Spotify continua a bater Apple Music e tem 1 em cada 3 utilizadores de streaming pago
Os serviços de streaming são cada vez mais uma presença no nosso dia a dia e uma fonte de rendimento elevada para quem apostou neles. Cada vez mais os utilizadores escolhem esta forma de consumir música, abandonando métodos ilegais.
No topo da oferta do mercado temos há vários anos o Spotify, que voltou a reforçar a sua posição no primeiro trimestre de 2020. Continua a bater a concorrência, em especial o Apple Music e a sua oferta.
O Spotify ainda domina totalmente este mercado
Se para os utilizadores o streaming é uma forma simples de aceder a música sem limites, para as empresas é certamente uma fonte de rendimento considerável. A cada trimestre, novos valores são revelado e mostram que há cada vez mais aderentes, em especial das componentes premium.
Os dados mais recentes da Counterpoint Research revelam que o mercado do streaming de música cresceu para os 394 milhões de utilizadores. O confinamento e o isolamento social provocado pela COVID-19 levou a que os utilizadores aderissem a estes serviços, em especial às vertentes pagas.
Serviços de streaming cresceram devido à COVID-19
Os dados apresentados mostram que o Spotify continuou a liderar as tabelas do primeiro trimestre de 2020. Este serviço de streaming tem uma quota de mercado de 30% em termos de receita e 33% em termos de assinaturas pagas. Representa já um em cada três assinantes.
Em comparação, a Apple e o seu serviço Apple Music conseguem 25% da receita que este serviço de streaming de música gera. Na área de assinaturas pagas, o serviço da Apple conta com 21% do mercado, ficando em segundo lugar. A Amazon fecha o lote dos primeiros, ficando assim em terceiro lugar.
Cada vez mais utilizadores pagam estes serviços
Ainda assim, fica também patente que está a tornar-se cada vez mais difícil conseguir angariar novos utilizadores para estes serviços. Surpreendentemente, converter estes em assinantes tem sido simples, em especial nos últimos meses, graças à COVID-19 e ao confinamento.
Com a chegada a novos mercados, todos estes serviços têm a possibilidade de crescer e angariar novos utilizadores. A escolha cabe aos utilizadores, que procuram sempre o fator preço e as ofertas feitas para esta escolha.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint Research
Neste artigo: Apple Music, mercado, Spotify, streaming, utilizadores
Eu uso Spotify porque é grátis e com publicidade e não me importo nada.
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Não admira… A Apple nem por correr práticas anticoncorrenciais chegará aos pés de um serviço streaming livre de plataformas exclusivas. Teve algum alcança e gabou-se com muito marketing quando roubava as ofertas aos assinatantes de serviços móveis (ex. yorn, orange, salt, vodafone). Apple TV+ vai ter o mesmo destino: um serviço fechado com ofertas anticoncorrenciais (é uma questão de tempo) e no fim os utilizadores vão se aperceber que a Netfix sempre foi e continuará a ser lider seja na qualidade e quantidade…
Não é bem assim, a Apple conhece bem o segredo, o segredo é conteúdo, se conseguirem fechar mais conteúdos e com melhor qualidade a seu tempo essa é a receita vencedora, tem a capacidade de investimento para isso, é só uma questão de vontade negocial que a apple não costuma ter pois quer absorver a maior fatia do lucro em qualquer negócio, se decidirem pagar melhor aos artistas e aos estudios a coisa numa questão de meses muda de figura. A moda do anti-apple com tidals e afins já está a esmorecer.
Não. O segredo da Apple foi e continuará por décadas a ser o mesmo: Investir no máximo na qualidade/quantidade de marketing de um serviço medíocre.
