Multimilionários estão a patrocinar a destruição climática, revela relatório
A crise climática é tópico diário e as consequências são motivo de manchetes. Embora as suas fortunas já tenham sido apontadas como necessárias para a resolução do problema global, os multimilionários estão, de acordo com um relatório, a "patrocinar" a destruição do clima.
Ao contrário daquilo que possa pensar, os investimentos têm mais impacto do que os hábitos pessoais.
Na lista que compila as pessoas mais ricas do mundo encontram-se nomes como Bill Gates, Jim Walton, Warren Buffett, e Elon Musk. São 125 multimilionários que, em conjunto, produzem uma pegada de carbono equivalente à de França, de 393 milhões de toneladas de CO2, por ano. Esta informação consta de um novo relatório divulgado pela Oxfam, que descobriu que aqueles que têm as maiores fortunas são responsáveis por cerca de um milhão de vezes mais emissões do que as pessoas com rendimentos mais baixos no mundo, quando se tem em conta os seus investimentos.
Contrariamente ao que possa ser a perceção dos cidadãos, investigações anteriores já haviam mostrado que os investimentos financeiros dos multimilionários são os maiores responsáveis das suas emissões globais, ao invés do seu estilo de vida pessoal - entre 50% e 70% das suas emissões, estima o relatório da Oxfam. Este tem em consideração os investimentos que os mais ricos do mundo fazem e como esses investimentos podem promover o aumento das emissões.
As emissões que resultam de estilos de vida multimilionários - devido à utilização frequente de jatos e iates privados - são milhares de vezes superiores à média das pessoas, o que já é completamente inaceitável. Mas, se olharmos para as emissões dos seus investimentos, então, as suas emissões de carbono são mais de um milhão de vezes superiores.
Disse Nafkote Dabi, líder da Oxfam para as alterações climáticas, numa declaração.
Multimilionários poluem mais através dos investimentos
Para calcular as emissões dos multimilionários, os investigadores da Oxfam começaram por reunir uma lista das 220 pessoas mais ricas do mundo. Depois, identificaram empresas onde essas pessoas detinham investimentos de pelo menos 10% no capital social.
Utilizando dados da empresa de serviços financeiros Exerica, a Oxfam calculou as emissões de âmbito 1 e 2 - emissões diretas de operações e indiretas de energia, aquecimento e arrefecimento - dessas empresas, e calculou o investimento de cada multimilionário com estas emissões globais para descobrir o quanto eram responsáveis.
Apesar da falta de transparência de alguns dos mais ricos do mundo e das próprias empresas relativamente às suas emissões, os investigadores da Oxfam conseguiram descobrir que cada multimilionário de uma lista final de 125 era responsável pelo financiamento de cerca de três milhões de toneladas de emissões de CO2, em média, todos os anos, graças aos seus investimentos em 183 empresas globais.
Por sua vez, a pessoa média no Reino Unido tem uma pensão que financia cerca de 23 toneladas de emissões de CO2 por ano, e os 10% mais pobres do mundo produzem, em média, apenas 2,76 toneladas de CO2 por ano.
Apesar dos resultados, o relatório tem limitações: a falta de transparência relativamente às emissões, a escassez de informação pública sobre as participações dos multimilionários em algumas empresas, e a ausência de alguns multimilionários, como Jeff Bezos, na lista final.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Nações Unidas
Neste artigo: alterações climáticas, co2, emissões, multimilionários
Quantos empregos diretos e indiretos eles criam? Quanto impostos eles pagam? O quanto eles ajudam no IDH? Eles melhoraram a taxa de sobrevivência e longevidade da população humana?????????
