Spotify removeu o botão de reprodução aleatória a pedido de Adele
Os artistas têm vindo a queixar-se às plataformas de streaming sobre a reprodução aleatória (shuffle). Aproveitando a sua influência na indústria, Adele solicitou, como única condição para que o seu novo álbum estivesse nas plataformas, a remoção do botão. O Spotify deu ouvidos à artista.
Agora, a plataforma de streaming ocultou o botão de reprodução aleatória dos álbuns.
Para quem está habituado a ouvir música selecionada pela reprodução aleatória, estas poderão ser más notícias. Isto, porque o Spotify decidiu remover o botão de shuffle, por predefinição, em todos os álbuns disponíveis na plataforma. O pedido para que isto se concretizasse surgiu de Adele, que pressionou as plataformas de streaming para removerem a opção, enquanto única condição para poderem disponibilizar o seu novo álbum.
Embora o botão de reprodução aleatória ainda esteja presente na vista do artista e nas listas de reprodução, foi removido da vista dos álbuns. A mudança já está em vigor nas contas Premium, e Adele confirmou, através do Twitter, que foi ela quem solicitou esta remoção.
Este era o único pedido que tinha para a indústria, que está em constante mudança. Nós não criamos álbuns com tanto carinho e esforço na ordem das músicas sem motivo. A nossa arte conta uma história e as nossas histórias devem ser ouvidas como nós as imaginamos. Obrigado Spotify por ouvir.
Disse Adele num tweet.
This was the only request I had in our ever changing industry! We don’t create albums with so much care and thought into our track listing for no reason. Our art tells a story and our stories should be listened to as we intended. Thank you Spotify for listening 🍷♥️ https://t.co/XWlykhqxAy
— Adele (@Adele) November 21, 2021
Apesar de ter sido Adele a exercer pressão sobre as plataformas de streaming, a reprodução aleatória é alvo de críticas por parte dos artistas há bastante tempo. Então, esta ação do Spotify, que permitirá que as músicas sejam ouvidas da forma idealizada, deverá ser um passo importante.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Acho mal, pois cada um ouve a música pela ordem que quiser. Quem quiser fazer shuffle ao album agora como faz?
Fazes uma lista de reprodução a partir do álbum
Se ouvimos 2 ou 3 é fácil. Agora em todos os albuns? Que parvoíce!
Além de ser nada economicamente vantajoso. Só vão perder ouvintes e por consequência $$$
Oh, isto ao que parece é pra todos os serviços…
Além de ser nada economicamente vantajoso.
como assim????
Acho bem respeitarem a visão artistica e ‘mensagem’ que o artista quer passar no seu álbum.
Tudo bem, concordo, mas pusessem um aviso, uma recomendação, mas não tirar a opção de ouvir como quiser.
+1 Exatamente
A intenção do artista na transmissão de emoções pode diferir à perceção do ouvinte. Não temos que ser carneiros, pois deita por terra a nossa pessoalidade apreciativa face a uma obra musical.
Daqui a nada retiram a possibilidade de mexer no equalizador para ajustar os níveis de agudos e graves só porque o artista indica qual é o equilíbrio de som ideal
+1
Com dois cliques, pode-se fazer automaticamente uma playlist do album, onde se ouve como se quer.
Já ouvem a música de graça e ainda reclamam…
Em que situacoes é permitido ouvir o álbum ou determinada musica do Álbum. E a que volume?
Não quero ser apanhado numa situação em que esteja a ouvir o álbum e que vá contra a visão artística e ‘mensagem’ do artista.
Daqui a pouco ainda exigem que tenham DAC.
Se dobram-se a todos os caprichos dos artistas com crises de meia idade, onde isto vai parar. Já não chega a porcaria que os GNR fizeram cá.
O que é que os GNR fizeram por cá?
Opah, gosto tanto do Rui Rabinho…quando snifa daquilo que é bom…
Concordo, faz muita diferença
Eles mudaram a opção por defeito de shuffle para simplesmente play, depois de colocares o álbum podes activar a opção de shuffle.
