Tirou a carta antes de 2008? A data de validade no documento pode estar errada!
Se tirou a carta de condução antes de 2008, é provável que tenha no seu bolso um documento com uma "armadilha" legal. O alerta foi dado por um vídeo viral no TikTok, que chamou a atenção para o facto de muitos condutores estarem a circular com a carta fora do prazo, mesmo que o documento físico diga o contrário.
Muitos condutores que obtiveram a carta de condução antes de 2008 têm impressa, no verso da carta, a indicação de que a primeira renovação apenas deve ser feita aos 65 anos. No entanto, as regras mudaram radicalmente em janeiro desse ano.
Segundo o autor do vídeo que está a circular nas redes sociais, esses condutores devem, na verdade, renovar o título aos 50 anos e, de acordo com o Polígrafo, o criador de conteúdo tem razão.
@davidgorib #acidente #multas #multasdetransito ♬ som original - David Ribeiro
O que diz a lei e o IMT?
De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a regra é clara: condutores de veículos das categorias AM, A1, A2, A, B1, B (ligeiros), BE, ciclomotores e tratores agrícolas que tiraram a carta antes de 2 de janeiro de 2013, onde se incluem os mencionados pelo vídeo, têm de revalidar o título, pela primeira vez, aos 50 anos.
Esta alteração deve-se ao Decreto-Lei n.º 45/2005, que entrou em vigor a 1 de janeiro de 2008. A partir dessa data, estabeleceu-se um novo calendário de renovações obrigatórias:
- 1.ª renovação: 50 anos;
- 2.ª renovação: 60 anos;
- 3.ª renovação: 65 anos;
- 4.ª renovação: 70 anos;
- A partir dos 70: de dois em dois anos.
Motivo da confusão no documento físico
A discrepância foi inclusivamente reconhecida pelo Governo no Decreto-Lei n.º 138/2012. Na altura, admitiu-se que a validade inscrita no documento físico poderia não coincidir com a validade legal.
Ou seja, para o Estado, o que conta é a lei e não o que está impresso na carta de condução.
Se ignorar esta regra e esperar pelos 65 anos (como indica o documento), poderá estar a conduzir com o título caducado, o que resulta em multas pesadas e na necessidade de realizar exames práticos se deixar passar demasiado tempo.
Verifique a sua carta de condução!
Assim sendo, se tirou a carta antes de 2008, não se guie pela data no verso do documento.
Por sua vez, verifique a sua idade e, se já atingiu os 50 anos, garanta que o processo de renovação foi efetuado.
Conforme informámos anteriormente, a plataforma "A Minha Carta de Condução" permite a consulta da validade das categorias averbadas na sua carta de condução e indica o momento a partir do qual deve proceder à revalidação.
Como renovar a carta de condução sem sair de casa
O IMT é a entidade competente para a emissão das cartas de condução, sendo responsável por um processo que já não exige filas intermináveis.
Através do portal IMT Online, é possível tratar de tudo em poucos minutos, além de assegurar um desconto de 10% em comparação com o balcão físico.
Antes de começar, verifique se precisa de atestado médico. Para a maioria dos condutores, o atestado médico só é necessário a partir dos 60 anos.
No entanto, se for preciso, o médico deve enviá-lo eletronicamente para o IMT e deve confirmar que foi submetido antes de iniciar o processo online.
Depois, tenha o Cartão de Cidadão por perto (e os códigos PIN ou a Chave Móvel Digital ativa).
Após verificar a necessidade de atestado médico e garantir a sua submissão, aceda ao Portal IMT Online.
Depois, clique em "Efetuar Registo" (se for a primeira vez) ou faça login diretamente.
Uma vez dentro da área pessoal, selecione "Condutores", no menu lateral esquerdo, e aceda a "Pedido de Carta de Condução". Aí, selecione a pretensão: "Revalidação".
Após confirmar os dados, nomeadamente a morada (para onde a carta será enviada), e selecionar as categorias, o portal vai gerar uma Referência Multibanco.
O custo online é de 27,00 euros (até aos 70 anos), e o processo entra em tratamento assim que o pagamento for confirmado.
Para verificar o estado do processo, pode aceder ao Portal a qualquer momento, n'"Os Meus Pedidos". A nova carta deverá chegar, por correio registado, num prazo médio de 10 a 15 dias úteis.


























Se fosse para pagar uma multa sabiam enviar uma cartinha para casa.
Agora enviar uma carta a informar que eles têm as coisas “erradas”…….
Nem mais, alteram leis com efeitos retroativos, e o zé povinho é que tem uma varinha mágica pra adivinhar as coisas . Paga zé, paga ….. Mas dizem que é uma discrepância…tá bem tá , Portugalito, quem não te conhece que te compre
Quem tiver a app do governo no telefone, na parte da carta indica lá a data correta para a renovação. As pessoas só aprendem aquilo que lhes convém. Se fosse para receberem dinheiro sabiam logo tudo. Quando foi o reembolso do combustível até gente sem carro lá ia à gasolineira comprar algo.
Isso não é nada de novo, foi mais que falado quando saiu a lei.
Qual é dúvida? Toda a gente sabe, ou devia saber, que datas que constam das cartas antigas deixaram de ser válidas.
Boa sorte com os 10 dias, contem com 4 meses e se reclamarem
Na prática, a falta de renovação não produz quaisquer efeitos jurídicos desfavoráveis.
Em sede judicial, não é julgada procedente a aplicação retroativa de alterações legislativas, mantendo-se plenamente válido o documento público anteriormente emitido por autoridade competente.
Apenas uma norma com eficácia meramente prospetiva poderia produzir efeitos futuros distintos.
Em conclusão, em caso de recurso aos tribunais, não existe fundamento legal para a exigência de qualquer pagamento.
Isso dizes tu. Mas quanto se paga, em tempo e dinheiro, por ir a tribunal? Não é mais prático e barato fazer as renovações nas novas datas?
Já agora, para quem tem que apresentar atestado médico, o sistema mais rápido : 1) há clínicas online que fazem uma breve entrevista por vídeo-chamada (30€, se não estou em erro); 2) antes de o médico por o atestado no IMT online pode (ou não) pedir um documento do oftalmologista (o mais simples é enviar-lhe um PDF de um exame na Wells).
A minha tem a primeira data de emissão errada. Tirei a carta a 25/02/1982 mas, numa renovação decidiram, a DV Centro, alterar a data para 24/02/1986. À data enviei uma carta com alerta do erro até hoje nada. Enfim, …
eu tirei em 2006 e ja diz para aos 50 (2037), portanto a minha já está correcta. lol