Troca de Caldeiras: Programa de substituição (até 77% do custo)
O programa Troca de Caldeiras foi criado no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), respondendo ao objetivo de ganho de eficiência energética. Se a sua caldeira é anterior a 2015 aproveite a comparticipação de 77% para trocar por uma nova mais eficiente.
Atenção que este programa tem um limite de 942 caldeiras
Este programa é destinado a todos os clientes abastecidos a gás natural que tenham uma caldeira atmosférica a gás para aquecimento central anterior a 2015, dando a oportunidade única de efetuarem a substituição da mesma por uma nova, mais eficiente, com cerca de 77% de desconto!
Adicionalmente, sendo a nova caldeira energeticamente mais eficiente (até 30%), o seu consumo de gás, para os mesmos hábitos de utilização, tenderá a ser mais baixo, reduzindo assim a sua fatura de energia!
No processo de candidatura aqui, é necessário que envie uma fatura do gás, uma fotografia da caldeira e indique também o Código Universal de Instalação (CUI). O CUI é um código exclusivo que identifica a instalação de gás natural da sua casa. É composto por 20 dígitos e começa obrigatoriamente por “PT”. O CUI é atribuído pelo operador da rede de distribuição e consta do seu contrato e da fatura de gás natural. Independentemente do seu comercializador, o CUI é sempre o mesmo.
Atenção que este programa tem um limite de 942 caldeiras, sendo as candidaturas avaliadas e validadas por ordem de chegada.
Este artigo tem mais de um ano
Campanha valida apenas para quem gastar mas de 220 m3/ano, e mesmo com 70% de desconto numa caldeira de mais de 2000 euros continua a ser esticado.
exacto, escalão 2, a grande maioria é 1
Pagar €600 por um investimento de €2000 é bem bom sabendo que esses €600 são recuperáveis pela eficiência no longo prazo…
@ daniel.
Ai não terá provavelmente razão. Se tiver uma caldeira atmosférica (no caso) e a usar muito provavelmente estará já no 2º escalão. Essa será a regra (a grande maioria). Pois o consumo para aquecimento na época de frio irá levar a isso. Não se trata de um esquentador que só produz A.Q.S.
@Realista.
Claro que é recuperável. Agora resta saber em quantos anos. Pois…… é que 600€ de redução de consumo de gás só passados muitos anos é que está no “positivo”. Mesmo muitos. Tanto mais que estes equipamentos irão aquecer radiadores maioritariamente (no inverno) e sendo radiadores necessitam de uma temperatura mais elevada de entrada no mesmo para obterem um bom rendimento (por volta dos 70ºC a 80ºC com um DeltaT de 10ºC). Nessa ordem de temperaturas um equipamento a condensação não rentabiliza tanto o seu rendimento, obtendo ganhos muito inferiores. Logo….. mais anos para ser rentabilizado.
Assim, há que fazer muito bem as contas,.
Estes investimentos são para se recuperar no longo prazo e não no curto…
Mas chamam-se investimentos porque dão retorno.
Permite-me discordar.
Não se trata de um investimento, mas sim de uma compra.
“Investimento consiste em aplicar seu dinheiro em algum tipo de ativo financeiro, com o intuito de obter rendimentos no futuro. Nesse sentido, só podemos considerar como investimento as aplicações que geram dinheiro. Caso contrário, será apenas um gasto.”
Qual é o retorno que obtém? Nenhum. Apenas gastou/comprou. Não irá recuperar nada.
Bom dia , fiquei curioso, tenho uma caldeira atmosferica com mais de 15 anos , consumo de gas mensal anda pelos 40m3 , com aquecimento central ligado disparava para 90m3 , sim ja sei que é pouco eficiente, ja ca veio o tecnico semana passada e é possivel instalar uma nova, apesar de ser um primeiro andar ja existe alguem no predio que fez essa substituiçao . Tenho a caldeira ja com pequenas fugas de agua etc etc , provavelmente iria mesmo ter de a susbtituir , pagarei com o programa troca de caldeiras salvo erro 565 eur é o que esta no contrato. Nao me parece que seja um mau negocio se conseguir reduzir consumos e que no inverno me permita ter mais vezes a aquecimento central ligado .
