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Venda de carros elétricos cai 19% em agosto! O que se passa?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Naodou says:

    Diria que grande parte dessas vendas da BMW são para empresas (até porque grande parte das vendas da marca já eram para empresa) , a Teslas desvaloriza imenso (por culpa da própria marca) o mesmo não acontece com a concorrência. Ou seja, compensa as locadoras e por sua vez as empresas.

  2. Veritas says:

    O que é que se passa?

    Simples. A malta começou a abrir os olhos.

  3. JL says:

    E ainda não viram quanto cai os diesel, foram só -33.6 % e de Janeiro a a Agosto -27.5 %

    A gasolina -15.2% e de Jan-Ago -2.3%

    Elétricos caíram 19% em Agosto mas ainda continua em terreno positivo de Janeiro a Agosto com +9.5%.

    Todos os valores em relação a 2023.

    • Rui says:

      “Os dados recolhidos pela ACAP mostram que nos primeiros seis meses de 2024, mais de metade das vendas — 51,7% que se traduz em 57 130 unidades vendidas — pertencem ao grupo de motorizações chamados de “Energias Alternativas”. É aqui que estão incluídos os híbridos, os elétricos e os bi-fuel (GPL, GNC, etc). É um salto significativo em relação ao primeiro semestre de 2023, que se fixava nos 46,4%.”

    • Yamahia says:

      “E ainda não viram quanto cai os diesel, foram só -33.6 % e de Janeiro a a Agosto -27.5 %”
      Poucos estão na disposição de que continuem a ir-lhes ao bolso com impostos desajustados sobre a cilindrada.
      Preferem comprar “velho” no norte da UE.
      Vá ver as vendas de importados para perceber.

    • há+cada+gajo says:

      Qual é a % de market share dos eléctricos ?

    • iDespairing says:

      Principal razao a falta de Guito tanto empresas ou qualquer indivíduo com juizo espera por taxa de juro melhor no futuro proximo.

  4. Gringo Bandido says:

    Devia de ser um designio do governo criar postos de carregamento rápido para carros electricos por todos o país e acelerar a transição energética, precisamos de bom governo e não governo do deixa andar que o mercado resolve.

    • Rui says:

      Porque não cria você uma geringonça dessas em sua casa?

      Há muito iluminado que rema para o lado da manada sem reflectir!
      Nós somos autosuficientes para tanto carregador eléctrico, com disponibilização de potência 24 horas por dia?

      E o português tem possíbilidade de estourar 40 a 60.000€ num eléctrico?

      • JL says:

        Somos, e porque não gastam menos de 40 mil ?

        • Mário says:

          Somos? Ai é? Por isso é que caso falhe a importação espanhola, temos que dar fogo ás centrais a gás e pagar a energia 4x mais cara no mercado grossista.
          Gasta menos de 40 mil onde? Se me disser onde há um elétrico em condições NOVO por menos de 40 000€ eu compro.
          Não compro sucata usada para parar daí a 2 / 3 anos e onde os stands fogem da garantia a 7 pés. “oh amigo isso quando cá estava estava impecábel”

          • JL says:

            Afinal somos, e as trocas com Espanha são uma maneira de equilibrar a energia produzida e gasta, já que temos muita que vai para Espanha e podia cá ser gasta.

            Não, pagamos o mesmo.

            Se comprou um a combustão em segundo mão não pode comprar um eléctrico porquê?

            O que não faltam são opções abaixo disso, até teslas.

            Mais vale dizer que não quer.

            Mas ao que parece comprou sucata usada.

          • Mário says:

            Por acaso comprei sucata nova em folha.
            E não teslas usados a serem vendidos pelo dobro ou triplo do preço que valem.
            Olhe que pagamos mais…. vÊ-se mesmo que não sabe como funciona o mercado elétrico… a Galp e outros estão a aumentar preços pelos seus lindos olhos…

          • paulo g. says:

            Em 2ª mão compram-se paletes deles.

          • JL says:

            Você disse aqui que tinha comprado um em segunda mão.

            Estão a aumentar os combustíveis ? Simples, mude de fornecedor.

          • Yamahia says:

            Infelizmente a electricidade, mesmo em casa não está melhor:
            Precos para carregar carro em casa (contador de garagem dedicado e WallBox de 7.4)
            Por cada 1000 kms ~200 kwh/mês
            Entre 61.50 e 80.50€
            https://simulador.precos.erse.pt/eletricidade/

          • JL says:

            E porque havia de ter um contador dedicado e uma wallbox ?

