Volkswagen junta-se à Xpeng para produtos e preços competitivos
O mercado reclamou o preço associado aos carros elétricos e a indústria - ou pelo menos algumas fabricantes - está a trabalhar para entregar modelos acessíveis a mais carteiras. Neste sentido, a Volkswagen uniu-se à Xpeng.
Em comunicado, a Xpeng anunciou um acordo com a Volkswagen para desenvolverem e integrarem conjuntamente a última geração da Arquitetura E/E da Xpeng na CMP - China Main Platform da Volkswagen, na China. A arquitetura desenvolvida em conjunto deverá equipar os veículos elétricos da marca Volkswagen produzidos na China a partir de 2026.
Conforme partilhado na mesma comunicação, a Arquitetura E/E da Xpeng, desenvolvida internamente, é o núcleo das suas tecnologias de software e hardware full-stack integradas verticalmente.
A empresa explicou que esta permite que o software, incluindo o ADAS e o sistema operativo de conetividade, se dissocie do hardware subjacente e das plataformas dos veículos, conseguindo uma rápida iteração do software entre plataformas.
A última geração da E/E da Xpeng adota uma arquitetura que proporciona um ambiente de computação automóvel de elevado desempenho e uma estrutura de custos competitiva. Isto resultará em produtos, bem como preços, mais competitivos.
A paixão partilhada pela tecnologia e inovação uniu a Xpeng e a Volkswagen. Ambas as partes continuam a contribuir com o melhor de cada uma para a nossa parceria estratégica.
A colaboração técnica baseada na nossa Arquitetura E/E, líder na indústria, leva a nossa parceria ao próximo nível e a uma escala muito maior. A colaboração permitirá que os nossos produtos Smart EV sejam tecnologicamente competitivos e competitivos em termos de custos.
Disse Xiaopeng He, presidente e diretor-executivo da Xpeng.
Também Ralf Brandstätter, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG para a China, partilhou que a estratégia da marca alemã "Na China, para a China" reforça o poder de inovação do Grupo Volkswagen no país asiático.
Ao alargarmos a nossa parceria com a Xpeng e ao integrarmo-nos de forma consistente no ecossistema industrial chinês, iremos alinhar os nossos produtos ainda mais rapidamente com as necessidades dos clientes chineses.
Ambos os parceiros trazem os seus pontos fortes para a mesa. Isto aumenta a eficiência, otimiza as estruturas de custos e acelera a velocidade de desenvolvimento.
Explicou, partilhando que o custo/ benefício e o ritmo de desenvolvimento acelerado são "cruciais" para a competitividade no ambiente dinâmico do mercado chinês. Com estes esforços, "estamos a assumir um papel de liderança na era dos veículos elétricos inteligentes conectados".
Imagem: Xpeng
Neste artigo: volkswagen, Xpeng
Ahh ?
A Alemanha está no caminho certo para a sua industria ser engolida pelos chineses.
De acordo em acordo a China lá segue o seu passo. Admirem-se daqui a uns bons anos de vermos montes de carros elétricos chineses aqui nas estradas em Portugal. São baratos por isso é o que o pessoal vai comprar. Ninguém vai comprar(pelo menos falo daqueles que não têm possibilidades) Teslas e outros ao preço que eles estão. Por exemplo, quem é que vai comprar o modelo mais barato da Tesla em Portugal que é o Model 3 por 40.000 euros, mesmo já depois de a empresa ter baixado o seu preço ?? 40.000 euros é muito dinheiro. Só mesmo quem pode é que o pode comprar.
Esta na hora de incluir a china na UE. Seriamos mais poderosos e poderiamos ter acesso a toda a sua cadeia de producao a precos baratos. Não ha nada melhor para nos nerds que podermos comprar hardware a precos baixos, imaginem uma 4080 a menos de 500 euros. Era o dia mais feliz da nossa vida, ate me emocionei
A VW lançar um BEV a preço competitivo!?…acredito quando o vir! Para mim competitivo é ver BEV segmento B abaixo dos 15K!