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Veículos Elétricos: Governo dá bónus de 4 mil euros aos primeiros 1300

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. TugAzeiteiro says:

    O Governo devia replicar o que outros governos de outros países estão a fazer… desconto direto na aquisição (sem complicações de candidaturas e afins) e não é limitado a 1300 contribuintes! Os ICE são mais caros em Portugal do que no resto da Europa devido à dupla tributação de impostos, agora os EV’s continuam a ser mais caros em Portugal porque…..? Isto para nem falar no preço dos carros (ICE ou EV’s ou Plug-in) usados… Nos EV’s vale mais ir lá fora comprar um com 6 meses e poupar milhares…

    • João Ferreira says:

      evai buscar o dinheiro onde? Este governo não tem guito por isso é que limitar-se a governar via anuncios destes. Limitados e cativados desde o dia 1 para os 1300 mais “rapidos” ou melhor, mais ricos.

      • TugAzeiteiro says:

        Vai buscar o dinheiro ao Pacto Ecológico Europeu…? Do que sei é um fundo criado entre outras coisas, para ajudar na transição, neste caso para os EV’s, mas há também para painéis solares, maquinaria, etc etc.. Agora, a percentagem para Portugal é que deve ser bem pequena… para só dar para 1300….

      • AlexS says:

        “Este governo não tem guito”

        ??? tem muito dinheiro. O que não falta é dinheiro ao governo.

    • Jane Doe says:

      Quando andei a pesquisar não compensava buscar um EV lá fora…

  2. Fusion says:

    Com esse dinheiro bem que podiam era reforçar a estrutura de carregamentos..
    Até me podiam dar o carro de borla, se não tiver estrutura para carregar o mesmo acaba por ser lixo

  3. speddy says:

    Porque não dividem por quem comprar um eléctrico este ano ? Porque dá peanuts , não é ? Então podem assumir que é só uma manobra publicitária e dar um subsidio de 10,000 euros para os primeiros 500 . Ou melhor de 20,000 para os primeiros 250. Que se lixe raio deem os 5,000,000 de euros ao primeiro que comprar o eléctrico. Dica : Um amigo que conhece antecipadamente e/ou implementa este tipo de sistemas no estado deve ser tratado como realeza.

  4. asd says:

    Que lixo de pais…. meu deus, uma lixeira a ceu aberto.

    • Vítor M. says:

      Porque? Porque não tens ou não sabes do que se trata. Essa afirmação tem algum cabimento?

      • João Ferreira says:

        Tem razão. Vamos subsidiar 1300 ricos. O resto fica a chupar no dedo ou a trabalhar para contribuir para estas compras. Há que ajudar apagar esses Teslas aos meninos de cacais.

        • Vítor M. says:

          Isso é uma desculpa de mau entendedor. Quem compra os Teslas é quem tem dinheiro e precisa deste tipo de veículos. Estares a etiquetar as pessoas que os compram é um estigma de tua parte. Tens aí algo que não resolveste. O consumidor é livre e felizmente há de todos os locais do país e de todo o tipo de necessidades, umas mais de entretenimento, mas sobretudo para pessoas que apostaram na mudança para poupar no dia a dia e fazer um investimento num veículo que acreditam ser à medida das suas necessidades.

          • Fusion says:

            O que o João queria dizer está correcto, o exemplo que deu é que está errado. A maior parte das pessoas em Portugal não tem dinheiro para comprar um carro novo, portanto tem o mercado de segunda/terceira mão. O problema aqui é que estes apoios são dados para quem vai comprar um carro novo, e quem compra carro novo tem dinheiro para isso (partindo do pressuposto claro). Portanto estes subsídios só vão favorecer aqueles que já têm posses e não o comum português que mal tem dinheiro ao fim do mês e que quando precisa de comprar um veículo recorre ao mercado de usados. É isso sim é a revolta, dar apoios a quem não precisa versus apoios a quem realmente precisa. Na verdade a meu ver este dinheiro seria mais bem gasto em implementar e melhorar estruturas eléctricas do que propriamente nos veículos que as pessoas vão comprar. Mas seja como for é apenas a minha visão da coisa.
            Abc

          • secalharya says:

            Estás enganado.

