Bloqueios da IPTV podem ser alargados a toda a União Europeia em breve
O primeiro semestre de 2025 foi marcado por grandes bloqueios em vários países. Queriam bloquear os serviços de IPTV e o acesso a jogos e a filmes. Em breve, e segundo o que está a ser pedido à União Europeia, estes bloqueios poderiam ser alargados a muitos mais países.
Bloqueios da IPTV podem ser alargados
Não tem sido simples lidar com os bloqueios que têm sido aplicados em alguns países. Espanha e Itália são dois exemplos onde estes têm sido usados, acabando também por bloquear serviços legítimos e com o prejuízo inesperados que têm surgidos nesse processo.
Estes bloqueios à IPTV pirata poderiam ser implementados a nível europeu. Pelo menos é essa a intenção dos defensores dos direitos de autor, como revelou a MPA (Motion Picture Association) na sua resposta à Comissão Europeia.
Já passaram quase dois anos desde que a Lei dos Serviços Digitais entrou em vigor. Incluiu uma diretiva relacionada com os direitos de autor que solicitava aos prestadores de serviços e aos proprietários que cooperassem contra a pirataria. Agora, a Comissão Europeia solicitou feedback aos envolvidos e, com base nestas respostas, irá avaliar novas medidas a implementar a nível da União Europeia.
Aplicados a toda a União Europeia em breve
A resposta da MPA, que representa produtoras como a Disney, a Netflix e a Warner Bros., é clara. A solução está no bloqueio dinâmico. Esta organização queixa-se que, embora o bloqueio já seja possível, é inconsistente entre os países. Na verdade, o bloqueio de sites é uma lei europeia há duas décadas, mas a sua implementação depende dos governos de cada país. É por isso que a Itália tem o seu Piracy Shield.
A MPA acusa alguns países de não implementarem adequadamente a lei. Por exemplo, na Alemanha, é necessário identificar primeiro o operador do site pirateado antes de solicitar o seu bloqueio, o que exige uma ação legal. É por isso que a MPA está mais interessada em sistemas de bloqueio automático que permitam aos detentores de direitos de autor adicionar novos domínios piratas à medida que estes aparecem.
Ou seja, a MPA pretende que a União Europeia implemente o Piracy Shield, ou o novo tipo de bloqueio da La Liga, a nível europeu. A organização cita a Itália como exemplo do que pretende. Isto obrigaria os governos a implementar a sua própria versão do Piracy Shield, permitindo aos titulares de direitos bloquear qualquer serviço de IPTV e outros sem autorização ou revisão judicial.
O lobby do futebol já a entrar em Bruxelas…
“MPA, que representa produtoras como a Disney, a Netflix e a Warner Bros”
Onde é que está aqui o lobby do futebol?
Disney/warner detêm espn+ e fox sports que controlam a grande maioria do streaming mundial de desporto, futebol nem é dos mais rentáveis
Quem fez mexer, foi a Netflix, que terá gasto 500 milhões, de euros, em advogados e lobby. Só depois entraram 830 produtoras televisivas (só a Sky tem futebol), 500 musicais e 930 milhões, de empresas, criadoras de conteúdos online. Nesta parte, o futebol é residual.
So aqui dizem isso mas em lado nenhum, fontes não ha. Deixem de ser ridiculos e espalhar o medo
“A MPA acusa alguns países de não implementarem adequadamente a lei. Por exemplo, na Alemanha, é necessário identificar primeiro o operador do site pirateado antes de solicitar o seu bloqueio, o que exige uma ação legal. ”
E é assim que deve ser.
O que a MPA quer é ter o poder na mão de decidir, indiscriminadamente, quais os sites a bloquear. Que é o que já acontece em Portugal em que a sociedade tem de confiar nas boas intenções de quem bloqueia. E se não houver essa boa intenção, então os detentores dos sites bloqueados é que têm de meter uma ação legal para reverter a decisão, o que é surreal.
Resumindo, o que querem no fundo é a nível europeu reverter a ordem legal do sistema, em que todos possam ser automaticamente culpados de pirataria, sem passar pelas vias legais, até que provem o contrário.
Isto é tudo muito engraçado, mas o piracy shield é algo que envia dados para algures e nenhum país da UE quer enviar os dados da população dos seus próprios países, eles próprios incluídos para “algures”.
E estePiracy SHield é basicamente uma ferramenta “cega” e imperfeita que bloqueia muito conteúdo legal, por isso eu não me preocuparia muito com estes pseudo bloqueios que já existem desde antes da pandemia e não resolvem NADA.
Comecem a ir ao café, convivem e apoiam a economia local
Convivem??? Apoiam a economia local??? Definitivamente não conheces o que é o futebol nas tascas portuguesas…é um antro de gente mal educada e bêbada de mais para tomar boas decisões… álcool e futebol é a pior combinação para um português, se misturar mos politica é porrada certa…
Concordo totalmente cambada de bêbados e analfabetos….
Deves escolher muito mal os cafés a que vais ou vives numa zona muito pouco recomendável.
É disso que o meu povo gosta, animação.
