TVDE: Há 12 plataformas e 62.892 motoristas em Portugal
O TVDE é o transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de uma plataforma eletrónica, como é o caso da Uber. Segundo dados recentes, este setor aumentou 50% em Portugal desde o ano passado. Conheça os números que foram revelados.
TVDE: Existem 41.236 motoristas portugueses
De setembro do ano passado a agosto deste ano, as plataformas eletrónicas aumentaram de oito para 12 em Portugal. Já as empresas passaram de 10.824 para 14.840. No que diz respeito aos motoristas duplicaram de 41.729 para 62.892.
Segundo refere o IMT, segundo refere o JN, na TVDE existem 41.236 motoristas portugueses; 9.112 brasileiros; 4.850 indianos; 1.672 paquistaneses e 1.398 bangladeshianos. Perto de mil motoristas portugueses entraram no setor, desde agosto de 2022, o que fez duplicar o número de motoristas de outras nacionalidades.
O crescimento acentuado do setor TVDE levou a que a quantia arrecadada pelo Estado pela contribuição de regulação e supervisão crescesse de 2.8 milhões de euros para 3.8 milhões de 2021 a 2022, avança o JN. Este imposto representa 5% da receita das plataformas, logo estima-se que essas tenham faturado 76 milhões de euros no ano passado.
A atividade de operador da plataforma de TVDE está sujeita a licenciamento e só pode ser exercida por empresas que cumpram as condições de acesso e exercício especificadas a seguir. O licenciamento para o exercício da atividade TVDE é titulado por uma licença, mediante a comprovação de que os titulares possuem ou mantêm os requisitos de acesso à atividade.
Este artigo tem mais de um ano
Dos portugueses a maioria é BR, não nasceram em Portugal
Certíssimo.
Quais são as 12 plataformas? Já só conheço 2
https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Documents/TVDE-OperadoresPlataforma-ListaSite.pdf
Que fantochada!!! Isso deve de ser só para fazer número… além das 2 primeiras nunca se ouviu falar das outras… certamente quando abriram atividade devem de ter dito por engano que eram plataformas em vez de operadores
É preciso que o Ministério Público (MP) e a Polícia Judiciária (PJ) investiguem as “empresas” de “estafetas” e de “transporte individual de passageiros em veículo descaracterizado” (tvde) por forma a averiguar o possível envolvimento das mesmas com o tráfico/consumo de droga, tráfico de Seres-Humanos, controlo das ruas, e se servem como fachada para a obtenção da nacionalidade Portuguesa por parte dos Estrangeiros que estão a ser deslocados em massa para Portugal.
Quanto antes a Regionalização/Federalismo tem de ser implementada em Portugal, por forma a que os Portugueses naturais das Cidades e demais Localidades de Norte a Sul do País, possam decidir que tipo de empresas querem a actuar nos seus respectivos meios.
Figueiredo, quer a regionalização em Portugal para quê?
Sim, Portugal é um país enorme, tem vários fusos horários é tipo Rússia ou Estados Unidos…
Regionalização iria apenas fazer uma coisa, criar mais corrupção e corruptos e fazer a governação deste pobre país, que já não é fácil, ser quase impossível.
Ao criar toda uma série de caciques, de máquinas políticas e partidárias regionais, eram mais umas dezenas de milhares de ” empregos” bem remunerados para a família e amigos, claro.
Adivinhe lá de onde sairia o dinheiro para pagar isso tudo? Do orçamento, claro…
E depois era tudo ao molho para apanhar as migalhas criando uma situação absolutamente insustentável.
Deve estar a pensar que se houvesse regionalização era chamado a decidir alguma coisa, é já a seguir…
Santa ingenuidade…
Eu leio cada coisa que ás vezes até acho que é pro gozo…
Devo ter muito “azar”, quando uso tvde raramente apanho um motorista Português (aliás já nem me lembro da última vez que apanhei algum motorista Português), não tenho nada contra os outros desde que estejam legais, cumpram todas as regras e leis, sejam educados e falem Portugês…
Mas tenho duas amigas que já passaram por situações complicadas com estes motoristas, num dos casos só porque a rapariga é gótica e se veste como tal. Falam de xenofobia, racismo e afins mas depois eles são piores…
Muitos do condutores não falam português, algo que a lei obriga.
