Austrália vai proibir minas de carvão para proteger o Great Barrier Reef
As alterações climáticas têm impacto de muitas formas, fazendo-se sentir através de mudanças que podem não ser visíveis. Ciente disso, a Austrália vai proibir o desenvolvimento de uma mina de carvão, por forma a proteger o Great Barrier Reef (Grande Barreira de Coral).
Grande Barreira de Coral ameaçada pela poluição
De acordo com o Associated Press, recentemente, o governo da Austrália anunciou que planeia impedir o desenvolvimento de uma mina de carvão devido ao impacto que essa exploração poderá ter na Grande Barreira de Coral.
O partido minoritário dos Verdes tem exercido pressão sobre o governo, para que projetos que envolvam carvão e gás sejam recusados, de modo a ajudar na redução das emissões de gases com efeito de estufa da Austrália. Neste sentido, a ministra do ambiente do país, Tanya Plibersek, disse que pretende negar a aprovação do Central Queensland Coal Project a ser desenvolvido a noroeste da cidade estatal de Rockhampton, em Queensland.
Com base nas informações de que disponho nesta fase, acredito que o projeto teria provavelmente impactos inaceitáveis para o Great Barrier Reef Marine Park, e para os valores da Great Barrier Reef World Heritage Area and National Heritage Place.
Explicou Plibersek, numa declaração.
O parque a que a ministra se refere controla uma rede de mais de 2.500 recifes que cobrem 348.000 quilómetros quadrados de fundos marinhos ao largo da costa do nordeste da Austrália. A World Heritage Area, designada pelas Nações Unidas e pela National Heritage List da Austrália, inclui locais naturais, históricos e indígenas de grande importância para o país.
Segundo o Associated Press, a UNESCO está a considerar a desclassificação do estatuto de Património Mundia da Grande Barreira de Corais, porque o aumento da temperatura dos oceanos está a matar os corais.
Agora, os representantes da mina deverão responder à recusa proposta antes de a ministra tomar uma decisão final.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Associated Press
Neste artigo: alterações climáticas, Australia, corais, Great Barrier Reef
Estar na moda continua… isto quando o coral na Grande Barreira bate records de cobertura contra as “previsões” e “modelos”
Não é “Grande Barreira de Coral”. Em inglês é mais fino como “Great Barriel Reef”
Parece que a cada dia temos mais vergonha na nossa língua!!!! 😐
Está lá tudo explicado. 😉 o saber não ocupa lugar.
Tudo o que sejam tecnologias poluentes têm de começar a ser descontinuadas e com urgência, mesmo apesar das guerras, mesmo apesar das crises económicas, mesmo afrontando os maiores conglomerados, os maiores fundos de investimento, os maiores interesses financeiros. Neste momento trata-se da nossa própria vida e da vida dos nossos descendentes que não pode estar refém de uma parte da humanidade que em prol da satisfação dos seus interesses exclusivos não se importa de nos conduzir a todos ao suicídio colectivo. Faseadamente, se possível, abruptamente se necessário, já tinhamos ontem de ter começado a cortar nos combustíveis fósseis mais poluentes.
A grande farsa das alterações climaticas