Quando escolhes um álbum que tem uma ordem escolhida pelo artista não faz sentido nenhum a opção pré definida ser shuffle, se escolheres uma uma playlist aí até percebo a opção de shuffle ser a pré definida mas num álbum não.
É por em aleatório e já está
É por em aleatório e já está.
Vocês usam a mesma aplicação que eu?…Spotify
Sim, e reprodução aleatória em playlists ? Continuo a poder fazer? Ou a senhora dona é que sabe como eu deverei ouvir listas de reprodução?
Sim pode só nos discos foi retirado mas pode ouvir aleatório o álbum na mesma se quiser.
Entendo o ponto de vista dos artistas, mas não concordo. Concordaria mais, que a Spotify retirasse a opção shuffle por padrão, mas que o utilizador pudesse ativar a opção nas definições.
Mas é assim que está agora, podes por aleatório, repetir o disco a musica nas definições,só o botão play do disco já não toca aleatório.
E já agora porque não pedir à indústria das aparelhagens de som que o façam também! è incompreensível poder fazer shuffle nos CD!
*É
Esse é o ponto de vista dos artistas. E onde fica o ponto de vista daqueles que compraram CD ou pagam mensalidade no Spotify e querem ouvir as músicas da maneira que lhes der mais gosto?
Os que compraram o CD não estão a ouvir no Sporify. E quem paga a mensalidade no Spotify, não está a pagar o album do artista.
Era o que faltava um escritor escrever um livro e a publicadora decidir alterar a ordem dos capítulos…
Um excelente comentário… de coisa nenhuma! Se não tens nada para dizer, mais valia é estares calado!
na realidade o Ângelo até mostrou um ponto de vista bem válido
Não uso o Spotify já faz cerca de 3 anos, mas segundo recordo-me a predefinição de tocar os alguns em modo aleatório era apenas na versão não paga do Spotify. Esta era uma das formas tais como os constantes anúncios de fazer as pessoas optarem por ter uma subscrição paga.
Quanto a ouvirem um álbum é modo aleatório é apenas estupido, por norma todos os alguns, pelo menos aqueles que gosto, foram pensados para tocar por uma certa ordem, para não falar sequer dos alguns gravados ao vivo. Muito sinceramente concordo que os artistas obriguem as plataformas de streaming a colocar como predefinição os alguns a tocar por ordem que foi definida pelo artistas, mas deixando a opção ao consumidor de alterar para forma aleatória quando começa a ouvir o álbum.
Boa mudança sim nos discos nunca deveria ter botão aleatório,eu tocava sempre na primeira música para ouvir por ordem e fica mais fácil saber quais já ouviste se tiveres de parar de ouvir por algum motivo, nas playlist sim deve ter botão aleatório como tem,e quem quer ouvir aleatório pode ouvir.
Tidal e Apple music tem 2 botões de play no disco um aleatório e outro por ordem.
Falta a notícia sobre tidal que também fez muito bem dividir plano hifi em dois e plano “gratuito” com codec AAC que é o melhor dos com perdas que vai estar disponível em 2022 também na Europa,só falta deixarem o MQA e usar flac 24bit etc no hifi plus e deixarem de truques que tidal vai crescer porque é uma boa aplicação.
Para quem não sabe onde fica botão aleatório tem canal no YouTube SPOTIFYCARES que explica como usar todas as definições do spotify.
Se eu tivesse conta no Spotify, cancelava-a logo que pudesse! E a Adele que até é talvez a melhor cantora da nossa geração perdeu muito da minha consideração por isto.
Cada um ouve o que quer e como quer. Eu acho o funk brasileiro um autêntico lixo e não o ouço. Mas não vou dizer a quem o ouve para deixar de ouvir.
E pode continuar a ouvir como quer, basta em baixo no leitor seleccionar a opção shuffle (aleatório). A Adele apenas pediu que o botão do álbum deveria fazer play sem shuffle, para dar as músicas pela ordem que ela idealizou. Mas quem não está para isso, pode facilmente ouvir como quer. Adele não tirou essa possibilidade.