PplWare Mobile

Noruega instala painéis solares num local onde não há sol

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Alves says:

    Não era mais lógico apostar em eólica?
    Deve ter sido um fundo qualquer para painéis solares é a única explicação.

    • Francisco says:

      Errado. Há mais uma explicação e é obvia. As turbinas eolicas (ainda) não se dão bem com o gelo.
      O google ajuda um pouco:
      “É uma questão importante, pois o gelo pode ser perigoso. A queda de blocos de gelo das pás da turbina é um risco sério para os trabalhadores que operam na área. O gelo também aumenta o índice de desgaste das turbinas, com repercussões evidentes sobre os custos de manutenção e substituição, assim como para a segurança, em caso de queda de partes da pá. As perdas de produção também devem ser levadas em conta: quando o gelo é detectado, ou suspeita-se que esteja presente, as turbinas devem ser desligadas.”

      • Alves says:

        Obrigado pela explicação, talvez no futuro com um design a prova de gelo ou até um material onde não agarre o gelo tão facilmente em combinação com aquecimento de x em x minutos quando não estão a funcionar, recorrendo a energia de outras que estão a funcionar pois em movimento não deve criar gelo.

      • Os leitores do pplware é que sabem! says:

        Por acaso não tens razão absolutamente nenhuma. Trabalho na General Electric, e faço comissionamento de turbinas eólicas em parques onshore. Os fabricantes tem um sistema BHS (blade heating system) que detecta quando existe gelo na pá, e liga uns “aquecedores” dentro das pás.
        Se quiseres, existem estudos de como o sistema funciona: https://www.windpowerengineering.com/detecting-ice-on-wind-turbine-blades/

        Isto é uma breve explicação, mas tens muitas coisas no sciencedirect e coisas do género.
        Vale a ideia de que eu cada vez fico mais assustado com esta malta.
        E acerca da noticias propriamente dita, o pessoal também não tem razão. Não se esqueçam que de inverno não existe sol, mas no verão tens o chamado “sol da meia noite”, portanto… 24h de sol num dia.

        • GM says:

          Sim, tens 24h de sol , mas parte desse dia o sol nas costas da instalação, portanto nessa altura a produção será residual. Nada é referido se é com seguidores ou instalação fixa, que é o mais provável.

  2. Fulcrum says:

    Fácil .. Nos dias e meses do ano que o sol não se põe faturam a valer e vendem ao estrangeiro, no inverno usam esse excedente para investir na Geotérmica… E tapam os painéis para os proteger do gelo aumentando a sua longividade

  3. Grunho says:

    Talvez produzam energia suficiente para fazer funcionar os congeladores no inverno.

  4. adolf santos silva says:

    povinho burro

  5. gambito do rei says:

    no título da notícia deveria estar,”…num local onde não ha sol no inverno”

  6. xpto says:

    hoje tb não está sol aqui e os meus painéis fotovoltaicos estão a produzir bem.

  7. berlaitada says:

    Eu já comprei uma máquina de café com defeito e o defeito era que não fazia café. Por isso já nada me surpreende…

  8. PJA says:

    Vamos ver se entendo nonta-se uns painéis num sítio sem condições para produzir energia solar, e isto é uma boa ideia. Ok, os Noruegueses têm muito dinheiro e e deles. Tudo bem para mim.

  9. kendimen.c says:

    O que me espanta é que Svalbard tem mais que uma rádio!
    E ouço frequentemente a Arctic Outpost Radio, também situada em Svalbard, e que o Bruno Nogueira e Nuno Markl divulgaram nos tempos dos confinamentos do Covid.
    https://www.aor.am/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.