Waze diz-lhe quanto custa carregar num posto de carregamento rápido
A partir de hoje carregar um veículo elétrico num posto de carregamento rápido (PCR) custa dinheiro! Ao longo das últimas semanas os quatro Comercializadores de Energia para a Mobilidade Eléctrica (EDP Comercial, Galp Power, Prio.E e GRCApp) foram anunciando os seus valores e campanhas, mas as contas nem sempre são fáceis.
Hoje, os valores de carregamento passaram a estar disponíveis na popular app Waze.
O Waze é uma das melhores apps gratuitas de navegação. Esta app destaca-se da concorrência em muitos aspetos, e para os utilizadores de Portugal esta app passou também a disponibilizar recentemente informação sobre a localização e tipo de carregadores de veículos elétricos - ver aqui.
Agora a equipa de editores do Waze Portugal adicionou os novos custos de operação aos Postos de Carregamento Elétrico rápido (tarifas dos OPC) já mapeados!
Para quem tem um veículo elétrico, basta que procure por PCE (Posto de carregamento elétrico), PCN (Posto de carregamento normal), PCR (Posto de carregamento rápido) ou Tesla para facilmente encontrar os postos de carregamento numa determinada zona
Este trabalho foi realizado em parceria com a UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, sendo que todos os postos públicos de carregamento elétrico estão identificados agora no mapa. Assim, Portugal passa a ter toda a rede de carregamento de veículos elétricos no Waze.
Leia também...
Download Waze
Este artigo tem mais de um ano
o fim da entrada do carro elétrico em portugal. Já era difícil convencer as pessoas a dar dinheiro por um elétrico, assim pior é..
mas pronto, há que adiar, pois a rede elétrica portuguesa ainda não tem capacidade de aguentar milhares ou milhões de carros elétricos. tudo a seu tempo!
Ainda vai demorar e muito. Porque neste momento demorar o carros cerca de meia hora a carregar é impossível se muita gente quiser carregar ao mesmo tempo. Até pôr os carregadores em todos os sítios é impossível visto que não existe estacionamentos para todos. Enfim, para já é uma utopia.
O carro eléctrico, tal como o conhecemos é uma moda sem sentido. Não há forma de massificar este sistema. Não é solução.
Não passa de um esquema para dar mais dinheiro aos amigos. Qualquer dia aparece outra coisa e lá muda o esquema para essa tecnologia nova e os eléctricos serão considerados inimigos do ambiente. Há que estar atento e de olhos abertos.
Devia-se apostar mais em carros hibridos. Os elétricos ainda têm um custo/benefício muito mau.
Existe um enorme lobby de elétricos. Tal como o Al Gore foi uma farsa. Tudo o que previu não passou de imaginação. Aquecimento global existe, apenas há quem aproveita para se enriquecer com isso, nada mais.