Vespa Elettrica chega a Portugal por 6790€
A Vespa é, para muitos, uma das marcas mais emblemáticas de scooters. Novas, velhas ou restauradas, esta é uma relíquia que muitos guardam para explorar o asfalto na melhor companhia.
Aproveitando a tendência dos veículos elétricos, a Grupo Piaggio anunciou em agosto a Vespa Elettrica! Conheça este veículo de duas rodas que estará à venda em Portugal por 6790€.
A Vespa Elettrica, nome dado a esta nova versão, tem uma autonomia de cerca de 100 quilómetros e um desempenho idêntico às atuais de 50 cc (com uma potência máxima de 4kW). A bateria terá um tempo estimado de carga de quatro horas e promete até 1000 ciclos de carga (ou dez anos ou entre 50 000 a 70 000 km) até à capacidade total cair para os 80%.
Esta scooter traz também algumas funcionalidades baseadas na inteligência artificial, como é o caso da deteção automática de pedestres e automóveis e a sugestão de caminhos alternativos quando deteta excesso de tráfego.
Destaque ainda para a nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa que permite fazer a gestão do veículo através da interface disponibilizada no ecrã TFT a cores de 4,3".Esta Vespa é mais silenciosa, comparativamente ao modelo tradicional.
Veja a nova Vespa Elettrica em vídeo
Sistema Ride by Wire
Com este sistema, o condutor pode controlar a potência do motor. Ao pressionar o botão RIDING MODE, é possível mudar entre o modo ECO (velocidade na ordem dos 30 km/h) ou modo POWER (onde é possível obter o máximo rendimento do motor do veículo). Existe ainda um modo REVERSE que facilita a manobra da Vespa.
Preços em Portugal
A Vespa Elettrica chega a Portugal por 6790€. Em abril chegará uma versão que, segundo o grupo, é equivalente a um veículo com motor elétrico correspondente a 125 cc e terá um preço de 6.990€.
Este artigo tem mais de um ano
Trotinetes elétricas: em 1918, já eram moda entre a elite portuguesa: https ://observador.pt/2019/02/21/trotinetes-eletricas-em-1918-ja-eram-moda-entre-a-elite-portuguesa/
Pérola!
Muito bom preço!
😀
Este modelo eletrico só se justifica pela questão ecológica, porque ser for para poupar no combustível mais vale optar pela versão semelhante à gasolina PRIMAVERA 50 4T3V, que custa 3581€. Consumo de gasolina anunciado é de 34,5 km/l (2,9 l/100km), com o custo aproximado de 4€ por 100km. O modelo eletrico tem um custo estimado de 0,5€ por cada 100km. Pelas minhas contas precimos andar 91000km para compensar a diferença. Quem fizer media de 10000km por ano, ao fim do 9º ano consegue recuperar o dinheiro investido na eletrica, no entanto é bem provável que a bateria estará perto do fim ciclo de vida e será necessário um substituição de bateria que não deve ser inferior a 2000€.
De forma geral ainda não compensa atualmente comprar veículos eléctricos caso o intuito seja a poupança. É tudo puro marketing.
Os valores que falas de baterias novas é baseado em quê?
Gosto do raciocionio que faz sentido, mas é muito relativo.
Não queiram que a Vespa venda melhões de veículos destes.
Mas parece-me ser uma mota divertida, com um bom conceito e para quem opte por comprar uma mota destas, tem aí uma opção válida.
Parem lá com o bota a baixo só porque sim, que já chateia um bocado.
Não é deitar abaixo, é, como tu dizes, um racicineo válido e lógico. Pensar nos custos, autonomia, pro e contras de um veículo antes de comprar faz todo o sentido. Se a ideia for economizar nos transportes, este veículo pode não ser ideal em relação a concorrência a esse preço. A bateria provavelmente é estimada a pensar nos custos de uma para carros elétricos, que costuma ser bastante cara. 2k€ parece me uma boa estimativa a esta data. Daqui a 10 anos, quem sabe.
Não sentido nenhum pensar nos custos de uma bateria para carros elétricos.
Se for como as outras marcas (de motas) pode ser que seja a rondar os 1000€
Bota abaixo? Nao vi qualquer critica a tecnologia ecologica. O JonnyKid apenas se referiu a valores com um raciocinio logico e devo dizer que concordo plenamente.
Nas contas está a faltar um custo importante que é o da manutenção. A vespa a gasolina vai necessitar de óleo, e as revisões são mais caras do que na eléctrica. Dessa forma a recuperação da diferença será certamente antes dos 9 anos. É importante também considerar qual será o valor de revenda da versão eletrica e da versão a gasolina passado uns 6 anos. Com esses dados todos é que se consegue saber qual será a mais barata. A mais divertida parece que é mais que óbvio que será a eléctrica. Imaginem só o prazer que pode ser passear num sitio como o Douro, nas calmas a ver a paisagem numa acelera que não faz barulho.
Para isso, há bicicletas, que têm ainda menos manutenção!
Para isso há sapatos/sapatilhas, andar a pé tem ainda menos manutenção!
Estás a ver como chegas lá?!
Quase €7000 por uma “acelera”?
Boa sorte com as vendas….
Por esse preço, dava mais a quem lhes fosse ao c….!
A Piaggio sempre abusou nos preços, mas este valor, por uma moto equivalente a um ciclomotor é perfeitamente ridículo! Curioso que a diferença para o modelo equivalente a uma 125 seja mínima. Daí a ser justificável…
barata … vou comprar duas !!!!
Realmente, é tão barata que acho que vou comprar meia dúzia delas, para oferecer aos amigos e familiares nos aniversários!
“Esta Vespa é mais silenciosa, comparativamente ao modelo tradicional. ”
No shit Sherlock.
lol. Muito bom.
Vamos aguardar por tempos melhores, aguardar que os niveis de ganância diminuam e pela concorrência.
Por esse preço já se compra uma Moto!