13 Estados-membros produzem mais eletricidade a partir de energia eólica e solar do que a partir de combustíveis fósseis, tendo a Alemanha,… atingido este marco pela primeira vez.”
Mais uma treta do KKKelektro
Alemanha? E é a escavacar carvão e lenhite como se não houvesse amanhã:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbd4SR60Pr7SbduE2Q?e=uGyzSO
São 556g CO2 por cada cada kWh
De acordo com a T&E cada 1 kWh de electricidade produzida a partir do gás emite apenas 434g CO2 , pelo que tentar colocar a Alemanha num patamar abaixo só pode ser piada, pq está bem acima! Se a electricidade alemã fosse toda a gás fóssil poluiria menos!
Para termos uma ideia mais clara do que está aqui em causa, vamos exemplificar com 2 carros do mesmo segmento. Um Diesel (A4 2.0 TDI) e outro elektro (BYD SEAL)
1-A4 2.0 TDI 99 g/km, consumo a 120 3.4 L/100 km de acordo com https://www.ultimatespecs.com/car-specs/Audi/73816/Audi-A4-(B9)-20-TDI-150HP.html
2-BYD SEAL consumo 25,38 kWh /100 de acordo com https://ev-database.org/car/2002/BYD-SEAL-825-kWh-AWD-Excellence
Percurso. Loures-Tavira em AE, apox 300 kms vel. max. 120 kms /h
Emissões declaradas no ISV -A4 2.0 TDI :99g/km, BYD SEAL zero emissões (a mentira do século)
Emissões Reais para os 300 kms percorridos-A4 2.0 TDI: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 BYD SEAL com electricidade alemã 25,38 kgs CO2
Ou seja o elektro polui praticamente o dobro.
Onde diz que consome 3.4 a 120 kmh ?
Nos seus sonhos ?
Entso mas 3.4 litros de gasoleo são 3.3 × 3.4 = 11.22 kg, como é praticamente o dobro ?
Onde diz?
Abra o link. Está lá tudo.
Cá está ele. É tudo mentira é o que vale ahahahah Numa noticia que diz que as renováveis já são lideres tu dizes que um eléctrico polui o dobro sendo que grande parte dos carregamentos são feitos a partir de renováveis ahah Para mim tudo bem até podia poluir o triplo desde que não polua nas grandes cidades e à minha porta de casa já uma grande vantagem
Pois o importante é a tua porta, esqueces-te é dos ventos que vais levar com ela mais cedo ou mais tarde.
Típico egoísta na linha dos hipócritas da Noruega!
P.S. e não te esqueças que o grande problema são os pneus a comparar com um carro a combustão moderno.
Os elektros gastam 30%+ Emissions Analytics:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcraJchkTFPfOYKEChsQ?e=5RdiGm
O grande problema são os pneus ? Até aí gastam menos, 100 mil KMS com uns pneus é pouco ?
Gastam-se lá agora @JL:
https://www.pcmag.com/news/the-unexpected-problem-with-evs-they-tire-quickly
Pois gastam, se usarem a potência que eles têm, então e os que duram 100 mil KMS ? Não conta ?
Hipócritas da Noruega ? Não entendi ?
Faça um esforço que consegue lá chegar!
Porque vendem aquilo que têm com abundância aos parvos que não têm e querem continuar a importar, e assim ganham com isso, e aproveitam as suas renováveis abundantes para se locomoverem ? E são hipócritas ? Continuo sem entender onde está a hipocrisia.
Portanto se eu produzir pão de ló, não devo exportar, devo sim vender aos que não o querem.
Nesse caso podes deixar a tua mota desligada sff?
Não queria levar com os fumos…
Para a saúde humana o importante é a porta de toda a gente até porque a poluição centralizada é facilmente controlada o problema é a descentralizada, os pneus é o menos dos problemas a partículas que largam são pesadas e ficam maioritariamente no chão
Vai sonhando @Rui
“The smallest tire particles, measured in mere nanometers, can enter our lungs and spread to our organs. Various tire components have been linked to chronic conditions including respiratory problems, kidney damage, neurological damage, and birth defects—a particular concern in neighborhoods adjacent to highways, whose residents skew low-income and minority. Tire particles could also affect us through our food because their chemicals can work their way into the algae and grass consumed by fish and cows.”
https://www.theatlantic.com/technology/archive/2023/07/electric-vehicles-tires-wearing-out-particulates/674750/
Está preocupado com os pneus e anda com uma mota com pneus de trator por puro divertimento ? Depois chama os noruegueses de hipócritas ?