Pois, para certas pessoas isso não conta. Há um exagero sobre todas actividades humanas. Existe, de facto, mas muito exacerbado pela comunicação social onde abunda muita ignorância. Nem sei por que alguns respiram e emitem gases. Nunca colocam o dedo na real ferida! Já imaginaram o impacto de 7.000 milhões a fazer apenas isso? Ainda culpam as vacas! O que deveria ser pensado e discutido era verificar como podemos minimizar o nosso impacto de com este volume de gente, de forma a que o planeta tenha condições para se reciclar. Hoje, com a imposição imperial humana (com muita ganância misturada com abundante estupidez, verificamos que nem os outros animais têm espaço para usufruir das suas vidas como o fizeram durante milénios. O maior predador do planeta, tem mesmo de diminuir o seu número, pois a Humanidade passa estupidamente todo o seu tempo recriar condições para o seu crescimento – como se o planeta tivesse um interruptor para ligar e desligar e fosse infinito – se o clima muda, muda mesmo, pois é um fenómeno natural observado desde sempre -, os humanos estão escusadamente refazendo e destruindo sistematicamente os locais que ocupa, inclusive o péssimo hábito de habitar todos os cantos desde planeta para o ajustar às suas infinitas necessidades. Talvez se os investigadores se virassem para países com super-populações encontrassem mais respostas. Só num canto da Ásia está mais de 2/5 da toda Humanidade e há zonas do globo onde se verifica um crescimento descontrolado das populações, com a consequente degradação da qualidade de vida. Na sociedade, é necessário que se invista e trabalhe para o bem comum. É necessário, sim, acabar com e exageros e refrear a acção dos humanos nos espaços onde não devem estar.
Essa teoria é antiga e ultrapassada, neste momento a taxa de natalidade é tão baixa que corremos o risco do colapso da civilização.
https://www.swissinfo.ch/por/queda-de-natalidade-e-decl%C3%ADnio-demogr%C3%A1fico-preocupam-especialistas-/47683078
Finalmente algum diz algo de jeito!
O negócio dos capitalistas não é criar empregos para os outros. É criar o máximo de proveitos para eles com o mínimo de empregos para os outros. De preferência zero, se puder ser tudo robotizado.
+1. Essa é a pura da verdade. A maioria dos capitalistas que investem, só pensam no dinheiro que vao ganhar com o investimento. Embora muitos digam que isso é normal, eu não acho normal. Se nós não criarmos um sentido de dever com a sociedade, o ser humano não vai sobreviver muito mais tempo. E a isto podemos juntar a ganância que cada vez é maior…
análise parva! Agora ter acções em empresas implica que se está a poluir… qualquer dia vêm dizer que pagar a funcionários é um crime ambiental porque os funcionários depois compram produtos com “pegada”.
Estamos a cair para um mundo de exageros… se estes iluminados seguissem a sua própria linha de raciocínio deixavam de comer e viver. Este tipo de posições só leva a descredibilizar muitas das preocupações ambientais a que deveríamos prestar atenção.
Ora, bem mais. Hoje, ninguém fala dos ecossistemas- talvez porque não conheçam o conceito . Hoje, temos “ativistas” – actividade da moda para desocupados com motivações políticas – nas escolas, ignoram o seu próprio impacto no Mundo. Querem berrar e impor os seus caprichos de criaturas mimadas habituadas a ter tudo de mão beijada. Nem imaginam como irão alimentar 7 000 milhões de seres sem energia ou tecnologia, nem têm o tempo que leva a alterar os meios ao dispor. Devem julgar que iremos comer terra ou transformar essa massa de gente em caçadores recolectores sem impacto algum no planeta. Curiosamente, ou não, muitos são os mesmos que vão a festivais de música e outras manifestações de entretenimento, enchem-se de drogas e deixam tudo que ocupam imundo – a criada não vai com eles.
99% das pessoas do mundo querem ter o mais que poderem e o melhor que poderem, o mais barato que poderem. Uns podem muito, outros mais ou menos e outros podem pouco.