          • Antonio+Vasco says:

            Yamshia, 200 kw custam 32€, já com IVA , procurem tarifa, e isso dá 3,2€ /100 km, para 20kw de gasto, o Tesla 3 faz média de 15kw ou menos

          • Yamahia says:

            Então Sr. Eng @António Vasco e o resto fica por conta da casa?
            Quer fazer a simulação ou não? A ferramenta está à distância de um click?

            @JL e pq não pode ter um carregador de 7.4? Então se não pode porque se vendem? Até há quem tenha mais. Esses de 7.4 até são considerados abaixo da média!

            Qt ao contador dedicado é o que acontece em muitas garagens. A
            minha é exemplo disso. Desta forma estou impedido de passar as gorduras para a conta da casa.
            O último período de faturação: 12 de julho a 11 de agosto 2024 foi 7.25€ para 6 kWh ou seja 1,21€ cada kWh.
            Pelo que se fala por aqui no Pplware, no Mês que vem já vou levar com mais pastilha! Incha…

          • JL says:

            Ter um carregador de 7.4 para gastar 200 kwh por mês ? Que sentido faz isso ?

            Por acaso são acima da média, já que poucos devem ter, a maioria tem tomadas normais ou tomadas CE de 16 A.

          • Antonio+Vasco says:

            Não preciso de fazer simulações, tenho em casa.
            Mas não percebo as suas contas, o que quer dizer o tal 1,21€ por kw. Explique , se quiser

          • rui says:

            Se tens um carregador 7.2Kwh então espero bem que estejas a consumir mais de 1000kwh por mês, pois caso contrario não precisavas de um em primeiro lugar.
            Segundo se tens um contador dedicado para a garagem é porque quiseste, pode fazer sentido, mas tipicamente não.
            considerar o Kwh a 1.21€ porque estás a incluir taxas de acesso diarias no extremamente baixo consumo realizado é igualmente parvo.

            Tenho um familiar que faz quase 200km dia num EX40, tem uma wall box de 4.6Kwh e chega para tudo e ligado ao quadro da casa.

          • Yamahia says:

            “Ter um carregador de 7.4 para gastar 200 kwh por mês ?”
            @JL e pq não? É crime querer carregar 1 pouco mais rápido? Agora todos temos que aguentar 36 horas à espera que uma bateria de porte médio encha, queres ver?
            E sim 7.4 está abaixo da média:
            “Os postos de carregamentos instalados no domicílio, também chamados “wallbox”, podem carregar potências diferentes: 3,7 kW, 7,4 kW, 11 kW ou 22 kW.”
            “https://chargeguru.com/pt/2021/06/25/qual-potencia-contratada-carregar-veiculo-eletrico-casa/
            Mesmo optando pela máxima potência, um simples ZOE com bateria mais pequena que a média leva 3 hora e para isso precisa contratar 27,60 no mínimo. Como vê não fui tão mauzinho como poderia ter sido!

            “Mas não percebo as suas contas, o que quer dizer o tal 1,21€ por kw. Explique , se quiser”
            O Sr. Engº não percebe pq não está habituado a contar com tudo o que conta para o preço final do kWh. Típico.
            E mesmo assim, estou limitado. Por exemplo não consigo aspirar o carro com uma raibow pq o quadro vai abaixo!

            “Segundo se tens um contador dedicado para a garagem é porque quiseste, pode fazer sentido, mas tipicamente não.”
            @Rui, O contador dedicado não foi opção minha. Foi opção de quem fez a arquitectura do prédio! E como este há muitos!

          • JL says:

            Mais rápido para estar mais tempo sem estar à carga ? Só porque você é apressado ? Loool

            Diz aí podem, não diz que são os que estão instalados, até porque a grande maioria nem carrega a 22, fora os zoe existem muito poucos a 22 kW.

          • Yamahia says:

            Não carregam pq é mais uma forma de certos construtores cortarem nos custos.
            Quem se lixa é sempre o mexilhão que paga tempo em AC de rua e paga o dobro no factor tempo qd poderia pagar metade só pq o construtor resolveu poupar num item fundamental.
            Mas já se vai vendo muitos carros com AC de 22.
            E atenção q há fenómenos parecidos em DC, tipo anunciam 150 e depois só carregam a 80 de pico pq há uma incompatibilidade qq na voltagem da tomada do carro que agora não me apetece ir ver qual é.
            Isto não seria especialmente grave, não fora o facto de um dos argumentos de venda ser a velocidade de recarga. Neste item deviam colocar um asterisco e explicar as condicionantes, nem que fosse em letras pequeninas. No entanto nem isso.
            É só mais uma bicada na desonestidade que grassa nesta indústria. Não fazem outra coisa que não seja induzir as pessoas em erro. Até neste pormenores. Por isso é muito bem feita que estejam a regredir. Só têm o que merecem.

