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Teste independente analisou 15 carros elétricos em condições reais

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Anung says:

    A inmetro do brasil já faz isto e de maneira muito mais realista.

    • Realista says:

      fonte: “confia joka”

      • Realista says:

        fonte: “confia joka”

      • Yamahia says:

        Devias ter lá ido. Não é o teu que faz 9kWh aos 100?

        • Anung says:

          Segundo o Realista esse consumo apenas é verificado a subir a serra da estrela com temperaturas negativas.

        • Realista says:

          Não é que se gastasse 9kWh/h fizesse moça financeira mas no meu carro é possível fazer 10kWh/100km a conduzir da mesma forma como certamente conduzes o teu A4 para fazer 2.5L/100km.

          Mas ao fim do dia isso representava uma poupança de €2 por mês pelo que só compensa conduzir assim se for mesmo num carro a combustão…

          Assim a conduzir normal posso mostrar o quadrante sem problema:

          Consumo médio – 11.5kWh/100km:
          https://i.ibb.co/WvcVKm35/20250716-135947.jpg

          Quilometragem percorrida para essa média (odómetro parcial) – 895.7km:
          https://i.ibb.co/JWh5TWtk/20250716-140009.jpg

          • Mr. Y says:

            Só 179km previstos?
            O @Yamahia vai pirar 🙂

          • Realista says:

            Marcava 200km certos de manhã, fiz cerca de 25km para ir trabalhar mas marca 179km, da mesma forma que marca mais no verão no inverno marca menos, já nem ligo porque é psicológico…

            Para mim tenho autonomia que chega para os próximos 2 dias e mesmo que precise de mais é só colocar a carregar. Ainda ontem deixei a carga programada para as 22 horas e eram 3 da manhã e estava a 100% numa tomada normal a 16A:

            https://i.ibb.co/Xr561Wmx/Sem-T-tulo.png

            Assim o carregamento para mim demora-me literalmente 10 segundos:

            – 5 segundos para ligar a tomada quando chego
            – 5 segundos para tirar de manhã.

            O resto do tempo estava a dormir pois não é preciso ficar a segurar em mangueiras, mas entendo que quem reclama gosta de andar a segurar nas mangueiras dos outros.

            hahahahaha

            E então se tivesse um tarifário bi-horário os próximos 100km ficava-me a menos de €1,5 mas nem isso me dou ao trabalho.

            Agora conduzir um carro a combustão durante 1000km e devagarinho ai sim é que compensa!!

          • Anung says:

            Pensava que tinhas um carro. Prontos…..assim até pode ser possivel os 10kwh/100.

          • Realista says:

            Vou com mais de 45.000km em dois anos e meio…

            Para quem usa o carro normalmente para fazer 1000km todos os dias isto é pouco.

          • Yamahia says:

            Devias ir lá @Realista, mamavas o Record do Dongfeng e ficas famoso.

          • Márinho says:

            Em eco e com AC desligado e a descer certamente…. e vidro aberto claro.

          • Realista says:

            Portanto deixa ver se eu entendo a argumentação:

            1) Existem várias necessidades – como fazer 1000km de uma só vez seguidas sem parar – no entanto se alguém só usa menos de 10% dessa necessidade diariamente então critica-se porque não existem necessidades diferentes…

            Isto já nem é criticar por criticar mas sim reclamar porque se odeia. Mais vale serem sinceros com vocês mesmos do que arranjem desculpas esfarrapadas para criticar.

            2) O ideal para mim, que faço cerca de 1500km por mês, seria ter num veículo a combustão que é mais lento a desenvolver, que precisa de ir três a quatro vezes por mês à bomba abastecer (o carro equivalente só tem tanque para 35L), que é mais caro de circular, que precisa de mais manutenção e de estar mais tempo parado no mecânico, que paga mais impostos que necessita de caixa de velocidades para andar em trajetos citadinos ou entre cidades!?