Os cantactos apresentados não acessiveis
Mais uma vez apoios para ajudar os grandes e não os pequenos que precisam. Parabens Portugal
Onde posso candidatar-me a este programa? Reúno as condições.
Se ler o artigo, verificará que está lá o link.
Vai haver muita gentinha enganada……
Estes programas são muito bons, utilizei o programa de apoio no Solar e recebi tudo a que tinha direito. dá trabalho, ainda são alguns papeis, mas vale bem a pena. Se fosse pelo que os outros dizem, nem a inscrição teria feito, existe sempre quem diga que não pagam nada, e que é tudo mentira, e que é só para alguns… Normalmente quem diz essas coisas é que nunca faz PONTA…
Saberá por ventura algumas das restrições do programa, certo?
Por exemplo aplicável a caldeiras atmosféricas (de tiragem forçada ou estanques não entram).
Uma caldeira a condensação necessita de esgoto (muito dificilmente haverá condições para o executar) que deverá ser tratado (neutralizador de acidez). Também necessita de chaminé diferente de uma caldeira atmosférica. Ou vai directamente evacuar os gases (resultantes da combustão) em fachada (muitas vezes não permitido) ou tem de se “entubar” até ao topo do edifício, também muitas vezes de difícil execução.
O que “adivinho” que venha a acontecer mais é instalações deficientes (pois o custo da sua execução não é comportável). Logo…… ter escrito que “Vai haver muita gentinha enganada……”.
Mas este não é o caso. O programa não faz parte da iniciativa do fundo ambiental. Ou seja tens que comprar aquela caldeira específica e só há 900 e tal….
De facto amis uma vez isto é para enganar quem precisa, deve ser para os amigos que se sabem movimentar E temos nós uma ERSE que nos devia ajudar e nada. Aliás isto é para quem tem dinheiro pois tem que a caldeira e depois se verá se tem direito e qual é i limite dos 77% que não se consegue ver ?
Candidatei-me no dia 1 de agosto e, até agora, só um email a informar que a candidatura foi rececionada. Já alguém teve resposta?
Mesma situação, candidatei-me dia 1 de Agosto também e até agora nada mais que esse email a confirmar a receção da candidatura
Recebi finalmente a informação de que vou ser contactado pela equipa técnica para uma visita ao local.
Para ter uma ideia da minha possível elegibilidade, enviei um email a questionar sobre o meu numero de registo de modo a perceber se estava nas primeiras 942 candidaturas. 🙂
Boa! Já agora, e uma vez que fizemos no mesmo dia a candidatura, qual o teu número de registo, podes partilhar? Foste contactado pela equipa técnica hoje?
Isto demora e não é pouco , já cá tive o técnico e fui aprovado , depois disso foi quase umas 3 semanas e fui contactado de novo para realizar pagamento do tubo necessário para a instalação que é á parte do valor da caldeira , entretanto já passou 1 mês e até agora mais nenhum contacto , amanhã vou tentar saber o que se passa, sabendo que são 942 candidaturas acredito que o processo seja moroso mas nunca imaginei que demorasse tanto, neste momento falta enviarem para pagamento a caldeira e respectivo agendamento da instalação .
Boa Miguel,
Obrigado pela partilha. Qual foi o valor total a pagar pela nova caldeira, montagem material etc?
cumprimentos
Ricardo está agendado a instalação dia 22 deste mês, o valor da caldeira salvo erro são 585 EUR e tubagem no meu caso que é de 1° andar até ao telhado 5 andares são mais 250 EUR .
Bom tarde Miguel,
como correu a instalação? Qual o modelo da Caldeira? Vale a pena o investimento?
Fui contactado pela empresa servitis, mas verifiquei que a reviews dessa empresa são muito negativas.