          • JL says:

            Todos têm asteriscos, basta saber ler.

            Se fosse para cortar custos metiam como opção.

            Todos eles atingem o máximo, nas condições ideais, tal como acontece com qualquer outro.

        • freakonaleash says:

          Um Dacia Sandero novo, dos maiores do segmento B, custa 13k. Mostre um elétrico novo por esse preço com o mesmo tamanho…Não tem?…não quero! e não quero cá ah e tal a tecnologia não chegou lá por isso só com uma bateria para 200km limitado a 110Km/h…quando a tecnlogia dos BEV for democratizada, A SÉRIO, talvez já me interesse com a carteira. E olhe que pesquiso e leio bastante sobre BEV todos os dias, se o estado me apoiasse num AMI por 4K olha que era bem capaz de apertar o gatilho!

      • paulo g. says:

        Eu sou da manada. Possuo uns painéis solares e tenho uma pequena e “lenta” bomba de combustível. Acaba por ser rápido, porque é o tempo de ligar e desligar os cabos.
        Para não pagar o roubo de um carro novo, compro em 2º mão por metade do preço.
        Desta forma o combustível, também me custa, metade do preço.

    • PTO says:

      Carregamento rápido num EV fica mais caro que abastecer um carro a gasóleo. Já testado e comprovado por diversos sites automóveis dedicados a esse tipo de testes. Basta ir ao Youtube e não faltam videos a demonstrar exatamente isso.

      • Antonio+Vasco says:

        Não é bem assim, depende do fornecedor.
        Por exemplo, na Tesla fica a metade do preço , para consumos equivalentes, se gasta 10,50€/100 em diesel, no rápido electrico fica a 4,8€

        • Yamahia says:

          A Tesla não é exemplo para ng em PT enquanto está situação de ilegalidade perdurar.
          E mesmo que fosse, apenas quem vive perto dos carregadores poderia obter real vantagem no valor a pagar.
          Já não estou tão certo com o tempo esperado para concluir a carga. Aquilo tem andado impossível e já não é só em Alcácer.

          • Yamahia says:

            Mais outra achega:
            Não se esqueça dos kWh perdidos por dissipação e/ou resistência nos carregadores da TeslAldrabona que che a ser de 20%.
            Equivale a estar a atestar um depósito de 50lts e 10 litros não entrarem no depósito embora tivesse que os pagar na mesma.

            Portanto para sermos ainda mais sérios seria:
            Se gasta 7,50€/100 em diesel, no rápido da Tesla Aldrabona electrico fica a 7.2€.

          • JL says:

            Curioso, porque quando vou para norte ou para sul usufruo.

            Quanto ao tempo, os ionity andam melhores. Lol

          • Antonio+Vasco says:

            É cada invenção que faz, eu só peço tempo a desdizer para que os pessoas que lêem estes posts não pensarem que isso é verdade.
            Nos carregadores tesla , você carrega 10 kw, x 27 ou 30c consoante o horario , são 2,7 a 3€ que lhe dão debitados imediatamente na conta, você vê imediatamente o que paga, não é como os outros que aparece depois uma série de alcavalas, os tais legais como você diz, e que de 15 c a conta final vai parar a + de 60c/kw . Seja você honesto , ou se não sabe, não crie mentiras que isto aqui deve servir para esclarecer , não defender clubismos

          • JL says:

            Não, nem a 10% chega.

            No seu depósito entram 50 litros mas de facto só usa 15, o resto sai por dissipação, tanto pelo escape como pelo radiador.

            Incrível como tenta defender o indefensível.

          • Yamahia says:

            Ainda há dias lhe mostrei como nos teslachargers se pagam 5kWh e depois na bateria só entram 4 isso é 20% para o lixo.
            Sim JL, Prefiro 1000x que entrem 36,9kgs para 50lts que alcançam 1000kms e cujo peso até vai diminuindo à medida que vai sendo usado do que andar com uma marreca permanente de 500 kgs que não dá mais que 300kms.
            Novamente, elektro=quantidade de energia ridícula para o peso que carregam.
            Nota: o trabalho de produzir energia tem sempre perdas e as perdas para obter electricidade para o carro elektro, são superiores à perda na conversão directa num motor a combustão. Portanto até por aí o carro elektro perde e muito.
            O carro elektro é incapaz de transformar a sua própria energia logo precisa de estruturas externas que lhe façam a papinha. É tipo os bebes que ainda não aprenderam a fazer a sua comidinha. Um dia qd crescerem vão lá chegar, certamente.