            Vejo muitos donos de Model 3 que não precisavam desse “carro” de >55.000€.
            Só compram por moda e para fazer arranques em semáforos e picanços nas estradas, “o meu anda mais que o teu”.
            Que se lixe a conservação de energia…

            E depois os estado ainda dá benefícios e descontos a esta gentinha.
            Deviam era a ajudar os restantes 99.9% que levam este país Às costas.

          • Vítor M. says:

            Não estou, até porque muitos são proprietários com empresas que fazem muitos quilómetros, outros, particulares, investem porque é uma forma de no dia a dia pouparem no combustível.

            Estás a querer colocar este carro no patamar dos carros de luxo e estás errado (não quer dizer que não haja quem tenha como segundo carro). Tenho aqui um exemplo que posso partilhar contigo. Um colega, tem uma empresa intermediária têxtil. No dia a dia ele e os seus dois sócios fazem 200, 250 quilómetros na sua vida profissional. Há coisa de um ano, os 2 sócios compraram 2 TM3. Na empresa colocaram painéis solares (uma pequena empresa, porque basicamente são de serviços) e hoje, as contas que fazem ao combustível que não gastaram, às manutenções dos 3 carros que tinham antes a diesel, no preço da energia que carregam em casa ou na empresa, em poucos anos vão ficar com os carros pagos e abateram o investimento na empresa.

            Esse é um de vários exemplos que conheço. Pessoas que investiram 50 mil euros (mais coisa menos coisa) mas que vão rentabilizar o investimento de forma rápida porque os combustíveis estão pela hora da morte. Hoje estão ainda a rentabilizar mais rápido. Mesmo as pessoas que usam para se deslocar menos quilómetros no seu dia a dia.

            Tu falas nos benefícios, mas estamos a dar um passo adiante, até no que toca à poluição do dia a dia, quer dos gases que não emanam, quer do barulho. Mas eu sei que quando TU fores comprar um, vais mudar o disco 😉 e fazes bem.

          • FAR says:

            @Vitor

            O exemplo que deu no seu ultimo comentário só vem clarificar o que o @Fusion indicou.

            Estas ajudas de custo vão para quem não precisa delas e passam completamente ao lado de quem realmente precisa. E isto é um facto.

        • RC says:

          Isso é pura desinformação, estes incentivos não dão para todos os teslas, dá apenas para o mais barato, ou seja, todos os carros que com iva não passem os 62500 euros.

    • Catrlos says:

      Questão parva…. Vai ser disponibilizado 10 milhões para esta iniciativa… certo? 1300 contribuintes a 4000 € cada…. Qualquer coisa que não bate certo e fazer as contas….

  5. SteveRobs says:

    Portanto ficamos a saber que 1300 portugueses são de 1ª e os restantes são de 2ª.
    Que porcaria de leis.
    De qq forma quem tem até 62.000€ para dar por um carro não deve estar muito preocupado com 4000€ de desconto.
    Em Portugal ter um eléctrico de tamanho familiar é sinal de riqueza.

  6. FreakOnALeash says:

    Portanto uma ajuda destinada principalmente a quem hesita entre comprar um topo de gama elétrico ou um a combustão!
    De que servem os 4000€ (se o conseguirem na candidatura!?) a um casal com 2 filhos que ganhe o ordenado mínimo e precise de um carro com algum tamanho e robustez para a família!? Um Mégane elétrico começa quase nos 39K. Este casal não chega a ganhar por ano 20k! Solução um usado de 5anos ainda a combustão!
    A pior conta disto tudo é 10milhões a dividir por 4000€ (se o dinheiro da dotação fosse todo para a aquisição de carros elétricos para privados) dá para apenas 2500 carros. É assim que se promove a substituição dos velhos fumarentos, que poluem centros urbanos e causam tantas doenças respiratórias, por veículos elétricos!?
    Chega-se à conclusão que apenas a franja dos ricos ou remediados é que acede a estes veículos, os quais não são em quantidade suficiente para fazer uma grande diferença na poluição. A não ser que o objetivo seja mesmo num pais de pobres mandá-los andarem a pé para o trabalho e para os infantários que é para não poluírem o ar dos que podem aceder aos BEV!?

    • Zé Fonseca A. says:

      Porque todos aqueles que não recebem o ordenado minimo são ricos?
      Aqui o agregado familiar ganha acima dos 200k ano e é considerado classe média.

