Maior central solar flutuante do mundo operacional na Tailândia
Pelo mundo, são muitas as centrais solares que transformam a luz e o calor do sol em energia utilizada para os mais variados fins. Representando uma mais valia para o fornecimento do país, a maior central solar flutuante do mundo já está operacional na Tailândia.
A central alberga 145.000 painéis solares.
Assim como alguns outros países, a Tailândia tem reunido esforços para avançar com os seus objetivos climáticos que visam a neutralidade carbónica, num horizonte temporal de 15 anos. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Glasgow, no Reino Unido, o primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha prometeu que o seu país alcançaria essa neutralidade até 2050.
Sendo que dois terços da atual geração de energia na Tailândia é obtida a partir de gás natural, o país está à procura de formas de ir ao encontro do objetivo estipulado. Aliás, de acordo com a Bloomberg, a Tailândia gera até 114.000 GW de energia a partir do gás natural, ao passo que as fontes de energia renovável – como a solar, eólica e hidráulica – respondem a apenas 10% das necessidades do país. Além disso, também o carvão ainda se dá como um ator importante, contribuindo largamente para as emissões.
Tendo em conta este cenário, e por forma a alterá-lo, a Tailândia anunciou uma central solar flutuante… a maior do mundo!
Central solar: Tailândia quer caminhar para a neutralidade
A barragem de Sirindhorn, no rio Lam Dom Noi, na Tailândia, alberga aquela que é, agora, a maior central solar flutuante do mundo. A barragem tem a capacidade de gerar 45MW de energia, utilizando os painéis solares com que está munida. A informação foi confirmada pela Electricity Generating Authority of Thailand (EGAT), num comunicado de imprensa.
De acordo com o mesmo comunicado de imprensa, a central solar possui sete grandes painéis de células fotovoltaicas que facilitarão a passagem da luz solar sem afetar o ambiente subaquático. Além disso, ajudarão a poupar 460.000 metros cúbicos de água que se perde, anualmente, como resultado da evaporação.
Mais, a central solar, que alberga 145.000 painéis solares e tem uma potência de 45MW, foi construída com materiais amigos do ambiente, por forma a não perturbar o reservatório de água. Este último garantirá que os painéis não sobreaquecem e permanecem até 15% mais eficientes do que se estivessem instalados em terra.
Por fim, também inclui três turbinas aquáticas que entrarão em ação aquando dos picos de procura de energia, garantindo o fornecimento.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Mt pouco…devia ter 1millhao de paineis no minimo
É fácil dizer isso quando não se tem noção dos custos envolvidos só para montar algo assim como está no artigo.
Se fosse por mim até podia já se usar painéis solares para construção forrando paredes e telhados de alto abaixo, carrocerias dos carros.
Energia solar e altamente ineficiente…so a nuclear vale a pena. Mas nuclear de fusao e nao a atual de fissao.
cá em casa não é assim tao ineficiente, reduzi a fatura em 60% portanto em ponto grande também deve funcionar
E quanto pagas de mensalidade dos painéis + electricidade VS a última factura de electricidade sem painéis?
No outro topico andas a dizer que há teslas a 30k€ e que são baratos, e qualquer um pode comprar, aqui vens dizer que a energia solar é ineficiente.
Tenho de ir ai a tua casa para dizer ao teu pai, que está na altura de deixares de andar na net a dizer asneiras e te dedicares a coisas sérias.
Ganhaste
+1
Como é a colheita de energia que já existia caso nao a tivessemos a colher é altamente ineficiente?
Toca a cobrir os rios, lagos e oceanos
Para dizeres asneira mais valia estares calado.
E quanto pagas de mensalidade dos painéis + electricidade VS a última factura de electricidade sem painéis?
Posso dizer-te que praticamente todos os meses recebo dinheiro, principalmente no verao e nao pago qualquer tipo de energia eletrica.
Durante o dia quando nao está ninguém em casa, está a armazenar nas baterias, quando as baterias estao cheias, está a mandar a energia para a grid.
Chegamos a casa no final do dia, dois carros eletricos a carregar e temos o nosso dia-a-dia normal.
Quando instalei este sistema, gastei cerca de 10k (financiado pelo governo), até agora e em 4 anos, já poupei mais de metade do valor investido e recebi de volta da grid outro tanto, a continuar com a mesma performance, em 7 anos recupero o investimento inicial.
Os paineis que estou a usar, sao tem uma vida util de 40 anos, é só fazer as contas.
Ah, e recentemente a energia eletrica aumentou, se aumentar ainda mais, ainda mais depressa recupero.
Vais mudando de nome, mas a ignorância continua.
Sou a favor da energia solar, mas “Além disso, ajudarão a poupar 460.000 metros cúbicos de água que se perde, anualmente, como resultado da evaporação.” ?! Uai, a evaporação não é necessária para formas as chuvas e umidade do ar?
É, mas se estiveres a falar na evaporacao da agua devido aos aumentos de temperatura, vai até ajudar a regular as temperaturas naquela zona.