            Relembro que um veículo citadino as revisões são mais curtas geralmente entre 15.000km a 20.000km ou seja, já ter ido ao mecânico pelo menos 3 vezes neste espaço de tempo…

            Vocês são é doidos. Aliás nem sei porque é que não andam todos de Ford Transit ou Mercedes Sprinter para aquela vez que vão comprar móveis e não conseguem transportar as coisas…

            É cada cromo.

            3) Se uso ou não uso A/C é comigo. Mas posso-te dizer que sempre que chego ao carro tenho o carro fresquinho porque num carro elétrico é possível ligar o A/C remotamente.

            Aliás eu já disse e repito: Não tenho nada contra veículos a combustão, o problema é que para mim não são práticos e são caros de manter.

            Agora quem tem aquela necessidade super normal da maioria das pessoas que é fazer 1000km sem parar todos os dias, então um carro elétrico certamente não é para si…

    • JL says:

      Realista onde ? No país deles ?

  2. MLopes says:

    gostava de ver este tipo de testes com veículos de segmentos superiores, em viagem apenas com o condutor, com 2 adultos e bagagem de férias e com dois adultos e duas crianças e bagagem de férias

  3. Yamahia says:

    Adorei ver q os 600 kms WLTP do model3 LR afinal são 400.

    • JL says:

      Afinal são 544.

      • Yamahia says:

        Tesla model y Long Range RWD (single-motor) 82 a 84 bruta  kWh 600 km.
        Está tudo no estudo original.

        Ao fim destes anos todos continuam a ser um aldraboezecos sem categoria.
        Não têm vergonha nenhuma heheheh

        • JL says:

          Não, não está, só lá está o model 3.

          Você é que continua, tanto que até arranjou um estudo original, como se este não fosse.

          • Realista says:

            O tempo que ele demora a responder parece que foi almoçar a casa – os tais 1000km – mas a 40km/h para ter médias de 3.5L/100km para mostrar…

          • Yamahia says:

            Eu estava a falar no modelo y
            …*Model Y…”
            Mas a pouca vergonha continua com o model 3LR single motor.
            A Tesla continua a enganar os clientes, neste caso diz que faz mas de 700kms mas depois só faz 500.

            É esse o objectivo destes testes e sem dúvida q a Tesla continua a ser a marca mais mentirosa.

          • JL says:

            Mas o model y não está lá.

            Faz mais que muitos dos outros e com menos energia.

          • Yamahia says:

            Não está este ano mas estava no mesmo teste do ano passado.

    • rui says:

      Sabes ler? Pois não só não tens o Model Y no estudo como o Model 3 presente com um WLTP de 702 fez 544km, superado apenas pelo Audi A6 E-tron que fez 556km com um WLTP de 700km, mas o Tesla tem apenas 79Kwh de bateria e já o Audi tem 94.9Kwh, alias se fores ver os resultados de eficiencia por 1kwh usado o tesla só é batido pelos citadinos e não é por todos, apenas o Spring, T03 e Aceman E têm melhor eficiencia, até o Hyunday inster ou Dolphin Surf (pior do teste) que são carros com metade do tamanho gastam mais…

      • Yamahia says:

        Estás a comparar uma carica (model 3) com um carro a sério (A6)
        A Tesla é a que mais mente. Isso tem sido evidente ao longo dos anos e mantém-se como tal.

        • rui says:

          Qualquer pessoa que ache um A6 um carro superior especialmente por mais 40% de preço é que está louco, ainda estou para ver um carro lançado pelo Grupo Vag nos ultimos 20 anos que valha o preço que pedem e que efetivamente funcione como esperado…
          Os poucos que passaram pela familia foi cada um pior que o outro, até a Renault e Peugeot desiludio menos e isso é dizer muito…

        • JL says:

          Ena, os carros eléctricos agora já são a sério.

          Isto está a melhorar.

  4. GAMBITO says:

    Detalhes do ECOBEST Challenge – chatgpt até aqui? Por amor da santa.