      • FAR says:

        Espero que, pelo menos, tenha noção de que essa “classe média” de que fala não está nada dentro da média nacional.

        E que mesmo os que recebem o dobro do ordenado mínimo não chegam sequer a um quarto do valor que indicou para o seu agregado familiar.

        Saia do pedestal sff. Há muito quem se chore por dá cá aquela palha, mas discursos como o seu para além de soarem a pendantismo não primam pela lógica prática das coisas.

  7. paoecirco says:

    Ainda bem que esse pessoal que compra carros de 60k tem hipótese de ter esse desconto é que faz muita falta para quem tem esse dinheiro para dar por um carro. Na minha opinião máximo deveria ser ate veículos de 35 mil euros e descontado diretamente na compra do veiculo como foi acima referido ,mas não manobras e mais manobras para inglês ver e ficar bonito no papel para o costa levar as reuniões europeias.

  8. Rui says:

    Infelizmente com os acontecimentos deste ano (Invasão russa da Ucrãnia – minúscula propositada), temos de reduzir a toda a força a nossa dependência energética não só Russa como mundial do petróleo, gás e os seus derivados!!!!!

    Mas este governo não tem visão suficiente para tomar medidas sérias, por exemplo cuidar da nossa independência energética (agora saltam-me à vista 2 medidas absolutamente disparatadas tomadas pelo governo ou permitidas pelo governo nos últimos meses), o encerramento das centrais térmicas e a gás e o encerramento da refinaria de Matosinhos! Secalhar com a crise de fornecimento da Europa Central, mais uma refinaria dava jeito, não?

    Outra medida seria permitir todos os micro-produtores de fornecerem a rede sem ser de borla!!!!! É praticamente impossível um particular vender a energia que produz com os seus paineis solares. Só a carga burocrática e os impedimentos…… levam todos a desistir e investirem mais dinheiro em baterias, para gastarem a energia de noite em vez de fornecerem a rede durante o dia que é quando somos mais deficitários!!!!!

    Só estrategas!!!!

    Também gostava de ver abordado outro tema: Um carro eléctrico funcionar não só como consumidor de energia, mas como enorme UPS para alimentar uma casa, quando necessário (bem sei que há pelo menos o Leaf que consegue fazer isso).

    É que as novas casas com um carregador de carro eléctrico……. não me parece que 10,35KVA cheguem para tanto consumo!!!!!! E assim eliminávamos a necessidade de baterias ou de tantas baterias! (usando o caro para)

    • Américo Mendes says:

      Bom dia
      Acredita mesmo nisto? Já fez uma pesquisa simples?
      “Outra medida seria permitir todos os micro-produtores de fornecerem a rede sem ser de borla!!!!! É praticamente impossível um particular vender a energia que produz com os seus paineis solares. Só a carga burocrática e os impedimentos…”

      O processo não é nada complicado e sendo no interesse de quem investiu no autoconsumo.
      Deixo um link que o pode ajudar:

      https://greenpower.pt/venda-de-excedentes-de-upac/

      • Rui says:

        Acredito porque já tentei. Pergunte a quem tem paineis solares recentes o calvário que passam e pergunte quantos kw conseguem vender para a rede e já tem a resposta.

        Há os direitos adquiridos nas energias renováveis e você com um projecto de 2022 só consegue vender no máximo uns minutos por dia, porque à sua frente estão todos aqueles que instalaram painéis e eólicas antes de 2022!!!!

    • rui says:

      o problema não é as refinarias ou centrais russas estarem fechadas, é mesmo o petróleo, gás, carvão. Ser na refinaria de portugal ou de espanha e afins vai dar praticamente ao mesmo, a matéria prima é que se quer embargar

      • Rui says:

        Não percebeu nada do que escrevi.
        Se é da área da Informática sabem bem da importãncia da redundãncia, não sabe?

        Principalmente num conflito, em que se tentam cortar todos os elos com a Rússia, mas a economia tem de continuar e ser fornecida por outras fontes….. aqui Portugal podia ser muito importante!!!!!
        Mas nem o raio de um pipeline temos para o aeroporto de Lisboa!!!!! Só no conflito recente com os camionistas de matérias perigosas é que se descobriu que o aeroporto precisa de dezenas ou centenas de camiões a fornecer combustível todos os dias!!!!!!!

