Twin-E: transforme o seu carro a gasóleo num híbrido recarregável
Ainda não está tudo contado no mundo dos automóveis movidos a combustíveis fósseis. Provavelmente ainda não terá de se desfazer do seu carro a diesel! Uma startup francesa desenvolveu o Twin-E, um kit inovador que promete transformar veículos a gasóleo em híbridos recarregáveis em apenas um dia.
A transição para uma mobilidade mais sustentável é uma das grandes preocupações mundiais da atualidade. Perante este desafio, o Twin-E é um kit inovador que promete transformar veículos a gasóleo em híbridos recarregáveis em apenas um dia.
Este avanço é notável não só pela sua contribuição para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, mas também pelo seu potencial para tornar a transição para veículos elétricos mais acessível.
Poupança, inovação e sustentabilidade ao alcance de todos
A proposta da GCK centra-se na facilidade de instalação e de utilização do seu sistema Twin-E. Concebido para ser discreto e não alterar a estrutura original do veículo, este kit inclui um motor elétrico acoplado a uma engrenagem epicíclica que substitui a caixa de velocidades, juntamente com uma bateria localizada na bagageira.
Esta configuração permite que os veículos a diesel adaptados atinjam até 70 km de autonomia em modo totalmente elétrico com uma carga completa, mantendo a autonomia em modo diesel.
Um dos grandes atrativos do Twin-E é o seu custo, significativamente inferior ao de outras opções de eletrificação existentes no mercado, que ronda os 7500 euros. A isto acresce a possibilidade de aceder a subsídios estatais até 2000 euros, tornando esta inovação uma opção ainda mais atrativa para o consumidor ambiental e economicamente consciente.
Transformar carros a gasóleo em híbridos
A GCK concebeu o Twin-E tendo em mente a máxima compatibilidade, assegurando que o kit pode ser instalado numa vasta gama de veículos populares, desde modelos como o Mégane, o Sandero e o Clio.
A empresa também planeia colaborar com cerca de 1000 oficinas parceiras em França, facilitando o acesso à tecnologia.
A iniciativa recebeu o apoio do governo francês, destacando um esforço conjunto com o Ministro do Orçamento, Gabriel Attal, para tornar a tecnologia ainda mais acessível através de um financiamento que poderá reduzir o custo para cerca de 100 euros por mês para o automobilista.
Para além disso, os veículos convertidos com Twin-E são agora classificados como Crit'Air 1, sublinhando a sua contribuição para uma mobilidade urbana mais limpa.
Portanto, se tem o seu carro a gasóleo bem estimado, este poderá ser o "upgrade" para o tornar amigo do ambiente.
Carros a gasóleo…. e os a gasolina?
Upgrade de 7500€ num “velho carro” a diesel? Não creio que essa conversão vá convencer muita gente.
A iniciativa é de louvar mas o custo vai limitar muito os potenciais clientes.
Concordo, se o estado quer tanto que o pessoal mude para electricos etc.. que comparticipe na totalidade, o problema deles ficava resolvido e o nosso também.
Se lhe meteres 100 km por dia, facilmente vais buscar o investimento.
Desses 100 km, 70 serão a um custo muito inferior ao do consumo do motor térmico.
Se fizeres poucos km por dia, se calhar o motor a gasóleo será a pior das opções pois tem custos de manutenção maiores.
Haveria que fazer contas e decidir.
Fazer por fazer pode não ser vantajoso
€7500 a fazeres 50km por dia vais buscar o investimento em 5 ou 6 anos ou menos.
E ainda para mais com o financiamento a €100/mês (6 anos) basicamente estarás a deixar de pagar à gasolineira para pagar a instalação e quando terminares de pagar estas a meter ao bolso mais de €1000 por ano.
Os 70Km dos híbridos plugin são muito pouco reais e basta acelerar a fundo para o motor de combustão ser acionado. Bons para o para arranca de uma cidade, mas pouco uteis em autoestrada.
Em contrapartida quando o motor a combustão está a funcionar sozinho tem mas 150kg para carregar.
Só fazendo testes e muitas contas para saber se compensa.
nao é bem assim, o meu hibrido dá 140 em eléctrico e posso acelerar a fundo que nao passa para hibrido. Mas sim em auto-estrada não é muito económico usar o eléctrico a nao ser que a distancia seja curta.
Compensar, o elétrico compensa sempre seja em AE ou em Cidade.
É devido a teres pouca autonomia que não compensa gastares energia em AE em vez de a gastares em cidade…
Não sei que contas estão a fazer, mas nem de prepósito ontem vi um Vídeo no Youtube de um Português a fazer as contas em relação a um Diesel VS VE , ele tem um Tesla e a esposa um Zoe, e segundo ele, se carregares sempre fora de casa o VE cada 100Km fica mais barato 11 cêntimos que os mesmos 100 Km a diesel
https://www.youtube.com/watch?v=BpTJShz14J0
Como ainda não sou dono de um VE, apenas estou a partilhar porque as contas que alguns dos colegas fazem aqui fazem são muito diferentes das aqui feitas
Gostaria de saber a opinião.
Um gajo que se baseia nas informações da UVE só podia dar treta.. E o que o autor do vídeo tem de menos é isenção em relação a esta matéria.
Muito gostam os tendenciosos de se auto-proclamarem imparciais. Quem não o conheça que o compre.
Você quando as faz também é todo cheio de isenção… nota-se sempre muita isenção.
é exactamente nos Diesel que compensa o hibrido.
Uma coisa que não ficou clara é a forma como se carrega o pack de baterias… Pelo design apresentado não me parece que seja um kit “plug-in” certo? Perde logo metade da piada se assim for.