      • narcesudo says:

        Os emojis não permitem qualquer dinâmica a textos informativos. Os emojis, tal como os emoticons, permitem que, em conversas escritas e informais (por ex. pela Net, caixas de comentários incluídas), possamos mostrar ao nosso interlocutor o nosso estado de espírito de modo a não sermos mal interpretados.

        Numa conversa escrita não conseguimos ver a cara do nosso interlocutor nem o nosso interlocutor consegue ver a nossa cara, não conseguimos ver nem mostrar se estamos com cara séria, com cara de brincalhão, a revirar os olhos, chateados ou com cara de poucos amigos… e apesar de não conseguirmos ver nada disto o mais frequente é partirmos logo do princípio que o nosso interlocutor está com cara séria, a querer rebaixar-nos ou a querer atingir-nos em algum ponto e é aqui que os emojis podem ser úteis desfazendo equívocos.
        Tirando a utilidade de mostrar o nosso estado de espírito, não passam de brincadeiras.

        E já agora, eu escrevi isto com um bem disposto 🙂 e não como reprimenda ou algo do género. Por mim pode até encher os seus textos com os desenhos que entender ¯\_(‘-‘)_/¯

  5. paulo g. says:

    Só faltou o principal, o resultado.

  6. jorgemrleitao@gmail.com says:

    O @Realista, quando for de férias e tiver de fazer 600 kms para lá chegar, vai ter de parar pelo menos três vezes para carregar, enfrentando filas para o fazer. Portanto, quando ele chegar finalmente às merecidas férias, os outros, que entretanto vão devagarinho para poupar combustível, já têm um dia a mais de descanso…

    • Realista says:

      Só 600km para fazer férias?

      O ano passado fiz cerca de 8600km para ir e 8600km para voltar…

      • Márinho says:

        é porque não tem mais sitio onde gastar o dinheiro. fazer 8600km para férias, quando há opções bem mais perto. Mas só o que há lá fora é que é bom.

        • Realista says:

          Do Porto a Faro são 500km e de Lisboa em 500km já estas em Espanha em qualquer direção…

          Se precisasse de 600km para ir passar férias, estaria em Espanha que é “lá fora” sendo isso que estás precisamente a criticar, como ficamos agora??

        • JL says:

          Quem não gasta milhares de euros por ano em combustiveis, filtros e outras coisas, tem esse dinheiro para outras coisas…

    • Realista says:

      Quem é forçado a fazer 600km para ir de férias num carro citadino é porque anda a gastar o dinheiro todo em gasóleo durante o resto do ano… acho que ainda não descobriste o verdadeiro problema.

      Fazer 600km com um carro citadino para fazer férias está no mesmo nível de raciocínio como querer comprar uma Mercedes Vito porque se vai uma vez ao IKEA comprar móveis…

    • JL says:

      Ena, até já sabe para onde ele vai de férias, isso é que é empenho na invenção.

      Filas ? as maiores filas que tenho visto é quando vou ao algarve e vejo a malta nas filas para abastecer, em vez de irem para a praia.

      Pelo que tenho visto até para ir para o trabalho vão devagarinho, tanto que por aqui dizem que fazem entre 2.5 a 4 litros por cada 100 kms, portanto não é a andar normal…

    • Mr. Y says:

      Ainda bem que o avisaste…

    • Yamahia says:

      @jorgemrleitao@gmail.com, pelo que vejo vai ter que parar 8x’s e 3dias não chegam.

    • Frustrado says:

      para fazer 600km não tem mal nenhum parar 2-3 vezes, afinal tens de almoçar, tens de ir ao wc e também tens de esticar as costas, e mais com crianças/recém nascidos até páras mais vezes, por isso, junta-se o útil ao agradável e para-se nos postos de carregamento, 10-15 mins chegam

  7. 9WaInJo11 says:

    A Tesla é a que mente mais em relação à autonomia. Que novidade! XD

  8. Jorge says:

    Fiz 650km com um Peugeot e-208 com a bateria maior. Metade foi AE a 130/140 e outra metade foi cidade em modo normal com travagem regenerativa.

