Volkswagen apresentou finalmente o ID.4, o primeiro SUV elétrico da marca alemã
Foi com o ID.3 que a Volkswagen apostou de forma séria no mundo dos carros elétricos. Este seu primeiro modelo está com algum atraso, mas agora a marca alemã deu um novo passo. O ID.4 foi finalmente apresentado.
Este é o primeiro SUV elétrico da marca e segue as pisadas do modelo anterior. Partilham a mesma plataforma, mas este novo modelo reinventa a proposta da Volkswagen e abre uma nova área onde vai estar presente.
Chegou finalmente o esperado ID.4
O futuro da Volkswagen no campo dos elétricos parece estar definido. A marca tem uma plataforma onde vai desenvolver as suas propostas, tendo já o ID.3 sido apresentado e colocado no mercado. Agora é a vez de chegar uma nova proposta da Volkswagen no campo dos SUV. Falamos do ID.4 e que é mais um passo da marca.
Este foi agora apresentado e revelou-se de imediato como uma proposta muito interessante. Com 204 CV e até 520 km de autonomia teórica (no ciclo WLTP), este será um concorrente para algumas das propostas que estão já no mercado.
Um interior agradavelmente minimalista no ID.4
Com um interior minimalista, como já havia sido revelado, a marca pretende garantir o máximo de espaço de utilização. Este ponto é bem conseguido e comparado com as dimensões exteriores, a marca conseguiu garantir bem esta transferência.
Um ponto onde a marca apostou foi na vertente tecnológica. Com o mínimo de botões presentes, este é um carro totalmente digital. A consola central é dominada pelos ecrãs de 10 ou 12 polegadas, dependendo de ser o modelo normal ou o modelo Max.
Volkswagen manteve linhas sóbrias neste carro elétrico
Algo curioso é a forma que a Volkswagen decidiu usar neste seu SUV. À parte dos elementos óbvios e que podem ser dispensados (falamos das grelhas de ventilação do radiador), este é um carro de linhas tradicionais. A sua traseira mais elevada é tudo o que se destaca face ao que o mercado oferece.
No campo das prestações, o ID.4 tem um motor elétrico de 150 kW, equiparável a um de 204 CV, e tração traseira. Este motor permite atingir uma velocidade máxima limitada a 160 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,5 segundos.
Motor que consegue dar o máximo a este SUV
A Volkswagen equipou o ID.4 com uma bateria de iões de lítio de 77 kWh de capacidade. Isto garante-lhe uma autonomia de 520 quilómetros no ciclo WLTP. Será capaz de carregar em meia hora potência para percorrer 320 km. A marca garante que a deterioração das baterias será de 30% em 8 anos ou 160.000 quilómetros.
No que toca ao preço, o ID.4 poderá estar um pouco acima da concorrência para a classe onde se encontra. A Volkswagen apontou um preço de 49.950 € para o ID.4 e 59.950 € para o ID.4 Max. Por agora vão ser construídas 27.000 unidades, que começam a ser entregues no início de 2021.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que a Tesla ainda não tem um rival a altura
Acho que essa foi uma das principais conclusões que se tirou do Battery Day.
No entanto isso não torna este carro mau. Penso que é uma boa proposta e, principalmente, um passo no sentido certo.
https://www.youtube.com/watch?v=Z61gN1HzZKU
https://www.youtube.com/watch?v=0LFsjIpoq9Y
Mais concorrência o que é muito bom. Acho que os carros deveriam ser acompanhados pela rede de carregamento rápido, que ainda não existe em Portugal, sem ser a da Tesla.
Que por sua vez não é usada porque as marcas não querem.
A Tesla não quer*
Não consigo entender esta moda dos SUVs
Não ó moda, é uma questão de gosto… eu gosto, eu compro, tu não gostas compras outro tipo de carro… a vida é simples…
E por acaso, o carro é bonito…
É gosto por ser moda, as modas vão de mãos dadas com o gosto. Porque é que ha uns anos atrás não se vendia a quantidade de SUVs que se vende hoje, sendo esse lugar ocupado pelos monovolumes que praticamente desapareceram do mercado?