Outra coisa que aparece no kit é um motor eletrico com “caixa automática”. O que é suposto ser isso? Como sabemos os eletricos não tem caixa, mas sendo uma adaptação a um carro manual, como consegue ser adaptado nesse sentido? É que num a combustão uma pessoa ainda ouve o motor para mudar de mudança… Sem barulho ou RPMs estamos bem tramados… Consultando o site da empresa que colocaram aqui, não consegui encontrar nada do projecto… Só falam em retrofits, que envolve literalmente tirar o motor a combustão fazer uma substituição completa dos componentes mecânicos…
Não assim tão verdade dizer que os carros elétricos não têm caixa de velocidades 🙂
Ora vê aqui (tem exemplos e tudo): https://altavoltagem.pt/artigos/carros-eletricos-e-caixas-de-velocidades-convencionais/
Há os que não têm e os que têm. Como tudo na vida, depende…
Faltou uma coisa muito importante!
Aqui falamos de um híbrido e não 100% elétrico.
O motor de combustão precisa da caixa de velocidades
“O motor de combustão precisa da caixa de velocidades” sim. mas podem ser automáticas.
É plug-in. Está no video e só assim pode alcançar uma autonomia de 70 km. A caixa de velocidades existe sempre num híbrido (simples ou plug-in). É indispensável ao motor térmico. E mesmo quando está a utilizar só o motor elétrico, o sistema coloca a todo o momento, a caixa na mudança certa, para o caso de transitar de elétrico para térmico ou de utilizar os 2 em simultâneo.
Os híbridos precisam de 2 carteiras pois tem o desgaste/manutenção de tudo que precisa para ser eléctrico mais a normal de um a combustão…
Os números não mentem… Mais vale a pena um totalmente a GPL.
Os números nao confirmam tal coisa, os números confirmam que cada caso é um caso.
Desculpa mas os rolamentos não mentem, a FAP não mente, o catalisador não mente, a bateria 11kW não mente, o motor eléctrico não mente, velas não mentem, óleos/líquidos não mentem os injectores não mentem o turbo não mente e poderia continuar por aqui fora…
7.500€ é muito dinheiro, para investir num carro velho por uma autonomia anunciada de 70km que na realidade deve ser 40Km.
Realmente o kit por 7500€ é quase oferecido e dá para percorrer 70km. Realmente é fantástico, fabuloso. Vocês são incríveis
Melhor publicidade só nas televendas
Acho que não estás a perceber o alcance deste tipo de iniciativas. Não é só a autonomia elétrica que se ganha, é mais que isso. É determinado impedimento dentro de cidades que deixa de existir, podendo estes veículos entrar nas áreas vedadas aos diesel. É o facto do carro a diesel ter uma nova oportunidade e não “morrer” debaixo de pesados impostos, como algumas vezes foram sugeridos a carros térmicos com determinada idade. Na França, e não só, começa a haver um cerco maior aos carros a gasóleo. Esta ideia, eventualmente mais desenvolvida, poderá trazer mais uns anos bons de vida a muitos carros a diesel.
Há necessidade de se conseguir ver para lá da ponta do nariz.
Acho que sai mais barato comprar Honda N-Van EV pelo menos tem 200km de autonomia e custa € 6,719.36
Estás a confundir a beira da estrada com a estrada da beira 😉
Não estou!!
1- só operam em França
2 – custos de ir lá por o carro
Não percebeste. O que eles estão a fazer é importante porque estão a mostra que é possível haver uma saída “limpa” para os carros a diesel que existem na estrada. As metas de Neutralidade carbónica 2035 estão aí à porta, as limitações dos veículos a diesel já se fazem sentir. E o que eles conseguiram, com apoio do estado francês, é uma nova janela de oportunidade. A tua avaliação é básica, sem qualquer interesse no conceito, viste o preço, saiu-te uma ideia e pronto. 🙁
Saída Limpa!? Passados 70 Km deixa de ser limpa 😛 A unica saída limpa é o bio diesel. Agora deixar alternativa mais baratas é ter “avaliação basica”. Isto já parece com EUA a tentar mandar nos programador 🙁 Temos pena mas há sites mais interessantes 😛
Não deixa de ter 70 km. Que é o que a grande maioria das pessoas não faz por dia.
Entre continuar a poluir e minimizar, este método pelo menos abre uma possibilidade. Imagina que a evolução traz a estes carris 169 km de autonomia? 😉
Eu acho que há muito a fazer, mas a solução não é mudar de automóvel; a solução passa por haver mais transportes públicos e mais táxis/uber para nos transportar da nossa habitação até ao ponto onde temos o transporte público disponível, isto nas deslocações mais longas.
[ Eu VOTO no Partido LIVRE ]
Ter um automóvel para ele estar a maioria do tempo parado, é um gasto desnecessário. Parece-me que os automóveis que usam combustíveis fósseis vão seguir até haver investimento público em transportes coletivos rodoviários elétricos, com grande e pequena capacidade.
Problema número 1:
Greves;
Problema número 2:
Distâncias grandes entre viagens, obrigam a vários transbordos.
Problema número 3:
Falta de infraestruturas para proteger dos elementos;
Problema número 4:
Muita gente para os recursos existentes.
Problema número 5:
O preço, como é subsidiado, não incentiva os agentes económicos a melhorar o serviço ou a expandir a rede.
etc… etc. etc…
eu às vezes quando sonho tambem vivo no mundo que o kismaeleg descreve ..
As pessoas às vezes parecem que vivem num mundo à parte em que um estalar de dedos traria todo um sistema sem custos de tempo e económico, e logo num país que mal gera riqueza
7500 paus dá para muito gasoil
A GNR manda parar e apreende o carro, alegando alterações de características. Depois vai de reboque para a inspeção e chumba pelo mesmo motivo. Em Portugal é assim, por isso esqueçam lá essas modificações.