          • JL says:

            Não conseguiu mostrar porque a amostra era pequena.

            Também não são 500 kgs, e também não são 300.

            Errado, são muito inferiores, em várias vezes até.

            Também é capaz que 20 a 35 % da energia que usa até é ele que a produz.

            Então e um a combustão ? produz a sua propria gasolina ? epá, compro já um desses por 10 milhões de euros ? pode ser ?

            Tipo os bebés que precisam de biberão ? esses são os a combustão, que são ligados por mangueiras para se encherem de líquidos, e até mais que um.

          • Yamahia says:

            Mesmo na bomba mais cara no sitio mais caro, encontra o gasóleo a 1.75€. Na realidade está a 1,69€. E ng vai a essa bomba sem os descontos do Pingo Doce.
            E não ando a fazer contas aos electrões mais caros. Ando nos 0,60 e nos 0,70€ que são a bitola dos públicos elektros.
            Se quisesse ir para os mais caros ia para os Ionity. Não seja desonesto

            Não há erro nenhum no cálculo da média. O homem andou a pastar na AE que levava a Madrid. Isto pq de acordo com o próprio levava crianças. Qual é o erro da média, diga lá. Fdx. Até é o app a dar a velocidade média. Não sei se reparou que agora não fui eu a calcular a média looolooolool

            Qt ao consumo diesel,
            em a 120 gasta os 5lts só faz os 5lts a 130.
            https://youtu.be/L7JDyhufL4s?si=e6ScYdJcnmEJGuai
            Já lhe disse para tomar Memofante. Nc se lembrar de nada, chiça!!!

          • JL says:

            Quem falou em pingo doce ? Basta ir a uma área de serviço.

            Então anda a fazer contas aos mais caros.

            Devem ser a bitolas dos mais caros.

            O erro da media é estar sempre a dizer o mesmo, que andou aquela velocidade, errado, ele não andou aquela velocidade, aquilo foi a média geral da viagem.

            Exato, tal como eu disse antes, como vem sempre com a missa a gasóleo, o de está a média da viagem ?

          • JL says:

            Aqui algo com mais fiabilidade:

            Trip 1: media de 5.8 litros, 54 kmh média.

            Trip 2: media de 5.1 litros 86 kmh de média.

            Portanto antes de falar em 5 litros nos 120 kmh pense um pouco, aumente isso para os 7, se não for mais e tem o resultado certo.

            https://youtu.be/lZRj5bDjNks

          • Yamahia says:

            Que confusão que vai nessa cachimónia. Já não diz coisa com coisa.

          • Yamahia says:

            A essa velocidade foram os outros desde Marrocos a Londres e fizeram quase 2400 kms
            https://youtu.be/azQ67YEPCxs?si=Q7-Zb4Jz-CKTqZyx
            Mais Memofante nisso looolooolool

          • JL says:

            Então ? Não está certo o vídeo ? Só os seus que fazem 500 metros e no fim de estarem na velocidade tiram a média ? Boa…

          • JL says:

            Qual é a média da viagem desses ?

        • Yamahia says:

           Mais uma achega;
          Se gasta 7,50€/100 em diesel, no rápido da Tesla Aldrabona electrico fica a 6€.
          Isto para sermos minimamente honestos.

      • JL says:

        Então quando fica no seu ?

        Já ? Então mostre lá ?

        • Yamahia says:

          Vc sabe q é uma realidade, pq é q insiste?.
          Ele até está a ser bonzinho. Na realidade o carregar o carro elektro sai mais caro por km percorrido e não é só em PT.

          • JL says:

            Pois sei, daí insistir.

            Não, não sai, basta escolher com cabeça e não comparar alhos com bugalhos .