Basta ver quando a Taylor Swift criticou a Apple Music pelo mau exemplo que seguia em pagar os artistas e que ia boicotar a Apple… o que aconteceu? Ninguem sabe mas de repente viu-se a menina a fazer publicidade para a Apple e a apagar os tweets contra a Apple…
Apple TV+ ? Steven Spielberg a criticar a Netflix e outros serviços de streaming a dizer que tais nunca deveriam ter lugar nos óscares por não fornecer uma experiência de cinema… passando poucos dias: Spielberg assina com a Apple TV+ 😀 😀
Dizes que o segredo é conteúdo? Netflix lançou mais séries/documentários/filmes só nos últimos 3 meses que a totalidade de conteúdo da Apple TV+… e não é preciso dizer que a Netflix o faz porque tem $$$ porque a Apple não é probrezita…
Se a Apple quer chegar aos pés da Netflix, tem que começar a fazer a própria produção e estúdio à la Netflix/Amazon… Comprar simplesmente direitos não vai longe…
O Spotify tem muitas manhas que se permite ser premium sem pagar… pessoas que pagam 1€ por 3 meses, é desleal dizer que isso é “premium”.
De qualquer forma, não interessa o maior, mas o melhor, e o Apple Music é simplesmente o melhor, com mais músicas, melhor organização, playlists por especialistas de qualidade (e especialistas não é um gajo aletório do facebook), e aplicação mobile, relógio, iPad, desktop Mac, desktop Windows, e Web de primeira qualidade (a do Windows nem tanto, mas de resto, 5 estrelas).
Hahahaha… essa foi para rir, não foi?
Até aqui me chegou o cheiro de caviarzinho ressabiado
Logo o facto de só pensarem principalmente nos utilizadores MAC faz-me logo deixá-los ficar para trás. Se outros fabricantes de SW tivessem a mesma política da Apple, eles seriam mesm oum nicho (quem compraria Macbook para trabalhar sem ter o office, por exemplo).
Sobre música, das musicas mais “estranhas” que gosto, esão praticamente todas no Sopify e no Apple music não.
Uma razão adicional – perfiro dar dinheiro a empresas europeias do que a americanas.
1€ por 3 meses é premium, pois eu pago zero todo o ano. e umas publicidades não me atrapalham.
Experimentei o Apple Music e não há dúvida de que o Spotify tem mais e melhor musica, sendo o serviço em si superior ao que a concorrência apresenta.
Tudo dito
Deves ser daqueles que ouve Pop ou música radio-friendly. O catálogo de música, face ao Apple Music, é HORRÍVEL. Ainda por cima com as restrições que aplicam em cada país…ridículo!
Andas muito errado. Eu nao ouço mainstream pop/hip hop/trap ou outro tipo de lixo musical.
Aquilo que ouço é mais underground e no spotify encontro muito mais as minhas editoras e artista favoritos que na AM.
Quanto às restrições nem sei do que estás a falar… deve ser uma cena exclusiva para ti.
É uma questão de moda o spotify!!
Se fosse de moda já tinha passado. A empresa existe desde 2008 e continua a crescer.
Dantes gastava cerca de 20€ por mês em CDs e afins. Agora por uma fração desse valor posso ouvir praticamente tudo!
Nao vejo que haja assim tanta vantagem do Spotify face ao Apple Music. Em termos de receita, estão separados por 5%…e em termos de assinantes premium, é o que já foi aqui comentado: o Spotify apresenta as estrategias premiuns de 1€ por 3 meses e pacotes de familia com x utilizadores, o que faz o “numero de assinantes” aumentar.
O facto do Spotify ter o serviço free dá-lhe também mais notoriedade…as pessoas usam simplesmente porque têm acesso sem pagar, e veem os amigos a usar também…
As playlists do Spotify podiam ser melhores, de resto nada a apontar.
Cada pessoa usa a aplicação que mais gosta,mas não é por acaso os números do spotify é uma aplicação fantástica. Tem versão gratuita para quem não pode pagar ou não quer,que é muito bom.
O catálogo do spotify é igual ou melhor do que Applemusic no rock e metal e na versão “gratuita” pagas com publicidade .
eu crio as minhas próprias playlists. são sempre top, para mim claro. Ninguem conhece melhor os meus gostos que eu próprio.
mudei de Spotify para AM, sem reclamações. gosto mais do UI, parece estar mais centralizado para álbuns e não playlists (que não tenho muito interesse), integração com a Siri e possivelmente gasta menos bateria visto ser uma app nativa do iOS