A Xiaomi é uma marca que surpreende sempre que apresenta algum produto. É conhecida sobretudo como fabricante de smartphones, mas a chinesa alista-se a um variado leque de produtos, muitos deles fora do âmbito dos telemóveis e computadores.
A mais recente aposta da empresa é a HiMo H1, uma bicicleta dobrável, que pesa apenas 14kg e que tem um preço de 455 euros.
Detentora de vários equipamentos diferenciados, como por exemplo smartphones, smartbands, smartwatches, máscaras de esterilização, lâmpadas que eliminam o Coronavírus, entre outros, a Xiaomi é uma das marcas chinesas mais admiradas pelos consumidores.
A empresa é já a 3ª maior marca de smartphones do Mundo, tendo ultrapassado a Huawei, que passou para quarto lugar. Recentemente também apresentou o Mi 10 Lite 5G para atacar a gama média.
Mas há outro campo onde a Xiaomi joga, e bem.
HiMo H1: a bicicleta dobrável da Xiaomi
A Xiaomi apresentou uma bicicleta dobrável que é uma interessante mistura de bicicleta com trotinete elétrica.
Designa-se HiMo H1, tem o tamanho de uma folha de papel A3 quando é dobrada e pesa apenas 14 kg, ou seja poderá transportá-la comodamente sem ser um peso excessivo.
Relativamente à velocidade, a bicicleta consegue no máximo atingir os 18 km/h, e tem uma autonomia de 30kg por cada carga, numa bateria de 7 500 mAh, que pode ser recarregada numa tomada comum.
Este curioso veículo foi desenhado para a mobilidade urbana, especialmente para curtas distâncias. É ideal para ir para o trabalho, se for relativamente perto, dar umas voltas no parque, chegar ao metro, ir para a universidade, entre outros.
Outras características desta HiMo H1 são as rodas pequenas movidas por um motor elétrico integrado numa delas. O selim é ajustável e os pedais são fixos.
O motor de 180 Watts permite andar a 18 km/h, e suporta um peso máximo de 100kg.
Para além disso há vários aspetos que dão conforto ao utilizador, tal como um assento almofadado, um LCD que exibe informações sobre a velocidade e a percentagem da bateria, e ainda uma lâmpara LED que ilumina o caminho, tornando o ciclista mais visível aos outros.
A HiMo H1 encontra-se de momento na plataforma de financiamento Indiegogo, e surge com um valor de 455€. As entregas estão disponíveis para todo o Mundo, a partir de maio de 2020.
A Xiaomi foi também uma das empresas afetadas pela pandemia do Coronavírus, no entanto já anunciou que repôs a sua capacidade de produção em 80%.