          • Antonio+Vasco says:

            Se a autonomia dos VEs aumentar, e tudo indica que acontecerá nos próximos 2 anos, e os preços dos carros descer, o que já está a acontecer, se o custo por km for igual mesmo assim os VEs teem vantagem, pelo custo mais baixo de manutenção, pelo incremento de segurança e de conforto de condução, e pela facilidade de carregar em casa, que será sempre mais barato que os combustíveis.
            E é fácil perceber porque os políticos, principalmente os europeus, defendem os VEs, a Europa não tem petróleo e tudo o que se gasta são dívidas que saiem , já a electricidade é produção nossa, que tende a aumentar, é o nosso petróleo.

          • Mario2 says:

            Desde que vi um post no tesla clube do facebook a carregar a 75 centimos o kwh, fiz as contas e o meu diesel fica ao mesmo preço com a vantagem que custou menos 20 000€ que um tesla.

          • JL says:

            E fez com o combustivel mais caro que encontra ?

          • JL says:

            Olhe a realidade, carros que ao fim de 100 mil kms tiveram apenas um motor de um banco avariado, trocou de pneus aos 65 mil !!! como pode ser possivel um elétrico durar tanto dos pneus.

            Curioso porque até diz que é o melhor carro que teve até hoje, espero que não tenha tido um audi. LOOOL

            https://www.youtube.com/watch?v=tS3MRP_umPk

          • Yamahia says:

            Quem? Esse tonino? Ele nem guia o carro, é sp a velha, sabe lá ele metade da missa do carro looolooolool
            E ele diz que foi o melhor que teve? Ó diacho, e então e o model y com 30 .il, não é o mais melhor bom?. Tlz não seja pq a passar pequenas lombas já chocalha mais que o outro model 3 do fala para as paredes com 100.000.
            É só bonecos esta malta da Tesla. Estão só a criar um estereótipo de pessoas patetas que até pode ser injusto para os que andam caladinhos e resignados ao barrete que enfiaram.

          • JL says:

            Portanto e por ás vezes a mulher conduzir já não serve ? é isso ? LOOOL

            Ele é que diz, não fui eu, o model y é novo, ainda não sabe o que vale.

            Não vi nenhum model 3 a chocalhar, quando há problemas nas suspensões não é por esse tipo de barulhos, o meu levou à pouco tempo 2 links da barra estabilizadora (só tinha de um lado com folga, mas decidir trocar os 2) que custam 15 euros cada um no autodoc.

            É só bonecos esta malta anti-Tesla. Estão só a criar um estereótipo de pessoas patetas que até pode ser injusto para os que andam caladinhos e resignados ao barrete que enfiaram, e assim tentam justificar o dinheiro mal gasto noutros.

          • Antonio+Vasco says:

            E o video do 720,000 km em Tesla 3 de 2018, já viram? R de certeza com muito carregamento rápido

          • JL says:

            Esse também não serve, só servem os dos pseudo-mecânicos que falam de problemas que não encontram. Loool

          • Yamahia says:

            @JL isto é de nascença, não vai lá com braços do AutoDoc.
            Model 3 com pouco mais de 100 mil:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbJHYKQRTJdFHIO0cA
            Aquilo foi de tal maneira q ele até cortou o vídeo para não se ouvir o chavascal na 2ª lomba. looolooolool

            Model Y com 30 mil:
            https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrcFfR1NxpJ4LZPIa2g
            Fdx 😛

          • JL says:

            É tipo os audi com 80 mil estão todos rebentados parecem camas velhas ?

            https://www.youtube.com/watch?v=5y2QCwpaXAg

            https://www.youtube.com/watch?v=1LDg_BE5t1g

          • JL says:

            Mais uma cama velha, depois nem os discos de travão prestam:

            https://www.youtube.com/watch?v=MYFbQAgD_7U

            Outra cama velha que estala por todo o lado:

            https://www.youtube.com/shorts/pdu03dgrjIY

            Oh coitados, até partem molas, LOOOOL

            https://www.youtube.com/shorts/rDrf4tO-UVs

          • Yamahia says:

            “Cama velha”
            Definição engraçada essa, nunca tal tinha ouvido eheh
            Bom nos elektros parece mais a cama do exorcista. Cada pancada que até assusta lool

          • JL says:

            Ficou a saber, é quando a coisa range por todos os lados.

  5. Abel says:

    No caso da Tesla existe um grande mercado para o modelo Y e sei de muitos que aguardam o novo modelo que está prestes a sair. Basicamente funciona como o iPhone neste momento está em queda porque está prestes a sair o novo modelo.