    Consegui 15.8kWh/100km. 3 cargas de 14% aos 85%. Gastei 38€, tudo em postos publicos de 50Kwh.

    • Yamahia says:

      Trocaste 6 por meia-dúzia.
      Já agora quem pagou a carga inicial?
      Como foi ocupado o tempo durante esses 3 carregamentos? A trabalhar ou a olhar para ontem?

      NRD Se comparar com um carro semelhante perdeu dinheiro
      Peugeot 208 II 1.5 BlueHDI , consumo médio 3.2l/100, custo por 100 kms = 4,8€

      • Realista says:

        Um 1.5 BlueHDI gasta 3.2L/100km só se for em cima de um reboque…

        É que miraculosamente os testes NEDC agora são vais exatos que os testes WLTP e só para os elétricos é que os testes NEDC não prestam.

        Para além disso:

        1) O preço do gasóleo não anda nos €1.5/L… especialmente se abasteceres em AE.
        2) Esse motor é EURO 6 portanto ao preço do gasóleo ainda tem os custos do Adblue.

        Já tive um Peugeot 308 com esse motor.

        • rui says:

          Para não falar que um HDi para viagens em cidade de apenas 25km terá um saude daqulas… Boa sorte a não ter de trocar a FAP após 3 ou 4 anos ou a passar a vida a ir para AE sem necessitar só para limpar o motor…

      • JL says:

        Um peugeot desses a 130-140 não gasta 3.2, no mínimo o dobro.

      • Yamahia says:

        Gasta em misto que foi o que o elektro andou a fazer.

  9. Hugo Sousa says:

    Olha que novidade … mais areia para os olhos …

    Nem sequer se nota … que foi um teste “pago”…

    Mas o T3 ganhou contea os outros em quê???

    Vamos ignorar :
    37kwh de bateria
    95 CV equivalente
    13s do 0 aos 100km
    Apenas 4 pessoas
    Carregador de 6,6 kW
    Carregador DC de 48kW (30KW reais)
    Demora 53min a carregar dos 10% a 80% ….
    Consumo de 225Wh/km a 110km/h …. LOL…

    MAS FOI O DESTAQUE DOS 15 … PORQUE TEM O MELHOR CONSUMK CITADINO…

    Sorte não terem testado um vrro de golfe….

    Testes e estatísticas a sério….

    https://ev-database.org/car/3039/Leapmotor-T03

  10. Marco says:

    Não sei se há melhor que o meu 11.7kh /100km com 68000km e uma autonomia neste momento 640 km …..

    • Yamahia says:

      Mais um que deveria ter partilhado no teste.
      Só nesta thread já tínhamos 2 portugas no Guiness.

      • Realista says:

        E temos o teu record:

        2.9L/100km num Audi A4 e nem sequer nos queres mostrar o teu painel de instrumentos com a informação L/100km.

        O que mostras é apenas o odómetro parcial a dizer que fizeste 45km…

        hahahaha

      • JL says:

        Onde está o seu teste ? a única coisa que mostrou até agora foi a andar como avozinha e mesmo assim não conseguiu chegar perto do wltp, ao contrário daqueles carros mais pesados e a andar mais consomem menos que o wltp.

  11. Yamahia says:

    “…Foi a andar como avozinha ..”
    Diga lá o q é q traz atravessado na garganta,@JL.
    Desde que VC viu 2 highlands a passarem-me no radar armadilhado da 2ª circular q não se cala com essa. Já é prai a 4ª ou 5ª indirecta q manda no espaço de 1 semana.
    Vá lá, desembuche.

    • JL says:

      Já disse tanta vez, não se lembra ?

      Não, eu não me calo desde que lhe meti à frente o consumo do meu a uma velocidade média mais alta que o seu, até já lhe mostrei o consumo de AE com média de velocidade de 125 kmh, e você a única coisa que mostra é a andar à avozinha, portanto tem de calar e lamentar-se.

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