Sem dúvida. Três coisas que dão sempre problemas em Portugal: futebol, política e religião. À conta disso já morreram não sei quantas pessoas, mortes totalmente fúteis.
então não vais ao café ver a bola porque tens medo de morrer?
Álcool, futebol, religião, imigração, trânsito (andam a conduzir feito um bando de irresponsáveis que não se respeitam)… São vários os problemas.
Larga os tascos podres e vai a cafés de jeito.
So aqui dizem isso mas em lado nenhum, fontes não ha. Deixem de ser ridiculos e espalhar o medo
Redes sociais vendem 800000 biliões, de IPTV, a 5 euros, mensais, por cliente, com 500 milhões de canais e acesso a apps, com 70000 milhões de filmes/séries. Ups, afinal já passou para 600 euros mensais, para poder revender 1000 vezes, a amigos.
Bem se distribuírem tipo P2P está feito. Alguns já estão a tentar. A pirataria não vai parar.
Há vários serviços que já exigem ligação VPN.
se meterem o tal DNS4EU é bem provável…
No entanto com vpn na suíça = problem solved hahaha
Para que pagar 500 euros, mensais, por uma VPN?
Vale mais usar algum dos 870952268927027 DNS servers, que há disponíveis. É grátis, faz o mesmo e poupa 670000 euros, anualmente.
trillions and trillions…
Google ou Cloudflare duvido que vão bloquear.
Quando efectivamente conseguirem bloquear tudo e mais alguma coisa, e as assinaturas não aumentarem, quero ver do que se vão queixar depois.
Outra situação, vai ser os operadores a tentarem vender pacotes com velocidades elevadíssimas para a malta poder ir ao Facebook, coscuvilhar a vida dos outros
É a justificação para aumentos. Dizem que aumentam 3€ a mensalidade e dão gbps de velocidades que não servem para nada.
Eu uso sempre VPN para ver IPTV, na box android e super facil, nem me chateio com bloqueios etc.
Qual o serviço de IPTV? É para um amigo!
É o Amigo do monte ali ao pé do Cais de Alcântara, sobes campo de ourique e está na primeira esquina à direita um gajo de boné cor de rosa a vender serviço iptv e diz assim “kero ver bola” que ele responde em código “Tome lá oh amigo do monte”.
Eu adquei com este contacto… t.me/Insiderproxy
Estou satisfeito e nao necessito de vpn porque o serviço esta a funcionar atravez de proxys
Nagra Nagra 2 Nagra 3. Também eram bons até serem pirateados. Houve e haverá sempre solução para contornar os sistemas
Não posso ir ao café ver a bola porque é só jabardos e javalis.
Impossível ver qualquer coisa sossegado nestes antros, além de que ver futebol dá -me uma carga de sono que ninguém imagina.
Como posso dormir com o barulho?
E se adormeço acordo em cuecas ou talvez sem elas…
Como não quero pagar 30 paus vejo de borla.
Quando não der para ver, ouço musica clássica e adormeço ao som da Lacrimosa ou do Dies Irae, de Verdi.
Melhor que isto não há…
Só existe um tipo de música mágica que te poder matar! https://m.media-amazon.com/images/I/81TtZv-1kkL._UF1000,1000_QL80_.jpg
cada dia que passa a UE esta a seguir os passos da nova ditadura o brasil e tudo bem feito para o restante do mundo olhar e pensar que ainda somos paises democraticos
ditadura é o que o bolsonaro queria implementar
A UE ainda há-de querer mandatar o uso do seu DNS como obrigatório e só autorizar a venda de hardware na UE que impeça a sua mudança.
A principal arma para combater a pirataria, seria os operadores abdicarem um pouco das margens de lucro obscenas que usufruem e passassem a praticar preços minimamente razoáveis.
Os lucros eram nos acessos, e não eram obscenos, 70%, entretanto com a digi já se dissipou e devem andar nos 30%, os pacotes de canais não têm grande relevância nos lucros, com o que valem os direitos de transmissão de determinados clubes/provas toda a gente leva uma fatia
Não tenho VPN e não uso IPTV. Quando quero ver um filme escolho um site de filmes.E vejo na boa. O futebol é mais complicado quando a muita gente a querer ver o futebol e imagem para.
acho que não percebeste o artigo.. mas tiveste piada
Iptv bloquiarem fexam d servidores backups users Po Novo serv e bota .
Dns bloquiarem e o Prato de cada dia .
Servicos desligados vé se sim, mas uma hora depois o mesmo servico ta online .
Fala se foi apanhado 105 pessoas n croacia etc .
Essa pessoas tao ca fora z o painel dito cujo servico teve offline 3 dias e siga online de Novo .
Espalham o medo so bla bla bla . O iptv existe pq os ricos sao ganaciosos e da se a possibilidade de pessoas mais carenciadas terem tudo a bom preco .
Os ricos so aumentam a fortuna criam reunioes para espalharem o medo junto com a europol
Ricos? Malta que trabalha para ter poder económico para o estilo de vida que mantém não é rico.. ricos não veem tv, têm camarote ou compram bilhetes vip para tudo o que quiserem
A Defender vigaristas… Há direitos de autor a serem cobrados abusivamente neste momento. Com isso vexas nao se preocupam.