    • RD says:

      Nem mais. O Model Y que chegou a ser o carro mais vendido na Europa está em vias de ser reformulado, e como tal, as vendas decreceram bastante e não é algo recente.
      Quem está em vias de investir e faz algum estudo da marca e do que se tem falado em várias plataformas, efetivamente prefere aguardar uns meses para ter um veículo que, após a referida remodelação, ficará com qualidade muito superior e muito provavelmente pelo mesmo preço, tal como aconteceu com o Model 3.
      Sendo o modelo largamente mais vendido, superando com larga margem as vendas dos restantes VEs, é natural que na mesma ordem de grandeza seja evidente a curva decrecente de vendas devido à expetativa da reformulação, e o decréscimo só neste modelo determina por si só o decréscimo nas vendas dos VE em geral.

      • Antonio+Vasco says:

        Concordo 100%, aliás é o meu caso, penso trocar um carro pelo novo Y , estou á espera para ver o que sai.
        Também considerava outras marcas, mas já desisti, ou Tesla ou nada, e isso devido á rede de carregamento deles, que até á pouco tempo faturavam a 27c final, agora a 30c final, isso dá 5,6€/100km, ainda aceitável, o que não é aceitável é a roubalheira que agora acontece com todos os outros fornecedores, ligados á Mobi-E , que mais que triplicam o preço inicial da energia, e estão a faturar agora de 62 a 75c por kw, um absurdo. Para gastar 12€/100 km ando a diesel, carros mais baratos e não tenho que parar para carregar.
        Aconselho toda a gente a refazer as contas, que isto mudou muito

        • Yamahia says:

          “Concordo 100%, aliás é o meu caso, penso trocar um carro pelo novo Y ”
          E é isto. Carro com 2anos e ~60000 kms está despachado.

          “e isso devido á rede de carregamento deles, que até á pouco tempo faturavam a 27c”
          Continua 27c horas vazio. Só possível pq estão fora da lei.
          Agora argumtar com a convivência dos mesmos já é mais que anedota.
          TeslaCharger num dia de semana de JuNho.:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbdSGC1alBz3b0mz4A

          Fds de Agosto a solução é dar a volta pelo Alentejo:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrb54NL3awvOIw75I6w

          “o que não é aceitável é a roubalheira que agora acontece com todos os outros fornecedores, ligados á Mobi-E ,”
          Quem paga e não foge às responsabilidades e às obrigações é assim. E por isso são livre de instalarem mais carregadores ao contrário da Tesla que os tem a apodrecer pq não quer pagar.

          • JL says:

            Despachado para outro. O que não falta é mercado de segunda mão para.eles.

            27 não é nenhum preço baixo, existem alguns em Espanha, França .a esse preço, quando se chega ao norte da Europa até baixa para cerca de 20.

          • Toni da Adega says:

            “Quem paga e não foge às responsabilidades e às obrigações é assim. E por isso são livre de instalarem mais carregadores”.

            Exactamente a Tesla deveria fazer como as outras empresas, ligar á Mobi-E e triplicar o preço, ganhavam eles e ganhava o consumidor.

          • rui says:

            o quê? a tesla paga o que tem de pagar, vais dizer que é só nos das tesla que há carregadores sem funcionar?

          • Antonio+Vasco says:

            Tesla triplica o preço e os consumidores ganham ? Ou é engano ou é estúpido.

          • Yamahia says:

            Á conta do orçamento claro que é estúpido. Se não fosse estúpido não estavam praí uma catrefada de carregadores da Tsla a apodrecer!

          • JL says:

            Não estão mais porque a tesla não tem os carregadores e infraestrutura preparados para uma rede tão estranha. Investir para apenas satisfazer um país tão pequeno também não deve ser prioridade.

          • Yamahia says:

            Paguem o q é devido que isso passa.

          • Yamahia says:

            Vê-se.

    • Yamahia says:

      O iPhone não vai em 6⁰…
      E parece que já anda aí o novo 3 que ainda vende menos q o Y…

      • Abel says:

        Posso estar errado mas acho no trimestre da saída dos iPhones bate sempre records de vendas.
        Model 3 sempre vendeu menos que o Y
        Neste momento o Modelo 3 em termos de interior está melhor que alguns modelos de marcas de luxo como Mercedes, Lexus, Audi, etc
        O Y foi o mais vendido de sempre da Tesla e a saída do novo modelo já está mesmo aí e os interiores vão acompanhar agora o Model 3
        Model 3 para mim tem duas coisas que aceito mas não concordo, piscas no volante e câmara no lugar de sensor para detectar chuva.
        O interior minimalista primeiro estranha-se depois entranha-se.
        Mas vamos aguardar para ver…