Só hipocrisia. Pode poluir no quintal do vizinho mas n pode poluir no seu? Ora eu digo o mesmo..
Pode poluir á sua porta mas não na minha.
Não é isso que você faz quando anda com o seu carro ? Até o escape está na traseira para mandar o fumo para outros e não para si, já que é tão ambientalistas, coloque o escape na frente, ou melhor, dentro do habitáculo do carro, assim prova às pessoas que afinal não polui nada.
E o sr. Prescinde de viagens de avião? Se calhar não. Eu este ano não fiz uma unica, nem vou fazer, ah mas como é o JL que vai dentro do avião, ele já não polui é isso.
Se for para longe não, até porque avião polui menos que os carros, desde que andei cheios ou quase.
Este ano também não fiz nenhuma.
Sim, é como você, dentro do seu carro não polui nada.
Olha, parece que afinal consome mais, com pesinhos de lã e a 107 kmh 5.2 litros, portando lá se foi a baixa poluição.
https://youtu.be/TFhrhfpn4X4?si=3Cm8YYw6ezhgMJGg
A 120 constantes é menos que isso, em concreto 4.8 l/100:
https://youtu.be/L7JDyhufL4s?t=99
Vá-se catar!
Mas onde se anda a 120 kmh constantes ? Em cima de um comboio ?
Há que diga que basta ligar o CC a essa velocidade.
Se.ligar CC conte com mais meio litro.
De acordo com o mesmo site que você usou, o byd seal de 5xx e tal cavalos consome 18.2 kWh / 100.
https://www.ultimatespecs.com/car-specs/BYD/135486/BYD-Seal-83-kWh-530HP-AWD.html
Consome se andar em cidade e se a temperatura for em torno dos 23º. Premissas WLTP para elektros.
Então mas onde diz que o outro consome 3.4 a 120 kmh ?
Até porque já vimos, consome bem mais.
Diz estrada aberta, tal como, no caso do Seal. Não especificam a velocidade para nenhum deles.
Estrada aberta é nacional, senão dizia auto estrada e a velocidade, porque pode-se andar em autoestrada a 50 kmh.
”5xx e tal cavalos”
Que devem ser póneis pois não passam dos 180
Passam, e até bem mais. 80 kmh para ser exato.
Nada como usar uma base de dados diferente quando a informação dessa fonte não lhe interessa.
LOLOL
Se estás a considerar (e bem) as emissões de CO2 com a produção de energia electrica também convém lembrar que a produção do gasóleo e da gasolina, transporte e armazenamento não são limpos.
Estás a comparar batatas com bananas… põe lá tudo no mesmo nível e depois vemos o resultado.
Nem os dos combustíveis destinados à produção de electricidade. Nessa etapa estamos quites!
A grande fatia destinada à produção de electricidade nem é refinado, e a que é, é menos refinado que os combustíveis usados nos carros, onde são altamente refinados para terem menos emissões, já que o controle destas é difícil, enquanto em centrais é muito maior, com uso de filtros e sistemas anti-poluicao que nos carros só servem para inglês ver e nos primeiros anos.
Mas ainda vamos ver aqueles que pagaram para os retirar, pagarem para os colocar novamente, depois virei cá dar a minha opinião.
Errata:
-Onde se lê
Emissões Reais para os 300 kms percorridos-A4 2.0 TDI: 14,5 kgs CO2, Volvo XC40 BYD SEAL com electricidade alemã 25,38 kgs CO2
-Deve ler-se:
Emissões Reais para os 300 kms percorridos-A4 2.0 TDI: 27,7 kgs CO2, BYD SEAL com electricidade alemã 42,33 kgs CO2
Portanto, estar a dizer que se a Alemanha instalar mais energia verde diminui as emissões, já que o TDI vai sempre emitir o mesmo…
Então os tdi continuam a consumir 3 litros por cada 100 KMS ?
Onde ?
https://www.auto-abc.eu/info/real-fuel-consumption/audi-a4
2015:
Claimed: 5L | Real: 6L
trololololol
Ou 6.4 ?