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Empresas de combustíveis fósseis escondem queima de metano dos satélites ambientais

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Técnico Meo says:

    A questão é, esse metano até se pode aproveitar todo e pressurizar para engarrafar, fazendo uma recirculação do excesso. A questão é que quem é que quer pagar a industrialização do processo no estágio final.

  2. Redin says:

    Algumas já nem precisam de as usar pois estão a ser reaproveitadas com valorização na vez de as queimar.
    Adivinhem com quê?.

  3. anonimo says:

    A ganância destas empresas…… Ninguém mete a mão nisto?

    • ifm says:

      Voces e esses comentarios “ganancia das empresas”, qualquer empresa tem de ser compatitiva e cortar nos custos isso é ponto acente.

      Tu como utilizador é que tens de saber valorizar o teu dinheiro e onde o aplicas, se o aplicas no gasoleo, tens ai a tua resposta de quem anda a alimentar essas praticas, ou isso ou ias ter de pagar mais caro.

      Porque uma coisa é certa, quem paga é sempre o cliente final, nunca que esquecas disso.

      Essas historias da “ganancia” de os “jogadores da bola ganham demasiado”, isso é hipocrisia, eles recebem o que recebem e fazem o que fazem porque o cliente final assim o quer.

      Se ninguem pagar para ver a bola, ou pagar para por combustivel…..

      Agora andar contra o capitalismo, e viver num centro urbano de um pais capitalista a mandar postas de pescada a dizer que não maus… vergonha na cara.

      É o mesmo que eu andar a defender os animais e ser contra o abate de animais para comer, e ir todos os dias ao supermercado comprar covets de bifes de vaca para o jantar.

  4. Toni da Adega says:

    Não pode, pensei que a extracão e refinamento de combustiveis fosseis fosse das coisas mais limpas que existia, e que muito pouca poluicão era causada somente pelos cruzeiros.
    A extracao de minério é a unica coisa que é poluente.

    • JL says:

      E não é toda a extração de minério, é apenas de lítio e apenas aquele lítio que for usado nas baterias…

    • Yamahia says:

      Estamos a falar de gás @Toni, caso não tenhas reparado.

      • Toni da Adega says:

        Eu sei que não interessa, mas isto acontece principalmente nos Poço de petróleo. Lá embaixo não existe petroleo 100%, existe gas, muito gas e sai mais barato queimar.

        Pior era se o pessoal tivessem que viver perto de uma eolica ou parque solar. Que horror.

        https://www.theguardian.com/global-development/gallery/2023/jun/20/flares-of-despair-the-human-costs-of-iraqs-oil-in-pictures
        https://www.bbc.co.uk/news/science-environment-68829899
        https://www.hrw.org/news/2023/05/03/iraq-gas-flaring-tied-cancer-surge

        “Using World Bank flare-tracking satellite data, we were able to identify the emissions from each of these sites. We estimate that in 2021, almost 20 million tonnes of CO2 equivalent went unreported from these flares. That is equal to the greenhouse gas emissions 4.4 million cars would produce in a year.”

        • Yamahia says:

          Já tínhamos falado disso há muito.
          https://www.greenpeace.org/usa/fighting-climate-chaos/issues/natural-gas/
          O gás é usado sobretudo para alimentar as centrais termoeléctricas que por sua vez alimentam os veículos elektros. A UE VERDE queria que o gás fosse considerado ume energia VERDE nesta fase de transicção, convém não esquecer. Portanto quem anda (andou) a tentar esconder os efeitos nefastos do metano (e já agora do nuclear) foram os elektromaníacos.
          Antes de chegar à central, o gás passa por várias etapas de refino, tratamento todas elas libertam imenso metano para a atmosfera:
          1º as impurezas terão que ser removidas, partículas sólidas têm que ser filtradas, água, óleo e outros contaminantes capazes de danificar os equipamentos. Tudo isso tem que sair!. Tem que remover os gases ácidos que tb podem danificar as tubagens, usando para isso soluções/aditivos alcalinos. Tem ainda que separar e/ou extrair os hidrocarbonetos líquidos como por ex. o etanol, o gás propano e o butano que pode e deve vender à parte. Tem ainda que lhe dar rendimento adicionando nitrogénio para que fique compatível com as especificações técnicas das turbinas das centrais termoelétricas.
          Só depois disto o gás é injectado normalmente em gasodutos. Muitos deles a padecerem de fugas importantes tb. A maior catástrofe ambiental da década é capaz de ter sido o rebentamento do Nord Stream, mas ng fala disso, o que interessa é cascar no petróleo.
          Os navios que transportan o gás tb libertam imenso metano, não só durante a viagem para libertar pressão dos tanques de quando em vez, como tb e principalmente no acto da trasfega nos portos de destino.

          • Toni da Adega says:

            E o que é que essa conversa toda tem haver com o assunto? Estamos a falar flaring em Poços de petróleo, Poços de petróleo. Estamos falar o que acontece ainda antes da extracao, antes do transporte, antes da refinaria e antes do consumo do petroleo.