        • Yamahia says:

          O 3 com interiores ao nível do Merc?
          Este pessoal não se enxerga Lol

          • Abel says:

            Se eu exergo ou não, não sei. Mas ando nos 4 modelos todas as semanas e para mim o novo modelo 3 é bem melhor que Mercedes do mesmo segmento. Mas é minha opinião…

          • Yamahia says:

            E é com aquele pano de cozinha a tapar o tablier, LOL e napa com nome pomposo de “couro vegan” a fazer as x’s do couro natural nos assentos e volante.
            Tesla interior com 30000 kms:
            https://www.autoblog.com/2022/09/01/tesla-model-s-plaid-interior-19000-miles-later/

          • JL says:

            Ena, parece que o rapaz precisa de bastante força para se segurar do estalo que o carro tem.

            Quer que procure um carro dos seus com os mesmos problemas ?

          • Yamahia says:

            Não há. Nem com 400.000 kms, qt mais com 30 mil looolooolool

          • Antonio+Vasco says:

            Esse video do S Plaid alugado não sei, mas o meu com 80,000 km está como novo, nada mas mesmo nada se alterou, mesmo a napa que eu tinha muitas reservas, está impecável, melhor do que pele. No BMW tenho pele e 100,000km e está muito pior, com sinal de gasto, e eu passo tratamento de 29 em 20M.
            Mas se viu os vídeos dos táxis deve ter reparado que todos eles dizem que o interior aguenta muito bem o uso..
            Eu lamento contradize lo mas você só desfaz, desfaz, sem motivo porque não tem um Tesla, pois não?

          • JL says:

            Posso-lhe mostrar um com mais de 200 mil kms e 10 anos, para ver se encontra algum defeito.

        • Blackbit says:

          “…e a saída do novo modelo já está mesmo aí …” , conta para o 1º trimestre de 2025 pelo que ainda faltam uns largos meses.

  6. jAr says:

    O PPLWare continua a insistir nestes dados mensais que não dizem nada de relevante. A maioria dos carros são comprados por empresas de aluguer (e outras opções) e empresas que os põe ao dispor dos trabalhadores por isso uma compra grande de uma destas empresas tem um impacto nestes números que não fica demonstrado.

  7. JC says:

    Já se vê por Portugal, durante o mês de agosto Teslas em cima de reboques… Avarias, devido ao calor? No meu caso, só quando me obrigarem a mudar para os elétricos. Quem gosta de automóveis, gosta de ouvir o “roncar” do motor. Automóveis a pilhas não obrigado!

    • JL says:

      Então e quais são as avarias dos a combustão que andam em cima se reboques ? Calor ?

      O que é gostar de automóveis ? Existe manual para isso ?

      A pilhas também não quero, já tratei noutro país, nem nem sequer existem é caro demais.

    • Toni da Adega says:

      +1 Reboques foram inventados devido ao aparecimento dos electricos. Antes dos electricos Reboques e assistencia em viagem não existia.

  8. Entusiasta says:

    A queda parece-me natural e um reflexo do mercado automóvel dos últimos 20 anos. Com algumas excepções em PT é um mercado em queda que só cresce com incentivos à troca de carro (como de resto o governo alemão faz de vez em quando).

    A queda mais acentuada dos eléctricos parece-me também normal, pois para além da esperada queda no mercado automovel em geral, é normal que após os fins dos incentivos para comprar VEs que as vendas caiam abruptamente, pois são produtos mais caros. Para além disso, como houve um rápido crescimento de VEs nos últimos anos qualquer desaceleração, por comparação directa, é uma queda grande.

    Acho tudo normal, é o mercado a funcionar e é assim que deve de ser.

    • rui says:

      Não tiveste fim de insentivos em PT, o que tinhas do fundo ambiental era cómico e as empreas que compram a maioria dos carros continuam a ter as mesmas insenções.

  9. Elonao says:

    Começa a faltar os “snowflakes”.

  10. JS says:

    Venda de carros elétricos cai 19% em agosto! O que se passa?
    Não temos dinheiro para esse tipo de transporte

    • JL says:

      A diesel caiu 33%, portanto também não deve haver dinheiro para os que custam um pouco menos.

      • freakonaleash says:

        O que não falta para aí é modelos novos a diesel como havia à 10 anos atrás, não é?. Muito gosta você de atirar areia para os olhos dos outros. De qualquer forma comprar um carro a diesel na atualidade para fazer menos de 30km por dia é estar a pedir para gastar rios de dinheiro no mecânico.

