Viajar de avião com uma poderosa bateria dá jeito, no aeroporto podem não gostar
O Pplware tem acompanhado muitos eventos internacionais. Como tal, com mais de 30 voos só este ano, e mais de 100 se somarmos o ano de 2024, há coisas que já se tornaram rotina. Por exemplo, levar power banks porque, nalgum evento, vamos estar à míngua de energia e sempre com o telefone na mão. Por isso, uma bateria grande dá sempre jeito. A não ser, que a segurança do aeroporto contrarie a etiqueta que diz "Airline Safe". Sim, há limites, mas como podemos conhecê-los?
Atenção aos power banks nos aeroportos
A ideia quando estamos a fazer a mala de cabine é levar coisas simples, roupa interior, camisas que não engelhem, umas calças, uma t-shirt ou duas, um casaco se estiver frio, cabos, carregadores e um power bank. Há várias opções, um de 93.5Wh, ou outro de 30.000mAh.
Ok, é hora de "embalar" tudo, nada ilegal, nada de frascos com mais de 100 ml, nada pontiagudo... siga.
Chegado ao aeroporto, vamos ao controlo, tirar o cinto, carteira, smartphone, meter a mala no cesto e.... surpresa: não pode passar com uma bateria tão grande. Pronto, já ficou confiscada e lá ficamos sem ela!
Sim, há limites para baterias externas, tal como há para os líquidos. Vamos então conhecer estes limites para evitar dissabores.
Regulamentos aéreos
A IATA (International Air Transport Association) é a organização comercial global da maioria das companhias aéreas do mundo. Representa mais de 350 companhias aéreas em 120 países (ou seja, 80% do tráfego aéreo mundial) e entre as suas muitas tarefas está a promoção de normas de segurança.
É na 66ª edição do Regulamento de Mercadorias Perigosas da IATA que são definidos os limites para as baterias de lítio e de iões de lítio (PDF).
Limites definidos:
- Máximo de duas baterias externas até 100 Wh cada uma, sempre na bagagem de mão, nunca no porão.
- Se forem baterias não derramáveis: até 12V e 100 Wh, máximo duas por pessoa.
- Entre 100 e 160 Wh, só com aprovação da companhia aérea (máximo duas).
- Acima de 160 Wh, regra geral: proibido transportar.
Mas… e os mAh?
As marcas indicam a capacidade das baterias em mAh (miliamperes-hora), mas a IATA utiliza Wh (watts-hora) para definir os limites de segurança nos voos, uma vez que esta unidade mede a energia total armazenada.
Para converter mAh em Wh, utiliza-se a fórmula:
Wh = (mAh × V) ÷ 1000 |
Assumindo uma tensão nominal comum de 3,7 V (presente na maioria dos power banks), uma bateria de 20.000 mAh equivale a:
(20.000 × 3,7) ÷ 1000 = 74 Wh |
Dado que o limite da IATA é de 100 Wh, a capacidade máxima teórica ronda os 27.000 mAh. No entanto, para evitar problemas no embarque, recomenda-se optar pelos power banks entre 20.000 e 25.000 mAh. Atente que não deve levar mais que 2 por passageiro.
Atenção: estas regras são gerais. Cada companhia pode ter variações. Em caso de dúvida, são as regras da transportadora que vigoram.
Exemplos:
- Hong Kong: proíbe carregar power banks nos assentos ou usar durante o voo.
- Coreia do Sul: exige que tenha a bateria sempre consigo (não no compartimento superior).
- China Airlines e Singapore Airlines: proíbem o uso durante o voo.
- China (voos domésticos): a partir de 28 de junho de 2025, só com certificação 3C (similar ao CE europeu).
Conclusão:
Além dos limites em Wh, em mAh há também o limite em unidades. Por vezes, as companhias aéreas mudam as regras e têm esse direito.
Portanto, se estivermos dentro do intervalo de segurança, a probabilidade de nos chatearmos com a segurança de uma aeroporto é menor.