            Um Poço de petroleo e uma refinaria são coisas diferentes.
            E refinaria e termoeléctricas também são coisas distintas.

            Eu sei que é extremamente dificl de compreender mas o combustivel não vem de uma fonte debaixo da terra.

          • JL says:

            Claro, centrais termoelétricas a gás SÓ ALIMENTAM ELÉCTRICOS, isto porque os eletrões são programados na central para seguir só para eléctricos.

            Curiosamente o gás não é refinado, a não ser para programar os eléctróes, o gás é filtrado, o resto é invenção sua.

            Já agora, o metano é o próprio gás, tanto que é isso que este artigo diz.

            Exato, afinal lá admitiu que apenas é filtrado.

            Claro que foi o maior acidente, isto dito por si, perto dos outros acidentes que envolvem combustiveis fosseis, este é de longe o maior. LOOOOOOOOL

            Mas tem uma razão de ser, isto PORQUE O GÁS, SÓ ALIMENTA CARROS ELÉCTRICOS.

            Claro que libertam, tanto que chegam vazios aos seus portos, depois voltam para trás.

          • Yamahia says:

            E quem disse q vinha? Essa pratica é usada pela actividade de captação, refino e distribuição de gás natural. Essa actividade não está relacionada com o abastecimento dos carros a combustão nem a refinarias de combustível. Outrossim está ligada a centrais termoeléctricas e à produção de electricidade necessária para o abastecimento de carros elektros.

          • JL says:

            Ai não, então olhe aqui:

            “Duas caldeiras de recuperação da energia contida nos gases de exaustão das turbinas, equipadas com sistema de queima suplementar utilizando gás natural para produzir, no máximo, cada uma, 125 toneladas por hora de vapor sobreaquecido.”

            https://siaia.apambiente.pt/AIADOC/RECAPE311/rnt201941615545.pdf

            Olha outro:

            “2009
            Arranque da nova central de Cogeração a gás natural
            Arranque da nova central de Cogeração a gás natural que permitiu à refinaria ser exportadora de energia elétrica em simultâneo com a produção de vapor para suprir as necessidades da refinaria (substituindo algumas das antigas caldeiras que tinham arrancado em 1978)

            Com a alteração dos perfis de consumos de combustíveis e com a necessidade de conseguir um melhor aproveitamento do fundo do barril foi decido construir uma nova unidade de cracking na Refinaria de Sines, desta vez vocacionada para a produção de gasóleo.”

            https://www.galp.com/corp/pt/sobre-nos/a-galp/feiras-e-eventos/40-anos-refinaria-de-sines

            Olha afinal, parece que centrais termicas de gás natural alimentam os carros a combustão.

          • Yamahia says:

            @JL da mesma forma, curiosamente o Petróleo é apenas direcionado para carros a combustão. Não sobra nada para camioes, navios e e aviões nem para elektros pq estes só fazem TT, não têm pneus, não são pintados e as peças são fabricadas e transportadas por telepatia.
            A Electricidade é todas obtida do vento e do sol e da água e não necessita de ventoinhas nem de espelhos nem de barragens.

          • Yamahia says:

            “cada uma, 125 toneladas por hora de vapor sobreaquecido.”
            https://siaia.apambiente.pt/AIADOC/RECAPE311/rnt201941615545.pdf
            Pois sim, a electricidade vai toda para os elektros;

            ” …sendo a totalidade da
            energia eléctrica produzida exportada para a Rede Eléctrica Nacional.”

            E já está pronta? Esse PDF não passa de um plano de intenções.
            PS
            Já vejo o utro

          • JL says:

            Produz a energia que a refinaria precisa para trabalhar, está lá escrito. O excedente que não consome é que vai para a rede, para abastecer bombas de abastecimento e muitos outros consumos que os carros a combustão têm.

          • JL says:

            Ah ok.

            É praticamente toda obtida através dessas e mais algumas formas, agora dizer que só existe gás e carvão, quando até dão a menor parte, é mesmo só para negacionistas.

            Desculpe, mas a electricidade é algo com muita mais abrangência, não se faz nada sem ela, nem camiões. Loool

          • Yamahia says:

            Eu repito pq parece que não está a querer perceber:

            ” …sendo a TOTALIDADE da
            energia eléctrica produzida exportada para a Rede Eléctrica Nacional.”

          • JL says:

            Acho que não entendeu, a produção de electricidade é apenas um extra, eles queimavam carvão e até fuelóleo para produzir vapor para os processos de refino, agora esse mesmo vapor é produzido por gaz natural, e com isso também tiram a electricidade que precisam para os seus sistemas, senão tinha de vir da rede….

      • JL says:

        Sim, aquele gás que se não for queimado é um problema, até existem estimativas para isso, são 7% das emissões globais, as chamadas emissões fugidias.

  5. Redin says:

    A indústria da moda é a segunda maior poluidora.

  6. jaquim says:

    Essa do gás natural é obra, e assim o pessoal engole…. Mas sabe o b a b á da quimica sabe que a combustão de qualquer hidrocarboneto liberta vapor de água e DIÓXIDO DE CARBONO!!!!

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