Estamos a falar de um carro,não de uma peça de joalharia. Um carro tem uma função muito especifica e é um “investimento” importante para o cidadão comun. Sendo que na maioria dos casos, e mais em portugal, têm mais desvantagens que vantagens, porque é que vendem tanto?
O tue comentário leva-me a crer que tens um SUV. O que te levou a comprar um SUV foi meramente uma opção estetica? Por curiosidade, que SUV tens?
Nenhum… Tenho dois velhinhos um utilitário e uma carrinha familiar, que são para durar ainda muitos anos, espero eu, porque não há €…
Já agora, estás a contradizer-te… os monovolumes então também foram moda… Mas, tal como os suvs, são carros perfeitos para mais espaço, e fáceis de mobilidade das pessoas… continuo a não perceber esta conversa… se não gostas não compras… porque é que se eu gosto, sou um parvo da moda? cheira-me a extremismo… zzzzz
Não é extremismo de forma alguma.
Ao contrario dos SUV`s, devido à tipologia da carroçaria, são veiculos que realmente têm mais espaço interior. Os SUV`s não, tendo em conta veiculos do mesmo segmento obviamente. Os monovolumes têm a distancia ao solo de um veiculo “convencional” e sim foram uma moda, ainda que com sentido. Sendo veiculos tão praticos e tão racionais, como explicas que praticamente desapareceram do mercado?
e já agora, tal como dizes, cada carro tem uma função especifica… o meu pai de 79 anos, ainda a 100% em tudo, comprou um, e foi o melhor que fez… não tem dificuldade em entrar e sair do carro, o carro por ser alto oferece melhor visão, e como viaja muito pratico no espaço de arrumação… pratico para ele… porque não podem existir suvs?
Pq não gostas? LoL
Até papo esse argumento de ser mais facil aceder ao habitaculo, o resto é falso. O campo de visão é o mesmo, isso é uma falsa sensação, a não ser que o objectivo seja ver melhor o interior de outros carros. O espaço idem; um “carro normal” com as mesmas dimessões exteriores vai ter o mesmo estaço interior e arrumação que um SUV e provavelmente mais espaço se esse SUV for 4×4. E se o principal uso que o teu pai dá ao carro é viajar, um não-suv teria a vantagem de ter menos consumo e ser mais estavel.
Eu nunca disse que não podem existir, disse que não entendia a moda. E com isto o que quiz dizer é que não entendo tanto sucesso, sobretudo quando a esmagadora maioria dos SUVs que se vendem sao 2wd. Claro que podem e devem existir e em muitos casos fazem sentido, mas nao na maioria. E sim, até gosto de SUVs mas só do ponto de vista estetico. Sendo racional ou compro um carro para estrada e se quero espaço, uma station wagon, ou compro um TT de verdade. Não uma coisa que não é carne nem peixe.
Ora nem mais!
À 2 meses atrás comprei um diesel, e os vendedores sem excepção tentavam impingir um SUV, apesar de eu afirmar que um SUV não tem nenhuma vantagem, excepto se eu já fosse idoso e tivesse dificuldades em entrar num carro baixo (apesar dos SUV também não serem fáceis).
Passaram-me para as mãos vários SUV, desde o Peugeot 2008 e 3008, Ford (já não recordo o modelo) e percebi imediatamente nas primeiras curvas, que um SUV é um desastre a curvar (coisa mais que óbvia ainda sem nunca ter-me sentado num SUV antes). Eu não consigo perceber como é que há tanta gente a comprar uma coisa que é tão fácil capotar, é lento e muito pesado, para além de não ter a mesma rigidez de um carro mais baixo (pilares mais curtos).
Além disso há Braks no mercado lindíssimas (Peugeot 508SW, Audi A4 Avant, Mercedes Shooting Brake ou a C ou E Station, as BMW Touring……..). Não percebo porque é que as pessoas preferem coisas que às vezes nem se sabe para que lado fica a frente de um SUV!!!!!!!
Secalhar quando eu tiver 70 ou 80 anos, ainda devo escolher um SUV…… mas dos 4×4, mas agora não muito obrigado!
Gostos não se discutem…
Claro que se discutem. Sobretudo quando falamos de uma decisão pratica.
