Tesla ganha em Tribunal e pode continuar a construção da fábrica na Alemanha
A Tesla viu a construção da sua fábrica na Alemanha ser posta em causa. Isto porque um Tribunal proibiu a empresa de Elon Musk de cortar as árvores no terreno onde seria implementada a Gigafactory.
A proibição foi consequência de uma queixa de ambientalistas locais, mas agora o Tribunal deu razão à marca dos elétricos, que pode continuar a construção.
Na semana passada um Tribunal Alemão decidiu proibir a Tesla de cortar as árvores no terreno onde será construída a Gigafactory.
Foi uma decisão do tribunal administrativo superior de Berlim e Brandemburgo, após ter sido dada autorização por parte do gabinete ambiental do Governo para o abate de 92 hectares de árvores.
Esta ordem veio no seguimento de uma denúncia feita pelo grupo de ambientalistas locais designado Gruene Liga Brandenburg. O grupo acusa que a construção da fábrica irá afetar a vida selvagem local, bem como o fornecimento de água.
Em sua defesa, Elon Musk afirma que a fábrica na Alemanha usará muito menos água do que os ambientalistas alegam. Acrescenta ainda que a floresta em questão não é 'natural', mas sim usada para o fabrico de papelão, e apenas uma parte servirá à construção da Gigafactory.
Tesla ganha em Tribunal e pode continuar a abater árvores para construção da fábrica
O Tribunal Administrativo Superior de Berlim-Brandemburgo deu, nesta quinta-feira, razão à Tesla, que pode agora continuar a abater árvores no terreno onde será construída a Gigafactory. Assim, os ambientalistas ativistas locais perderam a ação contra o desbravamento da floresta.
Em comunicado, o tribunal disse que rejeitou vários pedidos urgentes de ambientalistas no sentido de impedir que as árvores fossem cortadas, adiantando ainda que esta era uma decisão final.
Com a luz verde dada, a Tesla pode agora continuar o processo para aquela que será a primeira Gigafactory na Europa. Tal como as outras, esta fábrica na Alemanha irá produzir carros e baterias da empresa.
Fábrica da Tesla irá contratar até 12 mil funcionários
A fábrica será instalada num terreno de 300 hectares, comprado pela Tesla. O objetivo é produzir 150 mil carros elétricos por ano, quantidade que poderá ascender aos 500 mil.
Estima-se ainda que a fábrica contrate até 12 mil funcionários.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: alemanha, ambientalistas, Elon Musk, Gigafactory, Tesla Alemanha
Então, claro, o interesse do capital ganhou sempre, então e novidades??
Mais uma vergonha. O que o capitalismo faz…
O ambiente nunca ganha ao capitalismo
… infelizmente, Nuno, infelizmente, mas uma dia a terra/ambiente vingar-se-á!!! acho até que já está a acontecer…
E já começaste a andar de burro? Olha o metano do bicho pahhh.
LOLOLOL de burro não mas de cavalo, o meu carro é um Mustang, ups não era para dizer!! LOOOOOL
Então estás preocupado com o ambiente e tens um… Mustang?! LOLOL
Mestre, ja tens os mustangs ecoboost. Esses são poupadinhos no combustivel e nao poluiem tanto 🙂 Ao fim ao cabo, tens uma carroçaria que é um tigre, mas por de baixo do capo está um gatinho.
O Mustang dele provavelmente polui menos do uma encomenda que faças da amazon ou qualquer site online. Ele que ande à vontade.
Qual ambiente? as arvores que ia ser cortadas de qualquer maneira para fazer cartão? aquilo não é floresta natural ali é uma produção de arvores para pasta de papel e pelos vistos de má qualidade, a tesla já garantiu plantar 3 vezes o que tirou e nem foi um grupo completo a aprentar queixa 2 ou 3 membros sem concentimento do resto é que o fez e pior ainda com arguentos falsos que cairam logo por terra em tribunal…
Felizmente a Tesla ganhou.
É o progresso.
Se tivessem vindo para cá, nem sequer o assunto tinha sido debatido.
You right, com os nossos governantes até o pinhal de Leiria era arrancado!!!
Era arrancando!? Qual? Aquele que ardeu todo e o pouco que não ardeu vai arder no verão? Será que é desse que estas a falar?
O que será melhor? Deixar arder todos os anos uma parte significativa da área florestal de Portugal ou ter infraestruturas que de certa forma melhoram a nossa vida.
Mas que tem uma coisa a ver com outra? Alguém não foi às aulas de lógica falaciosa.
A resposta seria não deixar arder, e ter as infraestruturas necessárias. Espaço disponível não falta. E infraestrutura mais essencial que as àrvores não há mesmo.