Obrigado desde já pelo feedback
Vou deixar o meu testemunho. A primeira visita do técnico foi rápida mas depois demorou meses para virem fazer a instalação. Infelizmente a coisa não correu nada bem. Pelos vistos o técnico da Servitis que fez a inspeção técnica não andou a fazer um bom trabalho (palavras do técnico) e fez relatórios técnicos incorretos causando inclusivamente danos nos equipamentos de alguns clientes! No meu caso, não chegaram a instalar nada porque afinal, é preciso remover um tubo da caldeira antiga para colocar um mais grosso, obrigando a abrir rasgos na parede! Tudo pago, serviço por fazer e agora esta obra surpresa necessária. Este programa está a ser um fiasco.
Hoje fui contactado pela Primeira vez, ficou agendado vir o Técnico para a semana… a ver.
Dava-me jeito esta troca , a que tenho já está a falhar, por vezes não liga, kkk
Boa noite.
No meu caso, sinto-me como alvo de uma tentativa de “extorsão”….
Apresentei a candidatura e foi aceite.
A visita técnica realizou-se em 3/11/2023 com a seguinte conclusão: “instalação viável, necessário 6M de tubo de exaustão original da máquina.”
Em 22/1/2024 recebi uma proposta da Servitis no valor de 484,62 € que continha rubricas como “Mão-de-obra extra” e “Prestação de Serviços”, entre outras… Pedi explicações alegando que me parecia que estavam a incluir na proposta trabalhos incluídos no programa. Fui contactado e informaram que a proposta seria reanalisada.
Mais de um mês à espera, na sequência de um meu contacto, recebo em 6/3/2024 uma 2ª proposta no valor de 363,15 €, sem qualquer explicação adicional.
Fui contactado telefonicamente no dia seguinte onde informo que continuo a entender que estão a incluir gastos contemplados no programa pelo que não me interessa a instalação. No mesmo dia recebo um mail da Servitis com conhecimento à caldeiraseficientes@lisboagas.pt “No seguimento da chamada telefónica, vimos informar que damos o processo de troca de caldeiras como cancelado.”.
Resta referir que se trata de um apartamento no último andar do prédio, com acesso direto ao sótão e ao telhado, sendo que a exaustão da caldeira que possuo é na vertical, sem curvas, e não dista mais de 4,5 metros do topo da chaminé… A questão do esgoto também é pacífica, não exigindo grandes trabalhos…
Enfim. É o que é…
Boas,
mas alguém teve sucesso neste processo sem se sentir verdadeiramente chulado? Eu descobri isto já há uns tempos mas nunca avancei porque não vi vantagem em trocar algo que funcionava e pagar centenas de € por isso. No entanto, a minha caldeira está, possivelmente, com o vaso de expansão rompido e perde constantemente a pressão. A reparação deve custar umas centenas, pelo que mais vale trocar. No entanto, este modelo que estão a instalar encontra-se por menos de 900€ no comércio.
Por outro lado, a informação prestada é de um nível de amadorismo lamentável. Qual é o limite do apoio por caldeira? Inclui instalação? Os “até 77% de desconto” quer dizer o quê exactamente quando não se sabe quanto se vai pagar?
Ontem enviei um email com perguntas específicas e a resposta até já veio, mas não respondeu a nadinha…
O longo caminho que já percorri foi péssimo. Já tenho a caldeira, mas a empresa que mencionou não trabalha nada bem. Enviaram inicialmente um técnico para avaliar a obra e que erradamente concluiu que estava tudo ok e seria só instalar a caldeira. Quando vieram viram logo que não era possível sem uma obra adicional de substituição de do tubo de ventilação. Recusei a obra e exigi que a mesma não fosse cobrada dado que o erro não tinha sido meu. Muito muito tempo depois e múltiplas conversas e queixas à entidade promotora, lá cederam e vieram fazer a obra. Instalaram tudo mas depois a empresa que faz o arranque da caldeira é faz uma última verificação, avisou que o tubo de esgoto para saída de águas estava mal instalado. Muito tempo depois a Servitis lá voltou para corrigir a coisa. Valeu a pena? Sim, a minha caldeira era antiga, gastava muito e um pouco ruidosa e pelo valor final que paguei valeu a pena mas é preciso estar preparado para um longo processo com muitos telefonemas, e-mails e queixas. O elo mais fraco disto, a empresa instaladora.