OS SUVs são veiculos com consumos mais elevados, mais poluentes, menos seguros devido a um centro de gravidade mais elevado, mais pesados o que deriva numa manutenção mais cara…
Mas são mais bonitos…Gostos não se discutem.
E porque se deve discutir ou criticar a escolha dos outros?
Não que é que se deva discutir, mas pode. Porque não? É como discutir qualquer outra coisa…
Se achas que um 2008 ou um 3008 são SUVs é normal que não gostes.
Eu tenho um X5 e não vejo nenhum problema nas curvas, seja a que velocidade for.
Sim, são considerados SUVs. E não tens problema, mas com uma serie 5 curvarias de uma forma muito mais eficiente e gastarias menos combustivel.
eu nao consigo entender a moda das calças ao fundo do cu agr Suv’s ? nao é o meu estilo mas consigo ver que sao bonitos e quem gosta de uma posicao de conduçao mais elevada sao perfeitos
Posição mais alta? Compram uma Toyota Dyna ou Ford Transit e ainda dá para fazerem umas feiras!!!!!!
ca esta o velho argumento o nokia 3310 nao faz chamadas ? entao pronto é mesmo esse
A questão é essa, a maioria das pessoas que compra SUVs fá-lo por “estilo”, sem considerar vantagens e desvantagens. Estou convencido que para a esmagadora maioria desses compradores um carro de outro tipo faria mais sentido. Mas enfim…é o estilo.
ou secalhar compram porque gostam ahah tambem é condnavel nao? a pessoa comprar uma coisa porque gosta, e quem gosta de certeza que vai ver varios e vê vantagens e desvatagens e ate eu que nao gosto vejo vantagens é um carro que nao tem os 6 metros de um carrinha mas tem na mesma imenso espaço um carro mais alto que para pessoas mais velhas facilita o sentar e levantar do carro
Não é condenavel, eu não condenei ninguem. Voces é que estão a condenar a minha pergunta/posição. Eu apenas estou a ser objectivo e o vosso argumento é basicamente “gostos não se discutem”. Mas depois discutem sporting VS Benfica LOL
O ID4 é para o mercado Americano o ID3 para o Europeu
sim que ca nem se vendem muitos suvs
“A marca garante que a deterioração das baterias será de 30% em 8 anos ou 160.000 quilómetros”
Será pelo carregamento rápido que apresenta tanta degradação? Temos opção para carregamento “lento”?
O problema é geral… é como os telemóveis… Por enquanto funcionam de igual maneira… Mesmo que sejas “pipi” com os carregamentos, sabes perfeitamente que passado 2 anos, a bateria não é igual ao momento da nova… os carros é igual… O que temos de esperar, é que as baterias dos carros fiquem muito mais baratas, para compensar a troca… Imagina, que a troca é como fosse a correia dos carros, o problema atual, é o custo da troca ainda… 🙂
Não, não é igual. Além das químicas das baterias dos telemóveis ser diferente para optimizar a densidade energética, os telemóveis fazem ciclos mais profundos.
Se gastares 100% da bateria do teu telemóvel por dia, em dois anos fazes 730 ciclos. Esses mesmos 730 ciclos significam 220.000km num carro com ~300km de autonomia.
eu disse igual no modo “configurativo”… irra tanto bla bla para a mesma coisa
Imagino que querias escrever “figurativo”, mas confesso que é um argumento que nunca vi aqui. É tipo um “estava só a brincar” mas mais “pipi” 😀
Também estavas em modo “figurativo” quando disseste que era como trocar a correia mas mais caro…
Esse “será” tinha que ser acompanhada por um “no máximo”. É a garantia padrão de as construtoras dão nas baterias. Significa que garantem que retêm pelo menos 70% da capacidade original após 8 anos ou 160k km. Num carro com esta autonomia, a degradação não é um problema grave. Mesmo que só se consigam tirar 300km por ciclo de bateria, 160k km são pouco mais de 500 ciclos.
Quanto ao carregamento, carrega em AC (lento/em casa) até 11kW e em DC (rápido) até 125kW.