Trazia emprego.
Uma fábrica que ia destruir árvore para criar carros que não seriam poluentes o que compensa um pouco no entanto a produção de cada bateria equivale (segundo ouve-se dizer) à poluição de um carro a combustíveis dinassauro (ie fósseis) durante mais de 1 década (o que parece um exagero).
E … já me perdi 😀
Informe-se melhor da produção de um carro elétrico e seu carregamento.
Provindos de Centrais Nucleares.
Não vem de centrais nucleares. É misto, vem tudo. Inclusive a propaganda durante muito tempo foi que usariam o excedente da produção provinda do carvão.
Para ter fábricas dessas não se precisa de destruir mais árvores.
Esse é o primeiro ponto.
O segundo é de que entre a fábrica, a extração de minérios, as guerras feitas para ter acesso a esses minérios, a produção do veículo e seus despojos em fim de vida, não é menos poluente. Nem sequer é relevante perante as fontes principais de poluição mundial.
A única relevância é que destrói mais habitat.
Ambientalistas : “temos de deixar de andar de carros a combustão..usem elétricos”
Teslas constrói fábrica na Europa que cria milhares empregos (diretos e indirectos), usa energias renováveis para funcionar e tenta ser eficiente ambientalmente, para construir os tais carros mais perto de “casa” – diminuindo a pegada ecológica do transporte para a Europa..
Ambientalistas: “construir a fábrica é mau e temos de parar já isto! Abaixo o capitalismo!!”
Epah, decidam-se…
Eles foram contra abater uma floresta que já estava desenvolvida, mesmo que seja “artificial”.
Vais dizer que não há espaços por ai, sem ser necessario mandar uma floresta abaixo? Claro que há! não há é xeta no bolso do Musk.
Pelos vistos a floresta é para produção de papel e, como é normal da Tesla, o que corta irá replantar. As celuloses fazem o mesmo porque nao podem ficar sem a pasta para produzir papel.
Sinceramente, não compreendo o problema. As árvores ali abatidas são de crescimento rápido – ou as celuloses nao as usariam para produção.
“Pelos vistos a floresta é para produção de papel e, como é normal da Tesla, o que corta irá replantar.”
Podes provar isso que disseste? Ou tambem vais me mostrar links de eles planearem essas plantaçoes, sem sequer terem bem os locais definidos? Até acontecer não passa de promessas e olha que ja oiço isso a muito tempo, desde 2012 pelo menos. Acho demasiado estranho que em 8 anos, nao haja uma noticia de a Tesla estar já a plantar aquilo que prometeu. Mas se de facto houver, prometo nunca mais falar mal da Tesla nesse requesito. Quero é ver primeiro, antes de cair na cantiga…
Desde 2012? Fonte por favor…
Tens o direito de não acreditar, mas depois tens o dever de admitir que está errado quando acontecer. Ou achas que, depois desta atenção mediática toda, se a intenção fosse não cumprir, já não tinham mudado de ideais?
Ion,
Tambem era só o que faltava eles, neste momento e após toda esta polémica, nao cumprirem com o prometido, mas lá está, esta ideia de plantar já é muito antiga… e tu sabes bem disso. Pena é que é preciso de haver um escandalo destes, para se realmente fazer as coisas e a ver vamos!
Vocês são de uma ingenuidade de louvar. Ou têm a empresa num pedestal, que parece ser mais o caso.
Até parece que promessas dessas não são quebradas todos os dias.
Caso não tenham reparado, esse método de operação é a regra e não a exceção.
Esta é apenas mais uma empresa. Funciona como todas as outras, mesmos métodos, intenções e falta de escrúpulos.
Só não vêem se estiverem enfeitiçados.
A noticia diz que pode vir a produzir 500mil carros por ano, vao abater 92ha de floresta.
Mas ninguém pensa ou fala na poluição que fazem os barcos nos oceanos de trazer 500mil carros da América ou da china para a europa!
Eu nao sou contra a Tesla, porque se nao fossem eles era outra marca qualquer, nao tenho nada contra a dizer, são pioneiros nesta tecnologia.
Produzam carros elétricos à farta para ver se os preços baixam, daqui a uns anos é só elétricos!
Um brinde aos int€r€ss€s.
Uma vergonha…
Muito interessante o gigante sinal de Tesla e também o emblema da marca acima da entrada principal. Como dizer aqui estamos e não se esqueça. Da mesma forma, quando o modelo 3 foi desmontado no artigo de tesla sendo 6 anos à frente … o emblema Tesla estava estampado em toda parte … fazemos tudo e não estamos à mercê de fornecedores externos. Isso não vai acabar bem para os alemães preguiçosos.