Volkswagen investirá $5 mil milhões na Rivian: os VE da próxima geração estão a caminho
A Volkswagen e a Rivian acabaram de anunciar que vão formar uma empresa comum, trazendo os conhecimentos de software da Rivian para os produtos da Volkswagen. A fabricante alemã poderá investir até 5 mil milhões de dólares para a Rivian conseguir fazer face ao esforço de entrega do seu próximo veículo R2.
Volkswagen x Rivian será uma realidade
Embora a Rivian tenha grandes reservas de dinheiro, está a gastá-las a um ritmo relativamente rápido. As finanças melhoram um pouco a cada trimestre, mas ainda há muito trabalho a fazer.
Recentemente, a empresa anunciou que iria adiar a construção da sua fábrica na Geórgia, a fim de poupar mais de 2 mil milhões de dólares a curto prazo, ajudando a reduzir a pressão sobre as suas finanças.
Agora, a empresa teve outra válvula de pressão libertada, uma vez que vai forma uma joint venture com a Volkswagen (VW) para levar o seu software para os veículos elétricos da fabricante. A VW fornecerá um capital inicial de mil milhões de dólares e potencialmente até 5 mil milhões de dólares até 2026.
Os nossos clientes beneficiam da parceria direcionada com a Rivian para criar uma arquitetura tecnológica líder. Através da nossa cooperação, vamos trazer as melhores soluções para os nossos veículos mais rapidamente e a um custo mais baixo. A parceria enquadra-se perfeitamente na nossa atual estratégia de software, nos nossos produtos e nas nossas parcerias.
Disse Oliver Blume, diretor executivo do Grupo Volkswagen.
O software deixará de ser um problema para a gigante alemã?
A parceria também é valiosa para a VW, uma vez que o software tem sido o seu maior problema nos últimos tempos. O anterior CEO da VW, Herbert Diess, deixou o cargo em 2022, e pensa-se que os problemas de software foram a principal razão da sua saída.
Em 2023, a VW contratou um antigo executivo da Rivian para a ajudar com o software. Deve ter gostado do que recebeu, pois as empresas estão agora a aprofundar a sua relação.
As duas empresas estabelecerão uma joint venture 50/50 em torno da "arquitetura elétrica/eletrónica da próxima geração". Isto dará à VW acesso imediato à arquitetura de software da Rivian, que tem sido considerada como um dos principais pontos fortes da empresa.
Após a criação desta empresa comum, a VW afirma que investirá mais 4 mil milhões de dólares na Rivian, em parcelas de mil milhões de dólares em 2025 e 2026, dependendo do facto de a Rivian cumprir "determinados objetivos".
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Carros a pilhas europeus vs Carros a pilhas chineses vs. Carros a pilhas americanos.
Esqueceste-te dos carros a pilhas japoneses, coreanos, canadianos, ingleses, por ai fora, pois qualquer um agora pode criara um…
Os coreanos já tiveram, agora já não.
A vw não tem carros a pilhas, só a Toyota.
É a novela dos carros a pilhas.
Antes isso que:
A minha carteira vs petrolíferas portuguesas vs petrolíferas inglesas.
:)))
Boa! Já passei novamente a combustão. Recém comprado A6 3.0 TDi. Uma máquina
@Sequeira, pelo teu comentário fiquei com a sensação que tinha um VE e voltou novamente para um térmico, se assim é podia explicar o motivo que o levou novamente a sentir a necessidade de trocar?
Só por curiosidade pois estou a pensar em comprar um VE mantendo o meu atual carro
Qual era o que tinha?
Sequeira, tinha um VE e passou para um A6 (Segmento E), então depreendo que antes tinha um Tesla Model S porque é o mesmo segmento. Não consigo acreditar que passa dum VE do mesmo segmento para um ICE (a não ser que o VE seja muito silencioso para si e queira barulho) e acha que melhorou. Isso sim um diesel é excelente se precisa de fazer muitissimos Kms diários (vendedor, distribuidor, etc) tipo 500+ frequentemente e o mais rápido possível.
O que você foi dizer. Esconda-se, vem ai o inquisidor… está perdido ele já chegou…