Deveria ter opção ainda mais lento e quanto a potência utilizável nunca devia ir nem 100% e a 0% tal como o Opel ampera
Não sei se estás a falar da capacidade disponível vs buffer, mas todos os EVs que conheço têm buffer abaixo dos 0% utilizáveis e/ou buffer acima dos 100%. Se te estás a referir à possibilidade de limitar a carga uma percentagem inferior, nem todos os EVs permitem, mas penso que o software da VW permite.
pois quanto a vw estamos falados!
enquanto lesado do dieselgate, bem que podem lançar o melhor carro de todos os tempos que da minha parte enquanto nao me indemnizarem (nao tenho duvidas que nao vai acontecer), nao me veem la mais nem veem mais nem um tostao meu.
Sem mais!!!
A VW foi apenas a ponta do iceberg, todas as marcas foram testadas (peugeot, Renault, Nissan, Mitsubishi, Ford, etc) e todas mentiram, o grupo VW foi apenas o apanhado primeiro porque é o grupo que vende diesel nos EUA e achava que nos EUA tinham a cobertura da Europa…e lixaram-se.
Os governos na Europa protegem estas marcas, assim como produtos chineses. Os EUA não, logo se fazes o que não deves (VW, Huawei, negócios negros chineses, etc etc) levas o troco.
Só não vê que, não quer. Todos aldrabavam os testes.
A VW foi simplesmente o bode expiatório, o alvo a abater por ser a número 1 mundial.
Os alemães não são lá grande coisa na fiabilidade electrónica. Daqui a 6 meses começam a dar problemas.
Eu quase sempre tive alemães e zero problemas de electrónica (um par de bugs de software como em todos), peugeot também zero problemas de electrónica (mas muitos mecánicos).
A questão aqui é a durabilidade das baterias e custo associado. Conhecendo as marcas europeias e nipónicas, o carro está ok mas as peças e em especial as baterias dos eléctricos são para preços de ficar na ruína.
Até a VW ou outra garantirem pelo menos 200.000 km até baixar 20% a autonomia e que uma bateria nova não custa ainda de 5000€ com mão de obra incluída e IVA, não compro um eléctrico (ou um tesla se a bateria durar 500.000 ou mais).
ID.4 ID.4MAx
Qual a diferença entre eles ?
Fiquem sem perceber
Apenas e simplesmente equipamento… tudo o resto é igual…
Só para acrescentar: “No futuro está ainda prevista a chegada de uma versão menos potente (o ID.4 Pure) com cerca de 340 km de autonomia que a Volkswagen avança que deverá ver o seu preço arrancar abaixo dos 37 000 euros.”
Sinceramente gosto muito da VW, mas um SUV com dois ecrãs apenas…não me convence…é muita tecnologia sem necessidade para tal… talvez por isso não vão fazer muitas unidades para já…para verem a reacção do mercado…
Tendo em conta que a marca não assume responsabilidades perante o mercado português quanto ao dieselgate, é uma marca que evito
Nenhuma marca assumiu.
Vais andar a pé ?
Sendo um SUV é logo para colocar de lado. Esta moda de comprar camiões tipo jipe sem ser jipe faz-me mesmo confusão. São mais pesados menos aerodinâmicos, uma vista a curvar e gastam que se farta.
Quanto ao ID.4 se tiver o interior do id-3 que experimentei este fim de semana, podem esquecer. Qualidadede golf 3, nada ergonómico e uma posição de condução tipo monovolume. Péssimo. É silencioso como todos os elétricos e no id4 não deve mudar muito. Mas se o id-3 ao vivo é feio este ainda deve ser pior. Mas aguardo pela chegada do mamarracho.
+1 Mas há quem diga que é porque gostam de ter “uma posição de condução elevada”, porque são giros…enfim…modas. SUV é mais um conceito estético que outra coisa.
Queria dizer, uma bosta a curvar.
Um carro de 50k com travões de tambor, em 2021.
O carro é lindo mas o preço de 50k? Não sei onde… Quanto custará depois de 8 anos ou 160km?
Poupamos em manutenção durante este tempo, mas chega para cobrir o custo inicial e a mudança de bateria?
Até la não vejo vantagens nenhumas em ter veiculo eletrico
Não percebo como é que a VW ainda tem vendas com esta miséria de carro. Então o id3…
Admira-me como é que os clientes cw ainda não mudaram mesmo depois dos escândalos todos.