  9. º-º says:

    O povinho a dar 5.200,000€ a quem compra carros de 100.000€.
    E vemos hospitais lotados e a cair de podre.

    • Rui says:

      Na saúde, em vez de termos os médicos a mandarem mais do que os Administradores e a desviarem doentes para as clínicas onde por acaso dão consultas particulares e também a impedirem de se formarem mais médicos por ano, para que continuem a ganhar verdadeiras fortunas, que sejam postos na linha!!!!!

      Um médico pode mandar mais do que um Ministro!!!!

      Quando começou a Covid, se não fosse a estrutura militar, ainda estavamos à espera de tomar as vacinas!!!! Mas como os militares têem uma estrutura rígida, têem de obdecer (mesmo que não concordem).

    • RC says:

      Os incentivos não são para esses, não seja mais um ignorante que não lê a notícia.

  10. Yamahia says:

    A mim 1300×4000€ dá -me 5.2 milhoes e não os 10 milhões anunciados.

    • Infinity says:

      Não te preocupes, alguem ja vai ficar com a diferença

    • FreakOnALeash says:

      O comentário que fiz antes teve por base a seguinte frase no texto do artigo:
      “A intenção do Governo para este ano de 2022 é de 10 milhões.”
      Portanto o cenário é pior do que aquele que ilustrei, pois apenas os primeiros 1300 carros terão direito a 4000€ de apoio.
      Não sou comuna mas isto de apoiar quem pode comprar um carro de 62k com 4k dos nossos impostos é revoltante!

    • Manuel says:

      os 10 milhões são para o total de carros (particulares + empresas), motas e bicicletas. os 1300 são carros para particulares. os 4.8 milhões que sobram são divididos pelas restantes categorias

    • PTO says:

      Veículos elétricos não se resume apenas a carros, vai ver os anteriores orçamentos de estado e perceberás.

  11. secalharya says:

    Por isso é que o país está como está.

    Dão bónus a quem não precisa…

    E se ajudassem quem realmente precisa de ajuda e mal pode dar 5k por um carro?

  12. Trolha says:

    Realmente, estas medidas não ajudam ninguém da classe média, já para não falar nas restantes familias, enfim, mais um tiro para o ar do governo.

  13. °0° says:

    A minha pergunta é, onde estão esses milhões de euros disponíveis para pessoas que precisam de uma cadeira de rodas ELÉTRICA.

  14. Edu says:

    Com tantas vendas de VEs em Portugal, 1300 cheques de investimento esgotam logo no primeiro mês, e é para quem já tenha feito encomendas meses atrás. Quem comprar a pensar no incentivo tem de ter cuidado. Além disso, estamos em junho, já não se esgotaram?

  15. Eu says:

    Fora tudo o que já foi dito, falta saber como será feita essa selecção dos tais 1300 elegíveis a este “subsídio especial de bom investidor”!
    Se para a escolha de juízes usam um “software” que é manobrado como querem e só depois das queixas apresentadas é que fazem novos sorteios validados, imagino o que será feito nesta selecção dos 1300 primeiros do ano?
    Existe transparência?
    Está publicado em algum lado com acesso público para sabermos quem são os beneficiários desta mama, perdão, subsídio?

    • RC says:

      Consulte o site do Fundo Ambiental, está lá tudo.

      Obvio que não vão divulgar os nomes dos candidatos e dos que receberam, isso vai contra o RPGD.

  16. PTO says:

    Nah. Em minha opinião os carros elétricos ainda não são uma alternativa adequada a um carro de família de combustão, nem em preço, nem em autonomia, nem em tempos de carregamento.

    Talvez lá para o final desta década consigam atingir esses patamares, embora continue a achar que o hidrogénio irá ser o futuro da locomoção, os elétricos não são viáveis a longo prazo.

    • RC says:

      Hidrogénio são carros eléctricos na mesma, têm a mesma autonomia, apenas abastecem em alguns minutos a menos por 10x mais do preço. Se fossem viáveis já por ai andavam aos montes, o que se vê são pequenas ilhas onde existem postos de abastecimento que custaram investimentos pornográficos, na sua maioria ao abandono.

  17. Zedotelhado says:

    Nada como ir promovendo a escravatura moderna mantenha-se ou reforce o seu endividamento é ecológico e assim alegremente vive com grilhões ao pescoço que não se vêm mas já sabe o banco é o seu dono.

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