Num voo, para Paris, de Lisboa, não me queriam deixar levar, uma de 120mwh, com 10000mAh. É que a pessoa, viu 120, na especificação, foi logo “Esta não pode ir.” A outra, 23000mAh, nem leu, as especificações. Como é em metal, passou na máquina, deu verde (carregada), meteu no saco. Reclamei, o supervisor veio ver, leu as especificações, passou na máquina e deu verde. Meteu no saco e mandou-me seguir.
Claro, é que com todos esses numeros aldrabados até eles ficaram confusos, como é que tem uma bateria com 10000 mAh e 120 mwh ? Impossível, essa bateria não existe.
Não vejo a necessidade de andar com isto na bagagem de mão, todos os aviões já têm usb, basta andar com conversor de usb para os que não têm usb-c.
Pessoalmente nunca fiquei sem bateria em nenhum device a viajar, viagem mais longa que já fiz foi para a Austrália, MBP nunca precisei carregar, iPad Pro também não, só iPhone quando me meto a usar muito para trabalhar, mas um carregamento é suficiente
mas levar um powerbank não é exatamente para ter bateria durante um voo mas sim para resolver esse problema no(s) destino(s)
30 voos, que ecológicos que eles são. E depois andam de carro elétrico a dizerem que são amigos do ambiente
Mas essa é uma consumição para a tua cabeça? Não me digas que és o Mario Greta? No meu caso, adoro elétricos, sobretudo pelo que poupo (se fizer bem ao ambiente, mais silêncio, menos fumo, tanto melhor), mas essa não é a minha bandeira.
Não, não é. É só mesmo hipocrisia.
Carros elétricos.. os carros dos benefícios sociais. Nem sei como aceitaram os subsídios, sendo contra eles.
Não é verdade. Não se tratam de benefícios sociais, mas sim de benefícios fiscais e apenas acessíveis a empresas que produzem, têm receita e pagam impostos. Não digam disparates.
Nem caso não deveria aceitar benefícios sociais ao usar gasóleo nas suas viaturas.
LOL benefícios sociais!! Que ignorante!! Tenho uma noticia boa para ti mas mais para mim, ainda vai haver mais incentivos para quem tem carros elétricos! Vão ser cada vez mais! Além dos milhares que já poupei ainda vou poupar mais e nem me chateio com revisões nem nada, é só chegar a casa e ligar a ficha, quando ligo… muitas vezes nem preciso, enquanto isso continua a espumar-te e a snifar gases de escape que a seleção natural faz o resto!
Mas o que é que os carros eléctricos e ecologia tem a ver com este post?
Já chega desse eléctrico vs térmico!
Cada um compra o que quer e como quer…
Se faz bem ou mal cada um responde por si!
Já farta esta m*** de estar a criticar as decisões de cada um!
@Mario se não gostas azar o teu! Se não tens a mesma opinião de outros excelente… tens direito e liberdade de expressão… mas já chega… decidam por vocês, informem-se dos prós e contra e adquiram o que vos interessa… custe 1 ou 1 milhão a carteira é de cada um …
Preocupem-se com o vosso lar, coloquem perguntas construtivas e tem informar-se e deixem de criar ruído que na realidade serve a nada… zero! Só irritam pessoas…
As vezes, acho que nem à estalada…
As vezes penso que demasiada liberdade de expressão torna o povinho inculto…
Em vez de andarem nas redes sociais a instar ódio e seguir carneirinhos investigem
Como deve ser, sigam fontes decentes…
Desde as redes sociais que a sociedade ficou mais “burra” livra…
@Mario… abre as palas…
Não que diga e fale a favor ou não…
Mas sendo nascido numa ilha… e tendo a necessidade de usar barco ou avião… uso eléctrico na mesma… e não foi a pensar nas Cretas da vida…
para dizeres isso terás que explicar como é que quem trabalha consegue viajar para locais mais distantes se não usar o avião…
Não fazia ideia desses limites, obrigado pelo artigo!