PplWare Mobile

Waymo chega à Europa! Táxi autónomo prepara-se para ser um sucesso

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Max says:

    Diz a Waymo que os sus robotáxis já percorreram 161 milhões de km, em mais de 10 milhões de viagens pagas.
    Há bastantes dados estatísticos publicados sobre as viagens da Waymo, mas há um que achei engraçado:
    “Uma comparação direta com a Uber e a Lyft mostra que as viagens Waymo podem ser até 120% mais demoradas em trajetos semelhantes, principalmente por evitarem autoestradas e conduzir de modo mais cauteloso”. Está visto que os Waymo não têm conduções “à taxista”.
    Se a ideia era que sem motorista as viagens ficavam mais baratas, não ficam. Comparações reais, para 90.000 viagens em São Francisco – as Waymo ficam a uma média de 20,4 USD, as da Uber a 15,6 USD e as da Lyft a 14,4 USD.
    Bem, mas sempre se pode dizer que se andou num Jaguar Land Rover I-PACEs totalmente elétrico – equipados com o Waymo Drive, que atingiu o nível 4 da condução autónoma da escala SAE, enquanto o FSD que equipa os robotáxis da Tesla continua no nível 2 (e por isso não sai de Austin, Texas).

    • Rui says:

      Nao saí de Austin, Texas tal como a waymo não sai das cidades em que está e engraçado que os robotáxis vão expandir para outras cidades muito brevemente

      • Max says:

        No caso dos Waymo não é exatamente cidades, mas cidades, zonas urbanas e metropolitanas. Por exemplo, circulam entre Santa Mónica e Los Angeles (25 km).
        Os robotáxis da Tesla é que só circulam numa área, central, de Austin. E porque Austin aceita a circulação de robotáxis com condução autónoma de nível 2. Não vai ser fácil à Tesla expandir-se.

  2. PeterJust says:

    Queria ver se não morria antes de andar num destes! Desde o primeiro episódio do Knight Rider que todos temos esse sonho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.