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V2G: Baterias de elétricos com carregamento bidirecional poderão ajudar a poupar milhões

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. wuuu says:

    Lamento mas então eu devo ser egoísta pois a comprar carro eléctrico ao carregar a bateria irei querê-la carregada e não a carregar e descarregar sucessivamente e à mercê de qualquer necessidade da rede.

    Esta é a típica solução de remedeio para um problema que nem existiria se os políticos não obrigassem toda uma sociedade a adoptar energias intermitentes.

    As energias intermitentes têm, sem dúvida, o seu lugar mas não do modo como foram implementadas como se fossem a única solução… deviam ser nada mais do que um complemento, não a solução principal como alguns têm pretendido.

    O problema é mesmo a intermitência destas energias e não o tipo de uso que o consumidor faz!

    E os tais milhões de poupança que alegam que o carregamento bidireccional proporcionaria poderiam já ter sido poupados se não nos tivessem impingido as energias intermitentes que tanto aumentaram o valor a pagar nas facturas de electricidade ao longo dos últimos 10 ou 15 anos.

    • Gonçalo says:

      Ninguém obrigou ninguém quem quer quer quem não quer nao quer

      • Ferreira says:

        Não é bem assim. Neste, com9 em muitos outros casos, há interesses por detrás da solução vendida como miraculosa.

        • JL says:

          É vendida como miraculosa onde ?

        • Toni da Adega says:

          Quais são esses interesses? Poder alimentar a casa com a bateria quando houver um corte de energia?
          carregares o carro em horas onde a eletricidade é mais barata para a venderes quando ela for mais cara.
          Carregar com paineis solares e utilizar á noite?

          Que interesses obscuros sao esses?

          • SilvaEs says:

            Fica-te pela adega .

          • Yamahia says:

            As baterias dos carros já mal duram o suficiente para o percurso normal entre casa e trabalho, e ainda querem submetê-las a mais stress com constantes cargas e descargas. Poupam-se 10 para gastar 100.
            É só espertos.

          • JL says:

            Então ? Tem andado só com o motor de arranque ?

          • Toni da Adega says:

            @Yamahia o pessoal gosta de viver a várias centenas de km do trabalho, pode não aguentar.
            Se vivessem mais perto, nem que fosse 50km do trabalho evitavam as 5 ou 6h diárias e ainda poupavam na gota.
            Quando se vive para trabalhar dá nisso.
            Fazem centenas de km por dia e quem vive perto do trabalho é que é burro 😀

          • Toni da Adega says:

            @JL Se para ele um Elektro não aguenta para fazer casa- trabalho – casa é porque ele trabalha no mínimo a uns 150/200km e tem que fazer isso diariamente.
            Tive um colega que fazia Évora – Lisboa todos os dias. Ele pode vir de Faro ou Beja.

          • Yamahia says:

            @Toni, só para nos situarmos. Os ciclos de carga desgastam ainda mais a bateria, que é o elemento mais caro de um Elektro. Muitos elektros com 10anos já se arrastam para cumprir ⅕ do,alcance prometido. Com esta carga de trabalho se calhar não demorava 2 anos para estarem na mesma condição.
            Vale o investimento para poupar uns cents no kWh? Não creio!

          • JL says:

            Os ciclos de carga é que desgastam a bateria ? até aposto que nem sabe o que é um ciclo de carga, e já agora, isso é apenas uma estimativa, que por acaso já nem é usada.

            Muitos ? eu só conheço 1, aqueles que, curiosamente foram adquiridos para isso.

            2 anos ? há 4 anos tenho eu uma bateria de um carro que já tinha 6 em cima no meu sistema solar, carrega e descarrega todos os dias.

        • Gonçalo says:

          Há interesses mas não é de certeza do monopolio enorme da industria do petroleo esses não têm interesse nenhum, que eu saiba ninguém te obriga a pôr paineis solares quem os mete é porque vê rentabilidade neles

    • Realista says:

      Também te obrigaram a comprares carro com motor de arranque elétrico… e no entanto aqui estamos.

  2. Car9os says:

    As “baterias de rede”, cujo tamanho é irrelevante (não precisam ser pequenas, há espaço com fartura para elas) e por isso podem ser baratas e com tecnologia que não consuma muito os materiais raros, vão aparecer em grande numero !
    A energia solar terá onde ser armazenada, em breve.
    Por isso se estima que em 10 -15 anos haja mais eletricidade no mundo produzida (e uma parte armazenad) pelo SOL e pelo VENTO, que a produzida pelo petroleo e carvão !

  3. Ferreira says:

    O meu carro não é uma barragem…

  4. Carlos says:

    Onde é que estão esses carregadores domésticos v2g (ou v2h) que só custam mais 100 €?

  5. Swimmer says:

    Acompanho esta possibilidade há bastante tempo e enganaram-se no texto.

    Onde se lê:
    “Em 22 de outubro de 2024, a Mobility House anunciou uma parceria com a Renault para permitir que o Renault 5 partilhe energia com a rede, para além da sua capacidade de carregamento bidirecional para alimentar dispositivos até 3500 watts.”

    Deveria ler-se: “…para além da sua capacidade de carregamento bidirecional, consegue alimentar dispositivos em V2L até 3500W (3,7kW para ser mais preciso) e tem um output máximo em V2G de 11kW”

    Podem ver mais informações aqui: https://ev-database.org/car/2135/Renault-5-E-Tech-52kWh-150hp

  6. Jaquim says:

    Antes disso deviam implementar os contadores bidirecionais a todos os interessados e gratuito. Todos que possuem painéis solares e conetados à rede estão a oferecer KW (se não consumirem) à rede. São milhões que ninguém fala, deve ser por isso que eles todos vendem painéis solares, ganham na venda e depois na energia oferecida….

    • JL says:

      Só oferecem se quiser ou se estiver mal configurado, os inversores que não são para injeção na rede e consecutiva venda, não devem injetar na rede, quem vende recebe aquilo que negociou.

  7. SilvaEs says:

    Nunca ouviram falar de BMS, pois não? Mais: as baterias dum VE nesta situação comportam-se como uma bateria estacionária. Carrega e descarrega lentamente. Por alguma razão também há powerpacks feitas com baterias de salvados.
    Enfim…

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