Sendo que me questiono como obtiveram licença se para ser condutor de tais plataformas têm de fazer um prova de conhecimentos ?
Anda por ai muita máfia
Eu deixei de usar a Bolt , era raro ter um motorista português ou brasileiro, só monhés. Carros sujos, condução perigosa e nem o Waze sabem usar. Na Uber são menos, mas prefiro pagar mais 2 € e andar em Confort e assim sei que são portugueses.
Infelizmente já era assim noutros países com uber há mais tempo, nos EUA apanho os piores uber confort de sempre, sujos com pessoal que mal sabe conduzir ou seguir GPS, noutros países da Europa também já era assim, agora vemos chegar a Portugal, felizmente os comfort por cá ainda valem a pena, mas qualquer dia só uber black
12 plataformas ??
Claro que tem lucro excessivo…
E para os mais distraídos, façam as contas do valor das viagens, com o valor que eles apresentam…
(Sim dirão os expert, é preciso dar algum tempo, claro que sim… ninguém disse que era imediato)…
O ano passado reclamei do desvio diferencial de 10,paus e cêntimos, ISTO NO DIA SEGUINTE QUANDO DEI PELO ROUBO DO BOLO DE 45,€..
COMO juntei as 2 reclamações, os filhos da fruta , para não dizer outra coisa só se fixaram na reclamação dos 10 paus ♣️…
A resposta foi evasiva, mas educada,
O parceiro também não quis saber, grande utilidade…
Sim fiz printscreen das viagens e ameaça nas finanças…
Até hoje estou a espera de outra resposta, e eles da queixa…
Cumprimentos
Nunca usei nem faço tensões de usar. Nem para deslocações nem para mandar vir comida!
Deves viver num meio rural e nunca vais à cidade nem nunca viajas pra fora do país.
Para saídas à noite já nem considero outro meio de transporte que não seja uber, noutros países já raramente alugo carro, só se tiver de férias e for explorar, uber é uma grande liberdade.
Uber eats safa muitas vezes, smore foi cliente dos sérvios da no menu e central menu, uber eats veio alargar o leque de oferta e safa muitas vezes que não se quer sair de casa para jantar e não apetece o que a empregada deixou feito, quando num hotel em viagem a chegar às tantas da noite e com tudo fechado, uber eats e o Classico do MacDonalds nunca falham, durante a pandemia uber eats safou-me muitas vezes, quem é que tem tempo pare cozinhar no meio do caos de um dia de trabalho?
What?! loool
Para deslocação só uso o meu 2.0 140cv…. comida, quando estou só, faço a minha comida…
Não sou nenhum chef mas ainda sei pôr água a ferver e mandar arroz ou massa lá para dentro e rezar que não tenha posto demasiada quantidade e aquilo sair pela panela fora…
Boa dieta a tua
Ora faz lá tiro ao alvo… com arroz e massa.
76M a dividir por 40.000 motoristas e a acrescer os custos de combustível, manutenção e amortização dos veículos? … Tá bem, morde aqui a ver se eu deixo!
Condutor, indiano, paquistanês e Bangladeshiano, na mesma frase?? Dilusional!
A construção do texto está bastante confusa e induz em erro. Solicito ao autor para o rever sobretudo no que diz respeito aos números. Por exemplo de 41000 para 62000 não duplica, cresce apenas 50%.
Pergunta, não existe algum departamento cá que possa investigar os TVDES que nem português sabem falar?
Ou mesmo aqueles que levam mãe e filha de um trajecto Lisboa-Amadora e confunde Almada (depois o MP não dá ordem de prisão, contrariando o que a polícia quer fazer).
Portugal o novo Bangladesh da Europa… e foi assim gente do futuro que Portugal se Tornou num país de Extrema Direita …