Nem mesmo os mais fanáticos do clima querem abdicar de nada que comprometa o seu estilo de vida. Dos poucos que conheço são viciados em viajar de avião por lazer, ignorando totalmente o impacto que esse estilo de vida tem. Trocar de telemóvel e outros gadgets é o que se queira. Mas no fim usam uma trotineta electrica para os percursos que antes faziam a pé, e isso enche-os de moralidade!
A culpa não é dos multimilionários, eles só nos dão o que pedimos.
Santa ingenuidade. Graças à propaganda ideológica subliminar e ao controlo das massas pelos media, as populações só pedem o que os capitalistas querem que elas peçam. Só assim se explica que haja tantos viciados em viajar de avião e tão poucos a pedir o comboio para viajar, sabendo-se que o avião é o veneno do mundo e que o comboio tem um impacto e um consumo de energia 32X inferior ao do avião.
Tem Calma, ainda não está tudo perdido no PCP.
De Lisboa ao Rio de Janeiro de comboio deve ser uma viagem e tanto, não?
Está-se mesmo a ver que toda a gente viaja todos os dias de avião para o Rio de Janeiro.
Só para o rio não sei, mas para o Brasil são muitos, aliás demasiados.
Sempre que aparece alguém ligada ao clima (ultras ambientalistas) é sempre alguém que parece que saiu duma caverna ou vive debaixo de uma pedra.. eu por mim acabava-se já com as empresas e voltava-se já ao tempo medieval e esses pseudo meninos mimados ficavam sem tudo o que tem acesso e aí veríamos se se iam adaptar e sobreviver
Deixa estar… tu, eles, entre muitos outros que provavelmente ainda vão cá estar, vão voltar à idade das trevas. Será mais cedo do que muitos julgam. O esquema de Ponzi em que vivemos está nas últimas fileiras de investidores e pronto a ser revelado… Como todos sabem, quem fica com o prejuízo é quem está em último, neste caso, quem ficar por cá… Para quem acha que é só manias de ambientalistas e cientistas que tal uma referência de bom tom “capitalista”, posso arranjar mais… https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/us/Documents/financial-services/us-fsi-climate-risk-regulators-sharpen-their-focus.pdf
Boa sorte a todos!
Diz-me lá então qual é a alternativa ao capitalismo/economia de mercado? Fico a espera de bons argumentos sem ser “ah o mundo vai acabar por causa do capitalismo”
O problema não é ser capitalista. O grande problema é estes investidores não terem nenhum sentido de dever com a sociedade. E a prova disso é a ganância cada vez mais notória…
A minha pergunta não foi essa.. ao que parece o joazinho não me deu nenhuns argumentos e tu também não
Deixa-te disso, não queres estar na fila de videntes e futurologistas da desgraça, ela é demasiado longa. Não viverias tempo suficiente para chegar ao início assim como muitos que já partiram.
Mas já agora podias contribuir para aqui.
https://extinctionclock.org/
Em resposta a alguns comentário sobre “pseudo-ambientalistas” e “quem se preocupa com o ambiente são meninos mimados drogados e porcos”.
Vocês, que escreveram isto, são dos principais culpados por ainda vivermos num país atrasado, na medida em que, são velhos do Restelo preconceituosos que não conseguem perceber que as novas gerações são mais preocupadas
Com o ambiente Por diversas razões que não vou explicar ,se não não saia daqui. Normalmente estes velhos do Restelo são os que dizem que defendem a economia acima de tudo. So por exemplo, o Bolsonaro é igual a vocês e deixou o Brasil pior do que estava.
“Quando todas as árvores tiverem morrido e todos os rios tiverem secado, vão perceber quero dinheiro N se come”
Com o governo do lula o ambiente vai melhorar, se os brasileiros nao tiverem dinheiro para carros, iphones, picanha, etc… O ambiente agradece
se esquerdismo prejudicasse a camada do ozono, neste momento já não haveria ozono
Não vão ter nada e vão ser felizes, muitos milionários podem ser um entrave ao controlo dos globalistas, há que encomendar artigos pra meter a população contra eles.
sem duvida!!