Vêm aí os primeiros autocarros elétricos autónomos na Europa
Pensem numa cidade onde as carreiras são sempre iguais, o trânsito é estudado e os terminais são bem conhecidos. Num mundo "perfeito" os autocarros não precisavam de ter condutor, visto que a rotina poderia ser automatizada. Na teoria esta realidade poderá chegar às nossas cidades e há quem queira passar do papel para as estradas. Como tal, já começaram os testes dos primeiros autocarros elétricos autónomos na Europa.
Elétricos, autónomos e económicos
Milton Keynes, uma cidade do sudeste da Inglaterra, situada cerca de 70 km a noroeste de Londres, dá as boas-vindas aos autocarros elétricos autónomos que marcam um antes e um depois na mobilidade urbana.
A Aurrigo International PLC, uma referência global em soluções de transporte, apresentou o seu papel fundamental no projeto Living Lab for Autonomous Electric Vehicles, financiado pela União Europeia. Os seus veículos Auto-Shuttle estão prontos para revolucionar o transporte, embora, por enquanto, contem com um condutor de segurança. Mas estará o público pronto para autocarros sem condutor?
Uma iniciativa Paneuropeia
O projeto não procura apenas eliminar a necessidade de um condutor de segurança a bordo, mas também estabelecer confiança na condução autónoma através de um sólido quadro de segurança transnacional. Tudo isto é realizado com uma estreita colaboração entre cidadãos, cidades, operadores, académicos e outros intervenientes.
A diversidade é uma das suas grandes forças. Esta iniciativa abrange diferentes cidades europeias, como Praga, Brno e Milton Keynes. A colaboração inclui parceiros industriais, municípios e a University College London, que lidera o projeto.
Tecnologia como o LiDAR estará já madura para as cidades europeias?
A empresa por trás deste ambicioso projeto, a Aurrigo, diz que é um marco no caminho do transporte autónomo. David Keene, CEO da Aurrigo, expressou o seu entusiasmo pela participação no projeto e destacou as vantagens únicas do Auto-Shuttle, como a sua visão 3D constante, graças à integração de tecnologias como LiDAR e câmaras.
Especialistas em Mobilidade, da Universidade de Londres, destacam a capacidade transformadora destes autocarros autónomos nas cidades, que podem enfrentar desafios como a redução de emissões ou a melhoria da mobilidade de ciclistas e peões. No entanto, advertem sobre os desafios atuais, como a falta de um quadro regulamentar transferível entre cidades europeias e a aceitação pública.
O compromisso da Aurrigo com o projeto não é apenas tecnológico, mas também financeiro. Noventa por cento dos custos do projeto, que ascendem a €274.820, são financiados pela UE, enquanto os restantes 10%, ou seja, €30.506, provêm da Aurrigo.
A implementação dos Auto-Shuttles da Aurrigo teve início no passado dia 19 de setembro.
Este artigo tem mais de um ano
Autocarros como os das 2 primeiras imagens do artigo ?? Mas que design horrível. Que mau gosto !!
Não conseguiram fazer nada mais feio?
Ainda que a beleza seja relativa, é apenas um meio de transporte. Relaxem.
A geração que quer elétricos estão sempre a olhar para o smartphone por isso nem sabem de que cor é o autocarro, quanto mais a beleza.
LOL sim, são os miúdos estagiários que estão a desenvolver todo um ecosistema para implementar os terríveis veículos elétricos.
Ignorância é uma coisa, estupidez é bem mais grave. As duas juntas é hilariante.
Feio como tudo e acredito que com o tamanho das lombas em portugual desfazia-se todo
Já para não falar do problema de causar acidentes.
Imaginem se a polícia manda parar… É capaz de pedir o número do firmware…
Só trampa.
Já existem autocarros autónomos a circular no UK.
Não conseguem pôr sensores nos autocarros e nos veiculos pesados para se detetar os ângulos mortos , que é imprescindível para uma boa condução e segurança. A única coisa que fizeram foi pôr autocolantes nos pesados a dizer ângulos mortos muito inteligente. Agora querem autocarros sem motorista ,o comboio anda nos carris à muitos anos e ainda precisa de maquinista….tenham juiso deve trauma com os motorista
Isso seria tudo muito bonito se os autocarros não ficassem presos no trânsito.
Rotinas/carreiras iguais não há, por mais repetitivas que sejam vai aparecer sp um imprevisto que é preciso antecipar.
Metam pistas próprias só para isso q é capaz de resultar.
Que fronha, fdsss, inspirados no filme ” PREDADOR” só pode.
Deve ter sido o mesmo que desenhou o Cyberloltruck.
loool
Financiado pela união europeia?
No reino unido?
E o brexit?
Para grandes cidades parecem pequenos.. podiam usar para vips, para ver se deixam os carros em casa nas cidades. Sem motorista nalguns sítios vão ficar destruídos em pouco tempo devido a falta de civismo de alguns
Que veiculo feio!
Pois… parece que o esmurraram e, ainda por cima, está corcunda!
Será que é assim tão difícil manter o aspeto/linhas/estética de outros veículos de combustão?
Por que será que se altera sempre esses aspetos, quando se muda para veículos elétricos?