        • JL says:

          Até há mais do que havia há 10 anos.

          Tal como sempre foi, também já tive diesel e passados uns anos vi que ou se faz 50 mil ou mais por ano, ou não valem a pena, o mesmo acontece hoje com híbridos, ou fazem muitos KMS ou mais vale comprar não híbrido.

          • freakonaleash says:

            Sério!? Posso-te dizer com toda a certeza que há menos de 10 anos atrás os Dacia Sandero tinham versão a diesel à venda, agora não tem! O mesmo de aplica aos clios. É porque há mais carros a diesel à venda ou menos atualmente!?

          • JL says:

            Tem noutros modelos onde não existia.

  11. Carlos says:

    Comprar um carro a pilhas é um retrocesso. Factos!

  12. B@rão Vermelho says:

    É normal, em Agosto mais valia “fechar” também o país, a empresas estão fechadas a venda de carros deve de se refletir nisso e claro é o mês preferido da maioria dos tugas para fazerem ferias, principalmente quem têm miúdos pequenos em idade de escola ou infantário.
    Vamos aguardar pelo final do ano e vamos ver a vendas aumentarem com as empresas para evitar de pagar muitos impostos por norma renovam o parque automóvel.
    Quanto ao pessoal não estar a comprar porque vai sair um novo modelo, então nunca compra nada, vão estar sempre a sair novos modelos.

    • Pois, Pois says:

      Acho que esses argumentos de ser Agosto cai por terra quando o que se está a comparar são as vendas em dois Agostos, o de 2024 com o de 2023… ou em 2023 as empresas não fechavam e as pessoas não foram de férias?

  13. Anung says:

    JL cada vez mais perto de jm infarto!

  14. Tafc says:

    O que se passa? Simples: a farsa do carro elétrico está a ir por água abaixo. O consumidor abriu os olhos e já não quer elétricos.
    CI e Híbridos são a solução para um presente e futuro melhor.

  15. PJA says:

    É natural, a eliminação do incentivos, algumas notícias de incêndios em BEV, um certo arrefecimento do mercado. No entanto, é bom ver o resto do ano se é uma tendência.

  16. PTO says:

    O que se passa?
    Nada mais simples: há menos pessoas interessadas em comprar as torradeiras. Quem comprou a maior parte todos estes anos foram as empresas, para mamarem os incentivos do governo, mas os incentivos acabaram.
    Em contrapartida os híbridos continuam a vender-se cada vez melhor.

    • Antonio+Vasco says:

      O híbrido é o melhor dos mundos para quem faça no máximo 60 a 90 km/dia, dependendo do híbrido, e de longe em longe faça viagens maiores.
      E, muito importante, carregue em casa.
      Senão, é deitar dinheiro fora, gasta mais 10% reais de gasolina, e a manutenção é mais cara.
      E gasta mais pneus .e a mala é um pedaço menor.

    • JL says:

      Sim, tanto que compraram 33% menos de torradeiras a diesel e 15.2 % de torradeiras a gasolina.

      Exato, quem compra estas torradeiras anteriores são na maior parte as empresas, 80 %.

      Em contrapartida os híbridos continuam a vender mais devido ao mesmo, benefícios fiscais.

      • Mario2 says:

        Então mas é preciso haver subsídios, aka beneficios fiscais para comprar hibridos e elétricos? Pensei que eles se vendessem sem ser preciso a “ajuda” do Estado.

      • Yamahia says:

        Não se esqueça dos HEV que aumentam brutalmente consoante o tempo passa. É natural que gasosas e diesel baixem um pouco à medida que se vendem mais HEV. Até pq no global da UE o mercado cresceu. O que não é normal é ver os BEV a baixar quando com tantos benefícios só falta oferecê-los.
        São o tipico :
        -Esses? Nem dados os quero!. Esta foi a resposta do mercado. Claro com água.

        • JL says:

          Num ano aumentaram 12.7 % que é isso ?
          Então e quando acabarem os beneficios nos HEV ? também baixa ?

          Eu também não quer dados os diesel e nem gasolina.

          • Yamahia says:

            Qual ano? No ano do hype só pode q desde Agosto de 2023 q não param levar na cachola.

          • JL says:

            Do ano passado para este, os outros esteve sempre parado.

            Portanto este é o ano do hype dos híbridos.

            Sim, quando começaram a parar com os incentivos, os diesel já não param de levar há vários.

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